Windows XP mais Vista com SP3…

40 Comentários

É voz corrente nos meandros da Internet que a nova actualização do Windows XP trará a este sistema operativos funções e recursos usados no Windows Vista.

Segundo o site NeoSmart Technologies, o Windows XP SP3 build 3205, disponibilizado na semana passada aos beta-testers da Microsoft, inclui quatro novos recursos entre os mais de 1000 “remendos” feitos desde a saída do SP2.

O recursos que equipam o Vista e que estarão disponíveis para o XP SP3 são:

  • Novo modelo de activação do Windows, deixa de ser necessária a introdução da chave de activação na instalação do pack.
  • Novos módulos de politicas e protecção de acesso à rede testados com sucesso no Windows Vista. Saiba mais aqui.
  • Novo módulo de criptografia do Microsoft Kernel, agora o Kernel do Windows XP SP3 tem todo o módulo cifrado, facilitando o acesso aos vários algoritmos de criptografia disponíveis para ser usado pelos drivers e serviços do Kernel.
  • Novo método de detecção de “Black Hole Router”, o Windows XP SP3 consegue agora detectar e proteger-se de serviços de roteamento que pretendem recolher dados de acesso, eliminando e ultrapassando várias etapas de penetração.

Windows XP SP3 contém agora 1,073 correcções/alterações, não incluindo as que foram incluídas no pack anterior. Das 1,073 actualizações incluídas, 114 são de segurança, resolvendo alguns problemas identificados até à data. As restantes reparações dividem-se entre melhorias da performance, correcções de erros, melhoramentos de imagem, implementações no Kernel, implementações nos drivers do kernel e uma mão cheia de correcções que provocavam o famoso BSOD.

Esperemos uma melhoria significativa neste novo SP3, artilhando o Windows XP para as novas dificuldades e para os novos desafios que se avizinham.

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lupe
    Lupe

    Por exemplo a falta de suporte para o directx 10

  2. Avatar de kendimen

    Venha ele 🙂 Data prevista, já há?

  3. Avatar de Nastase

    Muito bom! Espero bem que este novo SP venha corrigir alguns dos problemas que encontro com o meu actual XP 🙂 Já agora, existe alguma data prevista de lançamento deste SP3?

    —————————————-
    http://www.revolucaodigital.net

  4. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Uma actualização das themes tb era bem vindo

  5. Avatar de veiga22

    Boas
    O NetTuga (como havia prometido num comentário a um artigo aqui no Pplware) voltou, mas voltou muito melhor.
    Está com um novo aspecto e com uma nova atitude em relação aos artigos e na maneira como eles são escritos.
    Para quem se lembra, o blog foi criticado aqui no Pplware (e ainda bem, e eu agradeço muito porque assim tive que melhorá-lo) e eu prometi que quando o NetTuga estivesse pronto eu daria noticias.
    Pois é, o Blog ainda está em fase beta e gostava que me dessem a vossa opinião quanto ao mesmo. Espero que gostem.

    Obrigado
    Bruno Veiga

    http://www.nettuga.com

  6. Avatar de aver
    aver

    Longa vida ao XisPe SP3. A Microsoft tinha dito que deixava de fornecer o XP aos fabricantes de computadores em Janeiro, já passou para finais de Junho. Provavelmente a data vai ser alargada outra vez.

  7. Avatar de JFF
    JFF

    Off-topic
    Resolução da Assembleia da República n.º 53/2007
    Aprova a iniciativa Software Livre no Parlamento
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/10/20200/0766307663.PDF

  8. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    Tudo muito bonito, mas é para quem tem XP. Aqui o burro que comprou PC há pouco tempo tem que gramar o Vista! E porquê? Porque o Tio Bill só deixa fazer downgrade (que, no fundo, é upgrade…) em versões Ultimate; curiosamente aquelas que os PC’s pessoais não trazem. Que engraçado. Será que as empresas têm direito a bons SO’s e os particulares têm que levar com produtos eternamente em “fase de testes”?

  9. Avatar de pouic

    alguem tem link p download beta?

  10. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    Google Docs no celular!

    -> Vitor, dá um belo tópico! não?

    soube onte, mas ainda está em fase BETA (mas já é um grande quebra galho)

  11. Avatar de nuno miguel
    nuno miguel

    Só espero que a activação por telefone acabe, já não há pachorra!!

  12. Avatar de Rui Salgado
    Rui Salgado

    É impressão minha ou o Pplware está muito mais rápido?

    Assim dá gosto vir a 5 vezes por dia que estava habituado eheh

  13. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Espero que o SP3 do XP resolva a questão da assistência remota.
    É ridículo que eu, com XP, não consiga dar assistência a uma máquina com o Vista!
    Se fosse o Win95 eu até entendia. Mas sendo a versão imediatamente anterior, é ridículo que não se possa dar assistência!
    No entanto gosto do XP… prefiro vê-lo corrigido e fortificado, que saltar já para o Vista, de quem tantos ainda se queixam.
    Venha lá esse SP3

  14. Avatar de Vítor M.

    RVSilva logo vou testar isso e apresento um post, ontem quando li também achei uma excelente ferramenta… vamos ver

  15. Avatar de ownageru
    ownageru

    BlinkZK eu já fiz assistência remota de XP para Vista, basta configurar o Vista para aceitar conecções de sistemas operativos diferentes dele.. 😉

  16. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Ora aí está uma boa noticia, com estas melhorias o xispê ainda é menino para durar mais uns 2 anos até que todos os problemas do vista sejam detectados e corrigidos.

