Wuala – Armazenamento seguro online

60 Comentários

Os serviços de alojamento online estão a aumentar de forma exponencial, fruto de um preço mais atractivo e fruto da confiança que estes serviços vão recolhendo junto dos utilizadores. A “nuvem online” permite que se criem estruturas de trabalho, seguras e com excelentes sistemas de privacidade e usabilidade.

Wuala é um desses serviço, que apareceu recentemente e que permite ao utilizador usufruir de vários dos conceitos que estão na base da cloud computing. Backups online, sincronização com vários computadores, multi-plataforma, e serviço de cooperação entre utilizadores. São estes os grandes argumentos do Wuala.

Recentemente falei, na análise ao Microsoft Office 2001 para Mac, em ferramentas que a Microsoft está a disponibilizar, permitindo aos seus utilizadores acesso a serviços baseados na cloud. Um dos mais mediativos é o Sharepoint, principalmente pelo trabalho colaborativo que este pressupõe à sua utilização. Cada vez mais o espaço físico de trabalho deixa de ser uma obrigação, podemos em qualquer lugar, em qualquer parte do mundo, trabalhar em equipa.

O Wuala vem agregar vários desses serviços individuais, que são importantes mas que podem estar juntos na mesma ferramenta. Partilha, colaboração, alojamento e segurança são também atributos que pode contar.

O serviço online é o “quartel general” e em cada máquina terá de existir uma aplicação. Esta aplicação irá criar um disco virtual, que será o espaço físico para sincronizar e guardar os dados no espaço online.

Segurança & Privacidade

Segurança e privacidade, são pontos fulcrais nos serviços cloud. Também são pontos importantes aqui, principalmente porque esta ferramenta é tentacular, isto é, exerce a sua função ao nível privado, mas abre áreas ao domínio público e ao domínio corporativo.

A encriptação da informação é feita logo à saída do computador.

Privacidade LaCie

Wuala protege a sua privacidade: Em contraste com muitos outros serviços online, todos os seus ficheiros são encriptados no seu computador, assim ninguém – nem mesmo os funcionários do Wuala e LaCie – poderá ter acesso aos seus ficheiros privados. A sua password nunca é colocada fora do seu computador.

Wuala emprega algoritmos de encriptação 128 bit AES, 2048 bit RSA e SHA-256, com verificações de assinaturas e integridade.

Cópia de segurança & Gestão de versões

Com os avanços da tecnologia, podemos pensar hoje em fazer cópias de segurança para a cloud. Isso evitar uma ocupação física nas empresas e mesmo ao nível particular de alojamento dedicado.

Na nuvem os dados estão mais seguros, longe de alguns problemas ligados a acidentes e mesmo a actos criminosos (sabotagem e pirataria industrial), causas que são apontadas muitas vezes como responsáveis pela perda de informação nas empresas. Já em tempos falámos num serviço dedicado a esta área das cópias de segurança online, o Mozy, lembram-se?

Também no Wuala podemos criar rotinas com data e hora, e a nossa informação irá passar directamente para o espaço online. Os ficheiros quando alterados, criam versões novas, permitindo, caso seja necessário, consultar qualquer informação numa versão anterior do documento.

Sincronização

O Wuala permite, como já referi, sincronizar automaticamente as pastas que seleccionarmos. Ou arrastamos para o interior do espaço virtual criado no nosso disco, ou chamamos essa informação directamente a partir do cliente que é instalado.

O processo de sincronização é activado de imediato e esta informação vai parar a todas as máquinas que tenhamos esta conta do Wuala configurada, bem ao estilo do Dropbox.

Guardar & Aceder

Como qualquer serviço web, este também permite que tenha acesso aos seus dados, através da sua conta online. Um painel de controlo dá-lhe acesso aos seus ficheiros a partir de qualquer computador com ligação à Internet, onde quer que esteja. Poderá guardar documentos, apresentações, imagens ou ficheiros multimédia: tudo o que quiser, independentemente do tamanho ou formato do ficheiro. A interface intuitiva do Wuala facilita as apresentações online, ao permitir-lhe seleccionar o tamanho das suas fotografias para a família e amigos. Esta função é em muitos serviços condicionada.

