VLC 2.0.3 “Twoflower”, o player de excelência!

32 Comentários

Existem softwares que são incontornáveis em qualquer computador e que se tornam tal forma úteis e competentes na realização do seu propósito que deveriam existir de origem com o sistema operativo ou são dos primeiros a serem instalados num novo computador.

O VLC é um desses softwares. Este leitor multimédia tem um lugar especial nas máquinas de todos e é uma peça fundamental quando a tarefa é reproduzir ficheiros multimédia ou realizar tarefas relacionadas. O VLC acaba de maturar um pouco mais!



Poucos são os que não conhecem o VLC. Este player gratuito é capaz de reproduzir quase todos os ficheiros áudio ou vídeo que lhe entregarem, sem necessidade de recorrerem a codecs adicionais ou plugins especiais.

Para além da sua versatilidade na reprodução de ficheiros, o VLC é também um camaleão no que toca a sistemas operativos suportados. Podem corrê-lo no Windows, Mac ou Linux, mantendo a sua interface e as suas funcionalidades.

Esta nova versão, de nome Twoflower, apresenta muitas novidades que vão fazer as delicias de todos os que estão habituados a usarem o VLC. A maior novidade visual foi reservada para o Mac OS, onde a interface do VLC foi totalmente alterada. Passam a poder arrastar ficheiros para que estes passem a pertencer à lista de reprodução.

A interface do VLC nas restantes plataformas, apensar de não ter sofrido alterações tão grandes, foi também alvo de melhorias e correcção de problemas.

Em todas as plataformas houve uma melhoria no código para que o VLC possa fazer melhor uso do hardware disponíveis em todas as plataformas onde corre, melhorando a renderização de vídeo e permitindo que se obtenham melhores imagens.

Houve ainda a preocupação de adaptar e abrir o VLC a ainda mais formatos, para que esta ferramenta seja ainda mais abrangente e com maiores e melhores capacidades. De notar que alguns desses formatos são profissionais.

Esta versão traz ainda melhorias na utilização de novos dispositivos e tem também um novo suporte, experimental, para discos BlueRay.

Para além destas novidades todas, o VLC foi ainda trabalhado no seu interior, por forma a que fossem corrigidos mais de 7000 bugs, tratados por mais de 160 programadores voluntários.

O melhor player a que podemos aceder de forma gratuita está melhor, muito melhor. Cresceu e conseguiu trazer novidades que merecem ser analisadas em pormenor por cada um dos utilizadores.

Actualizem a vossa versão para terem acesso a todas estas novidades ou instalem o VLC e vejam o que têm estado a perder! É uma melhoria muito significativa e que irá trazer ainda mais capacidades a uma ferramenta que já tinha atingido patamares de excelência.

Novidades da versão 2.0.3:

  • Grande actualização que corrige uma série de regressões do ramo 2.0.x do VLC.
  • Apresenta um número importante de recursos para a plataforma MacOS, nomeadamente melhoramento da interface, de forma a estar a par com a interface do VLC clássico, melhor desempenho, remoção de cache de fonte e suporte de exibição Retina, ou seja, com suporte ao novo ecrã com tecnologia Retina do MacBook Pro e iPhone 4.
  • Correcções na reprodução em plataformas mais antigas, como drivers antigos no Windows XP, PowerPC no OSX ou GMA950 na Intel OSX.
  • Com a descodificação mais rápida em sistemas multi-core, GPU e hardware móvel e a capacidade de abrir mais formatos, nomeadamente profissionais, HD e codecs de 10bits, uma grande actualização para o VLC.
  • Corrige umas centenas de bugs, e adiciona mais de 500 compromissos por cima da versão 2.0.1.

NOTA: já depois da realização deste artigo saiu a versão 2.0.3. Todos os links foram actualizados excepto a versão 64-bits para Windows que, ao momento de escrita desta nota, ainda é a 2.0.2.

 

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: VLC 2.0.3 Windows | Oficial [21.56MB]
Download: VLC 2.0.2 – 64-Bits Windows | Oficial [37.7MB]
Download: VLC 2.0.3 Linux | Oficial [17.1MB]
Download: VLC 2.0.3 Mac | Oficial [42.5MB]
Homepage: VLC

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    É de longe obrigatório ter este player instalado no PC.

    1. Avatar de João Carreira
      João Carreira

      Concordo, é de longe mesmo…
      Este será o Santo Gral dos codec’s
      “K-Lite Codec Pack”
      http://www.codecguide.com/
      Bom fim de semana!

  2. Avatar de xpto
    xpto

    a versão atual é a 2.0.3

  3. Avatar de Just saying
    Just saying

    No site deles já aparece v2.03. Será algum erro deles? O meu esta na v2.02 e nao me da nenhum update disponivel.

