Sistema Operativo web virtual baseado em Silverlight

35 Comentários

Por José Luís Teixeira para o Pplware
Windows4all Silverlight é um sistema operativo virtual gratuito [podemos dizer também Web OS ou WebTop ou agora tão em voga um pc na nuvem]. É um site que simula um sistema operativo no seu browser. Reproduz o ambiente de trabalho de um S.O. moderno, pode-se iniciar aplicativos imediatamente, sem instalação.

O único requisito é ter o Silverlight 3 instalado, sendo então este Web OS executado na sandbox do Silverlight.

Seguem algumas das aplicações que estão neste momento incluídas:

  • Explorador de Ficheiros
  • Internet Explorer
  • Video Player
  • Editor de texto (RTF)
  • Leitor de RSS
  • Virtual PC
  • Bloco de notas
  • Paint
  • Cliente Twitter
  • Visualizador Flickr
  • Chat
  • Calculadora
  • Jogos como o xadrez, Solitário, Spider, etc

Algumas das vantagens deste Web OS
  • Conveniência e liberdade – Um ambiente de trabalho personalizado está disponível e acessível de qualquer computador no mundo.
  • Sem administração – Não existe o conceito de instalação de software, actualização de software, preocupações com anti-vírus.
  • Segurança – menos propenso a ataques típicos, vírus, worms, vulnerabilidades, spyware e falhas de disco.
  • Hardware – Desempenho não depende muito da velocidade do seu computador.
  • Entretenimento – Estando baseado online, este Web OS oferece mais oportunidades para a comunicação e entretenimento.
  • Custo – É free sem custos .

Podem experimentar a live preview no site do Windows4all, mas certifique-se que tem o Silverlight 3 instalado no seu computador.

Sugestões de projectos em Silverlight a explorar
http://www.windowsvista.si/main.htm
http://g.ho.st/
http://silverlight.timovil.com/

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Windows4all 1.0.9 Alpha [ 2.16MB]
Homepage: Windows4all Codeplex
Homepage: Microsoft Silverlight

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    O Silverlight não me para de surpreender, esta é daquelas tecnologias que tenho que tirar o chapeu à Microsoft…li a pouco tempo que é possivel ter esta tecnologia no iPhone e iPod Touch sem ser sequer necessário instalar plugins, mas perdi essa fonte, se alguém tiver info sobre isso agradeço 😉

    1. Avatar de aver
      aver

      Deve ser qualquer coisa assim: http://bit.ly/8i3Ng1
      Já não é segredo que a Apple recusa o Flash, da Adobe, no iPhone, embora ninguém tenha percebido porquê.
      Por isso tem-se falado num entendimento entre a Apple e a Microsoft para o desenvolvimento do Silverligh para o iPhone.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Exactamente isso… obrigado 😉

        Pois eles recusam, as razões ao certo não sei, mas uma das questões mais levantadas sobre a recusa do flash no iPhone é mesmo o fraco desempenho que o Flash tem nos smartphones e a Apple nesse aspecto é esperta… sabe que se abrir um site em flash, lento e cheio de bugs, quem fica com a reputação em jogo é a Apple e não a Adobe, daí as recusas. Uma coisa é ter uma aplicação em Flash, oura é ter conteudo flash totalmente descontrolado (no conteudo que pode abrir) em forma de plugin no safari.

        Silverlight tem sem duvida um potencial brutal mesmo… por isso é que a adobe agora anda a lançar forçadamente o Flash 10.1 beta com suporte de GPU para melhorar o desempenho 😉

        1. Avatar de Nuno Rosa
          Nuno Rosa

          Leiam as notícias com cuidado devido, o título é apenas sensacionalismo e não tem nada a ver com o conteúdo.

          O que é falado no artigo não é conteúdo Silverlight no iPhone.

          “All the video encoding trickery is taking place on the remote server; it identifies when an iPhone is requesting a video stream and bundles it into a format the device can handle.”

          Não muito diferente do que já acontece com o youtube, substituir o conteúdo video que utiliza um plugin (Flash no caso do youtube) por algo que o terminal suporte, video tag (HTML5) que safari presente no iPhone suporta.

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Sim mas tem um pouco a ver com a tecnologia Silverligh que é bastante boa e o facto de se puder tirar proveito sem ser necessário plugins e correr bem num smartphone, dá bem para fazer a comparação “ontopic” desta tecnologia e a sua rival … 😉

            Iphone serviu de exemplo, e também aproveitei o topico Silverlight mesmo para saber se alguem tinha a info que pedi..

        2. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          É verdade o que dizes mas não devia de ser dada essa opção? Até podia estar desligada por padrao mas já devia de estar incluido.