Partilhar

Hoje em dia, não faz sentido estar a enviar ficheiros pelo mail. Além de mais demorado, é muitas vezes condicionado pelos limites de tamanho do ficheiro a enviar.

Com este recurso (que tem também esta função muito utilizada por outros serviços) em vez de enviar ficheiros por correio electrónico, o utilizador pode partilhar documentos, fotografias e conteúdos multimédia directamente a partir da sua conta Wuala. Através do sistema de arquivo simples, partilhe pastas com outros membros do Wuala ou envie hlinks aos seus contactos que ainda não aderiram. Podem aceder de imediato aos conteúdos apontados peo link, sem ser necessário registarem-se.

Colaborar

Este tipo de serviços e ferramentas, estão muito em voga. E porquê?

Porque permitem criar uma espécie de rede social em volta de ficheiros de trabalho ou de lazer. Podemos ter um centro de fotografias de família, onde cada um pode alimentar esse local. Podemos ter um espaço de trabalho, onde cada um dos que permitirmos o acesso ao serviço pode editar, alterar e gravar um ficgcheios, ou vários, que estão a ser trabalhados por uma equipa… por exemplo. Basta criar Grupos.

Os grupos são ideais para comunidades, famílias, associações ou grupos de estudo que pretendam guardar ficheiros e trabalhar em conjunto num só local. Um dos membros do grupo com acesso de escrita a um ficheiro pode actualizá-lo, o que torna as maçadoras trocas de mensagens electrónicas uma coisa do passado. Basta criar um grupo privado, enviar os seus ficheiros e estar a postos para colaborar de uma forma completamente nova. Simples verdade?

Trocar ou Comprar

Recebe 1 GB para começar. Se necessitar de mais (que é bem provável que não chegue para muito) o serviço disponibiliza duas formas de obter armazenamento adicional: trading ou buying.

A nossa tecnologia premiada permite-lhe trocar armazenamento não utilizado no seu computador por mais armazenamento no Wuala. Se preferir não trocar, pode comprar a capacidade adicional de que necessita através de um dos nossos planos de armazenamento competitivos de preço acessível.

Este conceito é interessante e já em tempos falámos num outro serviço que também utilizava o nosso espaço em disco para aumentar a oferta de espaço aos seus clientes e utilizadores, CrashPlan lembra-se?

Acerca do Wuala
O Wuala é um armazenamento online seguro gratuito que permite aos seus utilizadores guardar, criar cópias e aceder em segurança aos ficheiros em qualquer parte e partilhá-los facilmente com amigos, grupos e o mundo inteiro. Dezenas de milhares de utilizadores e milhares de comunidades nos quatro cantos do mundo já partilham activamente milhões de ficheiros, e o seu número cresce rapidamente.

O Wuala baseia-se numa tecnologia revolucionária que foi investigada na sua maioria no ETH Zurich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia). Os utilizadores começam com 1 GB de armazenamento, mas podem aumentá-lo sem qualquer limite, quer fornecendo em troca espaço não utilizado no disco rígido, quer comprando armazenamento adicional. Todos os ficheiros são encriptados antes de saírem do computador do utilizador, o qual escolhe quem tem acesso a que pasta. Mais ninguém – incluindo nós – consegue aceder aos ficheiros. O Wuala vem na forma de uma cómoda aplicação para Windows, Mac e Linux que também pode ser iniciada directamente a partir do browser, numa elegante união da Web e do ambiente de trabalho.

O Wuala é desenvolvido e gerido pela Caleido Inc., uma empresa em arranque sediada em Zurique, na Suíça. Em Março de 2009, a Caleido fundiu-se com a LaCie, o fornecedor francês de discos rígidos externos, para trabalhar no futuro do armazenamento em nuvem.

Obrigado João Fão pela sugestão.

Como Aumentar o espaço disponível?

