XDM: Downloads 500% mais rápidos no Linux

18 Comentários

É verdade que os browsers têm evoluído significativamente nos últimos anos, mas há ainda muito trabalho pela frente no sentido de integrar nativamente as melhores ferramentas/funcionalidades.

Sendo um gestor de downloads uma ferramenta essencial em qualquer sistema, hoje apresentamos o XDM para Linux.

XDM


O Xtreme Download Manager (XDM) é um poderoso gestor de downloads que consegue incrementar a velocidade de download na ordem dos 500%.  Este é sem dúvida uma uma excelente alternativa ao popular IDM (Internet Download Manager), que está disponível para Windows.

O XDM foi desenvolvido em Java e pode ser integrado com a maioria dos browsers, como por exemplo o Firefox, Chrome, Opera, entre outros.

Principais funcionalidades

  • Suporte para vários browsers
  • Integração de algoritmos sofisticados de compressão e ligação
  • Suporte para vários protocolos, como por exemplo HTTP, HTTPS e FTP
  • Possibilidade de fazer download de vídeos do Youtube
  • HTTP Traffic monitor
  • Downloads em massa
  • Integração com antivírus

XDM

Como instalar o Xtreme Download Manager?

Nota: É necessário ter o Java já instalado no sistema. Para saber se tem o java instalado pode usar o comando

java –version

XDM

[Instalação em sistemas de 32 bits]

$ wget http://sourceforge.net/projects/xdman/files/xdm-jre-32bit.tar.xz
$ tar -xvf xdm-jre-32bit.tar.xz
$ cd xdm
$ ls -l 
$ ./xdm

[Instalação em sistemas de 64 bits]

$ wget http://sourceforge.net/projects/xdman/files/xdm-jre-64bit.tar.xz
$ tar -xvf xdm-jre-64bit.tar.xz
$ cd xdm
$ ls -l
$ ./xdm

Após executarem o xdm, aparecerá uma janela que permite de imediato integrar o gestor de downloads com um browser. É também criado um atalho no ambiente de trabalho.

XDM

Depois os passos anteriores o Xtreme Download Manager está pronto a ser usado.

xdm_003

O XDM é sem dúvida um gestor de downloads fantástico que traz um conjunto de funcionalidades muito semelhantes às que existem no popular IDM. É gratuito e não possui publicidade. Experimentem e vejam como é um gestor fantástico. Quem quiser instalar no Windows basta obter este gestor aqui.

Além do XDM, o Pplware já apresentou outros. Vejam aqui um TOP 5 que publicamos em tempos.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xico
    Xico

    Parece-me bem..

  2. Avatar de Kekes
    Kekes

    Parece um anúncio do DAP no início do milénio xD

    1. Avatar de Renan
      Renan

      Bom e velho DAP…

  3. Avatar de scalare
    scalare

    para windows? sabem se o instalador trás crapware ?

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    É um excelente gestor de downloads, utilizei durante muito tempo a versão para Windows, e não, não trás crapware.

  5. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Costumo usar, tanto em Linux como em Windows, o Free Rapid Downloader (FRD), também feito em Java.

  6. Avatar de Christian Nogueira de Faria
    Christian Nogueira de Faria

    500%? como pode uma aplicação em java ter acesso para fazer alterações no meu plano de internet?
    Ou o linux não tem capacidade para fazer downloads a 100% e esses 500% são comparados aos 100% da velocidade da internet?

    1. Avatar de rand
      rand

      provavelmente os 500% é para os sites que fazem traffic shapping, i.e., o programa deve conseguir sobrepor-se ao traffic shapping

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Simplesmente faz varias conecções simultaneas.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    disponivel em Arch Linux atraves de AUR:
    https://aur.archlinux.org/packages/xdman/

  8. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Um Top 5 que publicam em tempos… Uma pena não serem os tempos verbais.

  9. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    500%? Por favor não façam publicidade enganosa! Poderá acelerar o processo de download, mas certamente não atingirá esses valores (mesmo que as configurações estejam muito mal).

    Mas bom trabalho em divulgar este programa!

  10. Avatar de Miguelt
    Miguelt

    Tenho 200Mbps e Windows e a fazer download chego aos 200Mbps.

    Sera que com Linux e ess e programs vou ter mais 500%, pplware?

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Esta extensão no chromium, interferiu com outra extensão instalada (ahoy)… Aconteceu com mais alguém?

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Caramba parece que estou a ler um anúncio da feira da ladra.
    Downloads mais rápidos, não 200 não 300 mas 500% mais rápidos.

  13. Avatar de portaro
    portaro

    Não deve ser lido à letra, a velocidade de descarga não muda em função do sistema ela é estipulada pelo operador contratado digo eu.
    O que acontece sim n GNU/Linux é que o modo de escrita e gestão temporal dos pacotes recebidos chamados comumente downs é no GNU/Linux diferente da do windows e é muito mais rápida com menos erros e de forma mais fluida isso tem a ver com o tipo de construção do próprio sistema em relação a outros alocação de dados em partição gestão de espaço etc. Nestes casos o java até costuma ser um cnsumidor de RAM forte e se for por poupar RAM para poder fluir mais sistema existem outros gestores bons claro está que esta opção não tem nada a ver com gestão de download mas o java sobrecarrega que não é brincadeira já seja sob forma de aplicação ou script browser. Eu uso o jdownloader e tenho velocidades muito constantes quando comparado com por exemplo o youtube-dl modo texto ou um wget (com as devidas diferenças).

    O que se pode fazer é colocar uma mãquina com GNU/Linux e windows a fazer downs e aí sim vê-se grandes diferenças de gestão alocação , passagem e re-down , mas isso não é sinónimo de que num a velocidade é maior e noutro é menor a vlocidade em sí depende da velocidade contratada e da linha o que e nota diferença e se pode constatar é na melhor gestão de pacotes recebidos, alocação, recarga, sincronização e “checagem” de dados que no GNU/Linux acontece perante outros notando-se ainda mais quando os discos começam a trabalhar já com muito dado alocado ou quase cheios, mas isso advém da organização e gestão destes processos mais tipos de alocação que acontecem no GNU/Liux e são diferentes dos outros daí que sejam muito melhores para a função download só quebram downloads ou por falta de espaço ou por falta de ligação net e mesmo quebrando são capazes de os restituir a artir do ponto e paragem sem maiores problemas coisa que no winows já é mais dificil por exemplo .
    Se por acaso alguém tiver uma máquina que dedicam muito só a downs e por acaso usam nela Windows experimentem por GNU/Linux e vão ver que vale a pena e muito , eu deixei o xp faz muitos anos e quando comecei a usar GNU/Linux nem acreditava no que via neste aspecto além de me poupar muito espaço depois do check a gestão é imcomparável e deixei de ter o problema dos dons a meio irrecuperáveis , quebras de sistema e ficava parado etc.

    O melhor é experimentarem por um máquina windows a descarregar em fila deixar ligada e por uma com GNULinux e já vêem.

    Peopleware * tentem colocar as coisas mais nestes moldes pois pessoas que não possam constatar as diferenças usando GNU/Linux e comparando elas mesmas dificilmente entendem estas noticias e é normal que não entendam se não constatam por elas e é tema dificil de explicar.

  14. Avatar de anastiel
    anastiel

    eu ainda uso curl,wget

  15. Avatar de rafael
    rafael

    se comporta simplesmente como um ficheiro corrompido