SkyDrive Explorer 1.0 Beta

27 Comentários

A Microsoft há uns anos, lançou para a web um serviço que permite aos seus utilizadores, alojar e partilhar ficheiros de vários formatos. O Windows Live SkyDrive, lembra-se?

O serviço foi amplamente explicado neste nosso artigo, pode parecer um serviço com uma aparência desajeitada mas é um excelente serviço. Mas afinal qual é o pecado do Windows Live SkyDrive?

O grande problema a meu ver, é a falta de interacção do nosso sistemas operativo com a área web. Exige que tenhamos de fazer login no browser e usar a componente web para carregar e descarregar os ficheiros para o serviço. Claro que nem sempre interessa estar a usar o browser até porque a ferramenta de upload do Live SkyDrive é aborrecida (sim mesmo com o joguinho da bola).

Como na Internet nada se perder, nada se esgota e tudo de desenha, alguém pensou no potencial que ali estava e criou um serviço local, na nossa máquina, para interagir com o serviço da Microsoft. SkyDrive Explorer é um serviço que torna o SkyDrive mais “usável” à imagem do Dropbox, por exemplo.

Não tem nada que saber. Depois de instalado, o serviço será encontrado na janela O meu computador. Depois de clicar sobre a pasta SkyDrive Explorer este pede que façamos o login no serviço Windows Live SkyDrive. Feito o login, a janela mostrará as pastas que estão disponíveis no serviço online. Agora é como se tivesse o serviço na sua máquina.

Esta poderosa extensão para o Explorador do Windows permite que o utilizador tenha os seguintes recursos disponíveis:

  • Ver a estrutura e conteúdos das pastas no SkyDrive™;
  • Ver informação referente aos ficheiros (tipos, tamanho, data de criação em formato GMT);
  • Criação de nova raiz de pastas e subpastas;
  • Cópia de ficheiro para o disco local;
  • Apagar ficheiros e pastas;
  • Copiar ficheiros do disco para o armazenamento remoto;
  • Copiar pastas e subpastas do armazenamento remoto para o disco mantendo a mesma estrutura;
  • Usar a função arrastar & largar;
  • Renomear ficheiros e pastas;
  • Criar links para pastas do SkyDrive™ a partir do nosso computador.

Além destas opções, ainda pode depois criar os links para partilha publicar de tudo o que colocarmos na pasta Public. É uma opção excelente.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: SkyDrive Explorer 1.0 Beta [1.17MB]
Homepage: SkyDrive Explorer

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Ganda descoberta Vitor! Assim já vale a pena usar o SkyDrive.

  2. Avatar de Carlos

    Muito bem. Existe um software que permite fazer isto também, com o nome Gladinet, mas é um pouco confuso e não inspira muita confiança. Este sim, é simples e eficaz.

    1. Avatar de zbrix
      zbrix

      eu uso o gladinet há muito tempo e nunca tive qq problema. e funciona no w7.dá para ter no explorer várias contas do skydrive em simutaneo. ora pensem lá comigo 25GB*1*2*3*4….=muitos GB.

    2. Avatar de Alexandre

      Também uso o Gladinet há bastante tempo e estou bastante satisfeito.
      Outra grande vantagem que o zbrix se esqueceu de referir, é que este software permite fazer backups incrementais para a SkyDrive. Melhor ainda… permite agendá-los de modo a que sejam feitos automaticamente, sem termos que nos preocupar com esquecimentos.

  3. Avatar de Carlos

    A Microsoft já lançava um utilitário como este… será assim tão difícil de fazer?

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo contigo, género e número.

    1. Avatar de Vítor M.

      O Live Mesh tem outras funções, como a gestão remota de conteúdos, é um serviço diferente.

      Mas aproveito para sugerir à Microsoft (sim eles lêem o Peopleware) que o LiveMesh ganharia se pudéssemos adicionar o Microsoft My Phone 😉 pensem nisso.

