VLC Media Player 1.1.1 – Um Player Poderoso Multiplataforma

16 Comentários

Face à crescente popularização dos smartphones e de outros dispositivos multimédia com capacidade de gravação de imagem e som, tornou-se fundamental possuir uma estrutura de reprodução de formatos multimédia, capaz de assegurar transversalmente a reprodução, com qualidade, desses conteúdos.

Os players nativos dos sistemas operativos, ainda não são uma alternativa “válida” para os muitos formatos que povoam a Internet e para os formatos que nós próprios utilizamos, nos diversos dispositivos lúdicos (xbox, ps, iphone, ipod, wii, smartphones, etc…) usamos. Necessitamos de um player “a sério”.

VLC Media Player

O VideoLan Client (VLC) Media Player é um reprodutor multimédia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc. e áudio como mp3 e wav. Saiu agora a versão final 1.1.0 que, como já havíamos falados, traz como principal novidade a introdução do acelerador gráfico.

Este VLC tem suporte a vários protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de vídeo numa rede de alta velocidade. Possui suporte a transmissão em unicast ou multicast. Além disso, opera em redes IPv4IPv6.

O VLC tem versões para vários sistemas operativos, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, entre outros e possui suporte a vários protocolos como UDPHTTP, RTP, etc.

Esta nova versão, agora também compatível com o formato WebM (novo formatos vídeos em HD desenvolvida pela Google), traz melhorias no suporte para streaming e incluiu também suporte à muito falada nova versão do HTML, o HTML 5.

Descodificação HD

Hoje em dia a acalorada controvérsia e a exigente necessidade de protocolos de qualidade excelente para acolher vídeo HD, não intimidou o VLC e este apresenta as últimas novidades sobre H.264.

VLC 1.1 deverá também resolver problemas do tipo:

  • Descodificação mais rápida via CPU, especialmente no Windows,
  • Descodificação por GPU no Windows Vista/7 e em Linux,
  • Descodificação DSP com OpenMax IL embutido no Linux, do tipo Maemo.

Informação técnica adicional
Formatos de Vídeo

MPEG-½, DIVX (½/3), MPEG-4 ASP, DivX 4/5/6, XviD, 3ivX D4, H.261, H.263 / H.263i, H.264 / MPEG-4 AVC, Cinepak, Theora, Dirac / VC-2, MJPEG (A/B), WMV ½, WMV 3 / WMV-9 / VC-1, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV (Digital Video), On2 VP3/VP5/VP6, Indeo Video v3 (IV32), Real Video ½, Real Video ¾.

Formatos de Áudio

MPEG Layer ½, MP3 – MPEG Layer 3, AAC – MPEG-4 part3, Vorbis, AC3 – A/52 (Dolby Digital), E-AC-3 (Dolby Digital Plus), MLP / TrueHD, DTS, WMA ½, WMA 3, FLAC, ALAC, Speex, Musepack / MPC, ATRAC 3, Wavpack, Mod (.s3m, .it, .mod), TrueAudio (TTA), APE (Monkey Audio, )Real Audio, Alaw/µlaw, MIDI, LPCM, ADPCM, QCELP, DV Audio, QDM2/QDMC (QuickTime), MACE.

Comandos
  • Ctrl + M – Menu do DVD
  • T – Mostrar o tempo
  • F – Ecrã Total
  • Ctrl+Q – Sair
  • Ctrl + seta para cima/ Ctrl + seta para baixo – Aumenta/ diminui volume
  • M – Sem som
  • + – Mais rápido
  • – Mais devagar.