Ora “como quem tem amigos não morre na cadeia”, velho e produtivo adágio popular, os nossos fantásticos visitantes resolveram ajudar e ensinar a aumentar o espaço disponível:

Então é assim para ficarmos com 12Gb grátis:

1º passo:

  • Ao registar colocar o código de promoção: 3MJMKG535CHM36CN3FAM

2º passo:

  • Depois de estar instalado e registado, ir a options/Buy Storage e ir inserindo os seguintes códigos de promoção:)
    I-KNOW-MARIUS
    CONNECT-WITH-SUPPORT
    I-KNOW-JONAS
    I-KNOW-LUZIUS
    I-KNOW-DARIO
    I-KNOW-CAROLA
    I-KNOW-THOMAS
    I-KNOW-MARCEL
    I-KNOW-FABIUS
    I-KNOW-DOMINIK

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Wuala [9.7MB]
Download [mac]: Wuala [15.8MB]
Download [linux]: Wualu
Homepage: Wuala

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81
    jpng81

    Existem tantos destes serviços disponíveis on-line e ainda não existe nenhum para o utilizador comum criar a sua própria cloud de ficheiros no seu servidor que tem em casa :S Se alguém souber de alguma coisa q avise. De preferencia que seja multiplataforma.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O browser Opera tem uma funcionalidade chamada Opera Unite que permite fazer isso mesmo, seja com fotos, música, etc.

      Podes atribuir uma palavra-chave e tudo. É muito fácil de usar e basta manter o programa aberto para o servidor funcionar.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        O que eu queria dizer era… um dropbox mas num servidor de linux independente. Mas com os clients multiplataforma. Ou tipo um Ubuntu One 😉

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          desculpa lá acabei de ver que querias para linux. tenta este

          http://www.tonido.com/

          1. Avatar de Miguel gti
            Miguel gti

            Utilizo o tonido e acho bastante interessante.

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      é isto que procuras?

      http://www.libox.com/

      não sei se é bom porque não tenho onde testar (só há versão PC e MAC)

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        no linux 🙁 temos pena! no good blhaaarrrggghhh

    3. Avatar de MCooperS
      MCooperS

      Boas.

      Já experimentaste um NAS? Eu tenho 1 em casa com dyndns, consome 30W em funcionamento e 14w em suspensão. Coloco tudo o que quero e está disponível a qualquer altura em qualquer lugar, por ftp, ssh, http, etc. E são 4 tb de espaço. Tem blog, php, mysql, audio station, file station, video station, download station.

      Sugiro um teste ou um artigo sobre este tipo de equipamentos, pois para mim foi a melhor compra de artigos informáticos que fiz. E o meu primeiro computador foi um 486 dx2!!

      1. Avatar de STP
        STP

        Podias falar mais sobre isso.

        Também ando interessado em fazer uma coisa dessas em minha casa, podias me dar umas dicas?
        Obrigado.

      2. Avatar de Vítor M.

        MCooperS olha que realmente dava um bom post, não queres tentar fazer um passo a passo?

        Realmente hoje podemos comprar um NAS (ou construir um a partir de uma máquina antiga que tenhamos lá por casa) e ter em casa um servidor só nosso e até a nossa própria cloud, com a largura de banda que hoje conseguimos ter em casa, até um blog ou página pessoal conseguimos ter a funcionar.

        Existem alguns da Qnap que são a bom preço, silenciosos e de baixo consumo.

        Podemos ter várias tecnologias lá inseridas, como falou e bem o MCooperS. Assim, podemos ter um serviço de torrents, acesso por FTP, SSH, printer server, PHP/MySQL… e muito mais.

        Exemplo:

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          Por acaso já montei um server desses da qnap com 4 discos e até é porreiro, e é super completo… mas desculpem lá é um bocado caro, vendo bem aquilo é uma board ATOM, quer dizer sendo assim tambem compro uma board e faço o mesmo, tenho é de perder algum tempo a aprender como configurar tudo, agora depende de cada um… ou largas euros ou puxas pela carola e fazes o mesmo. Eu prefiro usar o computador velhote que esta na garagem e fazer o mesmo, daqui a uns tempos sou capaz de comprar uma board atom para o mesmo efeito, pois sempre é uma solução mais económica 😉

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            E isto tudo graças ao belo do Linux, foi a melhor coisa que alguma vez inventaram. E é melhor nem falar em algo deste arcaboiço em windows, só a licença era o preço da NAS em si completo.

