Sondagem: Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

87 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, elaborámos questões pertinentes, da actualidade, e colocamo-las na sidebar do nosso site.

Desta vez a questão foi “Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?”. Vamos conhecer os resultados!

Qual o SO que mais utilizam


Obtivemos 4.603 votos válidos e, quando questionados sobre Qual o Sistema Operativo que mais utilizam, os leitores respondem…

 

1. Microsoft Windows (3.127 votos)

2. Ubuntu (503 votos)
3. OS X (464 votos)
4. Linux Mint (151 votos)
5. Debian (81 votos)
6. Arch Linux (77 votos)
7. Elementary OS (55 votos)
8. Fedora (43 votos)
9. OpenSuSE (22 votos)
10. CentOS (17 votos)
11. FreeBSD (9 votos)
12. Solaris (8 votos)
13. Gentoo (7 votos)
14. Slackware (7 votos)
15. Mageia (7 votos)
16. OpenBSD (5 votos)
17. FreeDOS (4 votos)
18. ReactOS (4 votos)
19. Unix System V (4 votos)
20. Mandriva Linux (3 votos)
21. PCLinuxOS (3 votos)
22. NetBSD (2 votos)

Em percentagens…

percentagem

E vocês? Qual é o Sistema Operativo que mais utilizam?

A questão desta encontra-se na sidebar do Pplware:

Acham que os Portugueses estão informados sobre Segurança na Internet?

Caso queiram ver algum tema votado nas nossas sondagens, deixem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    É o esperado. E a Microsoft não tem mais percentagem, porque o público alvo da pplware é no mínimo um bocado mais bem informado que o público em geral. Porque o comum dos mortais não conseguia “sobreviver” a nenhum SO Linux à minha dificuldade.
    Neste aspecto, o windows é de longe o mais versátil e fácil de utilizar, funciona em qualquer coisa (ainda não experimentei no novo raspberry) desde um PC de 100€ até várias centenas de milhares ou mesmo milhões (windows server).

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      O problema do Linux não ser tão utilizado como Windows não é ser mais complicado, é a falta de suporte para certos programas/jogos. Algo que não vai mudar num futuro próximo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A complexidade inviabiliza também a sua disseminação. Instalar drivers no Linux não é a mesma coisa que corrermos um executável no windows (basta o duplo-clique). Já nem vou para o terminal, aí é que quase toda a gente ficava a olha para o “palácio”.
        O windows…. falem bem ou mal, funciona em qualquer lado e sem grandes problemas, mesmo sem drivers, o windows reconhece quase tudo o que existe à face da terra.

        1. Avatar de celso
          celso

          Nao concordo com isso. Uso o ubuntu desde a versão 6 e sinceramente, acho que atualmente o ubuntu reconhece tanto hardware como o windows. Tenho também o Windows 10 e apesar de achar que está muito bom, continuo a preferir o ubuntu, mais concretamente, ubuntu gnome. Detecta automaticamente as minhas duas gráficas, integrada e discreta, alterna entre a que é necessária e o windows nao o consegue fazer. Para conseguires no windows, tens que instalar os drivers das 2 gráficas e tem que ser na ordem correta, senão dá bronca. HDD’s, wireless, routers, teclados, ratos, até à data, a única coisa que falha e que sempre falhou no ubuntu, foi as teclas FN para aumentar ou diminuir a luminosidade nas gráficas intel. Nunca funcionou devidamente.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Quando te queime um CPU e a grafica discreta como fez a versão 11.04 comigo, por acaso tive sorte com a garantia. Com as duas peças reparadas continuava a fazer o mesmo, temperaturas elevadissimas.

          2. Avatar de JF
            JF

            Não, não reconhece. E tu próprio te contrarias. começas por dizer que reconhece mais que o windows e acabas a dizer que as teclas “FN” não funcionam ou seja o teu teclado não funciona em pleno como em windows. Toda a gente diz isso até ter algum componente que não seja reconhecido.
            Quanto às gráficas é óbvio que os drivers tem de ser instalados correctamente e com uma certa ordem. Da mesma forma que tens de instalar o driver do chipset primeiro para que a gráfica dedicada seja reconhecida não é?

