Novo supercomputador chinês …

90 Comentários

A China apresentou no dia 20 deste mês o seu mais rápido computador, uma máquina que ocupa uma área de 1.000 metros quadrados e que é capaz de efectuar biliões de cálculos por segundo.

null

O super-computador foi apresentado em Changsha, centro da China, pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa, disse a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua (Nova China).

É o “Tianhe” (via láctea), um supercomputador desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e que custou 600 milhões de yuan (60 milhões de euros), disse a Xinhua.

Teoricamente, o “Tianhe” pode efectuar mais de 1.000 biliões de cálculos por segundo (um «petaflop»), “realizando em apenas um dia o que um vulgar computador demoraria 160 anos a fazer”, indicou a mesma fonte.

O sistema pesa 155 toneladas e foi concebido para processar dados de actividade sísmica destinados à exploração petrolífera, computação bio-médicas e desenho de naves espaciais, disse o presidente da Universidade, Zhang Yulin.

Tianhe é um conjunto de 103 bastidores prateados refrigerados que ocupam perto de 1.000 metros quadrados de área e pesam 155 toneladas. Contem 6,144 processadores Intel e 5,120 AMD’s, com capacidade de disco de 1 PB.

No topo da sua velocidade, o novo supercomputador chinês atinge 1,2 «petaflopes», o quarto tempo mais rápido do mundo.

Zhang Yulin adiantou que a informação acerca do “Tianhe” foi já submetida á lista dos “500 computadores mais rápidos”, compilada por varias universidades ocidentais, e cuja divulgação deverá ocorrer em Novembro. Lusa

Partilhar:
Tags:

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    A questão é: será que chega para correr o Crysis? lol…

    1. Avatar de Pedro Bastos
      Pedro Bastos

      OMG!
      Será? 😮

      1. Avatar de infiltrado
        infiltrado

        Para entrar nos computadores da presidência da republica chega de certeza…

    2. Avatar de gocho
      gocho

      Resposta rápida: Não! 🙂

    3. Avatar de andré
      andré

      reformulo a pergunta: chega para correr o crysis 1500x ao mesmo tempo?

    4. Avatar de Nuno A.
      Nuno A.

      A resposta é NÃO. É um super computador para cálculo massivo de dados e não tem placa gráfica (que é o que mais interessa) para processar dados da imagem e correr Crysis como deve ser.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Mas uma emulação por software deve ser bem capaz de por a correr Crysis, aquilo, tem CPU para dar vender, ir a lua a voltar.

        Mas reformulo a pergunta será que vai correr Crysis 2? LOL

      2. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Nao? Entao como é que se faz “desenho de naves espaciais”? No paint?

        1. Avatar de Nuno A.
          Nuno A.

          Isso é diferente. A renderização dos gráficos de um jogo é feita em tempo real, coisa que o Supercomputador não está preparado para fazer. Desenhos de naves espaciais, embora mais complexos não são feitos em “momentos”, para obedecer à regra de 30 FPS (min) ou 60 FPS (ideal)

          1. Avatar de Claudio
            Claudio

            30 FPS (min) WHAt a f??

            FPS – Frames per SECOUND!

        2. Avatar de Vasco Silva
          Vasco Silva

          Apenas um reparo… o paoint não corre sem placa gráfica…..

          LOL

        3. Avatar de Manuel
          Manuel

          Não é utilizado para desenhar. É utilizado para análise estrutural, de vibrações e térmica das “naves espaciais”.

    5. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      LOL, não façam do crisys um monstro dos jogos, pelo menos nesse sentido, joguei-o a 1650×1150 +- cam tudo no maximo, e nem tenho maquina topo de gama, quadore 6600, 3GB dd3, grafica xfx8800GTS, é bom mas não o melhor, o jogo é um monstro mas pela qualidade, do melhor que já joguei.
      Abraço a todos, especialmente a todas, lol

      1. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        LOL, não façam do crisys um monstro dos jogos, pelo menos nesse sentido, joguei-o a 1650×1150 +- com tudo no maximo, e nem tenho maquina topo de gama, quadore 6600, 4GB dd3, grafica xfx8800GTS, é bom mas não o melhor, o jogo é um monstro mas pela qualidade, do melhor que já joguei.
        Abraço a todos, especialmente a todas, lol

        é pena nao podermos editar o comentario, assim tou a fazer spam, hehehe, corrigi 2 erros.