          É mais uma das limitações de origem do Iphone, o bicho só lá vai com Jailbreak, se não fosse isso o Iphone não era (quase) nada, desde de não aceitar MP3 como ringtones e limitação de 30 segundos (dentro do dispositivo claro), o bluetooth apenas aceitar (até ao 3G) dispositivos Apple e os restantes com bastantes limitações, etc…

          Isso tudo para que?

  2. Avatar de TouNaLua
    TouNaLua

    “Um ambiente de trabalho personalizado está disponível e acessível de qualquer computador no mundo.”

    Isto é verdade… desde que esse mesmo computador tenha o Microsoft Windows e o Silverlight instalados…

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      …ou Linux

  3. Avatar de Nuno Amaral

    Muito à frente. A Microsoft está de parabéns.

  4. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Só ainda não percebi como é que se põe isto a funcionar!
    Tenho o Silverlight instalado, fiz o download, e agora?
    Desculpem lá a ignorância!

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Nelson, já somos dois…

      1. Avatar de Jose Luis Teixeira

        Olá,

        para ter uma preview não é necessário fazer qualquer tipo de download.

        Sigam este link: http://www.windows4all.com/

        e deliciem-se com o projecto.

  5. Avatar de Pedro Machado Santa
    Pedro Machado Santa

    Uso Linux, Ubuntu. Não há silverlight/suporte para Linux. Este projecto é inútil, não só para mim como me parece que replicar a experiência de um OS tradicional na Web é a mesma coisa que seguir em frente numa ravina.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Quanto ao suporte Silverlight para Linux, espero que isto ajude… chama-se “Moonlight Project”

      http://www.mono-project.com/Moonlight

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Que se diga de passagem a uns tempos atras recebeu na altura de um evento, nao me recordo qual umas boas ajudas das microsoft 😉 Está sempre um passo atras da versao official, mas funciona.

  6. Avatar de Miguel Santos

    Concordo plenamente.
    Não podemos depender de “plugins” proprietários para usar a web.
    O uso do adobe flash e do M$ Silverlight é mau para a internet porque esses plugins são proprietários e as empresas que os fazem tem o controlo de escolher para que sistemas operativos e browsers é que são compativeis. Obviamente que nem todos podem concordar comigo e respeito isso. Mas eu cá não instalo silverlight.

    1. Avatar de Jose Luis Teixeira

      é sempre uma opção 🙂

      Mas, por exemplo se quiseres ver uma viagem barata ida/volta atraves do mapa da RyanAir [http://www.ryanair.com/pt/cheap-flight-destinations] não vais conseguir reservar a viagem barata 🙂

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Comentário no mínimo triste (tal como este que estou a fazer pois é perca de tempo).

  7. Avatar de Almeno Rocha

    Existem outras duas soluções excelentes que tu não mencionaste, e uma delas podes instalar no teu servidor muito facilmente. Nenhuma delas depende do SILVERLIGHT embora recomendem o IE ou FIREFOX.
    E apenas recomendam devido a compatibilidades de XML.
    Estou a preparar um artigo com os 3 melhores “Web Operating System” e não WEBOS pois este é um sistema operativo da PALM para SmartPhones.

    1. Avatar de Jose Luis Teixeira

      Olá Almeno,

      Obrigado pelo comentario e contributo.

      [QUOTE=[Almeno Rocha]
      Existem outras duas soluções excelentes que tu não mencionaste[…]
      [/QUOTE]

      Concerteza que existem muitos e bons projectos e free ou opensource! (Sendo um dos quais meu favorito este -> http://eyeos.org/)

      Este artigo foi com a aproximação aos projectos em Silverlight (tecnologia que estou a explorar)

      [QUOTE=[Almeno Rocha]
      […]não WEBOS pois este é um sistema operativo da PALM para SmartPhones.
      [/QUOTE]

      Sabia que ia ser interpelado com essa afirmação. Não deixa de ser verdade! Mas é um termo que já esta quase completamente hijacked é como aqueles termos em que a marca/modelo se dissipou em todos outros objectos similares (ex. Walkman, Jeep)

      [QUOTE=[Wikipedia]
      However, the terms WebOS and Web operating system have been employed more broadly and with far greater popularity in the context of “the web as in HTTP”
      http://en.wikipedia.org/wiki/Web_operating_system
      [/QUOTE]

