VirtualBox 4.0.10 está disponível para download

33 Comentários

Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Vamos conhecer as melhorias da versão VirtualBox 4.0.10.

vm00

A Oracle disponibilizou recentemente a versão VirtualBox 4.0.10 que conta com algumas  melhorias.

Como principais melhorias, o VirtualBox 4.0.10 apresenta:

  • Melhorias a nível de GUI
  • Suporte melhorado para o MacOS X Lion
  • Melhorias a nível de suporte de interfaces USB
  • Melhorias a nível do suporte para Gnome 3

Veja todas as novidades aqui

vm01

Como tenho referido em alguns artigos, pela experiência que tenho adquirido no mundo da virtualização, parece-me que neste momento o VirtualBox (na versão gratuita) é superior ao VMWare Player em muitos aspectos.

Para quem pretender gerir remotamente as máquinas virtuais do Virtualbox através da web, pode recorrer ao phpVirtualBox (Fica a dica…brevemente faremos um artigo sobre esta interface desenvolvida em PHP).

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.0.10 [79,48 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.0.10 [75 MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edu Carrega

    Já atualizei meu ubuntu, windows 7, XP e MAC Os Lion rodando perfeitos!

  2. Avatar de Miguel

    será que com esta nova versão
    o *Chrome OS VirtualBox image*
    http://tumblr.com/xqc1rqfmcc
    vai funcionar ?

    [ a experiência vai ter ficar para amanhã ]

  3. Avatar de Jóni
    Jóni

    Boas.. Já alguém consegiu instalar o Mac OS X Lion com este VirtualBox?

    Cumprimentos.

    1. Avatar de jonathan
      jonathan

      Sim, Mac OS X é suportado e roda perfeitamente no VboX; mas pra isso o processador do computador precisa ter instruções Intel VT-x/AMD-V.

      1. Avatar de Jóni
        Jóni

        A minha máquina suporta virtualizações. Só precisava de saber se dá para virtualizar o Mac OSX numa máquina Windows?

        1. Avatar de jonathan
          jonathan

          É suportado pelo VBox num ambiente Windows.
          Aconselho assistir este vídeo, será de grande valia.
          http://youtu.be/NRsg1wGESIk

          1. Avatar de Jóni
            Jóni

            Obrigado Jonathan 😉

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Jonathan, baixei o aquivo .iso e tentei rodar na virtual box instalada em um SO Linux ubuntu 10.10, veio uma msg de erro fechando a maquina virtual, mencionando o AMD… meu processador é intel dual core, como eu faço ?

  4. Avatar de Sharp Random

    Antes de mais nada, meu entusiasmado aplauso pela perseverança do Pplware. Agora, às matérias. 😉

    Abraço

  5. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Boas, este Oracle VirtualBox fazer como à semelhança do xp mode e do Parallels Desktop?
    DO género, ficar só a aplicação aberta em vez de ter a janela do VirtualBox com o sistema operativo em fullscreen?

    1. Avatar de Olly

      Eu já não uso o VBox desde a versão 2.qq coisa ou 3.0 (acho) mas já então eles tinham isso. Se bem me lembro era chamado o Seamless mode ou algo assim…

  6. Avatar de Olly

    Já tem suporte para copy/paste entre host e guest?

    É a única coisa que me prende ao VMPlayer neste tempo todo.

    1. Avatar de Queirós
      Queirós

      Sim tem!!! Mas apenas texto. Esta nova versão nao sei.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Isso já é suportando há algum tempo…

    3. Avatar de NM
      NM

      Se falas género drag and drop de ficheiros e pastas pelo que tentei recentemente ainda não. Tem que ser transferidas via as pastar partilhadas.

  7. Avatar de cerib

    Tenho uma dúvida:

    A minha máquina suporta o AERO do W7 de boa.
    O que eu queria saber é se com esta versão do VB vou conseguir por o aero da maquina virtual a funcionar… alguem já sabe se é posível?
    Obrigado 🙂

  8. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Alguém sabe se já tem drag’n’drop de ficheiros para dentro da VM?