  17. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    ppl, o problema do Vista nao é k ele n preste. O problema sao as INCOMPATIBILIDADES! O SO levou tantas alteraçoes de fundo k acabou por se tornar incompativel com a maioria dos programas. E é por isso k tem tido mau prestigio.

  18. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Ganondorf
    LOL, incompatibilidades? Tais como? Raros os programas que não dão lá, mas se achas que há, gostaria de saber quais. 🙂

    @Anibal Ferreira
    Problema do vista sejam detectados? Que tipo de problemas? Eu faço tudo no vista que faço no XP, a diferença é que no vista estou bem, no XP lá me vou deparando com erros que aparecem sabe-se lá de onde, obrigando a recomeçar tudo o que fazia.

  19. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    O problema do Vista é todo ele mesmo.
    Eu tinha o Vista no meu portatil, TINHA, mas agora tem o XP. Além do funcionamento ser mais rápido, a bateria durar mais tempo, o wireless funcionar melhor, blá, blá, …. Agora também já não me dá erros, ou tantos como no Vista, e os programas também funcionam.

  20. Avatar de sheldon

    [b]Trollitito [/b], Vista eh horroroso para rodar varios progs, tente rodar o Cad Catia… por exemplo..

  21. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @sheldon
    Lol, eu já uso há mais de um ano, desde as betas e aí sim, davam problemas e havia muita incompatibilidade. Desde a versão final até agora, de compatibilidades, só vi um programa, ele corria, mas não fazia tudo. Eu acho que fizeram um óptimo trabalho com o Vista, mal saiu, e faz tudo e mais alguma coisa que o XP e sem problemas. O XP já saiu há uns 5 anos e ainda vai sair outro service pack, é de rir. E eu que tenho o service pack 2 no XP e mesmo assim estão sempre a haver actualizações a corrigir erros, o próprio XP é um vírus para si mesmo! E mesmo quando saiu muitos criticavam como agora criticam o Vista, mas se compararmos ambos após um ano terem sido lançados, o Vista fica muito à frente do XP. Isto fazendo apenas uma pequena comparação, pois há muitos mais aspectos a ver. De resto, o Vista corre tudo, pelo menos comigo, já esse programa não conheço, mas irei ver isso. 🙂

  22. Avatar de Nambei
    Nambei

    Afinal será que esse pacote de correções e novos recursos vai mesmo melhorar a performance do Windows num todo??? Ou Vai enlerdecer mais o sistema??? Alguem já instalou a versão beta do SP3

  23. Avatar de CC
    CC

    Boas,

    Ofloader: Quanto ao “downgrade” do Vista: penso que esta situação não está limitada ao Ultimate, sugiro que ligue para o nº de apoio da sucursal MS do seu país. Note que downgrade não é dual-boot: apenas pode usar o XP ou o Vista; todavia pode mais tarde reinstalar a sua licença de Vista.

    O que não faz sentido mesmo é não adquirir agora um PC com Vista; qualquer PC actual deve correr o Vista sem problemas, e estas “crises” de juventude desaparecem com o tempo…

    O problema é que frequentemente tentamos fazer um upgrade do SO mantendo as aplicações que foram desenvolvidas para a versão anterior. Com o Vista as alterações são tantas, não apenas a nível cosmético como ao nível da própria arquitectura que só podem mesmo haver incompatibilidades.

    Até produtos +- recentes da MS apresentam uma ou outra incompatibilidade ou idiossincrasia – por ex. o VS2005 para além dum patch específico exige correr em modo Administrador….

  24. Avatar de aver
    aver

    A Apple acaba de de divulgar um vídeo sobre o OS X Leopard. Bastante impressionante.
    http://www.apple.com/macosx/guidedtour/large.html

  25. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Trollitito
    Que tipo de problemas ou incompatibilidades?! Basta uma simples pesquisa no Google, por ex. na Holanda uma associação de consumidores recebeu 5000 (cinco mil) queixas em menos de 5 semanas:
    http://www.maxideia.com/novidades/novidade.php?id=4412
    Outros dizem que a microsoft deve abandonar o windows vista e não só porque as vendas estão 59% abaixo das do xp no mesmo período:
    http://applemania.info/?p=953
    O teu vista funciona bem? óptimo deve ter sido fabricado numa quarta-feira 😀 (em carros diz-se que é o melhor dia, normalmente não têm tantos problemas que os fabricados nos restantes dias 😉 )

  26. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Tollitito
    Os problemas e incompatibilidades não sou eu que os inventei, na Holanda uma associação de consumidores recebeu 5000 (cinco mil) queixas contra o Vista em menos de 5 semanas:
    http://www.maxideia.com/novidades/novidade.php?id=4412
    p.s. tinha feito um post mais completo mas desapareceu 🙁

  27. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Ups estava em moderação, my apologizes .