      []’s
      Jose Luis

      1. Avatar de Almeno Rocha

        Já agora penso que o que fizeste referencia “G.HO.ST” nada tem a ver com o Silverlight.
        Eu até gosto bastante deste e ainda por cima sabendo da história do mesmo e quem o desenvolve…
        O eyeOS tenho instalado no meu servidor e gosto bastante principalmente estando a trabalhar com o programa que sincroniza os nosso ficheiros com o Server…
        O outro que falei é o ICLOUD o pouco que mexi nele, até agora impressionou-me, alem de podermos ter a cesso aos ficheiros por WEBDAVE

      2. Avatar de Almeno Rocha

        AHHH
        Só falei na questão do “WEBOS” mesmo para picar, alias quem me conhece dos “comments” já sabe…
        🙂

  8. Avatar de Rúben M,

    Que perda de dinheiro, tanto tempo perdido a fazer lixo…

    1. Avatar de Joddys
      Joddys

      Amigo, não posso discordar…

      A internet é uma loucura e como ninguém sabe onde vai dar, as empresas atiram para todos os lados.

      Eu ainda acredito que, num futuro não muito distante, o Sistema Operacional será algo parecido com a BIOS do computador. Simples, leve e funcional para rodar aplicações.

      Também acredito que com o avanço das tecnologias opensource novos padrões free surgirão, padronizando a web.

      Por este motivo deixei de ser desenvolvedor em TI. Não faz mais sentido ficar aprendendo milhares de linguagens diferentes ou programas para fazer a mesma coisa.

      É isso!

  9. Avatar de jO
    jO

    Pergunta:
    Quer entao dizer ke posso por exemplo aceder ao meu banco sem ter um anti-virus instalado e tudo isto com segurança?

    obrigado

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Depende, hoje em dia as técnicas de pirataria quase sempre são por falhas do utilizador e não provocadas por virus, como é o exemplo do phishing.

      Por isso todo o cuidado é pouco, seja Cloud OS, Windows, Mac ou Linux 😉

      1. Avatar de jO
        jO

        obrigado… como eu imaginava…rsrrsrsr

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Isso passará por configurações, escolhas, etc… que variam de utilizador para utilizador. Se usares Windows por exemplo terás que usar o Windows 7/Vista. Depois desligar todos os serviços que permitam assistências remotas, usar o UAC no máximo (caso sejas um utilizador “leigo”), etc… Como o A Friend disse e bem, o importante será utilizares um link-scanner (verificador de links). Tens aqui o meu preferido:

      http://linkscanner.avg.com/

      E claro de preferência ter um boa firewall 🙂

  10. Avatar de ximane
    ximane

    boa noite.
    alguem me pode esplicar a utilidade disto uma vez que temos de ter um sistema operativo instalado pa correr o browser??

    ou n é preciso ter sistema operativo??

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Podes por exemplo usar em qualquer computador que não seja teu, para teres acesso a vários serviços sem deixares rasto…
      Existem várias situações que pode ser util.
      Experimenta o http://icloud.com

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O exemplo em si não tem grande utilidade, mas basicamente o mesmo conceito pode inovar e muito a forma como utilizamos um PC remotamente.

      Hoje em dia é necessário instalar e configurar os computadores para que tal seja possivel. Com isto basta um computador com um Browser e aceder a outro computador de forma facil… Isto já sou eu a imaginar o que este conceito nos pode trazer para futuro 😉

      O Cloud pode ser algo ainda dificil de aceitar para muitos, mas para mim vejo com uma potencial forma de com um netbook aceder ao meu desktop em casa onde está toda a potencia e quem sabe, até poder jogar alguns jogos que num netbook não é possivel dadas as limitações das placas gráficas. Será estilo, ter um computador principal, que será como o meu servidor cloud pessoal 😀

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Não é +reciso ter um sistema operativo para correr um WebOS. O exemplo vem de uma escola na Catalunha que usa o EyeOS. os computadores arrancam e possuem apenas uma aplicação que faz ligar ao servidor interno como o EyeOS (existe disponível para teste na Web). Nada mais existe nas máquinas locais.
      A escola foi prémio europeu de inovação no ano passado.
      Todos podíamos utilizar isso já em cada escola. Porque será que não acontece?!!

  11. Avatar de as13
    as13

    Afinal como se utiliza isto!!!!!!!!!!

    Acabo de instalar o Silverlight, mas depois não faço ideia de como isto se utiliza.

    Alguem pode ajudar….

    Obr

  12. Avatar de Merlin
    Merlin

    E lá fui todo feliz e contente tentar ver se conseguia realmente visualizar um site usando o motor de renderização do Internet Explorer sem ter de ter o dito instalado.

    Mas claro que não 🙁 era bom demais! Aquilo usa o motor do browser que estamos a usar para visualizar os sites… De volta ao IE netrender :s

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Podes usar o Maxthon para esse efeito. A versão 3 combina webkit com trident