Geary: Um fantástico cliente de e-mail para GNU/Linux

12 Comentários

É verdade que a Google veio revolucionar a forma como comunicamos e o Gmail é provavelmente o melhor serviço de e-mail do mundo, tendo em conta as funcionalidades que oferece, interoperabilidade entre plataformas e também a excelente interface Web.

No entanto, há quem continue a preferir uma ferramenta nativa como cliente de e-mail. Para GNU/Linux a nossa sugestão vai para fantástico e leve Geary que recebeu recentemente uma atualização de peso.


O Geary é um moderno e leve cliente de e-mail para sistemas Linux. Desenvolvido em Vala pela empresa Yorba (a mesma que criou o Shotwell), foi desenhado para ter uma integração completa com o ambiente de trabalho gráfico Gnome e são muitas as funcionalidades que este “pequeno” cliente de e-mail oferece.

A interface simples organiza as mensagens por assunto, o que facilita a leitura e acompanhamento de e-mails recebidos. Recentemente, foi lançado o Geary 0.12 (a última versão estável tinha sido lançada há 3 anos) e são várias as novidades incluídas das quais se destacam:

  • Inserir imagens inline
  • Melhorias ao nível da funcionalidade para inserir links
  • Vários idiomas disponíveis no corretor ortográfico
  • Suporte para serviços como o Yahoo, Mail e Outlook.com
  • Várias melhorias ao nível da interface
  • Adicionados alguns atalhos importantes
  • Melhorias significativas ao nível da segurança

Como instalar o Geary 0.12 no Ubuntu?

Para instalar o Geary via terminal, basta inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:geary-team/releases
sudo apt-get update && sudo apt-get install geary

Depois de instalar, basta ir à Dash e procurar por geary

No caso de configuração de uma conta Gmail, o serviço de e-mail da Google não reconhece o Geary como uma app segura. Para ativar tal suporte, verifiquem no e-mail o link que é enviado pelo próprio serviço e em seguida ativem a opção “Permitir aplicações menos seguras“.

Com as inovações e novas funcionalidades que estão integradas no Geary, este será certamente um dos clientes de e-mail mais completos para GNU/Linux. Além disso é gratuito e oferece uma excelente performance. Experimentem!

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kkkkkk
    kkkkkk

    Fantástico??? O Thunderbird está a milhas dele. Enfim.

  2. Avatar de Jonas Tadeu
    Jonas Tadeu

    Concordo. Mas para um uso menos exigente e com uma interface mais apelativa e simples, vale a pena. E ainda bem que existe, uma das coisas boas é a existência de alternativas, e cada qual poder optar pelo que mais gosta.

  3. Avatar de N'uno
    N’uno

    Pela cadência dos lançamentos de actualizações, não me parece muito interessante. O Thunderbird continua a ser fantástico, e ainda não vi nada que me convencesse a mudar. Este promete, mas ainda tem que evoluir.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Brevemente vamos apresentar um TOP 🙂

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Venha ele! 🙂

      2. Avatar de João
        João

        deixo a dica do fantastico KMail que integra o Kontact, do KDE.

        Há tambem uma iniciativa para criar um cliente chamado Kube (salvo erro) tambem do KDE. Este é baseado na framework Kirigami que o torna compativel quer com desktop quer com Mobile

      3. Avatar de kkkkkk
        kkkkkk

        Só se for o Mailspring, mas se for esse o termo TOP parece-me exagerado! (https://getmailspring.com)

  4. Avatar de Ze pombo
    Ze pombo

    Boas,
    Um cliente de email que vai na versão 0.12 é fantástico?
    Nem quero imaginar quando chegar à versão 1.0 lol
    Bem como não conheço, imagino que na versão 0.12 nem esteja perto de autênticos dinossauros que estão aí há anos…
    cumprimentos

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu uso evolution penso que é o melhor pelo menos no que toca a nível de integração com serviços exchange (MS)

    1. Avatar de kkkkkk
      kkkkkk

      Pessoalmente gosto mais do Evolution do que do Thunderbird, apesar de achar o Thunderbird muito bom!

  6. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Tenho um portátil com o mint 17.2 e uso o Thunderbird com o Gmail configurado e sempre que o ligo noutra rede recebo um alerta da Google a dizer que alguém testa a usar o meu e-mail e a minha palavra passe.
    E sou eu apenas ligado noutra rede seja ela qual for. Alguém sabe como resolver? Obrigad

  7. Avatar de Natalino de Jesus Semedo Sanches
    Natalino de Jesus Semedo Sanches

    Interessante