Gran Turismo 5 – A espera está prestes a terminar…

70 Comentários

Artigo escrito por Ivo Bazilio para o Pplware

Depois de anos de espera e diversos atrasos, a Sony e a Polyphony Digital preparam-se para lançar o muito aguardado Gran Turismo 5. Os fãs da série aguardam com grande expectativa o lançamento marcado para dia 3 de Novembro.


Foram anunciadas 3 versões do jogo: a Edição Standard, a Edição de Coleccionador e a Edição Assinada que variam entre 69.90€ e 180€ para a versão assinada (representada na imagem a baixo) e que inclui a possibilidade de ganhar um Mercedes SLS verdadeiro.

Quanto ao jogo, quem já o testou, diz ser diferente do Gran Turismo 5 Prologue mas para melhor, tendo evoluído em todos os sentidos desde a física até a própria inteligência artificial.

A destacar algumas das novidades do Gran Turismo 5:

  • Regresso do modo Gran Turismo, ausente da série do GranTurismo 5 Prologue e na Versão PSP;
  • Opção director de equipa, onde se gerem as prova mas não se conduz;
  • Danos nos veículos;
  • Karting;
  • Nascar;
  • WRC;
  • Editor de pistas;
  • Mais de 1000 carros disponíveis;
  • 70 variações possíveis de pistas, incluindo a pista de testes do Top Gear;
  • Suporte 3D.

Vamos esperar até dia 3 de Novembro para ver o resultado, que parece ser visualmente fabuloso. Promete ser o melhor jogo de 2010 e um dos mais esperados de sempre.

Homepage: Gran Turismo

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Este jogo é qualquer coisa de espectacular, tenho o GT4 para a PS2, e por vezes ainda jogo. Só é pena não haver para PC.

    1. Avatar de Primax
      Primax

      Não consegui gostar do GT4… não se podia fazer curvas a 40km/h com certos carros… não é realista.

      1. Avatar de Maraduxo
        Maraduxo

        Concordo a 100% a nivel de condução é irrealista e muito arcada, mas espero ate sair para ver como esta este.

        1. Avatar de bejense
          bejense

          Muito Arcade? ahahahha este jogo sempre foi o simulador REAL de condução, até os pneus vao perdendo aderencia ao desgastar-se nas corridas maiores. Tem é um modo para tornar o jogo jogavel a miudos… é´só desligar as assistencias e o jogo transforma-se no melhor simulador que existe (claro q quem nuna giou um carro acho esquisito…) ele ha cada um….

          1. Avatar de Vítor Sousa
            Vítor Sousa

            Meu amigo…
            Precisas de te informar sobre o que são verdadeiros simuladores. Procura rFactor, GTR Evolution ou o mais extremo iRacing.
            GT5 o mais realista. LOL
            BIG LOL

    2. Avatar de JoãoReis

      antes de passar para pc, tem de passar para xbox360 ( o que nunca vai acontecer 😀 )

      1. Avatar de RedLeh
        RedLeh

        hummm Final fantasy….

        1. Avatar de Nunofos

          E não só. Metal Gear…

  2. Avatar de Jorge Costa

    Principal motivo pelo qual considero comprar uma PS3.. por tudo que venham a dizer ou comparação que façam. minha ideia nao muda mesmo ^^

    1. Avatar de DCA
      DCA

      Já somos dois, apesar de não saber como conseguir tempo para jogar!
      Mas este jogo tira-me do sério, desde o primeiro lançamento para a PS1, altura em que colava em casa de amigos.

      A Sony vai exponenciar as vendas de PS3, ai vai vai, é que não somos 2 nem 3 a pensar da mesma forma…

      1. Avatar de Paulo Ribeiro

        eu comprei a minha ps3 a 2 meses a pensar neste jogo

      2. Avatar de João
        João

        Afinal somos 3!

        Este jogo seria perfeito perfeito se também fosse desenvolvido para PC, custasse no máximo €19,90 e não corresse em Máxima resolução só nos PCs que saíram no último ano! Isso sim…

        1. Avatar de Vítor Sousa
          Vítor Sousa

          Sim. e já agora em vez da possibilidade de ganhar um SLR, passavam a dar 1 por cada cópia comprada. 😛

  3. Avatar de mdfm
    mdfm

    pista do top gear, espectacular!

