Vivaldi 1.14 – Navegue na Internet sem ser espiado

27 Comentários

Um browser é uma das ferramentas que mais usamos no nosso sistema. Neste mercado o Google Chrome ganha em popularidade mas há boas alternativas no mercado como é o caso do Firefox, Opera, Edge, entre outros.

Em 2015 foi anunciado o Vivaldi que tem vindo a ganhar muitos fãs e que já está ao nível dos melhores. Vamos conhecer as novidades do novo Vivaldi 1.14.


Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.

Recentemente foi lançado o Vivaldi 1.14 e traz algumas novidades interessantes.

Novidades do Vivaldi 1.14

Os browser atuais permite que o utilizador escolha facilmente o motor de busca mas o Vivaldi está um passo à frente. Com a última versão o utilizador pode escolher dois motores de busca, sendo que um é usado para o modo de navegação normal e o segundo é usado para o modo de navegação privado.

Navegação privada com o DuckDuckGo

No seguimento de uma parceria com a DuckDuckGo, o Vivaldi incorpora agora o DuckDuckGo para navegação privada. Ao contrário de outros browsers, quando abra uma janela privada no Vivaldi, o DuckDuckGo é ativado como motor de pesquisa padrão.

Quando as pesquisas são realizadas recorrendo ao DuckDuckGo, passa a deixar de existir histórico de pesquisas. Isto significa que quando navega na Internet em modo privado, significa que é mesmo privado.

Disponível para Windows, Mac e Linux, este browser tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.

Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, performance e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome e faça download… quem sabe não será o seu browser predefinido já hoje.

Via Vivaldi

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda nao consegui colocar de parte o Palemoon c\ duckduckgo.

    É de valor ver actualizaçoes e aumento de utilizadores nestes browsers menos conhecidos para muitos. Precisamos mais disto.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Já Há anos sem fim que uso o Opera e mais recentemente, embora poucas vezes, o Vivaldi.

      Quais as razões para não deixar de parte o Palemoon? Vou instalar e experimentar, pode ser que seja desta que deixo o Opera 🙂

  2. Avatar de R
    R

    Brave browser aqui! 😀

    1. Avatar de William Neis
      William Neis

      Gosto de usá-lo no smartphone, este sim tem um ótimo adblock incluso.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    A operadora que fornece o serviço de internet não consegue ainda assim saber por onde navegados??

    1. Avatar de arc
      arc

      Tudo é possível, até o preço dos combustíveis aumentarem para a próxima semana!

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      O ISP consegue ver tudo o que tu vês, sendo até obrigado a guardar essa informação por N meses por motivos legais.

      A única forma segura e privada de navegar continua a ser com:

      1- browser TOR (faz camuflagem do teu IP);

      2- pesquisador DuckDuckGo (não guarda os teus metadados, nem faz o teu perfil de utilizador como o Google, nem vende os teus dados);

      3- rede VPN à tua escolha (não permite ao ISP saber o que tu andas a ver);

      4- absolutamente nenhuma participação em redes sociais usando dados pessoais verdadeiros;

      5- uso de um email encriptado, tal como o Lavabit, antes de ser encerrado por se recusar dar informações sobre a conta do Edward Snowden (um serviço que respeita e DEFENDE a tua privacidade, ao contrário de Gmail e companhia);

      Estas são as 5 condições para garantir a 100% a Segurança, a Privacidade, e a Liberdade, já para não dizer a Democracia (ref: Steve Banon compra dados de utilizadores do Facebook para manipular eleições a favor do fascista Trump).

      “ah e tal eu não tenho nada a esconder” – era o que diziam os Judeus quando Hitler mandou fazer uma base de dados sobre eles, com os nomes, composição do agregado familiar, e moradas…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Só mais uma coisinha, a rede VPN (e o serviço de email encriptado) que escolheres não deve ser fornecida por nenhuma empresa com capital, ou sede, na Rússia, China, nem muito menos nos EUA. Nenhum destes estados autoritários e imperialistas respeitam a privacidade dos cidadãos.

        Em Estados com ligações próximas a estes 3 (ex: Portugal tem protocolos de partilha de dados com os EUA), também não convém… ou são casos que dependem de especificidades da respetiva legislação nacional.

        “1984” está aí, e em força…

      2. Avatar de William Neis
        William Neis

        O problema do VPN é que você troca uma empresa pela outra. O que garante que a empresa na qual vc usa o VPN não está lhe vigiando?

