FreeNAS 0.71 – Dê uso ao seu PC antigo

36 Comentários

FreeNAS, monte um servidor de ficheiros e outras funcionalidades, na sua máquina antiga.

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

O FreNAS pode ser instalado/executado via PENUSB ou LiveCD.

freenas

De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser.

freeNAS_5

Permite a integração numa rede Microsoft Windows (com ou sem Active Directory) ou numa rede Linux com partilhas NFS, além de ter ele próprio, a capacidade de fazer a gestão de utilizadores locais/grupos.

FreeNAS_6

O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador  que está encostado lá por casa.

Novidades da versão FreeNas 0.71

Upgrade dos seguintes pacotes:

  • e2fsprogs 1.41.9
  • istgt 20100407
  • msmtp 1.4.19
  • transmission 1.92
  • PHP 5.2.12
  • fuppes 0.660
  • rsync 3.0.7
  • inadyn-mt 02.18.14
  • netatalk 2.0.5
  • bash 4.0.35
  • lighttpd 1.4.26
  • proftpd 1.3.2e
  • iSCSI initiator 2.2.4
  • sipcalc 1.1.5
  • nano 2.2.3

Todas as alterações desta versão podem ser lidas aqui.

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Artigos relacionados

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: FreeNAS-i386-LiveCD-0.7.1.5127.iso [75.5 MB]
Download: FreeNAS-amd64-LiveCD-0.7.1.5127.iso [79.1 MB]
Homepage: FreeNAS

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaime
    Jaime

    Boa ferramenta =)

  2. Avatar de Rammy
    Rammy

    Sem dúvida, grande ferramenta!

  3. Avatar de Zorbada
    Zorbada

    Acho que o pessoal deve testar numa máquina virtual…configurar discos, montar, instalar, etc.
    E se desejar efectuar um servidor web, com a instalação de php5 + extras (extensions), mysql/phpmyadmin…tem que penar um pouco.
    Funciona muito bem, mas deve ser testado (para quem não tem muita experiência).

    Mas é sem duvida um ferramenta a usar e abusar.

  4. Avatar de NoNick
    NoNick

    Possuo um servidor NAS a funcionar numa rede interna, para onde vão TODOS os backups diários/semanais/mensais a funcionar sem UM ÚNICO problema há 3 anos, numa máquina do século passado. Com quebras de electricidade, etc, etc, etc… e nem me lembro que está lá!!!! Até agora ainda não precisei dele, mas o que é verdade é que lá está ele na cave, num local apropriado, a funcionar há 3 anos sem um único problema. Não está integrado no Active Directory, mas devidamente protegido a acesso “indesejados”. Uma palavra: Fantástico.

  5. Avatar de nuno
    nuno

    muito simples e eficaz.

  6. Avatar de Seemog
    Seemog

    Eu tb tenho um servidor freeNAS há já algum tempo e adoro-o.

  7. Avatar de mmick
    mmick

    Como fazem para ter um PC (com Windows) a fazer backup de certos directórios + com a periodicidade X (determinada por nós) + só dos ficheiros DIFERENTES? É possível fazê-lo para um disco remoto partilhado na rede por SMB?

    1. Avatar de marco
      marco

      Salve!

      Gosto de usar ferramentas simples e nativas do S.O.
      Neste caso utilizaria o comando xcopy (xcopy /? mostra os parâmetros possíveis).

      Cria-se uma batch com as origens e destinos e programa-se no gerenciador de tarefas do windows (aí a periodicidade).

      Ex: xcopy C:\teste X:\backup\teste /d/i/s/y

      Copiaria TODOS os ficheiros em C:\teste para X:\backup\teste com as subs (/s), mas somente os criados/alterados desde o último backup (/d). Se o destino não existe a rotina criará (/i).
      Há também o syncback que dá bastante jeito já a versão freeware.

      Sds daquém mar! :o)

  8. Avatar de n900master
    n900master

    Um tutorial de como montar um website a partir desta distribuicao e que vinha a calhar, claro se for possivel.

  9. Avatar de João Ildefonso
    João Ildefonso

    Usamos com frequência, temos 5 a funcionar (tudo em RAIDs) sem problemas! Só necessita de um pequeno “arranjo” para ter os acessos simultâneos em SAMBA como deve ser.