          3. Avatar de celso
            celso

            JF, saca o windows, e vê se ele te reconhece tudo e depois saca o ubuntu e faz o mesmo. Depois vê as diferenças. Até as Pens de internet o ubuntu reconhece e o windows nao! E onde me contrario? É que no ubuntu nem instalo qualquer tipo de driver para seja o que for e no windows isso ja nao acontece! Essa é a diferença! Agora se ele reconhece tudo do teu pc, isso ja nao sei. O meu pc é o acer3820tg e garanto que so tem stress com, na gráfica intel, nao deixar mudar a luminosidade. Nada mais.

          4. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            kekes o kernel do ubuntu 11.04 não permitia interação com a bios(onde se modifica o clock, as Voltagens, e a fan) portanto não poderia de modo algum queimar qualquer peca de hardware independentemente da driver. No entanto se fosse possível podias esquecer a garantia. Ja agora o que e a grafica discreta?? Parece-me que o teu pc nao era grande coisa tenta o puppy linux

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tal como o celso, tenho que discordar do que dizes visto que se a distro em questão for um ubuntu derivative ou até o linux mint o utilizador comum nem chega a ouvir falar de drivers. O linux já não é o que era e a menos que o pessoal ande com computadores lançados ontem, o hardware será totalmente compatível em linux, period. A verdade é a minha placa gráfica que foi lançada à menos de um ano funciona melhor em linux do que em windows, o mesmo se diz para o meu processador, que atinge temperaturas bastante mais altas no windows sem fazer metade do workload do linux. Essa história do hardware e de drivers já não se aplica às distros de hoje em dia. Deixem-se dessas. Para além de que em termos de estabilidade o linux está anos luz à frente do windows, sem sombra de dúvida.

        3. Avatar de naoliveira
          naoliveira

          No Linux não precisas de correr nenhum executável, o próprio sistema deteta-te o dispositivo e instala o driver. O problema é os fabricantes de hardware não darem suporte ao Linux.
          Aqui há uns tempos com impressoras então era mato, se não fizesses como o windows queria nunca mais tinhas impressora, chegava ao PCLOS era só ligar e passado uns segundos tinha a impressora a funcionar.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Desculpa, mas é mais complicado… já tentei usar varias vezes e várias distros e é sempre o mesmo problema, necessita-se de perder varias horas para saber resolver um problema simples.

        1. Avatar de kidreal
          kidreal

          tipo, se és novo no linux, claro que perdes muitas horas não achas? é como no windows… quantas horas estive eu a tentar resolver um problema com uma driver, à alguns anos atrás, em que a solução foi simplesmente ir ao gestor de dispositivos no painel de controlo e clicar em atualizar driver? eu estive se não me engano 1 dia inteiro à procura da solução! no linux até que aprendas as coisas sempre será dificil e trabalhoso LOL

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dos que dizem que usam Linux 90% usam também Windows,mas como dá um ar de inteligência dizer que usam Linux votaram numa distribuição qualquer.

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Ah,ah,ah.Grande comentário,Paulo. 🙂

      2. Avatar de celso
        celso

        Para se analisar o sistema que mais nos convém para o dia a dia, deve-se experimentar, e não ir só pelo que os outros falam.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim, tens parcialmente razão. Porquê parcialmente? Porque usar uma distro Linux não dá ar de inteligência, revela-a, visto que só quem é burro é que paga por algo mais instável e menos rápido e que viola a tua privacidade. 😉 Btw linux não é um OS buddy, é o kernel so yeah…

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O windows não é assim tão versátil. Por exemplo, podes meter o debian a correr numa torradeira, logo que esta tenha um processador mesmo sendo de caca, ou no mais poderoso servidor existente, coisa que o Windows 10 consegue.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Correção: Coisa que o windows 10 não consegue

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Podemos fazer uma experiência, eu configuro uma máquina qualquer com o windows e vocês com a distro qualquer de linux e vamos ver quem demora menos tempo 🙂

      Quem escolher o debian está desgraçado! O xubuntu foi o único linux que gostei da velocidade e o ubuntu 15.04 notei que era mais pesado que o windows 10.

