MPKosmos – Um Web Server português

15 Comentários

Aproveitando o desafio que temos vindo a lançar para os programadores portugueses nos darem a conhecer as suas aplicações, o Miguel Pedroso apresentou-nos o MPKosmos – Um Web Server português. A aplicação/serviço está bastante interessante, e o autor está a espera do vosso feedback.

Vamos conhecer um pouco melhor o MPKosmos.

MPKosmos_01

O que é um servidor web?

Em traços muito gerais, um servidor web disponibiliza páginas/site web. Por exemplo, quando alguém escreve “www.google.com” na barra de endereços do browser está a fazer um pedido a uma máquina. Essa máquina tem um software que lê esse pedido e dá uma resposta ao cliente, o que lhe permite receber o site a apresentá-lo no browser. Esse software é um servidor Web.

O MPKosmos é um software em fase desenvolvimento mas têm funcionalidades básicas de servidor Web. Neste momento o MPKosmos pode ser utilizado por todos aqueles que querem aprender o funcionamento de um servidor Web simples, por quem quer partilhar ficheiros de forma fácil ou com aqueles que gostam de testar todas as novidades.

Configuração Principal

No menu configuração principal podemos definir qual o porto de omissão, directório onde vão ficar disponíveis os sites, activação de logs, etc.

MPKosmos_02

Pastas

Neste menu podemos definir qual a o nome do ficheiro/extensão a carregar por omissão. Por exemplo quando escrevemos http://www.pplware.com, não necessitamos de escrever index.php ou index.html, pois a aplicação sabe o ficheiro que tem de ler incialmente

MPKosmos_03

Segurança

Aqui podemos definir uma password que que as configurações estejam protegidas.

MPKosmos_04

O MPKosmos  ainda não têm suporte completo a PHP mas todos os que desejarem escrever e testar pequenos scripts poderão fazer o download do PHP e colocá-lo na pastas “modules\php\” do MPKosmos.

Em nome do pplware, parabéns Miguel Pedroso!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/7
Download: MPKosmos_0_1 [229 KB]
Homepage: Miguel Pedroso

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AresNexux
    AresNexux

    Muito bem é deste tipo de empreendedores que precisamos em Portugal parabéns Miguel Pedroso….

  2. Avatar de Miguel

    Agradeço bastante a colocação da notícia.

  3. Avatar de Tagus
    Tagus

    Era porreiro que tivesse suporte para java web, com o tomcat ou algo do género.
    Aliás eu proponho um desafio ao pplware, que é dizer como agarrar num projecto de java web e conseguir meter num servidor online.
    Cumps

  4. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Mas quem é que faz um webserver em windows???

    1. Avatar de mbarrela
      mbarrela

      eu, quando construo sites, testo em windows, e só depois coloco em linux.
      cumps.

    2. Avatar de Um
      Um

      Toda a gente que desenvolve para a web e utiliza um pc com Windows…

      1. Avatar de Miguel

        Não só isso, como também poderá haver uma possibilidade de, no futuro, o programa ser “portado” para Linux, através da Framework Mono. Só que isto ainda não é uma promessa.

        1. Avatar de wolfytuga

          Olá Miguel Pedroso,

          Desde já os meus parabéns por este teu trabalho!
          Pelo que me deste a entender, este programa foi feito em C#, estarei certo? Há alguma possibilidade de ser portado para Vala em vez do Mono?

          @offtopic:
          Para quem não saiba de que se trata, Vala é uma nova linguagem de programação que visa aproximar o C ao C#, e tem como recurso o GObject. Mais informação sobre Vala poderá ser encontrada no site oficial:
          http://live.gnome.org/Vala

          Cumprimentos,
          Luís Cardoso

          1. Avatar de Miguel

            Olá.

            Obrigado!

            Sim eu estou a desenvolver o MPKosmos em C#. Dei uma vista de olhos no site do Vala (não sabia que existia) e parece-me ser interessante. Porque não?

            No entanto antes de portar o MPKosmos para outra plataforma quero primeiro adicionar algumas funções que considero ser muito importantes. Depois disso vou começar a pensar mais seriamente nestas coisas.

            Miguel

          2. Avatar de wolfytuga

            Olá Miguel,

            Eu sei que ainda poderás estar a tratar de melhorar este programa e dotá-lo de mais algumas funções. Apenas coloquei essa pergunta, porque tenho um pc mais fraquinho que não se dá lá muito bem com aplicações em Mono e como esse pc poderá haver outros e decidi apresentar essa ideia.

            Ficarei a aguardar por mais info sobre esta ferramenta!

            Cumprimentos,
            Luís Cardoso

  5. Avatar de Yuy
    Yuy

    é meter este servidor num fórum de hackers e ver quantos segundos demoram a entrar no servidor com este software ainda por cima baseado no .NET xD

    1. Avatar de Miguel

      O .NET tem também uns pros a nível de segurança. A memória é gerida automaticamente portanto não se precisa de preocupar com buffer overflows porque elas não ocorrem (a não ser que a framework da Microsoft tenha alguma falha de segurança e seja possível modificar automaticamente a pilha dos programas que estejam a correr).

      Não lhe peço que ponha o MPKosmos num desses sites mas está convidado a testar a segurança do mesmo e depois se descobrir alguma falha está de parabéns. 🙂

  6. Avatar de joni08

    Eu também testo os sites que faço, num webserver em windows.
    E existe muita gente a fazer até…

  7. Avatar de Jorge Salvador

    Olá amigo!!!
    Nova versão do Firefox disponível para download em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com/2010/07/25/firefox-3-6-8-final/

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  8. Avatar de manuel
    manuel

    Boas, MP
    Parabens, o seu webserver está 5 estrelas funciona na perfeição, é um projecto super-interessante. fico á espera de novas funcionalidades
    No entanto tenho uma, questão, ( dificuldade ), na password…como configuro o login ? Ou como posso aceder depois de configurar o server password?

    Abraço