  10. Avatar de zl
    zl

    Subscrevo 🙂

  11. Avatar de Mane
    Mane

    Estou indeciso sobre o frenas e o openfiler. É para para uma rede com algumas dezenas de máquinas e utilizadores e queria pelo menos raid1 por software

    cumps

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Boas. Vai sair algo do género para quem estiver interessado, programado pelo mesmo que fez e faz o freenas, chama-se openmediavault e em vez de ser baseado em freebsd é em debian. Ainda não está disponível para download, mas parece prometer uma maior estabilidade que o freenas. E atenção… O freenas é muito muito estável!
    Para quem quiser ver algumas screens vão ao site http://www.openmediavault.org/

  13. Avatar de Nasp

    É uma estupenda ferramenta defacto, mas que na minha opinião perde algo devido a existirem já no mercado muitas opções de NAS a preços acessiveis e claro para maquinas que estão ligadas 24h por dia acabam por compensar e bem na conta de electricidade adquirir um NAS e deixar desligado o Pentium onde corre o FreeNAS.

    O interessante era o FreeNAS poder substituir o sistema de alguns NAS, já que este FreeNas em ferramentas ganha a qualquer um 🙂

    1. Avatar de dedro
      dedro

      Acho que o camarada Nasp não conhece os produtos da Synology. Era bom dar uma vista de olhos no website deles. http://www.synology.com
      Eu já tinha ponderado o FreeNAS mas em relação à poupança de energia acabou por ganhar o NAS.
      Tenho estado a testar um Synology 509+ (já há modelos mais recentes) e estou super satisfeito com tudo o que ele me permite ter. Só para nomear algumas opções:

      – Webserver (PHP e MySQL);
      – FTP Server, também com ligação via SSL;
      – Algo parecido com o serviço do Picasa (Photostation)
      – Blog (Photostation
      – eMule e P2P (Download Server)

      e ainda com a possibilidade de colocar software opensorce:

      – Mail server;
      – Programas de Blog (WordPress como exemplo);
      – Bulletin Board, fóruns (PHPbb como exemplo);
      – Content Management (Joomla como exemplo);

      Para saberem mais: http://www.synology.com/enu/products/features/valueapps.php

      P.S.: Sei que há mais marcas de NAS concorrentes directos à Synology, tipo a QNAP, mas falei do que conheço.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Eu já só estou a espera de adquirir 3 discos de 1TB para fazer um raid com o meu freenas. E optei na vez dos já construídos para o efeito devido a um pormenor que muita gente se esquece.
        Se a avaria for num dos discos, ok tudo bem, se tiver raid não há problema. E então se o problema for a outro nível de hardware?
        Como vão vocês dar compatibilidade aos vossos dados tendo de ter o azar de ter de adquirir outro hardware diferente?. E se entretanto o fabricante já não distribuir para Portugal. Quanto se vai pagar por isso?
        Se o freenas for construído com suporte ao hardware de um pc normal, tem sempre jeito de salvar o problema.

  14. Avatar de Alien69
    Alien69

    Boas alguem me sabe dizer se o freenas trabalha bem com o Mac OsX ?

    é que sou editor de video e estou tentado a montar o meu proprio NAS com o FreeNas para armazenar os filmes a cru.

    Obrigado

  15. Avatar de francisco
    francisco

    qual o NAS que aconselham?

    1. Avatar de dedro
      dedro

      Isso vai depender de quanto é que estás disposto a gastar, e o que procuras num NAS. Dá para dar uma ideia?

      1. Avatar de francisco
        francisco

        essencialmente ftp

        1. Avatar de dedro
          dedro

          Se for só para teres ftp o FreeNas é mais que suficiente.
          Se não quiseres ter outro pc, e não te importares de deixar o teu pc ligado há muitos softwares que podes usar, por exemplo o filezila: http://filezilla-project.org/

  16. Avatar de nuno
    nuno

    existe algum que tenha:
    router
    ftp
    nas
    media center

    1. Avatar de dedro
      dedro

      Creio que na Exame Informática do mês passado vinha lá um artigo/publicidade de um:

      -Router, 4 portas
      – WiFi
      – NAS
      – FTP
      – Webserver
      – Media server

      Mas só dava para ter um HD. Lamento é não me lembrar da marca ou modelo. Tentarei confirmar assim que chegar a casa.

      1. Avatar de dedro
        dedro

        Ontem não tive oportunidade mas andei à procura na net e o mais parecido é este da viwesonic: http://reviews.cnet.com/networking-and-wi-fi/viewsonic-wmg120-wireless-media/4505-3243_7-31145642.html?tag=lia;rcol

        O preço é que faz doer a carteira.

    2. Avatar de dedro
      dedro

      Mais um, D-Link DIR-685.