      Que me digam que depois de perderem horas ou dias a configurar uma máquina com linux, normalmente é mais estável, eu concordo…….. mas em 15 minutos configuro uma máquina do zero com o windows e sem drivers dedicados nenhuns!!!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Eu configuro um debian, “bare metal”, com
        raid 6, 16 teras de disco(2 hotswaps)
        3 links agregados de rede(6 interfraces gigabit) e respectivos mount points.
        com configs via udev, mountpoints,interfaces de rede, etc

        Em cerca de 35 minutos!!
        Utilizando os meus scripts, e claro sem esperar pelo raid 6(so isso demora horas e horas, são 16 Teras)

        A consumir cerca de 90 megas de ram, depois de arrancar o SO, ou seja quase 128GB de ram free 😛

        Who beats that??

        queres experimenta ro mesmo no teu Windows? 🙂

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Olha que é mais ao contrário. As distribuições de Linux detectam quase a totalidade do hardware sem qualquer interacção por parte do utilizador. Ora o Windows muitas vezes nem sequer a porcaria da LAN e/ou WLAN detecta que me obriga a ir a outro computador procurar e transferir a driver em questão para continuar com a instalação.
        Instalar o Linux em 15 minutos não é nenhum problema. E ainda tens um bónus que em menos de 15 minutos juntamente com o SO foi instalado uma suite de produtividade. Tenta instalar o Windows 10 e Office 2016 nesse tempo.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Lol configuro o arch, the arch way claro, em 1hr se tiver net rápida, deixa-te de coisas. Se quiseres até configuro o ubuntu duas vezes e com todos os programas enquanto instalas o windows do 0. Se quiseres continuar a acreditar no pai natal força senão, abre os olhos. E duvido bastante que configures o windows em 15 minutos porque tens que o deixar instalar. E se contares com instalar programas nem compares. Tenho um i7 quad core e ainda ante-ontem instalei o arch e o windows 10, no arch em 1hr e 30 estava despachado com todos os programas que preciso prontos, bootloader configurado para uefi, etc. Ja no windows, em que so instalei skype e office, demorei 2h e tal. Deves andar a fazer de propósito para as instalações do linux demorarem tempo. A diferena so vai aumentando se contares com fazer download do ISO e montá-lo num USB.

      4. Avatar de Paulo Andrade
        Paulo Andrade

        Puppy, 5 minutos na tostadeira 🙂 4 num pc dos 90’s

  2. Avatar de Bacalhau
    Bacalhau

    3.127 na botnet.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E 1476 mentirosos…

  3. Avatar de Amigo
    Amigo

    Acho que devia ser de outra maneira.
    Opções:
    – Windows
    – Mac OS X
    – GNU/Linux
    – BSD

    Certamente que o vencedor seria o GNU/Linux.

    1. Avatar de João MS
      João MS

      Como poderia ser GNU/Linux se Windows tem 68% dos votos?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim porque no mundo real, há mais gente a usar o Linux, que o Windows.

      1. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        Como!?
        Interessante seria efectuar esta sondagem mas não num blogue de informática como é o peoplware. A maioria dos utilizadores (utilizador comum) de certerza que nem nunca mexeu noutro SO que não o windows.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          80% dos telemóveis são Android (Linux)

          Praticamente todos os router são Linux!

          Entre outros!

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ainda assim porque não chamam LINUX ao ANDROID?
            Será porque não têm nada a ver um com o outro para o utilizador final?
            Windows xp, vista,7 whatever….é tudo windows.
            Linux e android NÃO podem ser postos no mesmo saco (pelo menos para já)

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Nada têm a ver um com o outro? O kernel do Android é Linux, ponto. Isso é o mesmo que estares a dizer que o Windows 10 (OS) nada tem a ver com o Windows NT (kernel). O que queres dizer é que o GUI e “intuitividade” nada tem a ver entre o Android e as distros para desktop/laptop.