  4. Avatar de Shadowk1ller
    Shadowk1ller

    Apesar de ser uma boa série, se a condução não for melhor que o grid então não é jogo, para mim grid até agora é o melhor jogo de carros, mesmo não tendo nem de perto o que este jogo tem, como carros stock, “tuning” e vários tipos de corridas, mas a ver vamos…pena mesmo não sair para PC

    1. Avatar de Tiago Sá
      Tiago Sá

      GRID é das coisinhas mais arcade que por aí anda. Já jogaste algum jogo com condução decente, por acaso? Falo de jogos de corridas sérios, tipo rFactor e Race Pro. GT sempre foi muito arcade também, portanto até nem me admiro com o que dizes.

      1. Avatar de Maraduxo
        Maraduxo

        Pelo menos no GRID podiamos fazer curvas sem que o carro se comportasse numa pista cheia de sabão, não digas assim mal do GRID pois tem uma condução muito boa.

    2. Avatar de r0cki
      r0cki

      Comparar Grid a GT5, por favor… 😀

  5. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Mais um que ha de acabar por vir parar a Xbox 360! hehe!!

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      O Gran Turismo 5 nunca o vais ver na consola da microsoft! A Polyphony Digital, empresa produtora do GT5, pertence à Sony. Para isso, os possuidores de xbox terão de se contentar com o Forza, que tenta ser parecido com o Gran turismo.

      1. Avatar de ubuta
        ubuta

        Pois Forza 3 é espetacular tb 😉

      2. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        hehe, vao falando enquanto podem!
        2 nomes pra voces: Final Fantasy e Metal Gear Solid!

        O Polyphony digital ate podia ser do Barack Obama! Nao te esqueças que tas a falar da Micro$$$$oft!! Eu ca nao me espantava nada se a Sony perdesse mais um exclusivo! Ja começa a ser habito desde que a PS3 foi lançada! Provavelmente a consola nao da “re$po$ta” ao investimento realizado pelos estudios de jogos, e sendo assim estes procuram mais plataformas onde vender o seu jogo!

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Isso é o que todos os possuidores de xbox esperam.. ver o GT na xbox! lol Mas podem esperar sentados até ver o Gran Turismo oficialmente noutra plataforma 😉 Aposto!

      3. Avatar de Nunofos

        Verdade, mas sabes que a Polyphony foi pedir dicas de condução e realismo à Turn 10, produtora do Forza?

        Se isso aconteceu é porque não existe uma rivalidade muito grande.

        E não venham comparar Forza 3 ao GT5, o Forza já saiu à quase um ano, não há comparação possível.

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          o quê? mas tu sabes do que falas? então põe lá aqui a fonte disso, os tipos não se gramam nem com molho de tomate, os aziados da turn 10 passam a vida todos arrogantes a desrespeitar a poliphony: vê só um exemplo: http://www.pushsquare.com/7655/polyphony-digitals-kazunori-yamauchi-finally-breaks-his-silence-on-turn-10/

          e se quiseres outro: http://www.safetys-off.com/2009/09/how-turn-10-sabotaged-forza-3-by.html

          mas basta veres por essa internet fora, achas mesmo que a poliphony precisa de pedir conselhos a alguém, meu, eles redefiniram o género, deixa de ser má-língua e dá créditos a quem merece

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Estive para escrever algo semelhante ao que escreveste, mas desisti considerando como tempo perdido estar a responder a alguém que só está aqui para dizer mal do GT5.. tudo dor de cotovelo.. 😉

    2. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      Xbox 360 tem Forza Motorsport 3, não precisamos de GT5 para nada, e por falar no GT5 não vai contar com carros Porsche devido a sua demora na produção e problemas de licenças.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Possuidores de xbox, como é óbvio, têm de procurar argumentos para defenderem o forza que é um jogo que se inspira no GT. No entanto, o forza tem os seus dias contados.. 3 de Novembro! =D

        Já agora, não vejo qual o problema da Porsche não estar presente. No meio de tantas outras marcas de sonho nem vamos dar muito pela sua falta.. E se a Porsche não conseguiu marcar presença no GT5, certamente que estará no GT6 =D.

        1. Avatar de PorquinhoBranco
          PorquinhoBranco

          Nao é necessario defender o Forza, pois o jogo fala por si! é excelente, tal como o GT aparenta ser! Nao vamos é esquecer que o Forza 3 daqui a pouco faz 2 anos que saiu, e o GT5 segundo consta ja vai com alguns anos de desenvolvimento! Pro ano ou daqui a 2, a xbox volta a ter o melhor simulador! Sem stress! 😀

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Estaremos cá para ver 😉

        2. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          Eu tenho acesso às 3 plataformas, não preciso de defender nenhuma, e se eles não tivessem tanto medo da concorrência, tinham lançado o jogo e não andar com delays, como aconteceu o ano passado que marcaram data para depois do FM3, porque será?? Ainda tens de aprender bastante sobre o mundo dos jogos 😉

        3. Avatar de Nunofos

          Olha um fanboy…

          Queres que seja também? Como disse acima, a tua “querida” Polyphony foi pedir dicas à produtora do Forza, a Turn 10.