  17. Avatar de Thiago Hernandes
    Thiago Hernandes

    Caros,
    Gostaria de saber se alguem conhece alguma forma do FreeNas funcionar como servidor de backup? Alguma tarefa automática pra ele copiar arquivos de outros computadores na rede?
    Grato!

    1. Avatar de Carlos Costa

      Olá!

      Tenho um FreeNas a trabalhar como Partilha de ficheiros/Backup. Estou a usar um programa Genie Backup Manager Pro para fazer as seguranças de cada utilizador.

      Genie Backup Manager Professional é um sistema total e solução de proteção de dados que combina a facilidade de uso e desempenho robusto. Ele permite aos usuários executar backup rápido e recuperação de postos de trabalho confiável e protege todos os computadores baseados em Windows MS, laptops e sistemas de rede contra diversos tipos de ameaças como falha do sistema, erro humano e desastres.

      GBM Pro v8.0; compatível com todas as versões Windows, possui recursos de recuperação de desastres, garante a continuidade a sua empresa, apoiando-se todo o sistema (sistema operacional, aplicações, documentos, e-mails, Settings, Desktop, Arquivos / Pastas, MS Outlook, e Win Mail, etc) e oferecendo mais rápido e fácil recuperação sem a necessidade de MS CD de instalação do Windows, através de uma interface clara baseada em assistente.

      Com GBM Pro v8.0, os usuários podem backup Sua data é praticamente todo o destino de armazenamento, incluindo: local locais / LAN, dispositivos de mídia removível (USB, discos REV, disquetes, etc), local remoto usando FTP, CD / DVD, fita Unidades, bem como em linha usando Ajax tecnologia baseada em backup, oferecendo uma melhor gestão de dados e maior disponibilidade de dados.

      É uma dica!!

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Tem sim, o rsinc do frenas faz cópias por sincronismo, só colocar as datas e o modo do backup.

  18. Avatar de Carlos Costa

    Olá a todos!!!!

    Será que alguém me pode dar uma ajuda? Estou com problemas com a instalação deste novo FreeNas. Tenho uma maquina que já está a tarabalhar com NasServer e queria colocar mais uma. Náo estou a conseguir instalar numa nova maquina… 🙁

    Alguem por por aqui para tocar ideias??

    Obrigado mais uma vez

    Carlos Costa

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      De configuração do software? O que precisa saber?

  19. Avatar de Fábio
    Fábio

    Tenho 3 PC que trabalham com illustrator e photoshop com os arquivos direto de um servidor freenas. O backup é o contrario, uso cobian no windows agendado backup(incremental) automatico rodando ao meio dia.
    Configuração:
    AthlonXP 2400+ em underclock para 1500MHZs
    512MB RAM DDR400
    HD IDE 250GB 7200RPM (Arquivos de Illustrator e photoshop)
    Placa gigabit na PCI
    Switch SG800

    No marcador do freenas marca picos de 46MB/s mas a média é 21MB/s

    Gostaria de Saber se na configuração que penso fazer haverá ganhos para trabalhar com esses arquivos?
    Segue configuração:
    Semprom LE 1100
    1GB DDR2
    HD 500GB Sata2
    A mesma placa gigabit

  20. Avatar de Fábio
    Fábio

    Mais uma dúvida, quanto a velocidade de acesso em ms, vejo que se perde um pouco com a pci. Seria melhor uma placa mãe com gigabit onboard ou PCI-E para ganho de desempenho? O que acham de usar uma placa atom com gigabit onboard?

  21. Avatar de pedro
    pedro

    será que alguém me pode ajudar, eu instalei o freenas mas não consigo ligar o pc ao router por wireless apenas por cabo (ethernet). podiam ajudar-me?

    é que assim nem consigo entrar nas configurações, só se estiver ligado por cabo o que me obrigada a ter tudo no hall de entrada…

  22. Avatar de rui andre
    rui andre

    estou a criar um servidor com freenas e surgiram dois problemas o primeiro é que configuro tudo direitinho ao fazer o reboot aparece tudo com as configurações de origem, outro problema é que progama usar para a partilhar ficheiros remotamente, estou a tentar instalar o samba mas não percebo nada disto. ajuda obrigado

  23. Avatar de Rui Couto
    Rui Couto

    Bom, bom, era aqui um tutorial em pt de como configurar para tirar o máximo partido do freenas com vários pc’s em windows.

  24. Avatar de Denis Oliveira
    Denis Oliveira

    Alguém tem link das versões mais antigas do FreeNAS?