  2. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Uma nova era da espionagem começa! 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      Nova não será, este golpe publicitário serve de intimidação (se isso é possível) para mercados mais avançados tecnologicamente.

      O mundo tem algumas “ideias” estereotipadas que as potencias são somente os norte americanos, ingleses, japoneses e pouco mais, mas a realidade… cheira-me que é bem diferente.

  3. Avatar de Hitlerrr
    Hitlerrr

    Tenho um igual na garagem…
    Toda a gente sabe que isto vai ser utilizado para fabricar bombas atómicas para destruir o Mundo.

  4. Avatar de awareofppl
    awareofppl

    Pergunta obvia. Voces acreditam nos produtos chineses?

    😛

    1. Avatar de Hitlerrr
      Hitlerrr

      As Playstachions Leitores de Devédés e Compuchadores top de Gama não são feitos lá?

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Playstations? Chinesas!? o_O COmputadores topo de gama?!

        1. Avatar de OmeuNOME
          OmeuNOME

          a mão de obra vem quase toda de lá.

          até o meu MacBook tem: “Assembled in China”

          muitos produtos de boas marcas passam pela china! claro que não é tecnologia deles, mas as coisas passaram por lá…

          vocês confundem muito a industria da contrafacção com a capacidade chinesa! eles têm potêncial, cá é que só chegam as coisas rascas…

          1. Avatar de delaorden9

            OMeunome, concordo. A China ficou estigmatizada pela exportação de bugigangas de duvidosa qualidade mas estão à frente de muita gente na area tecnológica.

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Deves querer referir-te ao vizinho de olhos também em bico, Japão.

        1. Avatar de Hitlerrr
          Hitlerrr

          Não.
          Refiro-me à China chukutuzu

          1. Avatar de kekes
            kekes

            A minha bateria do portatil é bastante curiosa, é um toshiba e diz Made in Japan, Assembled in China, tipo levar ascelulas para a china para por-las dentro das caixinhas deve dar mesmo rendimento se não, não o fariam.

      3. Avatar de delaorden9

        sim ,são “montados” na China. Mão de obra barata, exploração etc.A Apple monta, a Intel monta e assim por diante. Veja nos seus produtos, onde tem o número de serial e veras que sempre tem escrito “assembled in China” ou “Taywan, Malaysia”.

      4. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Estás a confundir China (Formosa) com China (continental).

        1. Avatar de delaorden

          oi! tanto faz, formosa, feia, pe tudo igual, pelo menos no olho…

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Isso era para ser um comentário?

    2. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Tou a imaginar 1 blue screenn, com endereços de memoria e instruçoes assembly, em CHINES!!!

      LOL

  5. Avatar de pedro
    pedro

    que frigorífico grande…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Com ligação à internet, podes agora aceder ao site do Pingo Doce em micro segundos e pesquisar receitas na Vaqueiro num clique.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Bolas! Pingo Doce?! Pobre super computador! Aquela musica que dá no anuncio também está no site! O supoer-computador ia logo com o c****** com aquela voz!

  6. Avatar de Maximusss2008
    Maximusss2008

    Caro Vitor: O internet explored continua muito lento e continua tb a bloquear. Um Abraço

    1. Avatar de RP
      RP

      Boas, não seria melhor mudares de browser?

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Nao seria melhor ires ver o dragon ball z?

        1. Avatar de Hitlerrr
          Hitlerrr

          KAMEHÁMÉEEEEEEEEEEEEHÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

          Bom já foste
          PATADA NA BOCA

        2. Avatar de RP
          RP

          Seria, mas não era a mesma coisa.