    1. Avatar de NM
      NM

      Não, parece-me que isso até é algo que deliberadamente não querem colocar tão cedo. Chateava muito os que pagam por tais extras à Pararells e VMware e suponho que eles não querem guerras.

  9. Avatar de cool-man

    @cerib
    Para isso terias que ligar o suporte de aceleração 3D mas não recomendo porque torna a virtualização instavél.

    @Daiquiri
    Drag & Drop ainda não é suportado nem vai ser tão cedo. Nem está planeado ainda.

    1. Avatar de Daiquiri
      Daiquiri

      Obrigado. É das features que sinto falta do vmware 😉

    2. Avatar de cerib
      cerib

      Muito obrigado pela resposta 🙂
      O problema é que eu já tinha feito isso (na 3.xx) e não resultou.
      A minha classificação do sistema é 3,9.

  10. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    “Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.”. Já tentei de tudo (mas secalhar ainda não tudo) para no meu portatil com xp instalar, através do VB o windows 98. Alguém me ajuda nesta professia!?!?

    Os tutoriais que têm feito sobre o sound forge têm sido fantasticos. Secalhar este programazito também merecia uma série deles.
    Cumps,
    Paulo Carvalho

  11. Avatar de Wykzl
    Wykzl

    Boas,
    O VB é free para uso pessoal ou é totalmente livre ?
    Antes era apenas para personal use, mas estive a ver e apenas diz que é GPL 2 (que me parece totalmente free), ou seja, posso usar em ambiente empresarial.
    Certo ?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      as versão para sistemas não unix like ou são pagas, ou grátis para uso não comercial…lamento.

      cmps

  12. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    boas

    O VMware Workstation é muito melhor e mais funcional… oferece imensas vantagens comparado com o virtualbox… devido ao meu trabalho preciso de usar uma maquina virtual, depois de ter utilizado o virtual box e mudado para o VMware não quis outra coisa… Não sei se é free pois foi um colega que me arranjou… mas aconselhava a fazerem a sua avaliação, vão ver que permite fazer muita coisa que o virtual box não dá…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      o Vbox, é fantástico e é a ferramenta de virtualização do momento, o VMWareja teve os seus momentos altos, tal como o windows, as coisas vão mudando…

      cmps

      1. Avatar de NM
        NM

        Não é assim tão simples. O VBox está ainda melhor mas eu por ex não consigo encontrar nele as pequenas coisas que mais jeito dão no VMware Fusion ou seja o drag and drop por ex. Por isso por mim e apesar de até ter os dois acabo por achar mais prático usar o VMware mesmo usando uma versão já bem antiga.

  13. Avatar de cool-man

    @Paulo Carvalho
    O Windows 98 não é suportado no virtualbox

    @Wykzl
    A licença do Virtualbox desde a versão 4 é GPL, existe é umas extensões que a licença é PUEL. Essa extensão acrescenta as funcionalidades de USB2, RDP, PXE boot.

    1. Avatar de Paulo Carvalho
      Paulo Carvalho

      Há algum software deste género que suporte o win98?

      Cumps,
      Paulo Carvalho

      1. Avatar de NM
        NM

        Com o VBOX
        http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?t=9918

        Para Mac quase que posso jurar que o VMWare Fusion 2.x suporta o Win98 também. No entanto penso que retiraram o suporte nas novas ediçoes.

  14. Avatar de cool-man

    Podem ver a aqui a lista de sistemas operativos suportados

    http://www.virtualbox.org/wiki/Guest_OSes

  15. Avatar de D@nilo M@thias

    Ola a todos, ja testo o Vbox a um tempo, muito bom por sinal. Não sabia ate então da phpVirtualBox. instalei e configurei… apanhei um pouco mais ficou 100% funcional, porem consome muito o hardware do Host!
    boa dica Pplware

    segue a imagem :

    https://skydrive.live.com/?cid=d7112e14232ab19f&id=D7112E14232AB19F%21171#cid=D7112E14232AB19F&id=D7112E14232AB19F%21422

  16. Avatar de Nuno Morais
    Nuno Morais

    Também arranca por partições que estão a fazer Dual-Boot? Ou só o VMware é que ainda faz isso?