        2. Avatar de jpng81
          jpng81

          Só tenho é pavor aos raids que isso faz… mas é panca minha … não confio em RAIDS.

      3. Avatar de Ulisses
        Ulisses

        No trabalho tenho um NAS e é impressionante como é que uma caixinha tem tanto poder.

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          O poder todo provem de Linux 😉

    4. Avatar de as13
      as13

      Já tenho colocado esta questão varias vezes mas ainda não obtive resposta. como tal uma possível solução para quem tem servidor próprio é a utilização de Webdav. Em linux depois de criar no servidor uma pasta webdav é possível mapear a mesma no nosso próprio Pc. Esta solução em Linux tem uma vantagem grande em relação a todas estas clouds aqui avalizadas pois permite a leitura e a escrita directamente na pasta webdav. Quanto ao windows aqui é que reside o problema. Até ao Windows 7 a Microsoft permitia criar as pastas webdav, mas com este novo W7 retirou essa possibilidade sabe-se lá porque. Assim, para quem não utiliza o W7 uma solução possível será a criação de pastas Webdav, para quem como eu utiliza o W7 só nos resta mudar ou aguardar que a Microsoft abra a torneira.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Essa do webdav nao sabia que o win7 ja nao era possivel, mas se isso é verdade não sei, mas pelo que andei ontem á noite a vasculhar na net o netdrive permite fazer uma ligação de webdav ou ftp como que uma unidade de rede se trata-se, e creio que o software é da microsoft.

        1. Avatar de as13
          as13

          Sim,é possível utilizar a pasta Webdav através de aplicações de terceiros, mas como diz o outro “não é a mesma coisa” pois estas sempre pendente delas. Aquilo que eu pretendo da cloud é estar em qualquer lado com ou sem a minha maquina e trabalhar directamente (ler e escrever sem dow)nos meus ficheiros que estão no meu server.Isto sim é a verdadeira mobilidade. Os meus amigos que tem linux tem isto a funcionar, eu que sou um que ainda não mudei sofro as consequências, mas estou para breve.

      2. Avatar de jpng81

        Vendo bem o maior entrave nestas cenas é sempre o windows, tenho andado a vasculhar o google para algo tipo o dropbox e por acaso agora vou fazer aqui uns testes de instalar webdav no meu server de ubuntu, para ver como se comporta e ver o windows estranha ou não muito o bicho 😀

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    Em linux o comando rsync faz mil maravilhas entre computadores com linux, agora quando vamos para windows o rsync funciona por uma emulação e pelo que tenho lido funciona muito mal mesmo.
    Pelo que estou a ver para windows só mesmo com FTP que é mau como raio… 🙁

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas.

    Aqui fica um codigo de promoção que da 2Gb em vez de 1Gb se for inserido no registo:

    Codigo: 3MJMKG535CHM36CN3FAM

    Testado por mim e funcionou:)
    Abraço

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Boas.

      Entao é assim para ficarmos com 7Gb gratis 🙂

      1º passo:
      Ao registar colocar o codigo de promoçao:
      -> 3MJMKG535CHM36CN3FAM

      2º passo:
      depois de estar instalado e registado, ir a options/Buy Storage e ir inserindo os seguintes codigos de promoção:)

      -> I-KNOW-MARIUS
      -> CONNECT-WITH-SUPPORT
      -> I-KNOW-JONAS
      -> I-KNOW-LUZIUS
      -> I-KNOW-DARIO

      Peço a quem escreveu o post para por isto em cima referido porque acho que é do interesse de todos:)

      Esta testado e a funcionar:D

      Abraço

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        mais uns promotions codes:p

        cada um dos que coloquei da + 1Gb

        -> I-KNOW-CAROLA
        -> I-KNOW-THOMAS
        -> I-KNOW-MARCEL
        -> I-KNOW-FABIUS
        -> I-KNOW-DOMINIK

        Assim já da uns 12 Gb de armazenamento:p

        Cumprimentos
        Daniel Duarte

        1. Avatar de Anfanger
          Anfanger

          És um anjo, funciona perfeitamente. Thanks.

          1. Avatar de RS
            RS

            Brutal está aqui a funcionar que é um mimo.

      2. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        és o maior!