          1. Avatar de Shadow
      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Eu não mudo! Só contece aqui desde que mudou para o Sapo; mesmo para ler a “Notícia completa” acontece o mesmo; o que mudei foi a página incial que era o PPL e deixou de ser.
        Continuação de B. fim e semana para todos!

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Aguenta, que o caminho da virtude está semeado de sofrimento 😀 😛

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Ou é provações? Enfim, fica a ideia…

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Não seria melhor meteres o Firefox ou o Chrome?

      IE está ultrapassado!

      1. Avatar de Hitlerrr
        Hitlerrr

        Cada um tem os seus gostos
        Usa o Chrome é melhor

    3. Avatar de Vítor M.

      Maximusss2008 estamos a tratar de descobrir o que se passa. Ainda não o conseguimos ver com certezas, pedimos desculpa pelo incomodo e garantimos que em breve será ultrapassado esse problema.

  7. Avatar de Olly

    Resta saber quanto tempo tem de garantia eheh
    Se for como os produtos das lojas chinesas 😀

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Espero que não funcione a pilhas (chinesas)…

  8. Avatar de A friend
    A friend

    Ena Ena, daqui a 10…20 anos estes teraflops todos vão ser banais na casa das pessoas! Sem ser preciso 1000 metros 😀

    Já me faz lembrar aqueles “super computadores” que existia antigamente do tamanho de salas e hoje em dia um smartphone ao pé desses computadores antigos é um Super Computador…

    LOL para a questão que fizeram.. Será que corre o Crysis?!
    ehehe….

  9. Avatar de Grifo74
    Grifo74

    Como será uma maquina detas a correr o novo Ubuntu 9.10? já agora, o meu sonho era ter um portatil com estas caracteristicas, mesmo sendo o 4º da tabela…. 🙂

    1. Avatar de Hitlerrr
      Hitlerrr

      Um portátil com +1000 processadores ia ser mesmo portátil
      Talvez querias mas é um contentor portátil assim ja podes ter um ultrapc portable ainda assim

  10. Avatar de babalu
    babalu

    Uma maquina boa para instalar o vista

    1. Avatar de d05
      d05

      O que eles vão atacar desta vez. Vindo da china para o bêm não será,tinha logo que estar na parte da defesa.

    2. Avatar de Hitlerrr
      Hitlerrr

      Ainda assim ias ter muitos BSOD
      E não ias conseguir correr o Aero do Vista

  11. Avatar de Shadow
    Shadow

    Realmente estes gajos vão dominar o Mundo. 😛
    😛 😛 😛 😛

    😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Há dias conversava com um colega sobre os muitos armazéns que no norte do país acolhe de mercadoria chinesa.

      Lojas, armazéns, restaurantes… uma lavagem de dinheiro fenomenal, carros caros às portas das lojas e muita gente (oriental) a trabalhar nestas zonas comerciais.

      Segundo o que ele me disse, o governo chinês paga durante uns anos a instalação dos seus povos em países, pagam parte dos impostos, dá facilidades de exportação para outros países de mercadorias e materiais assessórios.

      Eles em cada zona “secam” o comércio tradicional e espalham pelo país mais e mais comerciantes.

      Com dinheiro fresco e num país preguiçoso e pernicioso é fácil aliciar os proprietários de outras lojas a estes as venderem ou arrendarem.

      Não tenho nada contra essa cultura, respeito-a mas considero que o país vai definhar, secar e quando estiver a morrer eles vão embora. Não vos faz lembrar um comportamento qualquer?

      1. Avatar de cdq74cn
        cdq74cn

        Isso nem me revolta tanto, a verdadeira revolta é o enraizar das sociedades moderna ocidental na compra de produtos “made in china” em qualquer tipo de loja, tudo (quase tudo) tem na sua base um made in china e não há alternativa, pelos preços deles devido à exploração humana, a concorrência desleal isto tudo torna-se num ciclo ! Pormenor já viram um chinês num supermercado ou a beber um café (isto sem ser nas capitais), eles exploram isto, e não consomem nada ! Enfim eu já abri a pestana à muito e chinês never ever !

