WhyReboot 1.0.1.537

7 Comentários

Quer reiniciar o seu computador agora?
Mas para quê? Qual a razão de tantos pedidos de reiniciar o Windows? Ok, há altura que o Windows depois de uma instalação ou desinstalação tem que reiniciar para remover ou para inserir ficheiros no seu arranque. Mas muitas outras vezes isso até não é necessário.

Muita vezes depois de remover um determinado programa o seu Windows pede-lhe para reiniciar o sistemas, precisará certamente de remover do arranque já feito alguns dll’s carregados, mas muitas vezes apenas precisa de remover directorias, renomear ficheiros e coisas de pequena monta, poderá muito bem ficar para depois.

Mas como sabemos isso?
De facto a Microsoft deveria incluir uma ferramenta que fizesse esse trabalho de avaliação e informação, assim evitava tanto reboot e perdas de tempo desnecessárias.

Usando o WhyReboot o utilizador, depois de uma instalação ou de uma desinstalação, ficará a saber o que será alterado e poderá avaliar se deverá ou não fazer o reinicio do sistema.

Na realidade o que faz o WhyReboot?

  • Examina localizações documentadas do registo para ficheiros “pós reboot” com as indicações de operações copiar/renomear/apagar.
  • Examina localizações no registo documentadas com as aplicações “Run Once”: Estas irão correr uma única vez no próximo reboot, e provavelmente serão usadas por algum instalador para terminar a limpeza do pós reboot, acção comum quando se manipula chaves do registo.
  • Examina o Wininit.ini das plataformas Win9x/ME verificando se existe operações (renomear/apagar) pendentes.

Esta ferramenta serve essencialmente par controlar estas operações em servidores, tirando a necessidade de parar os sistemas para reiniciar um server.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista
Download: WhyReboot 1.0.1.537 [52.71KB]
Homepage: WhyReboot

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de OneBullet

    Este link está off, Vitor me perdoe mas tomarei a liberdade de fornecer outro link, me desculpe a ousadia.

    http://software.filefactory.com/Windows/WhyReboot_1-0-1-537/DownloadStart.html

  2. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Parece-me bem pensado isto. 😀

    PS: o link funcionou comigo.

  3. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    Olá!

    Por falar em reboot… a única coisa que eu odeio em ter que reiniciar o computador é ele demorar 5 minutos (sempre 5 minutos) com o ecrã preto até aparecer a barrinha verde. A partir daí é um instante.

    Alguém sabe a razão de demorar tanto tempo? O vista (ultimate) é bem rápido neste computador… não sei porque é que demora tanto tempo a ligar… =/

  4. Avatar de KOISO
    KOISO

    @Nuno Peralta

    …ainda n experimentas.te ir ao executar e escrever: msconfig ver se processos “inuteis” tipo o messenger, spyware eniciam com o arranke do teu pc??

  5. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ainda me lembro antes de lançarem o XP que falavam numa versão do Windows em que já não seria preciso reinicar o PC após instalação de software…. entretanto passaram-se uns quantos anos !!!

  6. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    @KOISO

    tenho apenas 5 processos… os que eu quero.

    mas isso só começa a executar quando o computador já está no ambiente de trabalho…

    estou a falar de antes de aparecer a barra de processo (boot)

  7. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    @Nuno Peralta

    isso tem a ver com dll’s e afins..é possivel que possas ter algum controlador (aka driver) que pode estar a gerar conflito..inicia em modo segurança para ver se também tens essa situação, e depois inicias em modo normal mas com a opção “noguiboot” para veres o que ta a iniciar..