SyncBack Freeware 3.2.19.0

19 Comentários

Normalmente só sentimos a falta destas ferramentas quando o azar bate à porta. Ok faz parte da natureza humana. No entanto, podemos contrariar essa tendência e potenciar os nossos sistemas com serviços de backup activos. É o que vos proponho hoje.

SyncBack é uma ferramenta de backup muito versátil. Não necessita de grandes voltas para salvaguardar os ficheiros e com poucos cliques temos a rotina montada.

Depois de descarregado e instalado, o programa pede-nos que seja criado o perfil da cópia: se será uma cópia total do lado A para o lado B seja ele noutro local do disco ou num local FTP ou se será apenas para termos o local A sempre sincronizado e espelhado no local B.

Agora, já com o perfil devidamente identificado, vamos elaborar o local A (Source) e o local B (Destination).

Esta aplicação, embora sendo gratuita, permite um alto nível de personalização, o leque de opção é enorme, o que facilita quando estão em causa dados importantes quem sabe até vitais. Se reparar, no separador Simple, a ferramenta traz já alguns perfis pré-montados para ajudar o utilizador inexperiente. Neste separador, pode seleccionar a acção e em baixo pode ver quais os movimentos que esta acção irá encetar.

 

Se passarmos ao separador Advanced, podemos aqui refinar e acertar a nossa cópia de segurança ao pormenor, tendo em conta o tamanho dos ficheiros, a ordem de chegada, o tipo de cópia se é incremental, total ou parcial, enfim muito por onde personalizar.

No separador Copy/Delete, podemos permitir que esta ferramenta seja incluída na shell de contexto e com um clique direito do rato, podemos activar as cópias e todas as funções a ela associadas. Além desta função temos outras relativas à verificação, entre outros aspectos.

O separador Filter ajuda a filtrar os ficheiros que quer copiar, dentro de um leque que não deseja ver nas cópias. Filter to Copy e Filter NOT to copy, ambos os lados permitem um ajuste fino à sua estrutura de backup.

Por fim, o separador Sub-directories: esta zona destina-se a gerir políticas quando estão a ser utilizados filtros relacionados com as cópias dentro das sub-directorias.

Posteriormente poderá repor todo o material salvaguardado, utilizando a função Restore (restauro). Esta função colocará as suas cópias com a estrutura exacta que guardou, permitindo uma rápida utilização dos ficheiros.

Mas há mais! Muitas mais opções: opções de cópias em rede, cópias com recurso ao FTP, cópias com relatórios entregues na conta de mail, cópias com agendamento, enfim… deixo para o nosso visitante a agradável surpresa da descoberta de outras funções igualmente úteis que permitem manter longe do alcance de terceiros as nossas cópias de segurança.

Experimente e não deixe o seu trabalho sem cópias de segurança.

ATENÇÃO: Password para download = www.pplware.com

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: SyncBack Freeware 3.2.19.0 [1.81MB]
Homepage: 2brightsparks

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Canudo

    Bom post,

    Para linux, podem usar o BackupPC como alternativa a este…

  2. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Como informático de profissão sou adepto de automatismos que nos facilitem a vida, mas… só até certo ponto. No que diz respeito aos backups, gosto de ter voz activa na matéria. Para todos o efeitos uso o Acronis True Image para duplicar drives inteiras (comecei a usar quando mudei o disco do portátil para um maior). No entanto, este SyncBack vai dar-me jeito para manter actualizadas algumas pastas entre o portátil e o PC principal. Foi uma boa sugestão 🙂

  3. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente post… A mim o azar já me bateu à porta! E como bom tuga, lixei-me!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  4. Avatar de João Canudo

    Só para o caso…

    Tambem podem usar o “Partimage” para clonar uma partição inteira do vosso “Linux” 😛

  5. Avatar de João Canudo

    O mal dos portugueses, é pensar que só acontece aos outros…

    Ás vezes enganamo-nos…

  6. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    @ João Canudo

    Ora aí está uma grande verdade, que todos sabemos mas ninguém respeita… Eu que o diga!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  7. Avatar de Frigo
    Frigo

    esclareçam-me numa situação especifica.

    tenho pasta Music no portátil e a correspondente no HD externo.
    com este programa posso criar um automatismo de colocar a pasta do HD igual ao portatil? ou seja, sempre que houver alterações na Music do portatil ele altera na do HD, seja, actualizações de tags (modificação de ficheiro), eliminação de ficheiros, e adição de novos?

