Experimente: Janela única no GIMP!

18 Comentários

Em Setembro deste ano, o Pplware trouxe-lhe o anúncio de que a tão esperada interface de janela única para o The GIMP estava finalmente prevista para a versão 2.8. A forma como as janelas e ferramentas se espalham actualmente pelo ambiente de trabalho, ocupando muito espaço e criando uma certa desorganização, tem afastado muitos utilizadores desta ferramenta. Se é utilizador Linux e quer já tirar partido da novidade no mais avançado editor de imagem open-source, siga os passos deste artigo.

GIMP - Single Window

Uma vez que esta funcionalidade está ainda em desenvolvimento, será necessário actualizar a sua versão do The GIMP, que provavelmente será a disponível nos repositórios oficiais da sua distribuição Linux, por outra, compilada recentemente a partir do Git.

Felizmente, já há quem tenha feito todo o trabalho difícil por si, bastando que adicione um repositório PPA à sua distribuição Linux. Para o fazer, no Ubuntu Karmic Koala, digite o seguinte no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn

Caso esteja a utilizar uma versão mais antiga do Ubuntu, relembre neste screencast da Ana Narciso, como adicionar repositórios à sua distribuição. Em seguida, actualize a aplicação e suas dependências:

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Posto isto, execute o The GIMP e, para além de outras pequenas alterações, surgirá no menu Windows uma opção para activar o modo de janela única.

gimp_single_window_option

Lembre-se que está a utilizar uma build em desenvolvimento e potencialmente instável. Caso utilize habitualmente o The GIMP para trabalhos mais profissionais ou importantes, o melhor será continuar pela versão estável mais recente. Ainda assim, verá que se torna muito mais produtiva e confortável a edição de gráficos nesta nova interface. 😉

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Finalmente!

    Agora para ser quase perfeito seria mesmo arrumarem melhor as ferramentas para poupar espaço no ecrã… 😉

  2. Avatar de Miguel Jeri

    Até agora só usei o GIMP para experimentar mas desde setembro que consulto o pplware diariamente à espera que saia a versão 2.8 final. Nessa altura provavelmente deixo o Photoshop e começo a usar o GIMP em tudo 😉

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Por que você deixaria de usar o Photoshop?

      1. Avatar de reimor
        reimor

        talvez pelo custo,é obvio.

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Finalemente, agora pode ser que lhe deem mais credito.

    A falar nisso achei piada a esta imagem, e a mesma personagem faz aparencia neste post 😀

    http://img706.imageshack.us/img706/275/1260282682707.jpg

    1. Avatar de BigLord

      Mau gosto, devia usar o 7 mas é!

      Mas lá rir ri-me xD

  4. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Já usei o GIMP para experimentar mas fiquei bastante desiludido. A aplicação de alguns filtros no GIMP leva 10x mais tempo do que no Photoshop. No Photoshop é praticamente instantâneo e no GIMP pode demorar entre 2 a 10 segundos.
    É claro que vão dizer…”o que são 2 segundos?!?” Mas se trabalharem num e noutro vão ver o que eu quero dizer, mesmo que não seja profissionalmente.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Realmente o Photoshop é melhor. Infelizmente para trabalhar profissionalmente, em uma empresa pequena, ele é extremamente caro, e o Gimp é uma solução muito bem vista.
      Quanto a ambiente desktops de casa, quem paga pelo photoshop ?? Ai fica do gosto de cada um. Gosto do Gimp e já me acostumei a ele. Mesmo porque photoshop no Linux é ‘lenda’ 🙁

  5. Avatar de Vitor Folgado
    Vitor Folgado

    Também troquei o Photoshop pelo Gimp há uns meses, e estou à espera da versão 2.8. Troquei porque o Gimp é freeware. Agora só falta mudar o SO, mas isso ainda vai demorar…

    1. Avatar de cf
      cf

      Bem vindo ao clube dos open-source e freeware
      😀

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sei que é fora de tópico, mas gostava de informar que acaba de ser lançada a versão beta do Google Chrome (o browser da Google) para Linux. Quem tiver esse S.O (como é o meu caso lol) basta irem a http://www.google.com/chrome e efectuarem o download para a vossa distro. De notar também que esta nova versão já trás os tão esperados add-ons e posso dizer que consegui colocar todos os que também tinha no FF. Neste momento este é o meu browser preferido no meu S.O preferido = Ubuntu.

  7. Avatar de Nuno Amaral

    Numa janela só é melhor. Até que enfim.

  8. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Finalmenteeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!

  9. Avatar de irlm
    irlm

    depois de instalar no mint 8, o gimp não abre, porque?

  10. Avatar de cf
    cf

    Ao principio não gostava de ter varias janelas, mas agora dá-me bastante jeito e gosto, de qualquer modo não deixa de ser o gimp! 😉

  11. Avatar de UKN
    UKN

    Experimentem usar as janelas multiplas com 2 monitores e … é outra coisa 🙂

    Pessoalmente embora use o photoshop aqui e ali acho que o GIMP para o utilizador médio chega e sobra …

  12. Avatar de BigLord

    Quero tanto que isto saia para Windows o mais depressa possível 🙁

  13. Avatar de lekegf

    Bem… Depois de configurado para janela única, toda vez que a gente abre ele as janelas vem separadas de novo (bug), e grande parte dessa nova versão do GIMP ainda está em inglês.

    Mas ficou bemmmmmmm melhor de trabalhar com o Gimp agora, chega daquele monte de janela abertas na barra. Agora fica tudo numa janela. xD E o novo íconezinho do Gimp é Style. Quanto antes essa versão ficar pronta melhor.