Haverá mais para falar deste player, acima de tudo é útil referir que em qualquer sistema operativo (Linux, Windows ou Mac), apresenta performances excelentes, podendo substituir sem qualquer problema, os players nativos. Ficará a ganhar de certeza em agradável experiência de utilização.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: VLC 1.1.1 [18.57MB]
Download [linux]: VLC 1.1.1
Download [mac]: VLC 1.1.1 [40.51MB]
Homepage: VideoLan

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Uma dica util para este excelente player, “COMMAND(ou Control) + N” e inserir um link do Youtube 😉

    Abre os videos do Youtube directamente do MP4/H.264

    1. Avatar de BrunoG.
      BrunoG.

      off-toppic aFriend obrigado pelos links que postás-te algures ontem para os documentários Objectified e Art and Copy, já os “arranjei” e assisti, muito bom. O Art and copy além do conteúdo tem uma fantástica direcção de fotografia

      1. Avatar de a Friend®

        De nada 😉

        São mesmo muito bons e aconselho a toda a gente. São simplesmente os melhores documentários que já vi (desta area) e é natural, os protagonistas são os melhores da area, e sem duvida a direcção de fotografia do Art & Copy está fantastica!

  2. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Por coincidência andava ontem a ver se descobria como raio pôr o VLC a renderizar por GPU em Linux Mint e hoje aparece este artigo!

    Pplware a brilhar de novo!

  3. Avatar de silva

    Funciona no android?

  4. Avatar de 734
    734

    So nao percebo como o vlc, nem com esta versao, le bem os ficheiros de 1080p…

  5. Avatar de Ganha dinheiro na net

    No meu computador, o VLC tem uma qualidade musical notoriamente inferior ao QuickTime ou iTunes.
    Até o Toast tem uma qualidade superior a reproduzir Flac.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      é chato qs se tem um MAC né!!!

  6. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Fartei-me de brigar com isto no linux (isto é googlar por horas a fio) e não dá para correr hd com recurso ao gpu na minha x600

    No mesmo portátil abri o windows 7, fiz download do Media Player Classic, não instalei codec packs, não configurei absolutamente nada, fiz download de um trailer em 1080p e correu imediatamente em dxva!

    Windows 1 \ linux 0

  7. Avatar de a Friend®

    @734

    Se usares Windows, activa o DirectX nas opções de video. Pode estar desligado.

    @BrunoG.

    Graficas ATI no Linux já se sabe como é… infelizmente continuam uma bela tanga. Nvidia funciona na perfeição, os drivers estão de longe mais maduros.

    É essa a razão de no Windows correr-te lindamente e no Linux não. Eu pelas mesmas razões, no meu caso num Aspire One (Grafica INTEL) não consigo usar o Ubuntu como SO principal por fraco suporte da gráfica. Infelizmente. Já no meu Desktop (Nvidia), corre perfeitamente.

  8. Avatar de mario mendes
    mario mendes

    O VLC é bom só tem um senão não funciona com Blue Ray que eu saiba, e não se consegue tirar partido do potêncial que tem por não haver um manual que ensine, podia ser porreiro se houve-se alguem aqui do forum que ensina-se a gente.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      e para que queres blue-ray a ler com VLC??? ha com cada ideia mais parola

  9. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Nada é melhor que o splayer a nível de reprodução de vídeo

    http://www.splayer.org/index.en.html

  10. Avatar de ana
    ana

    Nada é melhor que o Zoom Player a nível de reprodução de vídeo
    Zoom Player

    Zoom Player

    Zoom Player

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    VLC dá problemas com K-Lite 6.x

    Mas aindo prefiro ele, que sozinho faz tudo, utilizando o K-Lite 5.9 para o WMP

  12. Avatar de Alberto Ferreira
    Alberto Ferreira

    Já o uso há alguns anos, tanto em Windows como Mac.

    Infelizmente esta última versão vem com um Bug, já reportado, em que não deixa aumentar o tamanho das legendas.

    Há 2 dias, um filme que seria suposto começar as 00:30, começou às 1:15 até descobrir o que se passava, e conseguir encontrar uma versão mais antiga já compilada (incrível eles não terem no próprio site para download – nem no FTP) …

    De resto, o VLC tem provas dadas.