  4. Avatar de arc
    arc

    Browsers proprietários, NÃO obrigado.

      1. Avatar de arc
        arc

        P Pinto, o Sr anda muito desatento, ao que por vezes comento!
        As vezes uso, Inox, outras é Iridium, e por vezes é Ungoogled Chromium e para desemjoar é Cliqz.
        E já me esquecia…quando me encontro sem ambiente gráfico é mesmo…Lynx ou w3m (renderiza, boa qualidade de imagem o w3m)!!! eheh

        1. Avatar de João
          João

          Afinal já conhecia (sem nunca ter usado, no entanto) o Cliqz.
          Pessoalmente tento manter-me afastado de coisas provindas do Google… por mais opensource que sejam…

          Já agora, o que acha do Tor Browser?

          1. Avatar de arc
            arc

            Vou gerar polémica!

            “Já agora, o que acha do Tor Browser?”

            Se forem utilizadas algumas práticas, descritas acima pelo @ Jorge, e outras que não foram mencionadas, é uma “fantasia” o uso de Tor Browser.

            Utilize ferramentas como I2P, Freenet, GNUnet, etc., e outro tipo de soluções que não são para este lugar chamadas à discussão.

            Estude, e estude muito, e quando pensar que sabe alguma coisa, desconfie do que sabe, você vai saber sempre muito pouco!

      2. Avatar de arc
        arc

        Cliqz (https://cliqz.com/en/)
        Inox Browser (https://github.com/gcarq/inox-patchset)
        Iridium Browser (https://iridiumbrowser.de/)
        Ungoogled Chromium (https://github.com/Eloston/ungoogled-chromium)

        Os outros em terminal é só para nerds….eheh

        Trabalho de Caso, feito.

        1. Avatar de Edson
          Edson

          Pedro, seu comentário foi muito útil pra mim! Adorei os projetos… O Cliqz e o Iridium ainda mais, é uma pena que a versão do Cliqz pra Android não tenha me agradado muito :l

    1. Avatar de João
      João

      +1
      É uma pena que o vivaldi não seja opensource.

      Vou dar uma espreitadela nos links que deixou também 🙂

      Obg

  5. Avatar de Britiaspeh
    Britiaspeh

    Não existe para depósitos móveis, limita a experiência de utilização. Continuem assim.

  6. Avatar de censo
    censo

    Navegar sem ser espiado ? Se não querem ser espiados, não naveguem. Se querem privacidade, privem-se. Se não querem ver os próprios dados vendidos ou partilhados, simplesmente não os divulguem.

  7. Avatar de paulomsguerra
    paulomsguerra

    Desculpem a minha pergunta por ignorancia, mas a privacidade que o citado browser usa, tem vantagens para movimentos bancários, ou isso é outra coisa que não entra nesta caso de privacidade?

  8. Avatar de William Neis
    William Neis

    Esse é um dos melhores navegadores no quesito: customização.

    O único problema são que, algumas extensões não funcionam perfeitamente nele. Além disso, eu acho, sim “EU” acho ele um pouco mais lento pra abrir páginas. São diferenças de segundos, mas que no final, fazem uma grande diferença.
    Eu ainda acho o Chrome/Chromium e Firefox ainda mais rápidos que o Vivaldi. Por que? Não sei. Mas não nego que o Vivaldi é um ótimo browser, isso ele é!
    Bem melhor que o Opera que foi vendido para os chineses.

  9. Avatar de security
    security

    “Isto significa que quando navega na Internet em modo privado, significa que é mesmo privado”. – isto não é verdade.

  10. Avatar de L-N95
    L-N95

    O Tor Browser não é o que aparenta ser… 😉

    ‘NSA-proof’ Tor actually funded by US govt agency, works with BBG, FBI & DOJ – FOIA docs
    Tor, free software which enables anonymous communication over the internet, is a “privatized extension of the very same government that it claimed to be fighting,” claims journalist Yasha Levine, who obtained 2,500 pages of correspondence about the project via Freedom of Information Act (FOIA) requests.
    Hailed as “NSA-proof” and used by journalists and whistleblowers alike to protect themselves and their sources from government retribution, Tor is painted in an entirely new light in the FOIA documents, which reveal cooperation between the software’s developers and US government agencies…