          3. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            @Hugo o Android é tão “linux” como o Ubunto.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Tive o Ubuntu instalado e usei o muito tempo, mas acabo sempre a voltar ao Windows, e agora com o 10,nao penso voltar ao mundo Linux tão cedo.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se o Windows teve 68%, obviamente que nenhum outro iria vencer 🙂

      1. Avatar de Paulo Andrade
        Paulo Andrade

        Usas mais o smartphone ou o pc? Se o smartphone for o mais usado e for android é ponto para linux

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Sim, porque o comum dos mortais iria seleccionar Linux por usar muito o seu Android de bolso. Quantas pessoas sabem que o kernel do Android é Linux? (e o que é um kernel?)

    4. Avatar de Vítor Rodrigues
      Vítor Rodrigues

      +1

    5. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É só fazer as contas, portanto não, nem perto.

    6. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Esconde-te.

    7. Avatar de Zaark
      Zaark

      Para ser verdade, tinhas de especificar o Android: a maioria das pessoas desconhece que Android é Linux, pelo que nunca seleccionaria a opção Linux.

    8. Avatar de Amigo
      Amigo

      Desculpem-me fiz confusão com os números :s

  4. Avatar de wolf
    wolf

    Android, ios, sistemas mobile não contaram porquê? De certeza que hoje em dia muita gente utiliza mais que os pcs!

    1. Avatar de Marisa Pinto
      1. Avatar de EC
        EC

        Sendo assim acho que o título deveria ser então “Qual o Sistema Operativo DESKTOP que mais utilizam?” Não deixo de dar razão ao wolf.
        No meu caso em particular consulto mais informações utilizando um tablet com android do que um PC Windows ou outro sistema operativo.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas isso não era bem perceptível nos resultados? 🙂

          1. Avatar de luislelis
            luislelis

            Eu, por exemplo, tenho estado a usar um desktop com android e deve haver muita gente a fazer o mesmo. Essa do android nao ser desktop esta completamente fora do tempo.

        2. Avatar de André
          André

          Porque é que vocês gostam de ser chatos xD?

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    A pplware tem que melhorar a aplicação para Android, além de muito lenta e não dar para ver os filmes e imagens, Não tem sequer a opção para votar nas sondagens, tenho que ir ao meu computador de secretária para votar.

    1. Avatar de Vítor M.

      O teu smartphone não tem browser? Não precisas do PC 😉

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Então qual a razão para as ter nas lojas?
        Não devem fazer aplicações e depois não as atualizar com a desculpa que com o browser “a coisa funciona” 🙁
        Mostra falta de empenho e/ou interesse, não?

      2. Avatar de EC
        EC

        Desconheço a percentagem de utilizadores que utilizam a app móvel para consultar a pplware. Se o retorno do investimento fosse vantajoso, naturalmente a app mobile teria outro tratamento…
        A pplware apesar de tecnicamente saber a proveniência dos utilizadores, poderia lançar uma sondagem a perguntar aos utilizadores qual é forma que gostariam de consultar o site. Depois faziam uma comparação desta sondagem aos números reais de acessos. Aposto que não seriam iguais…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Obrigada pela sugestão 🙂

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Uma boa defesa da vossa app, sim senhor… :/

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Se tivesses WINDOWS mobile habituavas-te a usar o browser e não querias outra coisa.

      1. Avatar de msfan
        msfan

        Funciona muito bem diga-se de passagem..

    3. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Eu passei a usar o browser, ainda mesmo quando o site não era adaptado para smartphones, aquilo é mesmo fraco, e actualizações nunca mais, deveriam pelo menos retira-la das stores.

  6. Avatar de anastiel
    anastiel

    eu uso sabayon

    1. Avatar de irlm
      irlm

      sabayon > Gentoo
      Manjaro > Arch Linux
      uso manjaro

  7. Avatar de vector
    vector

    O que uso mais actualmente é o Orbis OS.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Se esse entrasse nas contas, os resultados eram bem diferentes xD.

  8. Avatar de Frederico
    Frederico

    Fazer a partição de todas as distro linux é quase o mesmo que perguntar se usam o windows pro, enterprise, home…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Não é, muitas pessoas usam um linux expecifico para as suas necessidades e ponto. nem chegam a instalar mais nada, nao é o mesmo que as verções do windows.