      2. Avatar de AmdM
        AmdM

        Faz lembrar o comportamento da raça humana em ralação ao Planeta Terra…

        Será que os Chineses também são Humanos ???????

        1. Avatar de AmdM
          AmdM

          omg…

          relação 🙁

      3. Avatar de Zantro
        Zantro

        Já para não falar que abrem o nigócio deles, e durante 5 anos não pagam qualquer tipo de imposto… passam esses 5 anos mudam o negócio para o nome da mulher ou dos filhos ou de um outro familiar, e lá ficam eles mais 5 anitos à mama…

  12. Avatar de Sarev0k
    Sarev0k

    Ele não usa CPU AMD, mas sim GPU.
    É essa uma das grandes novidades neste super computador, o uso de processadores gráficos para executar calculos.

  13. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    “O sistema pesa 155 toneladas e foi concebido para processar dados de actividade sísmica destinados à exploração petrolífera, computação bio-médicas e desenho de naves espaciais, disse o presidente da Universidade, Zhang Yulin”
    Pois pois contem-me historias, quer dizer proibiem os chineses de ver os que lhe apetece na Net, é tudo filtrado, e agora querem este super PC ,alias super C já que de “personal” não tem nada, para fazer coisas que realmente interessa, investigação. Hum bem dizia um colega meu, o mandarim idioma do futuro, já são 1200 milhões a falar, LOL !

  14. Avatar de Ivo Mota

    Fogo com este pc secalhar ja dava para eu jogar o pes2010 com os graficos ao máximo já que no meu portatil não dá 🙁

    1. Avatar de Hitlerrr
      Hitlerrr

      Não dava não.

  15. Avatar de taveira
    taveira

    mesmo assim ñ chega para o meu.

  16. Avatar de Pattto
    Pattto

    nao sejam nabos, eles teem a tecno,veja se a HTC e a QTEK(q ca o tuga esperto dizia q era melhor q a htc e sao a mesma),alem das marcas das Mboards etc etc,o q eles nao DEVEM ter é tanto controlo d qalidade!! E sim,corre o crysis,a placa grafica nao faz+ q calculos matematicos,qq cpu faz,nao sao é especificos pa iso!

    1. Avatar de d05
      d05

      Os computadores são quase de certeza para usar linux ou outro sistema operativo mas não windows logo não vai correr jogos badalados. Usa-se muito Linux na china, alguma coisa tinham de ter de bom.

      1. Avatar de samuel
        samuel

        Será que o super hiper-mega computador será capaz de contrafazer os produtos de maneira a que parecem mais com os originais?

        Ja Viste o que era comprar uma licença para tantos pc’s ligados (supercomputador)?
        lol

      2. Avatar de Guilherme Lino
        Guilherme Lino

        sera k no linux da pra lancar bombas atomicas? fica a duvida

  17. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Qual crysis, qual quê!
    Será que consegue adivinhar a chave do Euromilhões? Isso sim… é que a 60 milhões cada, ainda dava um pé-de-meia jeitoso!

  18. Avatar de Kazam
    Kazam

    Lembram-se de correr o Pacman num PC >= P3 e de a velocidade ser brutal… comia-se as bolas em menos de um minuto… Imaginam o que será jogar o mesmo Pacman neste computador?? hehehehehe

  19. Avatar de André
    André

    Depois de ler todos os comentários fiquei surpreso por ninguém ter perguntado o seguinte:
    Quantos gigas é que tem mesmo um disco de 1PB ?
    É que não faço a minima idea… alguém me pode elucidar?
    Obrigado!

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      1 petabyte = 1 048 576 gigabyte

      Cumps,
      Manuel Rocha

    2. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Toma a tabela toda. Desde o Zeta até ao byte.

      0.000000954 zettabytes
      0.00097656 exabytes
      1 petabytes
      1024 terabytes
      1048576.00000 gigabytes
      1073741824 megabytes
      1099511627776 kilobytes
      1125899906842624 bytes

      Cumps,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de André
        André

        Mt obrigado pela tabela!
        Fiquei a saber mais uma coisa hoje!
        Será que o zetta ainda me vai chegar as mãos? uhm… deve ficar para os meus putos…
        Cumpts!