          Por isso, antes de falar, pesquisa e melhor ainda, não fales do que não sabes. 😉

    3. Avatar de fernando
      fernando

      a PS3 não tem jogos de jeito, mas o que o são vão acabar por vir para a xbox, a tua maneira de pensar é qualquer coisa, a fé é uma coisa muito bonita 🙂

      Também gostava de ter splinter cell na ps3, mas olha, não tenho, fiz essa escolha quando comprei a ps3, tenho gt5 e outros, para mim é uma troca justa, por isso espera sentado pelo gt5 para xbox 360, a ps3 tem exclusivos muito bons…

  6. Avatar de Luis
    Luis

    A condução do grid é boa? Eu gosto de grid mas fazer uma pista toda sem travar e curvas a cortar metade do caminho para mim não é realista, para mim GT esta noutra liga totalmente diferente

    1. Avatar de Shadowk1ller
      Shadowk1ller

      Fazer uma pista sem travar? Onde viste isso? Se não travas vais ter que usar o Flashback…:P

      E realista sim eu acho o Grid realista, e sim tenho carta…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Por exemplo joga a pista de spa no grid online e vê as trajectórias que o pessoal faz, metade andam fora da pista, durante a pista toda se usarem o travão 2 vezes é muito.
        Acho que quem joga GT e depois joga grid não tem nada a haver

      2. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        a minha avó também tem a carta!….

      3. Avatar de HRC
        HRC

        A condução do Grid a nível de realismo é uma treta, 100% Arcade…

  7. Avatar de Rui Teixeira
    Rui Teixeira

    “Promete ser o melhor jogo de 2010 (…)” mas porquê dizer isto?

  8. Avatar de Ghost_Rider
    Ghost_Rider

    enfim isto para pc seria bonito… mas a sony ta a pagar a nota. talvez daqui a 5 anos, depois do gtnaoseidasquantas ja for lançado, haja emulador xD

  9. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Eu só nao vou jogar, porque nao tenho PS3 infelizmente.
    Sempre gostei do GT joguei desde o 1º
    Parece-me que vem com muitas novidades, espero bem que alguem bata o tempo do Stig na pista do Top gear =)

    1. Avatar de Vítor Sousa
      Vítor Sousa

      O Rubens Barrichelo já bateu no Suzuki Liana. 😛

  10. Avatar de helder
    helder

    Realmente se há um motivo para comprar um PS é mesmo este jogo.

    Já joguei (em casa de amigos) as várias versões desde o GT2 e é um daqueles jogos que nos consome dias, semanas mesmo meses. Vale todos os cêntimos que pedem por ele.

    O grande ponto forte é sem dúvida a diversidade de carros e provas.

    Quanto a realismo, não sei até que ponto é realista, pois nunca tive oportunidade de o jogar com um volante (nem dos bons nem dos maus) e com o gamepad não dá para ver se é realista ou não.
    Desconfio sempre de um jogo que se diz realista e que funciona tão bem com gamepad, mas pode ser que tenha settings diferentes para quem tem tem ou não volante.

    Mas se tivesse uma PS estava a babar por esse jogo à espera da horinha de lhe meter as mãos.

    PS: O Grid é divertido (quando muito), de realista não tem nada e penso que também nem tenta, tal como o SHIFT e considero a série GT no mesmo segmento embora mais acima um bocadinho em realismo.
    Querem realismo, tentem o GT Legends ou o GTR, o LFS ou o R-Factor e ficam muito mais bem servidos.

  11. Avatar de STP
    STP

    Enfim, depois de tantos anos a espera, espero que seja o melhor jogo de 2010 ( ironic mod ).

    Deve ser como aquela coisa que a Sony fez, “espera-se mais um anos ou não sei o que para lançar a PS3 que depois recuperamos o prejuízo de a Xbox360 já estar no mercado…” Depois vais se a ver e…. Fiasco!

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      maraduxo e um nabo nunca deve ter jogado gran turismo,eu ca ate vou comprar a ediçao assinada.

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    Quem escreveu esta notícia está desactualizado!
    O Vídeo que foi utilizado é o da E3 de 2009.