      Dou como exemplo os unix leves, ou os sem GUI, ou os virados para cluster, ou para crianças, etc.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ora aí está uma ideia interessante e inexplorada 🙂

        Secalhar grande parte dos Linux em funcionamento são dos Magalhães das crianças 🙂

        1. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          O Linux dos Magalhães se não foi alterado, é o Caixa Magica 14 baseado no Mandriva.
          A Caixa Magica a partir da versão 16 passou a ser baseado em Ubuntu e os Magalhães ficaram-se pela versão 14.

        2. Avatar de wolf
          wolf

          Penso que estás profundamente errado, os “Magalhães” já passaram à história, hoje as crianças e bebés ainda não sabem falar ou escrever e já usam smartphones e tablets melhor que provavelmente todos os avós.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Eu sei wolf, mas em contrapartida as crianças de agora só começam a falar por volta dos 4 anos e não com menos de 1 ano como eu, o meu irmão ou colegas da minha idade!

  9. Avatar de osvander
    osvander

    Com certeza PCLINUXOS é o melhor SO

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Unix System V e Solaris. É de duros:-D

    Bem vindos:-)

  11. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    22% Linux, fico contente. O normal é andar no 1%.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nem tenhas muitas esperanças,aqui o site não se pode dizer que seja uma amostra representativa da população portuguesa.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Exactamente. Arrisco a dizer que a maioria dos utilizadores nem deve saber vir ter ao site pplware 🙂

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu, se não me engano, desde Natal que estou a utilizar o Linux, neste caso o Xubuntu. Verdade seja dita, tudo o que fazia no Windows, consigo fazer aqui no Linux. Todos os programas que com que trabalhava no Windows, existem no Linux. E se algum dia tenho mais dificuldade em fazer alguma coisa, nada que uma simples pesquisa na net ou perguntar aqui no forum/facebook não resolva, até porque ninguém nasce ensinado 😀
    Para mim, para o uso que necessito, o Linux serve perfeitamente.
    Só ainda não consegui foi instalar uma impressora brother que está ligada ao zonhub, mas não é por ai, até porque tenho outra impressora de rede instalada, por isso não há grande espiga.

  13. Avatar de manel
    manel

    O que esperavam? quantos computadores/marcas/modelos estão nas lojas com SO linux? Eu queria comprar um portátil sem win10 e não encontro, não estou interessado em pagar esse SO e nada. Melhor queria um portátil sem HD/SSD pois tenho aqui um ssd de 480 que queria aplicar…

  14. Avatar de manel
    manel

    O que esperavam? quantos computadores/marcas/modelos estão nas lojas com SO linux? Eu queria comprar um portátil sem win10 e não encontro, não estou interessado em pagar esse SO e nada. Melhor queria um portátil sem HD/SSD pois tenho aqui um ssd de 480 que queria aplicar…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Clevocenter e compras o portátil como bem entenderes…sem SO e sem disco…

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      A maior parte das pessoas se soubesse que podia poupar 150€ no pc novo que estão a comprar, optariam logo por linux, aí o mercado crescia, e tudo o que existe hoje nas outras plataformas existia também para linux, e estes resultados eram muito diferentes.

  15. Avatar de kidreal
    kidreal

    isso era esperado já que o windows é utilizado nas escolas, nas empresas do estado, etc… toda a gente sai da escola a saber mexer em windows, até porque muito raramente vejo um MAC na radiopopular, worten, etc, e muito muito muito raramente vejo um computador à venda que tenha sistema Linux… basicamente todos os que aprendem a mexer em windows ficam com ele…
    eu acho que o Mac é mais seguro que o Windows e acho que o Linux é muito melhor que estes 2 por alguns motivos:
    – o Linux, dependendo da versão/distribuição, é um OS que não vem com crapware ou com ferramentas que 70% dos utilizadores não utiliza (este é o tipico problema do windows)
    – O linux, também dependendo da distro, tem uma central de programas, sendo assim não é preciso pesquisar na net programas provavelmente infetado com virus… isto dá extrema segurança ao Linux na minha opinião
    – O linux roda em qualquer torradeira… os requisitos, mesmo do Ubuntu que é o OS mais conhecido e mais “pesado” gasta metade dos recursos do windows e é tão bonito e tão rápido quanto
    – O linux conta com ferramentas invejáveis, como era o exemplo do GIMP à alguns anos atrás e maioria das suas ferramentas são gratuitas e fazem concorrencia a software pago
    – maioria das distribuições são gratis e as que são pagas são preços inferiores a 30 euros

    isto para mim é só vantagens… devido à vida que levo preciso mesmo do Office, se não precisa-se, acham que me apanhavam a rodar Windows? a primeira coisa que irei fazer em julho é formatar o HDD e instalar ou o Ububtu ou o Mint!