    atenção que imaginando que elimino a musica x do portatil, quando fizer a sincronização (aqui também não percebi bem se sincroniza ou não) e a musica constar no HD ele não a pode voltar a colocar no portatil.

    desculpem se não me expliquei bem. mas tentei ser especifico nos problemas que não quero que aconteçam.

    abraço

  8. Avatar de P. Cruz
    P. Cruz

    Sem desmentir quem já comentou:
    Costumo ter 2 cópias semanais e uma diária.
    A diária não costuma ser no sitio mais feliz (flash drive), mas é no sitio mais prático.
    Este programa dá jeito para se efectuar a sincronização ao momento ainda que isso implique à restruturação da rede com mais um disco rigido.
    Porquê tantas cópias ?
    Mesmo com precauções já perdi informações se bem que os dados mais importantes foram salvos, mas isso era quando só tinha uma cópia de segurança e quase sempe desactualizada (cópia desactualizada é inutil).

  9. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    @ Frigo

    Não sei se esta aplicação faz isso, mas à programas que o fazem. A isso chama-se de Backup Incremental. Um bom software que faz isso é o Cobian Backup e é gratuito!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  10. Avatar de Frigo
    Frigo

    @BESTCINE obrigado pela dica vou experimentar

  11. Avatar de qwerty
    qwerty

    Em relação a cópias de segurança, sou uma pessoa extremamente cuidadosa. Há uns meses criei uma imagem do C depois de formatar o disco e instalar apenas os programas de que preciso(nada de lixo ou coisas desnecessárias). Estão completamente configurados e optimizados, e o sistema operativo está alterado de maneira a ser o mais rápido e leve possível.

    Depois dessa tarefa feita usei o DriveImage XML para a imagem. É gratuito e bastante fácil de usar. Nessa mesma instalação coloquei os Meus documentos, pasta do browser, da agenda e de outros programas importantes no D:
    Uso diariamente o Cobian Backup para criar cópias de segurança desses ficheiros importantes para uma pasta à parte no D(na qual ficam várias versões desse backup, feitos em datas diferentes) e são também transferidos para uma pen que tenho só para backups.

    Para finalizar, os ficheiros mais importantes são zipados, encriptados e enviados para uma conta gmail usando a ferramenta gspace.

    Assim tenho a certeza que a minha informação está acessível e protegida. Bem, a menos que ao mesmo tempo o meu disco rígido avarie, juntamente com a minha pen e os servidores da Google sejam atingidos por um meteorito…

  12. Avatar de JyKa
    JyKa

    Actualmente uso o ARECA, que tem umas funcionalidades muito interessantes, anteriormente usava o Cobian, mas as ultimas versões tinham algo de não me agradavam.

    Alguem usa o ARECA, qual a opinião?

    Cumps

    JyKa

  13. Avatar de Sobral
    Sobral

    Entre este syncback e o Cobian qual é o que vovês me aconselham??

    Preciso essencialmente para fazer um backup da minha pasta de fotos (11GB) para o meu HD ext e manter alguns docs, config e outras pasta tb em backup…

    Obrigado pelo feedback!

  14. Avatar de Blizard

    Ninguem faz cópias de segurança…até ao dia…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  15. Avatar de qwerty
    qwerty

    Sobral, eu recomendo-te o Cobian, mas apenas porque eu próprio o uso!
    No fundo, o melhor a fazeres é usares um e outro a ver qual te agrada mais, porque a nível de capacidades, a maioria dos programas faz quase o mesmo…

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ora mesmo a calhar esta sugestão.
    Também já tive azar e perdi muitas semanas de trabalho e fotos e vídeos de família. :S

    Andava já há algum tempo indeciso sobre que aplicação escolher… esta parece-me uma boa oportunidade para não adiar mais e fazer uso da partição criada no meu HD externo só para backups.

    Obrigado Vítor

  17. Avatar de Sobral
    Sobral

    @qwerty

    Obg pela tua opinião…! Vou testar o cobian primeiro….

  18. Avatar de Tiago Freitas
    Tiago Freitas

    É pena não dar para fazer backup de FTP > Disco

  19. Avatar de xguest

    Fiz tambem um post à poucos dias sobre o SyncBackp e Backups em geral. Leiam e comentem tb 🙂

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/