    O de 2010 é este:

    http://www.youtube.com/watch?v=hxfNb4d3bPY

    😉

  13. Avatar de erik13
    erik13

    Vou jogando alguns jogos de carros. Mas o GT5 têm algo de fabuloso, para os amantes de carros, a pista do Top Gear. Eu e muitos outros(300 milhões de pessoas de todo o mundo seguem o programa) seriamos capazes de comprar a consola e o jogo só por essa pista.

    1. Avatar de erik13
      erik13

      Até agora a primeira coisa que procurava num jogo de carros era a pista de Nürburgring, com o GT5 a pista do Top Gear passa a estar na lista de coisas básicas.

    2. Avatar de helder
      helder

      Bem, não é preciso tanto, a pista do Top Gear está disponível para tudo que é jogo a sério de carros no PC, basta descarregar da net e diga-se de passagem que pista não é nada de especial para conduzir, só se for mesmo pelo programa de TV…

    3. Avatar de Ivo Bazilio
      Ivo Bazilio

      Para os fãs do Top Gear também será interessante saber que vão ter acesso a episódios da serie pela PSN

  14. Avatar de erik13
    erik13

    Vou jogando alguns jogos de carros. Mas o GT5 têm algo de fabuloso, para os amantes de carros, a pista do Top Gear. Eu e muitos outros(300 milhões de pessoas de todo o mundo seguem o programa) seriamos capazes de comprar a consola e o jogo só por essa pista.
    Até agora a primeira coisa que procurava no jogo de carros era se tinha Nürburgring, agora a lista fica mais exigente.

    1. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Ai que granda LOL
      Só por ter a pista do Top Gear é motivo para comprar o jogo?

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        hehe, alguem escreveu o que eu estava a pensar!

  15. Avatar de Ricardo Vieira

    O pessoal tem tendência para exagerar um bocado. Não se pode dizer que vai ser o melhor jogo do ano com certezas absolutas. Eu, por exemplo, não ligo nada a esta série. E pouco me interessa que tenha gráficos super definidos e hd’s e montes de carros e pistas.
    E não vai ser este jogo que vai impulsionar as vendas da consola. A Sony já “perdeu” esta geração. É irónico que sendo a consola mais poderosa desta vez tenha ficado um pouco para trás. A PS e a PS2 foram as mais fracas da sua geração…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      a wii é que é,
      qual sony e microshit 🙂 .

      cmps

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Deves ser amante de Linux ou OSX.

  16. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Vejo muita gente a puxar a sardinha para o seu prato. Mas não vejo ninguém que tenha testado todos os jogos detalhadamente de forma a se poder dizer qual o melhor.

    Aposto que todos os anteriores tal como eu já jogaram muitos jogos de corrida e o que, pelo menos na minha opinião, o que se quer é um jogo no qual nos possamos divertir.

    Por isso se querem tanto comparar façam-no como deve ser.

    Cmps

  17. Avatar de MáRiO
    MáRiO

    Meu Deus!!!
    Pena ser exclusivo ps3 mas é daqueles jogos que vale cada cêntimo.

  18. Avatar de David
    David

    Deixem-se disso comprem as duas (PS3 e Xbox360)

    Fartei-me do Prologue, tenho jogado Forza3. Em novembro borrifo-me outra vez na xbox.

  19. Avatar de jose martins
    jose martins

    Boa a todos.
    Sou dos tempos do ZX Spectrum!
    Experimentei tudo, pc, consolas a,b,c….
    Actualmente jogo Call of Duty Modern Warfare 2 mas adoro jogos de corrida. Tenho 1 consola a wii por causa dos meus filhos. No Natal quero comprar 1 consola. Estou inclinado para a Xbox! Já li “n” artigos sobre as duas consolas mas ainda não não sei qual vou a comprar! Podem sugerir ?

  20. Avatar de Nunofos

    Se a Polyphony não corrigiu a condução deste a ultima demo que lançaram à uns meses o jogo está completamente CONDENADO! A condução era do mais irreal que já vi.

  21. Avatar de Nunofos

    Podem ler um excerto de uma analise feita ao Gran Turismo Academy Time Trial:

    “A fisíca estava completamente “estragada”, estava pior que a do GT5: Prologue, o carro oscilava como se fosse um Cadillac dos anos 50… Enfim, parecia uma autêntica banheira. As viragens eram agressivas e parecia que davam a entender que o carro era isento de inércia e estava inserido numa gravidade à parte. Cheguei a falar com amigos e comparei aquilo ao Outrun, onde um simples toque no analógico faz com que o carro vire, logo, na direcção contrária desrespeitando todas as leis da fisíca…

    Mas depois pensei: “Hum, talvez o tuned não tenha estas reacções”… Como eu estava enganado… Era exactamente igual. Desde a sensação de que se tinha suspensões feitas de esponja aos pneus ultra-slick que conseguiam desafiar as leis da gravidade.