    3. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      UM disco não tem nenhum; uma quantidade enorme de discos, tem 2²⁰ (2^20) 🙂

  20. Avatar de mythic
    mythic

    o meu 486 era bem mais rapido que essa chinezise pois voou do 2 andar ate ao chao em 2segundos coisa que esse nunca conseguira fazer nem em 50 anos !!!!mas que era util a sacar filmes la isso era….ate vinha o servidor pelo cabo !!!!!!

  21. Avatar de Mário
    Mário

    Neste momento digam qual o produto que não diz made in china.
    Neste momento o que vier made in Tailand já considerado produto em vias de extinsão.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      China não quer dizer “China”; PRC, sim.
      Pode ser da Formosa (Taiwan); produtos de qualidade, alta-tecnologia, geralmente são.

  22. Avatar de Mário
    Mário

    e Cuidado com a copias porque muitas vezes supera o original.

  23. Avatar de Mário
    Mário

    V.M aquilo que falas-te sobre as lojas chinesas mostra uma visão (chinesa)economica que nós por exemplo não temos qualquer pessoa que queira abrir um negocio bate logo no principio com a falta de um local e depois quando encontra( as rendas matam logo o negocio a nascença.
    Quem sabe se fizesse-mos o mesmo lá fora,muita empresa podia vender os produtos nacionais no estrangeiro com mais facilidade.

  24. Avatar de Alex
    Alex

    1 Mhz é 1 milhao de calculos por segundo
    1 Ghz é 1 bilhão de calculos por segundo

    Esse super ultra mega computador faz apenas bilhoes de calculos por segundo?
    é o meu faz 4 bilhões e é pequeno em comparação com esse

    1. Avatar de Rex
      Rex

      Não me parece k seja assim. Isso é o bilião americano.
      Cá, 1 bilião = 1 milhão de milhões = 10^12, dai o petaflop e não o gigaflop. E são 1000 biliões…
      Ah, e é “bilião” e não “bilhão” 😉

      Qualquer dia temos isso numa calculadora de bolso 😀

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Bilhão (Brasil) = Milhar de Milhões (Portugal)
        Bilião (Portugal) = Trilhão (Brasil)
        Quadrilhão/Quatrilhão (Brasil) = Milhar de Biliões (Portugal)
        Trilião (Portugal) = Quintilhão (Brasil)
        etc…
        O intervalo em Portugal é 10^6 e no Brasil é de 10^3.

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Ou seja: os nossos são mais compridos 🙂

  25. Avatar de delaorden9

    A China saiu da Idade Media, do obscurantismo comunista, para o atual estagio, graças às suas exportações de duvidosa qualidade. Para isso precisaram de paises dispostos a sacrificar sua industria local em troca de uma rentabilidade muito maior. NO caso, o Brasil sempre foi um grande importador e teve sua industria textil praticamente destruida por causa disso.Salarios irrisorios e trabalho escravo (praticamente) deram à China reservas trilionarias. Mas hoje mudou e as bugigangas foram substituidas pela tecnologia, pirata ou não. Uma coisa não mudou… o atraso e obscurantismo que o governo chines impõe ao seu povo.

  26. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    pois mas no outro dia fui ao chines comprar uma toalha, e dizia na etiqueta “made in europe” omg?

    1. Avatar de Bombacha
      Bombacha

      Isso é uma toalha chinesa falsificada é claro, por outro chines que enganou esse chines da loja 0.º … nesse mundo deve ter até chines vendendo chineses falsificados para a propria china…

  27. Avatar de darkxp
    darkxp

    realmente a china está a mudar… e neste momento o rigor e a qualidade está a ser ultrapassada por eles em relação a outros paises… e dai vem o medo de todos.

    a china daqui a uns anos terá produtos melhores que os da origem…

    o problema é a fama que trazem de tras… mas isso sera superado…

    tenham medo. muito medo!

  28. Avatar de aks

    sera k no linux da pra lancar bombas atomicas? fica a duvida