    1. Avatar de Mário Sousa

      Just saying, como o artigo já estava preparado há algum tempo e a versão 2.0.3 é muito recente, só pude actualizar mesmo agora. Como digo na NOTA acima, à excepção da versão 64-bits para Windows está tudo actualizado.

  4. Avatar de NM
    NM

    E funcionar com codec madVR?
    Nao uso muito o VLC, mas não encontrei na app para fazer isso.

  5. Avatar de Designer
    Designer

    Muitíssimo obrigado 🙂

    Um programita que faz mesmo falta, é um que deixasse incorporar as legendas da forma como eu queira ou seja, fechar o filme com a legenda incorporada.
    Caso alguém saiba de um que funcione 5***** e que possa haver em PC e Mac, avise-me por favor.

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Luis Andrade
      Luis Andrade

      O Km player também não é mau.

  6. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Audio Soft: Billy (muito leve)

    Video Soft: BsPlayer (busca de legendas automática)
    VLC (palavras para quê)

    🙂

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Existe plugins do VLC para busca automática de legendas.
      Basta clica e ele insere as legendas automatíca. Muito rápido e eficaz.

      http://www.webupd8.org/2010/01/vlc-media-player-to-get-extensions.html

      Abraço.

  7. Avatar de Miguel Ribeiro

    Será que em Ubuntu já tira partido do VDPau?

  8. Avatar de peter
    peter

    Boa tarde.
    Excelente programa.
    A versão 64 bits funciona bem?
    É apenas uma dúvida, uma vez que tenho sistema 64bits e se houver melhorias de desempenho, passo a utilizar essa.

    1. Avatar de Mário Sousa

      peter, eu pessoalmente uso a versão 64-bits e até ao momento sem qualquer razão de queixa!

  9. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Não sei porque, o VLC não me atrai! Continuo a preferir Codec K-Lite Pack + Windows Media Player Classic

    1. Avatar de joao
      joao

      igualmente. já tentei utilizar n vezes e nunca me habituei. KLP + MPC ou então SPlayer.

    2. Avatar de André Gonçalves
      André Gonçalves

      +1

  10. Avatar de alcagoita.com

    Continuo a preferir o KMplayer para mim o melhor player que ha

  11. Avatar de Cruz
    Cruz

    Devo ser o único que usa o “Media Player Classic – Home Cinema” p’ra reproduzir vídeo looool

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Eu também o uso. Seria interessante fazer-se uma comparação entre o VLC media player e o Media Player Classic – Home Cinema, no caso do Windows. Que tal, pessoal do Pplware? 😉

  12. Avatar de vitor
    vitor

    Tambem uso o Media Player Classic…é o melhor.

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Não conheço muito bem este VLC mas pelo que já testei não há nada que chegue ao BSplayer.. Até vai buscar as legendas… Muito Pratico.

  14. Avatar de Bené Considero o KMPlayer ainda o melhor para reproduzir filmes, videos e áudio.
    Bené Considero o KMPlayer ainda o melhor para reproduzir filmes, videos e áudio.

    Considero o KMPlayer disparado o melhor para reproduzir filmes, videos e áudio. Perfeito!

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      A abusar do espaço para o nome nos comentários?

  15. Avatar de Rafael Henrique
    Rafael Henrique

    Excelente Player (:

    Aqui no meu Ubuntu 12.04, ele está na versão 2.0.4 (;

  16. Avatar de Paulo Bastos

    Obrigatório sem dúvida e gratuito.

  17. Avatar de Pher
    Pher

    Nada que bata o Media Player Classic Home Cinema! 😀

  18. Avatar de sagui
    sagui

    Boas,estou com um problema,instalei a versão mais recente do vlc no meu xp sp3,e tanto o vlc como o media player apenas dão som.Sempre utelizei o vlc,atualizava e estava sempre a bombar.Agora é isto,já não sei o que fazer,alguem me pode dár umas dicas o que podera ser?

    1. Avatar de fernando
      fernando

      Fica pela versão 1.1.9
      A versão 2 dá raia no XP.

  19. Avatar de fernando
    fernando

    Funciona mal no XP.Alias, todas as versões 2.x não funcionam comigo no pc. Tenho dual boot com o seven e lá funciona bem.

  20. Avatar de delaorden

    VLC, KMp, são ótimos sim. Mas o Media Player Classic com o mega pack do k-lite é o que há por aqui.

    Nota (ou obs.) Pessoal, está mais do que na hora de se livrar do Windows XP. Just a tip.

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    PotPlayer the best on the world.

    É assim pessoal este é o melhor ;).
    Até então usava se o kmplayer, mas como começou a ficar mais pesado, fui para esse que é do criador do kmplayer.
    em termos de qualidade de imagem não sei qual o melhor, mas já não vejo filmes no pc só na tv que ela lê o disco externo e siga.
    Por isso leve e facil é esse mesm, para se ouvir um som ;D (e anime va que é o que vejo no pc)