Shotwell 0.7.2 – Como instalar no Ubuntu Lucid, Maverick

3 Comentários

Shotwell – Gestor de imagens Open Source

A equipa responsável pelo projecto Shotwell, disponibilizou recentemente a versão 0.7.2 do seu gestor de imagens/fotografias.

Como já é do conhecimento geral, o Shotwell virá nativo com o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que tem como data definida para a versão final, o dia 10 de Outubro.

shot_00

Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc. Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.

Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?

Para instalar o Shotwell 0.7.2 no Ubuntu 10.04 e Ubuntu, deve abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa && sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install shotwell

Depois de instalado, o Shotwell encontrar-se-á disponível em Applications—>Graphics –>Shotwell Photo Manager

shot_01

Novidades do Shotwell 0.7.2

  • Problema com os links simbólicos para directoria de imagens resolvido
  • Melhorias a nível de performance e resolução de problemas que levavam ao “crash” da aplicação

O Shotwell possui também suporte para Windows. Além disso, consome menos recursos quando comparado com o F-Spot, e ainda disponibiliza um grande conjunto de funcionalidades.

Quem usa actualmente o Shotwell como gestor de imagens nativo?

Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: Shotwell 0.72 [8,03 MB]
Homepage: Shotwell

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu uso. Uso e abuso do Shotwell.
    É um gestor de fotografias muito bem arrumado e organizado. Além de que detecta sempre as fotos quando ligo uma máquina fotográfica ao computador.

    P.S: Só ainda não achei onde posso editar os metadados do ficheiro (caso tenha posto bateria nova e não tenha posto a data e o dia correctos, as fotos vão ficar com uma data pré-definida).

  2. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    este programa de facto vem trazer mais consenso ao ubuntu, visto que a treta do fspot assenta em C# (Mono) e de licença muito duvida, a escolher obviamente que escolheria este e nunca fspot.
    Alias pensando em mono, o rythmbox também usa mono, salvo erro, hummm,… mas este vai ser mais difícil substitui-lo.No entanto, quando houver algum á altura n-ao penso duas vezes(o amarok é muito bom, mas não gosto de progs do kde no gnome).
    Esta yorba, é capaz de ainda dar muito que falar…

    cmps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      em relação a pergunta, não estou ainda a usar este, aliás nem este nem nenhum.Eu gosto de organizar as fotos eu mesmo.Em relação a edição das mesmas para correcção, não tenho tido tempo, caso contrario usaria-o.

      cmps