Thunderbird 60: Será preciso ter o Microsoft Outlook instalado para e-mail?

35 Comentários

Para quem procura um cliente de e-mail completo e gratuito, o Thunderbird é, sem dúvida, a melhor opção. Esta ferramenta da Mozilla é caracterizada por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do género e possui uma interface bastante organizada e limpa.

Recentemente a Mozilla lançou o Thunderbird 60. Vamos conhecer as novidades.


Depois de vários meses sem qualquer atualização, a Mozilla lançou finalmente a versão final do Thunderbird 60. Esta nova versão traz várias novidades, foram corrigidos vários bugs e há também melhorias que garantem a melhor experiência com este cliente de e-mail.

Photon Look

Tal como o Firefox, o Thunderbird vem agora também com a interface “Photon” que dá uma certa elegância a esta ferramenta. Além desta novidade, estão também disponíveis novos temas e passa a existir suporte para os temas WebExtension.

Com o Thunderbird 60 passa também a existir suporte nativo para notificações em distribuições Linux e suporte para autenticação OAuth2 para o Yahoo e AOL. Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

Thunderbird vs Microsoft Outlook

É verdade que hoje em dia são muitos os utilizadores que usam as próprias interfaces Web dos serviços de e-mail para gerir as suas contas. No entanto, se há um software que é o melhor dos melhores no segmento dos clientes de e-mail esse software chama-se Microsoft Outlook.

Com vários recursos de nível empresarial, o Microsoft Outlook é sem dúvida o cliente mais completo. No entanto, para quem procura um cliente de e-mail gratuito e completo, a nossa sugestão vai, sem dúvida, para o Thunderbird. Como referimos, o Thunderbird é bastante leve e tem uma interface bastante funcional.

Ainda usa cliente de e-mail? Se sim, qual?

Thunderbird

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    tem algum jeito de fazer o thunderbird NAO baixar todos os emails desde 1999 da conta gmail ? isto é, so baixar os atuais, como email do windows 10 ?

  2. Avatar de Matheus Alexandre
    Matheus Alexandre

    Na minha opinião, o cliente de E-mail mais simples e direto é o Geary, não o thunderbird. Tem uma interface muito mais limpa e pelo que pude perceber ele é muito mais eficiente em termos de notificação. Fica como recomendação para o pessoal.

  3. Avatar de Rui Pedro Caldeira
    Rui Pedro Caldeira

    Eu há muito que uso o GMail como o meu cliente e-mail. Registei o meu domínio com a GSuite quando ainda era gratuito para privados e desde aí que concentro tudo incluído contas de third parties lá, com a vantagem que tudo é sincronizado com os meus devices

  4. Avatar de Paulo F
    Paulo F

    Utilizo o eM Client à alguns anos (apesar de na sua versão free apenas poder gerir duas contas de correio, o que para mim é suficiente) e acho que está ao nível do outlook que utilizo na trabalho.

    1. Avatar de Paulo Seichinha
      Paulo Seichinha

      Concordo. Eu inclusive adquiri a versão paga.

  5. Avatar de Crow-
    Crow-

    Só uso cliente de email a nível profissional e para mim o Outlook é ainda indispensável. Ainda dei uma oportunidade ao Apple Mail, mas rapidamente voltei ao Outlook.
    A nível particular, webmail!

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Na real, acho que ninguém usa mais isso, é que nem baixar o Dropbox. Por que não logar pelo site oficial? No caso do e-mail?

    1. Avatar de Archmen
      Archmen

      Tinha abrir as minhas 5 contas uma por uma lol

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Quem tem 5 contas de e-mail?

        1. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          Tenho 7
          2 profissionais (trabalho para duas empresas)
          2 domínios privados (são as contas mais pessoais que não uso para registros, uma para família e amigos outra para correo de governo e outras entidades mais fiáveis
          1 conta para registrar em sites
          1 Gmail
          1 Hotmail

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Pra que tanta conta assim?

        2. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Em Portugal (da forma como construíste a frase deves ser Brasileiro) temos este ditado: “cada macaco no seu galho”
          O ideal da organização é separares os e-mails pessoais dos empresariais e só aqui terás, no mínimo 2 contas.
          Eu tenho muito mais que duas contas por todas as razões e mais algumas mas a principal é a organização.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      Você não vive na real(idade)

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Talvez seja coisa pra velhos

        1. Avatar de Edson
          Edson

          Bem… não vejo nenhum absurdo em ter mais de uma conta de e-mail não. Eu realmente tentei colocar todas as coisas em uma única conta, configurando o e-mail pra organizar tudo por pastas automaticamente, mas terminou ficando tudo muito confuso. Hoje, uso duas contas: uma para assuntos acadêmicos e outra para as minhas coisas pessoais. Ainda assim, continuo usando webmail

  7. Avatar de Duarte Pato
    Duarte Pato

    Thunderbird, Libreoffice, Gimp, Darktable, Firefox, Wine…tudo o que precisam está no linux! Alguem ainda usa windows para que? Gostam de telemetria no vosso pc e ficar a arrastar se?