    1. Avatar de jaquim
      jaquim

      OpenOffice / Libreoffice

  16. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    WINDOWS 10,FTW !! 🙂 E,malta,apressem-se a actualizar(de borla)para esta versão,a 10,do sistema operativo Windows da Microsoft,pois depois de 29 de Julho,se não estou em erro,acabou-se a mama,e quem quiser o Windows 10 vai pagar,pelo menos.mais de 100 euros.Tenham isto em conta e reflictam bem.Um abraço a toda a gente e,já agora,muito bom artigo,Marisa Pinto. 🙂

  17. Avatar de Thin_icE
    Thin_icE

    Eu já sei que o meu comentário vai ser prontamente ignorado, como qualquer outro comentário que não louve o pplware, mas esta sondagem é claramente enganadora por forma a dar continuidade ao mito de que o linux é um sistema usado residualmente pelo utilizador comum. De que outra forma se explica o agrupar de todas as versões do windows e do osx para depois separar todos os flavours de linux? Vão-me dizer que são distribuições diferentes, feitas por pessoas diferentes. É certo que sim, mas certamente que haverá mais diferenças do windows 95 para windows 10 do que do Ubuntu para o Gentoo. Ou isto é uma questão de marca? Porque nesse caso, a pergunta deveria ser outra: “Qual a marca de sistema operativo que mais usam?”.
    Tudo isto para dizer que, não, o linux ainda não passou à frente do windows e está muito longe, mas algo que não vi ninguém comentar é o facto de as distribuições linux terem mais do dobro dos votos do osx, mesmo com tanta promoção a este.
    É lamentável a manipulação.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É a tua opinião. Porque deveria ser ignorada?

    2. Avatar de Paulo Andrade
      Paulo Andrade

      Thin_icE, o Linux esta em todo o lado, inclusive no w10, no teu router, no website que estas a utilizar, nos pcs que processam as chamadas do teu telemóvel (que provavelmente também roda linux) em 87% dos carros que tem SO, nos pcs que estão a hackear o teu pc neste preciso momento (suponho eu), se kernel Linux for infectado pelo skynet, não haverá resistência e os t-100 também rodarão Linux.

      1. Avatar de Thin_icE
        Thin_icE

        Não percebo a lógica desse argumento. Para começar, mais depressa se diria que o windows está no linux (wine) e no osx (bootcamp) do que o contrário.
        O linux estar em todo o lado não significa que seja o sistema operativo mais usado pelo utilizador comum, que é do que se trata esta sondagem. O meu comentário só foi no sentido de esclarecer que não é correcto separar diversas distribuições que usam o mesmo kernel (e uma boa parte do software), por forma a parecer que o linux é ainda menos usado do que é na realidade.

  18. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Ao inicio dizia o mesmo que a maioria que vem aqui comentar..
    “É configura, não tem suporte, não tem isto e aquilo..:” depois abri os olhos e experimentei o Mint Cinnamon. Ao fim de brincar 1 semana com o s.o decidi nunca mais voltar ao windows. Jogos? tenho PS4 e jogos como o “dont starve” entre outros, estão disponíveis via Steam.
    Hardware reconheceu tudo, bluescreens? nunca mais. Updates nem dou por eles, personalizar? nem vale a pena comentar, fluidez? … idem.

    Portanto, não estranho a votação.

  19. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Existe tanta gente falar mal do sistema GNU/Linux , mas esquecem que o GNU/Linux não é uma empresa , mas o Windows pertence a uma única empresa a Microsoft , é só saber destingir .