Webmin – A sua máquina Linux no seu browser

13 Comentários

Esta é daquelas ferramentas de se tirar o chapéu. Já pensou se fosse possível configurar todos os serviços da nossa máquina Linux/Unix através de um browser?
sshot-2

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.

Algumas das tarefas que podemos realizar:

– Administração de impressoras, sistema de boot, discos/partições, etc
– Configurar os mais diversos serviços: Apache, SSH, Sendmail, qmail, postfix, samba, DNS, DHCP, PPP, tuneis SSL
– Configurar o Crontab, definir regras no iptables, gerir quotas, utilizadores, grupos
– etc, etc, etc.

Por exemplo: configurar a partilha de ficheiros de Windows com samba facilmente:

sshot-3

Quem pretender experimentar o webmin poderá fazê-lo aqui, usando os seguintes dados de acesso: Username: root Password: demo

Para quem gostou, amanhâ deixamos aqui um tutorial de instalação na vossa própria máquina.

Homepage: Webmin

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Bernardino

    Esse software é muito bom mesmo, serve também para gerir vários domínios no mesmo servidor.

  2. Avatar de Scalawag
    Scalawag

    Recomendado!
    Usamos na empresa onde trabalho há 8 anos!
    E o melhor da história (os mais puristas vão rir), é que sempre com distribuições Mandr(ake)iva. Neste momento em produção em 6 servidores Mandriva Free 2008 com serviços SMB e MySQL. :)))))))

  3. Avatar de t@ndre

    Parece realmente muito bom

  4. Avatar de Rfas
    Rfas

    Eu uso à anos e recomendo…faço tudo.
    Claro que alguns casos não dispensa a consola, mas por exemplo podemos configurar o sendmail mas pop3 server sem escrever nada nos ficheiros de configuração. Há hipótese também de colocar o usermin e o virtualmin que assemtam que nem uma luva. O usermin para dar acesso limitado ou não a clientes e o virtualmin para gerir dominios, criar contas de mail etc.

  5. Avatar de Thiago Augusto
    Thiago Augusto

    Tudo o que eu estava a precisar para gerir meus Linux’s: Mandr[ake-conect]iva and Ubuntu Ultm.

    \o/……… ansioso pelo tutorial de amanhã!

  6. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente solução, sem dúvida…

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  7. Avatar de João Canudo

    Conheço esta solução, uso-a diariamente e recomendo…

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    tirando a configuração da parte dos e-mails e gestão de contas que e um bocado pro complicada, serve para quem não quer pagar por um WHM

  9. Avatar de Hugo Correia
    Hugo Correia

    Usava o Webmin (embora com a interface anterior) e recomendo vivamente a quem precisa de administrar um servidor já existente!

    Para WHM prefiro o VHCS (vhcs.net) ou o quase novo ISPControl (isp-control.net). Usei o VHCS durante 3 anos num negócio de alojamento web e gostei muito (mais do que o ISPConfig – ispconfig.org).

    Mas ando mesmo é mortinho por ver divulgado aqui no pplware um sistema de configuração e administração de servidores para uma intranet baseado no Ubuntu 8.04LTS Server => o EBox (ebox-platform.com)… que é para falar bem dele também! 😉

  10. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    @Rfas

    Boas, sabes onde posso arranjar um bom tutorial de configuração do sendmail?

    Básicamente o que eu quero efectuar é enviar os mails de sistema do root para uma conta pop3.

  11. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Fico à espera do tutorial 🙂

  12. Avatar de Bacano
    Bacano

    Então e o tutorial?? não era para ontem??