    1. Avatar de Luis Tr
      Luis Tr

      Não seja assim tão fundamentalista, eu Não Uso Linux tal como milhões de users no mundo porque na empresa os PC’s vêm com Windows de rais, (politicas internas da empresa) e em casa eu gosto, mas gosto muito de jogar e os jogos, comerciais recentes, não correm em Linux nem os seus suportes técnicos cobrem Linux…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os addons disponíveis para o Thunderbird tornam possível costumizá-lo de uma forma incrível.
    A forma como tenho o meu customizado torna-o totalmente diferente do original e bem mais funcional.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quais usas? Não queres fazer artigo? 🙂

    2. Avatar de anjodefogo
      anjodefogo

      Com a nova versão (60.0) vais perder quase todas! Ao fazeres a actualização para a última versão, verifica se consegues manter o teu tão personalizado como tens!
      Infelizmente, na minha opinião, perdendo o suporte à maioria das extensões, o Thunderbir e também o Firefox, vão perder os seus utilizadores!

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        A maioria acaba or funcionar, apesar de nao dizerem que suportam a versao 60.0:

        https://www.askvg.com/fix-extension-could-not-be-installed-because-it-is-not-compatible-with-thunderbird/
        extensions.strictCompatibility = false

        Addons:
        – Nostalgy (Uso bastante) http://alain.frisch.fr/soft_mozilla.html
        – Attachment Extractor
        – LookOut – reads and integrates TNEF encoded parts in emails
        – Lighting
        – Inverse SOGo ConnectorA DAV plugin

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Bom dia, o que sente que o thunderbird nao faz nativamente, para necessitar de addons ?

      Obrigado

  9. Avatar de Costa
    Costa

    Pedro Pinto, é verdade que o Outlook a nível empresarial é muito usado, mas não é tanto por ser especial, é mais por agregação ao resto que a empresa Tb tem da Microsoft, todo um ecossistema que vai bem além do e-mail. Nem de perto nem de longe o Outlook é o “melhor dos melhores” como cliente de e-mail. Aliás, em tempos era o melhor dos melhores em insegurança, mas parece já ter passado o pior.
    Mas pronto, como estas a falar do Thunderbird e entretanto comparaste com o Outlook, eu quando usei o Thunderbird no passado, achei pesado e muito consumidor de recursos, já não uso há alguns anos. O Outlook, que infelizmente se usa muito a nível empresarial, Tb tive de usar, e não achei nada de especial como cliente de e-mail. O ecossistema em si, sim é mais agradável, e é a única coisa de positivo da experiência.

    1. Avatar de Costa
      Costa

      Na mensagem anterior, esqueci-me de referir que para quem usa Linux e infelizmente está com dificuldades, pode estar interessado em algo como isto http://davmail.sourceforge.net

  10. Avatar de Silva Sérgio
    Silva Sérgio

    ThunderBird sem duvida….uso diário intensivo….sem bugs nem “defeitos de notificações”….Outlook em 2ª opção…mas com muito trabaho pela frente

  11. Avatar de Kodiakshadows
    Kodiakshadows

    Eu uso desde o início e não quero outro. Com os addons certos é quase perfeito, apesar de ter vindo a perder alguns excelentes com o passar dos anos.

  12. Avatar de euZinho
    euZinho

    Boas notícias, uma vez que uso O Thunderbird há anos e não pretendo mudar. A sua personalização é um factor muito importante, o facto de ser open source, sobretudo numa questão delicada como os emails, é um factor muito importante. O “abandono” da Mozilla foi mais positivo que negativo.

  13. Avatar de Informatico Amador
    Informatico Amador

    No Windows, uso Outlook. No Linux, tive um problema com thunderbird – “ocupou” 190 GB num disco SSD de 256 deixando o sistema prestes a parar por falta de espaço – desinstalei, pus Evolution, e por ele fiquei. Nunca mais tive problemas.

  14. Avatar de Kendimen.c
    Kendimen.c

    Uso exactamente este para gerir as várias contas de email e ainda os Feeds.
    Poderia ter sido referido no artigo que a actualização para a versão 60 não se pode fazer directamente no Thunderbird, pelo que é necessário ir ao website descarregar para instalar como se de uma instalação nova fosse. Diz que para a versão 60.1 já será actualizável directamente, quando existir.
    Eu instalei esta versão ontem mesmo, com algum receio, por ter tantas novidades, mas correu tudo bem. De realçar a rapidez das operações comparado com a versão anterior!
    Altamente recomendado, portanto!

  15. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Simplesmente adoro esta ferramenta

  16. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Eu uso o Thunderbird no ambiente profissional e gosto de tudo menos de uma coisa – a formatação do e-mail é muito fraquinha (o Outlook é outro nível nesse aspecto).

    Se alguém souber de um extra que adicione a possibilidade de formatação como deve ser, agradeço a partilha.

  17. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    O Thunderbird tem uma grande vantagem relativamente ao outlook: a pesquisa de e-mails antigos. Os resultados através de códigos de barras põe os utilizadores de outlook de olhos em bico.

  18. Avatar de kussuk
    kussuk

    Alguém já testou o mailspring ?

    the best mail client for Mac, Linux, and Windows.

    https://getmailspring.com/