Sincronizar favoritos e passwords do Firefox com Dropbox

14 Comentários

Por Diogo Fernandes para o PPLWARE

Nos dias de hoje já não há motivos para não acedermos à nossa informação (ou fazer backup) a partir de qualquer parte do mundo. Muitos são os serviços que assentam na filosofia da cloud e que permitem ter a informação dos utilizadores sincronizada por vários computadores.

Aproveitando as funcionalidades do fantástico serviço Dropbox, hoje vamos aprender como sincronizar os favoritos e passwords do Firefox para esse mesmo serviço.

dropbox_00

Antes de iniciarmos o tutorial, é importante que façam backup dos favoritos e passwords por exemplo com o mozbackup.

Passo 1 – Antes demais vamos a pasta do Dropbox e criamos uma pasta com o nome Firefox (podem lhe dar o nome que quiserem) na raíz da pasta.

1Passo 2 – De seguida vamos usar um plugin que vai servir de “conector” entre o Firefox e o Dropbox. O plugin chama-se SyncPlaces e pode ser obtido aqui

Passo 3 – Depois de instalado, vamos aceder as opções do plugin para realizar algumas configurações. Para tal damos duplo clique no ícone que deverá aparecer no canto inferior direito do browser e clicamos em ‘Options’. Caso não apareça podem ir a Ferramentas ->Extras e no separador ‘Extensões’ procurar o plugin SyncPlaces e clicar em ‘Opções’.

3

Passo 4 – Agora vamos ao separador ‘Server’ e ‘Connection’ e seleccionamos a opção ‘file’.

4

Passo 5 – Vamos agora definir algumas questões de segurança ou seja vamos definir o método de encriptação dos dados, já que este “vão passar” pela Internet (rede não segura) . Para isso, vamos ao separador ‘Advanced’, sub-separador ‘Encryption’ e vamos escolher encriptação AES de 256 bits.

5

Definimos ainda uma password que será usada depois para desencriptar a informação e para podermos aceder aos nossos favoritos e passwords guardadas.

Passo 6 – Agora no separador ‘Options’ e sub-separador ‘Basic’ seleccionamos a opção ‘Encrypt JSON

6

Passo 7 – Voltamos novamente ao separador ‘Server’ e sub-separador ‘Synchronization’ para definir o caminho dos ficheiros para depois serem sincronizados.

7

Colocamos o visto em ‘Passwords’ e em ‘JSON Path’ colocamos o caminho completo da nossa pasta criada na raíz da pasta do Dropbox, deixando estar o /syncplaces.json

Exemplo em Windows: C:\Users\Diogo\My Dropbox\Firefox/syncplaces.json

Exemplo em Linux: /home/diogo/My Dropbox/syncplaces.json

Em ‘Passwords Path’ fazer o mesmo que no passo anterior mas deixando o /passwords

Exemplo em Windows: C:\Users\Diogo\My Dropbox\Firefox \Firefox/passwords

Exemplo em Linux: /home/diogo/My Dropbox/passwords

Passo 8 – Para último passo, vão ao separador ‘Options’ e ‘Automation’ e colocam o visto em ‘Receive on startup’ e ‘send on shutdown

8

Passo 9 – Clicar em ‘OK’ e está feito.

Passo 10 – Reinicie, o Firefox e os favoritos serão sincronizados quando o Firefox voltar a abrir e actualizados no Dropbox quando encerrarmos o Firefox.

Para que os ficheiros sejam sincronizados é necessário fazer os mesmos passos, usar o mesmo caminho e password definida no passo 5 em todas as máquinas que queremos que os nossos favoritos sejam sincronizados.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de angkor
    angkor

    É verdade que desta forma dá para sincronizar mas há formas bem melhores para o fazer entre eles o firefox sync http://www.mozilla.com/pt-PT/firefox/sync/

    1. Avatar de Nuni
      Nuni

      Nem mais. É que não há nada mais fácil.

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Esse guarda os extras???

        1. Avatar de Xyken
          Xyken

          Boas…

          Para os Addons existe o Siphon, um addon que sincroniza extras entre computadores.

    2. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      a questão aqui é ter tudo no dropbox, ou seja, apenas um local para tudo.

  2. Avatar de Diogo Fernandes
    Diogo Fernandes

    Exacto, existem várias alternativas. A ideia é mostrar mais uma alternativa às outras todas e ter tudo “agrupado” no Dropbox.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parabéns pelo artigo Diogo. Realmente, o Dropbox é um serviço fantástico com muitas funcionalidades…basta dar asas à imaginação

  3. Avatar de Peter Panton

    Viva,

    Existe um serviço similar para o Safari ?

    Thanks.

    1. Avatar de Diogo Fernandes
      Diogo Fernandes

      Penso que o XMarks (que vai ou pode acabar) funciona no Safari, IE, Chrome e Firefox. No entanto estive a pesquisar e existe também uma solução com o Dropbox e devem existir mais soluções.

      Deixo aqui o link da solução com o dropbox, mas atenção que não testei e por isso aconselho o backup primeiro, não vá algo correr mal.

      http://forums.dropbox.com/topic.php?id=4637

  4. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    E que tal usar o DirSync Pro (http://www.dirsyncpro.org/)?
    Software de sincronização open source, portable, leve e que se pode utilizar para sincronizar qualquer pasta do nosso computador (windows, Linux ou Mac) com a DropBox ou com outro PC.

    Para quem ainda não tiver o DropBox fica aqui um link que lhe permite arrecadar mais 250MB:
    https://www.dropbox.com/referrals/NTcwMzcyMjE5?src=global0

    Cumprimentos
    Nuno

    1. Avatar de Nuno Pereira
      Nuno Pereira

      O endereço do site do DirSync Pro ficou com o parêntesis e o ponto de interrogação no link…
      O endereço é, como é óbvio:
      http://www.dirsyncpro.org

      Cumps

  5. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    ~ Offtopic ~

    “Today we’re excited to announce that Xmarks has been acquired by LastPass, makers of a leading cross-platform password manager. It’s a great opportunity that ensures the survival of Xmarks as the same service that you know and love.”

  6. Avatar de Ricardo Oliveira

    também podem experimentar o diigo, sem duvida uma das melhores ferramentas que já utilizei.

    http://www.diigo.com

  7. Avatar de gmc
    gmc

    Estou a ter dificuldades em definir o caminho no Mac.
    Alguém pode dar um exemplo de como deve ser definido o caminho, como fizeram para Windows e Linux?

    Obrigado!