      1. Avatar de TopPLus
        TopPLus

        Já que o pessoal da microsoft passa por aqui… tipo uma idéia maluca! que tal juntar o live Sync com o Live Mesh! no que concerne à sincronização de ficheiros.

        cumps

  4. Avatar de delaorden9

    muito interessante !. Cloud computing. O nome é muito apropriado. Será que este serviço permite fazer uploads de músicas, por exemplo, e depois podemos linkar para nosso sitio ? Tipo Fileden ou outros por aí.
    Valeu !

    1. Avatar de gota
      gota

      Sim, é possivel partilhar como quiseres o link de qualquer ficheiro!

  5. Avatar de JCunha
    JCunha

    Bom post Vítor! Assim o serviço já tem uso.

    Estar a carregar os ficheiros todos através do browser não tinha piada nenhuma. =)

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    No Windows 7, o explorador do windows vai sempre abaixo quando tento entrar nas pastas do Skydrive.

    1. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Também tenho o mesmo problema, diz que o explorador do windows deixou de funcionar.

    2. Avatar de JPeixe
      JPeixe

      o meu tb dá erro e fecha o explorador

    3. Avatar de Vítor M.

      Sim a mim tem alturas que também não me deixa entrar :O mas este serviço ainda vai precisar de mais maturidade.

      1. Avatar de Eduardo Garcia
        Eduardo Garcia

        Naum funcionou da pau no explorer.exe… 🙁

        1. Avatar de Eduardo Garcia
          Eduardo Garcia

          Visitei a homepage do programa está lá a resolução do problema, a nova versão é corrigida essa falha… A versão é a 1.1 liberada hoje!
          E sugeriram desinstalar o programa e reiniciar pra instalar essa versão!

  7. Avatar de samuel
    samuel

    E já agora como fica o tamanho máximo de ficheiros? Ainda há limite de 50MB/ficheiro?

    Obrigado por este artigo, isto sim era o que a MS devia ter feito quando se instala o Live Essentials, deviam por uma cena destas 😀

    Bom Trabalho

    1. Avatar de Nelson

      Samuel, também gostava de saber quais são os limites 🙂

  8. Avatar de aver
    aver

    Nos “idos” de 2007 escrevi um comentário sobre o modo de abrir uma conta no Skydrive com morada dos EUA (na altura só era acessível com moradas dos EUA)
    https://pplware.sitedev.pt/2007/10/16/vem-ai-um-novo-messenger/comment-page-1/#comment-102934

    Aqui há pouco tempo escrevi um comentário a dizer que através do Skydrive tinha acesso ao “Office Web Apps” tal como está neste link, ou seja, faz-se o upload de um ficheiro Office e pode-se abrir no Skydrive com o “Office Web”. É parecido com o GoogleDocs
    http://www.labnol.org/internet/access-web-based-microsoft-office/9884/
    Na altura também referi que estava admirado por vários comentários do post do link dizerem que não conseguiam. Mais tarde li que o “Office Web Apps” só estava acessível a “contas EUA”, que era, acidentalmente, o meu caso.

  9. Avatar de konteudos.info

    Fixe , apesar de já usar o Gladinet .

  10. Avatar de Rui Jorge
    Rui Jorge

    este software é oficial da microsoft?

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Mas isto só se torna realmente vantajoso com uma boa largura de banda, não é?
    E também para aqueles que usam do beneficio de downloads ilimitados.

    E quanto a segurança? Será possível podermos confiar alguns dados mais sensíveis neste tipo de serviços mesmo tendo sido resolvidos os 2 parágrafos anteriores que referi?

    Obrigado.

    1. Avatar de aver
      aver

      Penso que encriptando não há especiais problema de segurança para ficheiros sensíveis. Sou fã do TrueCrypt e do KeePass em versão “portable”. Ambos usam a técnica do ficheiro “contentor” encriptado (tudo o que lá está dentro está encriptado). Fiz um upload desses ficheiros sem problema nenhum. Quando precisar faço o download deles noutro computador.
      Obs. Cada ficheiro (pode ser uma pasta em ficheiro .rar) não pode ter mais de 50 MB.