    É incrível, no mau sentido, como a Polyphony conseguiu degradar, ainda mais, a fisíca do seu jogo. Creio que o Yamauchi estava a querer emular de alguma maneira o feeling do Forza Motorsport, no entanto falhou redondamente. Mais rapidamente irá vender o Gran Turismo 5 como um arcade racer com tendências Outrun‘escas do que como o “The Real Driving Simulator”. Isto claro, se até ao Verão de 2010 não for feito nada para mudar substancialmente tal engine.”

    Mais em: http://gameon.pt/2009/12/pesadelo-da-semana-gran-turismo-academy-time-trial/

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Nunca tinha visto tantas barbaridades ditas sobre o GT5, de certeza que quem escreveu isso não deve de ter jogado o mesmo GT academy que eu, e deve de ter sido com comando em modo amador.

      Mais um forza lover.. lol tanta dor de cotovelo =P

    2. Avatar de Vítor Sousa
      Vítor Sousa

      LOL.
      “um simples toque no analógico”
      Ora está tudo explicado.
      Esse demo foi feito para jogar com um volante. Não representava o jogo que agora vai sair. Fazia parte de uma competição para formar um piloto para a vida real. Agora vai lá para o Estoril ou para Portimão de gampepad na mão para ver em que curva é que ficas…
      😀

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Não é bem um toque, porque por exemplo o Killzone 2 que vem com lag no analógico e também levou um “toque no analógico” e não resolveu nada.

  22. Avatar de ProDrifter
    ProDrifter

    Para os que dizem que este jogo é ARCADA , estão todos muitos enganados , este jogo possibilita vários modos de condução de veículos, ou seja adaptação dos quais podem variadas através dos periféricos.
    Obviamente que quem joga de joypad é pura arcada, mas quem joga de volante com as devidas configurações para tal, é um excelente simulador !

    A seguir ao LFS ( Live For Speed ) , este é, e será melhor SIMULADOR de sempre , com a MAIOR variedade de veículos alguma vez feita.

    Esqueçam SimBin ( rFactor , GTR Legends , etc ) …
    O unico que se aproveita dessa produtora é o GTR 1 e 2 .(ponto final)

  23. Avatar de Nelson Caetano
    Nelson Caetano

    Boas, tenho o GT5 Prologue e tenho um volante (logitech G25). O que posso dizer do Prologue é que a física não está assim tão má como muita gente por aí fala, eu até nem me importava de ter mais uns 500 carros e umas 40 pistas e ficava completo o jogo para mim. Antes de ter o G25, joguei muito com o dualshock3 e depois passado para o volante notei claramente a diferença de poder conduzir o carro da forma que eu realmente quero. Quem não jogou ainda com 1 volante, não pode analisar o jogo apenas com base nos comandos tradicionais, porque a sensação e controlo do carro é totalmente diferente. Já joguei o forza3 na casa do meu cunhado e após uma meia hora a jogar, só pude concluir que tem imagens muito boas e pistas diferentes do GT. Quanto á física tive sérios problemas em analisar se era melhor ou pior, primeiro porque não joguei com volante, segundo porque não estou nada acostumado ao comando da 360.
    Ainda assim, pareceu-me muito melhor conduzir o GT5P do que forza3.
    Quanto aos outros jogos da PS3, comprei a consola á 2 anos por causa do Gran turismo 5, e vim a descobrir quão fantásticos jogos
    eu tenho disponíveis neste momento como por exemplo: GT5P (futuramente GT5), Uncharted 1 e 2, MGS4, Killzone 2, HR, LBP, Buzz, etc… e isto sem contar com os jogos comuns ás outras consolas (GTAIV, MW2, Dirt2….).

  24. Avatar de Ricardo

    Este jogo bate o record de tempo desde que foi anunciado até que foi lançado, não? Só irá ser ultrapassado se alguma vez o Duke Nukem Forever vir a luz do dia 🙂

  25. Avatar de speedgear
    speedgear

    é assim tenho 33 anos de idade , ja joguei lfs , rfactor , gtr legends , gtr2 e mais algums simuladores , mas se existe um verdadeiro simulador de carros é o gran turismo 5 , exprimentem jogar sem nenhuma assistencia e com um g25 como eu vou fazer e depois digam alguma coisa , e sim ja joguei forza 3 e passei todo , continuo com a mesma opiniao. tenho a ps3 por o gran turismo e nao me arrependo.