      3. Avatar de Ricardo Teixeira
        Ricardo Teixeira

        Daniel muito obrigado, funciona perfeitamente. Vitor M. obrigado pela partilha deste serviço…

      4. Avatar de Vítor M.

        Ora meus caros… está a dica no post. Nada como ter visitantes deste calibre.

        Obrigado pela dica, já tenho 12GB, vai dar para fazer umas coisas engraçadas. 😉

        1. Avatar de darkmax
          darkmax

          Qual a diferença para o Dropbox?
          Alguém sabe dizer?

  4. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Permitam-me a ignorância, mas não consigo perceber a lógica da troca de espaço. Alguém me consegue explicar?

    1. Avatar de p. jorge
      p. jorge

      Se quiseres ter conteúdo online, por exemplo backups, e queres que esse conteúdo esteja seguro se o teu computador arder, ou mesmo se a tua casa arder e tinhas os backups em casa…
      Assim algum espaço do teu disco “vai” para a cloud, e em troca recebes algum espaço na cloud.

  5. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    off topic:

    já viram a página da apple?

    AF

    1. Avatar de Anfanger
      Anfanger

      Vi agora mesmo… o que será?

      1. Avatar de Vítor M.

        O novo iOS 4.2?

        A não ser que tenham um coelho qualquer que ainda não tenha saltado da cartola.

        Mas deve ser só o iOS 4.2….

        Ou resolveram largar o Leão uns meses antes?

        Nunca se sabe, o Steve não joga com o baralho todo, na volta lança o Mac OS X Leon e mais nada!

        1. Avatar de Anfanger
          Anfanger

          Começa é a tornar-se difícil acompanhar tantos lançamentos em tão curto espaço de tempo. 😀

      2. Avatar de a Friend®

        Há duas suspeitas.

        Ou a apresentação do Cloud (streaming) do iTunes.. (eles montaram um data center enorme recentemente)

        Ou então uma mera novidade que esperam à 7 anos.. que é a venda dos discos dos Beatles, o que é a causa mais provavel porque o anuncio é bem subtil e vê-se logo pela frase inicial:

        “Tomorrow is just another day…”

  6. Avatar de bismarques
    bismarques

    @Daniel

    Confirmo,também já tenho 7 Gb de espaço, qual é o limite máximo de espaço,sabes?

    abraço

    bismarques

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Boas.

      pelos vistos nao tem:p

      “there is no limit on how much storage you can accumulate in Wuala (I’ve seen screenshots of people that had far more than 1 TB available).”

      tirei do forum do wuala. (http://forum.wuala.com/viewtopic.php?f=34&t=172)

      Cumprimentos

  7. Avatar de Bishop
    Bishop

    A nível de sincronização de pastas alguém sabe se no fim de 30 dias isto deixa de ser possível?

  8. Avatar de STP
    STP

    Alguém sabe mais códigos?

    Já tenho 12gb , obrigado people!

  9. Avatar de Paulo B
    Paulo B

    A novidade da Apple deve ser os Beatles (infelizmente), gostava mais de alguma novidade relacionada com a empresa que adquiriram recentemente Liquid Metal.

  10. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Uma coisa que me deixa perplexo acerca deste tipo de serviços, é a fiabilidade do mesmo.
    Já nem vou falar da segurança, pois vou admitir que os protocolos e certificados que usam são dos mais avançados e seguros possiveis.

    Mas e se… um de nós de repente guarda lá uns quantos Gigas de material de trabalho e/ou pessoal… e daí a 1 ou 2 anos a empresa fecha?? Como será então? Perdemos tudo de repente??
    Mesmo em relação aos gigantes tipo Google, Microsoft, Yahoo eu fico sempre a pensar o que será se um dia eles terminam com o serviço?

    Este sistema tem muita utilidade, mas ainda não me sinto seguro a confiar demasiado para lá descarregar informação importante!

    1. Avatar de arkan
      arkan

      A unica empresa q confio é a ADRIVE

      o resto tudo fecha, igual esses cupons ai, se vc passar alem de 2gb em 16/11/2011 sua conta volta para 2gb!

      o adrive oferece espaço, e nunca fecha desde 2001 o uso.

