Wine 1.1.38 – Uma porta Windows em Linux!

12 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

Wine


O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Como instalar no Ubuntu Karmic Koala?

A instalação do Wine no Ubuntu é muiito simples.Para tal basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install wine

Alterações no Wine 1.1.38
  • Melhorias no suporte à depuração da memoria alocada
  • Melhoria no suporte MIDI
  • Várias correcções ao nível do Direct3D
  • Correcções no OLEDB (deverá corrigir o Clipard do Office)
  • Melhorado o suporte à depuração nos sistemas x86-64
  • Várias correcções MSI

O Wine encontra-se também disponível para BSD, Solaris e MacOS.

Artigos relacionados:
Curiosidades:

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux , MacOS, BSD
Download: Wine 1.1.38 (Outras distribuições) [15.44MB]
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Nascimento

    Boa ferramenta…

    Mudei a poucos dias para Ubuntu, e para usar aqueles programas que rodam em Windows não a melhor…

  2. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Esta aplicação faz maravilhas. Hoje em dia só não há mais gente a usar Linux por preguiça. Pior que isso é ir a Worten (e não deve ser a única loja a fazer isso) perguntar se vendem portáteis sem SO e praticamente dizem que é obrigatório comprar licença do Windows! Mas voltando ao tema principal, ainda bem que há destas ferramentas, e esta vale Ouro.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Chama-se a isso imposto Mircrosoft e é onde a UE devia incidir a sua anti monopolização e não nos browsers.

  3. Avatar de Bruno M.

    Felizmente fica mais barato comprar um portátil com linux, em que a máquina fica a um preço bastante mais reduzido e geralmente vem com um a gráfica e processadores bons aos comparados com os que vêm com o Windows…

    Já para não falar que a garantia NAO SE PERDE quando se formata o portátil e se intala outro SO qualquer.

    1. Avatar de famont
      famont

      Andas a comprar computadores em lojas muito ranhosas!!! Nunca vi ninguém a perder a garantia de um pc porque alterou o SO.

      A garantia é obrigatória e valida para o hardware, e não para o software!!!

      1. Avatar de Bruno M.

        ERM….. tens a certeza que leste o que escrevi? Ou limitaste-te a ler muito por alto sem te dares ao trabalho de perceber e entender o que escrevi e expliquei?

        LÊ Lá o que eu escrevi em letras grandes.

        Já agora, não precisas de ir lá acima, aqui está:
        “NAO SE PERDE” (a garantia)

  4. Avatar de ze

    Eu já passei na Vobis perguntar se vendiam as máquinas sem W$ ou com Linux.

    Disseram que sim…

    Perguntei se o preço descia significativamente…

    Disseram-me que o preço da máquina não baixava e que se quisesse Linux teria de pagar 30€ :/

    Coisa linda!?

    1. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      Eles provavelmente só têm portáteis com Windows. Esses 30€ deve ser o preço deles de formatarem o computador e instalarem linux.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Eu também acho que deve ser isso.

  5. Avatar de João Nascimento

    Sou da opinião que a Microsoft o que deveria fazer era meter licenças a baixo custo… 30 euros por exemplo…

    Muito sinceramente, acho que não perderia nada, e até ganharia…

  6. Avatar de konteudos.info

    O ultimo que instalei no Mint pelo Wine foi o Photoshoo CS2 , e tenho pelo palyonlinux o Office 2007 🙂

  7. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Só uma falha e obstáculo para migração completa em linux: suporte UNC