XAMPP 1.6.4

18 Comentários

Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.

Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).

20-xampp-logo-trio.jpg

Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.

Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.

Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.

Ao instalar o XAMPP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:

  • Apache 2.2.0;
  • MySQL 5.0.20;
  • PHP 5.1.2;
  • Accelerator 0.9.4-rc1;
  • PHP- Switch 1.0;
  • XAMPP Control 2.2;
  • XAMPP Security 1.0;
  • SQLite 2.8.15;
  • OpenSSL 0.9.8a;
  • phpMyAdmin 2.8.0.3;
  • ADOdb 4.80;
  • Mercury Mail Transport System 4.01b;
  • FileZilla FTP Server 0.9.14a;
  • Webalizer 2.01-10;
  • Zend Optimizer 3.0.0.

Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um …, vocês sabem ao que me refiro.

Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.

Na pratica a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos. Onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

Após a instalação somos presentados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP. Onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.

Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de “Running” aparecer a verde está tudo feito!

Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.

Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.

E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.

Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (hTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a “roubar” a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.

Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac/
Download: XAMPP 1.6.4 [78.88MB]
Homepage: XAMPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruminante
    ruminante

    Aparentemente é um excelente conjunto de ferramentas integradas! Já alguem testou a coisa? 😉

    Aproveito para recomendar também o Easy Php que possui um subconjunto dessas e funciona mt bem!
    Para quem está no hype do Ruby On Rails existe uma alternativa chamada Instant Rails (http://instantrails.rubyforge.org/wiki/wiki.pl) que parece uma copia do EasyPhp mas para esta tecnologia, já com tudo integradinho… =)

    Bom fim de semana!

  2. Avatar de Nastase

    Uso o Xamp para Linux no Ubuntu 7.04 e apenas posso recomendar. Traz tudo o que é preciso para começar a mergulhar no mundo do PHP e MySql e instala-se em menos de 5mn! Muito bom e estável. Altamente recomendável!

    http://www.revolucaodigital.net

  3. Avatar de vitormingatos
    vitormingatos

    Tb uso, gosto e aconselho 😉

  4. Avatar de BM

    Eu já usei isso com web server caseiro, durante alguns meses e nomeadamente várias versões.
    É um conjunto interessante, mas há horas bastante complicadas, na passagem do servidor caseiro para o de alojamento.

    No entanto, não deixa de ser um bom web server pack

    Recomento tambem mais 2 que usei em tempos:

    http://www.easyphp.org/
    http://sourceforge.net/projects/netserver/

  5. Avatar de MotoCrack

    Já uso a algum tempo muito superior ao Easyphp grande post…….

  6. Avatar de Lince
    Lince

    Vou testar este, actualmente uso o Vertrigo e é muito bom!

  7. Avatar de Tharos
    Tharos

    Boa tarde.

    @Vítor

    Existe uma versão portable do Xampp, o que acha desta?

    http://portableapps.com/apps/development/xampp

  8. Avatar de Malamen

    Uso há bastante tempo.

    Funciona bem no Vista. Recomendo.

  9. Avatar de José Monteiro

    O XAMP pode ser bom, nunca o usei, mas é monstruoso pesa 78 Megas.

    O UNIFORM SERVER faz tudo isso, ou quase, e só pesa 2 Megas

    Não precisa ser instalado.

    Uso-o e estou muito satisfeito 🙂

    SourceForge.net: Uniform Server – Free minimal (2 Mb)
    server that includes Perl, Apache 2, PHP4, MySQL3, and phpMyAdmin.

    http://sourceforge.net/projects/miniserver/

  10. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Eu tenho instalado o Apache, PHP, MySQL e PHPMyAdmin. Tudo instalado em separado como me aconselharam. Existe alguma vantagem em instalar o Xampp? Qual? Obrigado e abraços!

  11. Avatar de Miguel Jeri

    Por agora uso o WAMP. O XAMPP é muito mais completo, mas para 70 megas só mesmo se tiver absoluta necessidade

  12. Avatar de Nuno Amarante
    Nuno Amarante

    WAMP, XAMPP ou EasyPHP? Quem mais pode dar opinião sff?

  13. Avatar de Ecrã Azul

    eu uso a versao portable do xampp. no pc fixo uso o wamp5

  14. Avatar de Bruno

    Uso o Xampp , é considerado por muitos o pack ideal , e nao vejo qual o inconveniente de ter 70mb…
    O wamp digamos que é uma versão base do xampp…

    Aconselho o Xampp sem sombra de duvidas!

  15. Avatar de Rodrigo Moreira
    Rodrigo Moreira

    Bom, em materia de webdesign eu sou noob por isso, para começar o EasyPHP está muito bem 🙂

    Editor ? … Oiço falar tanto do Notepad++ e por acaso não me adaptei a ele! Uso o PSPad. ou TopStyle Pro. Mas este ultimo não é grátis… mas no eMule existe :p

    Bom fim de semana 😀

  16. Avatar de Luciana
    Luciana

    ja uso e gosto muito!

  17. Avatar de Cruzzi
    Cruzzi

    Instalei XAMPP, ok, mas não consigo fazer aparecer nada no browser.
    Sou novato e já tentei todos, separados, WAMP5 , SERV-N, etc..
    mesmo assim continuo com o mesmo probl. a dias que nao consigo
    resolver.
    Alguém poderia ajudar um humilde novato please!!!
    abrigado

  18. Avatar de Tsousa
    Tsousa

    Boas,

    Alguem sabe de um servidor web portable que funcione no Ubuntu? Tipo que corra através de uma pen drive..

    Abraços