  28. Avatar de aver
    aver

    A Computerworld tem um conjunto de dicas (programas) para o XP muito interessante com o título “Como fazer para o XP durar os próximos 7 anos”
    http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9026940&pageNumber=1

    Esta semana falou-se também bastante do sucessor do Vista, o Windows 7, a propósito de uma conferência dada por um engenheiro da Microsoft (Eric Traut) sobre um mini-windows, o MinWin, que corre sobre o Windows 7 kernel.
    (Mesmo que não se interessem sobre o, esquisito, MiniWin, vale a pena conhecer o blog)
    http://www.downloadsquad.com/2007/10/18/a-little-tiny-peek-at-windows-7/

  29. Avatar de dajosova
    dajosova

    @veiga22

    Veiga, sem dúvida! O teu site http://www.nettuga.com está bem melhor! Parabéns pelo esforço e acima de tudo pela tua humildade em reconheceres a crítica e fazeres dela um trunfo a teu favor! É assim que se avança na vida!
    Vou colocar nos meus favoritos! 😉

  30. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Vi essa briga toda qdo do 98/ME para o Xp. Corrigido o Xp os outros ficaram para as máquinas pequenas, acho que será assim com o Xp se corrigidos os problemas do Vista….. evolução.

    @veiga22

    Com sua licença estou dando uma espiada e gostando…

    Abraço

    Iv@n

  31. Avatar de Hawk
    Hawk

    Eu só queria o DX10 no WinXP, somente isso e nada mais… :,(

  32. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Anibal Ferreira
    Queixas há muitas, isso é como tudo. Eu também tenho umas quantas do XP que já aqui anda há uns anos e cheio de correcções. E se for para o 98, ainda pior (digo). Mas comigo, tudo o que usei no XP, usei no Vista, tudo o que quis fazer fiz e nunca me deu erros, já no XP em determinada altura se lembra de dar erros.
    Mas é como o Iv@n disse, e concordo com ele, simplesmente… evolução. 🙂

  33. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    @CC

    Agradeço a sua resposta, mas já tinha pensado nisso; não por telefone, mas por e-mail, mas contactei os srs. microsofts. Transcrevo a resposta:

    “A Microsoft agradece o seu contacto.

    O Windows Vista Home Premium não permite efectuar o Downgrade, ou seja, a instalação da licença do Windows XP ao abrigo da licença do Vista. Não são feitas “trocas” de licenças.

    O Downgrade apenas é possivel no Windows Vista Bussiness ou Ultimate, tal como poderá confirmar no chart (doc)enviado em anexo.

    Esperamos que esta informação seja útil.

    Sem outro assunto de momento, os nossos melhores cumprimentos,

    Serviço de Apoio a Clientes e Parceiros
    Microsoft – Portugal”

    Todavia, tentarei telefonar. Muito obrigado.

  34. Avatar de veiga22

    @dajosova
    e
    @ Iv@n
    e a todos

    Obrigado pela força. Vão visitando e aguardem pelas novidades e pelos concursos.
    Agradecia também uns comentários para ter algum feeback.

    Obrigado a todos.

    Bruno Veiga
    ________________
    http://www.nettuga.com
    ________________

  35. Avatar de Edson STJ

    Essa nova versão do xp sp3 ta muito boa mesmo, mais rapido, mais estavel, e graficos um pouco melhor que as versões anteriores, pena que ja bagunçaram ele colocando programas de instalação silenciosa como nod 32, office e etc..Esta versão é beta ainda, a microsoft lançou ele para uma rede restrita de usuario para teste e acabou vazando pela rede de compartilhamento p2p, se espalhando pela nete, quem tiver comprometimento com segurança não é aconselhavel a instalação, estou experimentando mas ja percebi algo estranho em relação a isso. O lançamento oficial esta previsto para o primeiro semestre de 2008.Abraço a todos.

  36. Avatar de Márcio

    essa versao do xp sp3 pode ser transferida por torrent… eu já a tenho, ainda não tive foi a oportunidade de experimentar.

  37. Avatar de Caramujo

    A Microsoft é sempre contra os pequenos é por isso que eu só uso software livre ou pirata!
    Eles contunuam a ganhar dinheiro com os palermas. Não existe OS ou Office nenhum que não traga bugs e quando estamos com eles mais ou menos estabilizados vem mais uma versão para nós pagarmos…

  38. Avatar de KornNewMetal

    eu uso aqui
    naum é sp3
    é sp2
    porem é copia exata exata do vista
    é a mais perfeita ja vista antes

    é rapido e extramamente confiavel

    num tembug algum na skin e conflito entre hard

    podem baixar de boa

  39. Avatar de Diogo
    Diogo

    eu tenho o vista, mas tenho um jogo o GTA 4 que dix ke o meu sistema nao korre kom o xp. o ke e ke eu tenho d faxer pra o jogo funcionar?