  11. Avatar de bismarques
    bismarques

    @BlinZk
    Material de trabalho ou pessoal nunca se guarda online!
    Pelo menos eu penso assim,tens outras opções offline mais seguras como por exemplo,disco externo,pens, dvds regraváveis, cartões de memória etc,etc…

    abraço

    bismarques

    1. Avatar de p. jorge
      p. jorge

      pois, mas se a casa arder, ardem as pens, discos, dvds, computadores…
      manter cópias de segurança fisicamente distantes é uma regra básica.

    2. Avatar de M.Manuelito

      Não guardar online material pessoal ou de trabalho restringe um bocado o tipo de coisas que guardamos online, isto porque, desde fotografias pessoais até ficheiros de word, excell e por aí adiante é quase tudo pessoal ou de trabalho.
      Eu não tenho esse receio, verifico, isso sim, quem é a empresa que disponibiliza o serviço e se é de confiança. No caso a Wuala tem associado o nome de Lacie, a marca do meu disco de rede, é uma empresa que, normalmente, não brinca em serviço, porque tem um nome a defender e existe há já muitos anos.

  12. Avatar de bismarques
    bismarques

    @p. jorge
    …e se arder o local onde estão os servidores?

    Não podemos pensar dessa maneira,senão não saímos de casa porque podemos ser atropelados e morrer!

    abraço

    bismarques

    1. Avatar de as13
      as13

      Estas empresas fazem backups e guardam a informação dos seus discos de forma redundante. Ao contrario se a casa arde ou é roubada….. la vai tudo.

      1. Avatar de p. jorge
        p. jorge

        obrigado pela explicação as13
        só queria referir que é uma prática comum por parte das empresas. muitas delas mantêm cópias de segurança redundantes não só em diferentes edifícios e cidades, mas também em diferentes continentes propositadamente.
        aliás, duvido mesmo que haja alguma instituição bancária que não o faça. possivelmente não tens ideia, mas há normas da qualidade muito rígidas em relação a cópias de segurança para empresas que queiram estar certificadas por essa norma.
        para terminar, eu próprio faço questão de colocar periodicamente online cópias de segurança (encriptadas naturalmente).

  13. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Ganhei um novo amigo e adeus dropbox….

    Obrigado pela partilha, continuação de bom trabalho

  14. Avatar de rui
    rui

    Obrigado pelas dicas de modo a aumentar o armazenamento. Quem souber mais códigos, por favor, coloque-os.

    Abraço e bom trabalho!

  15. Avatar de HUGO
    HUGO

    Serviço muito útil de facto, contudo, atenção que os 12 GB na cloud traduzem-se em 12 GB indisponiveis no disco rígido. Comigo aconteceu isso.

    Cumprimentos

  16. Avatar de Billl Gates
    Billl Gates

    Desculpem a ignorância, mas o Skydrive oferece 25Gb de espaço na cloud, logo porque tanta excitação com este serviço.

  17. Avatar de Carloscampos

    deve ser BUG ou entao nao sei mas vou colocar aki um link 😛 tirei um print e tenho mais de 10 TB 😛

    http://dl.dropbox.com/u/2648666/Sites/print.JPG

  18. Avatar de Carloscampos

    Mas nao vou deixar o Fiel Dropbox 😛

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não consigo correr o Wuala no meu Toshiba P300.. Tenho o Win7 Ultimate 64 bits e ao tentar iniciar, não passa do Starting…
    Se tentar via web, a mesma situação, não passa do A Iniciar…

    Tenho o Java instalado, mas nada. Por vezes, ate diz que não tenho ligação à net mesmo estando ligado.

    Já aconteceu a alguem? Soluçao?

    (post duplicado, mas este é mais completo)

  20. Avatar de José Santos
    José Santos

    Para quem quiser mais 3GB extra aqui está mais um código: PCWELT06

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se alguém quiser mais espaço pode enviar-me um mail. Tenho uns quantos giftcards que não uso: http://scr.im/nmat

    1. Avatar de lipex
      lipex

      giftcards?! mas isso é permanenete? é que os numeros de série e códigos promocionais tem validade de 1ano.. dp expiram.. :s