Review: Smart Defrag 1.11

13 Comentários

Por Rafael Albuquerque para o Pplware
Hoje em dia qualquer computador que corra sistemas operativos Windows está sujeito a que o disco rígido do seu computador fique fragmentado muito rapidamente.

Existem soluções que podem amenizar o problema e até mesmo o Windows traz uma ferramenta capaz de realizar um bom trabalho.

Mas como os utilizadores mais experientes procuram sempre o melhor para manter as suas máquinas estáveis e optimizadas, não podem ficar pelo “até”… e é aqui que entra o SmartDefrag.

O SmartDefrag, criado pela empresa IObit, vai na versão 1.11. Promete ser um concorrente de peso no ramo de softwares de desfragmentação, juntando-se assim então a Diskeeper, Auslogic DiskDefrag, PerfectDisk, JKDefrag, etc.

 

Na janela principal do programa, podemos ver que é bastante fácil de utilizar e possui 3 modos de desfragmentação: Defrag Only, Fast Optimize e Deep Optimize.

 

Como é auto-explicativa, a primeira opção apenas faz desfragmentação, enquanto que a opção Fast Optimize faz uma pequena organização dos ficheiros contidos no disco rígido de forma a eliminar espaço em branco para haver uma optimização quanto à performance do disco.

A opção Deep Optimize, como o nome indica, faz uma organização total de todo o disco de uma forma inteligente, de forma a optimizar a performance geral do sistema. Note-se que esta opção é mais demorada que as anteriores.

Outra feature bastante interessante do programa é que consegue faz uma desfragmentação on-the-fly, enquanto estamos a usar o sistema operativo normalmente. Muitos poderão pensar que isto causará lentidão no sistema, mas enganem-se, não se dá pela utilização do programa e o uso do disco é bastante baixo.

 

Permite que se configure pequenas opções como parar a desfragmentação on-the-fly quando esta exceder um uso de recursos do sistema numa percentagem definida pelo utilizador. É possível também que se possa ligar a desfragmentação on-the-fly quando o computador está inactivo a partir de X minutos, definido pelo utilizador também.

Podemos também agendar desfragmentações para dias e horas específicas no separador Schedule, que tem uma interface bastante fácil de perceber e utilizar.

 

Escolhemos os discos que queremos desfragmentar, bem como a hora e um dos 3 tipos de desfragmentação já falados no artigo.

 

No botão Schedule Config, podemos configurar pormenores do agendamento da desfragmentação.

 

Para utilizadores de portátil, é possível no separador Options parar as desfragmentações quando estão em modo bateria, permitindo poupar a mesma. É também possível desfragmentar apenas ficheiros menores que X mb/gb, sendo este valor definido pelo utilizador.

Conclui-se que o SmartDefrag, embora ainda numa versão limitada e com poupas opções, se pode tornar um concorrente de peso para os outros desfragmentadores actualmente. Bastante fácil de utilizar, leve para o sistema e para a carteira, torna-se assim então uma excelente opção a ter em conta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Smart Defrag 1.11 [2.45 MB]
Homepage: IoBit

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Deviam era integrar isto no Advanced System Care (se é que já não o fizeram).
    Mas a IOBit tem feito um bom trabalho com o seu software, não costuma desapontar 🙂 Sou capaz de passar a usar este em vez do do Tuneup (que não parece ter nada de especial).

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Para ser sincero já experimentei esta aplicação varias vezes, e o desfragmentador do proprio Windows (pelo menos no Vista) é melhor, e armazena as coisas mais eficazmente, inclusive li isso em varios artigos dedicados ao assunto…onde foram feitos varios testes…

    Já no Windows Xp, faz milagres e aconselho totalmente 😉

  3. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Muito util, porem também gosto bastante do desfragmenta-dor incluído no tuneup utilities…

    Vou experimentar este para ver que correções é que as outras 2 opções fazem… espero que não me estrague nada! xP

    Cumps

  4. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Qual entre este programa que estão a apresentar e o Dfraggler é melhor?

    Gostava de saber.

  5. Avatar de Bogas
    Bogas

    Muito interessante, vou experimentar.
    Costumo utilizar o jkdefraguer

    http://ultimateefighter.mybrute.com

  6. Avatar de Blizard

    Hum gostei das características…
    Pode ser que a próxima desfragmentação seja com este 🙂

  7. Avatar de transik

    ja experimentei este no verao passado no xp…achei k demorou tempo demais…e n me pareceu grande coiza…uso o desfrgmntador do xp ainda…

  8. Avatar de tagravado.com

    1001 ferramentas a fazer o mesmo, la vem mais uma…

    http://www.tagravado.com

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Parece porreira a ferramenta, e bastante simples.

    Havia um outro desfragmentador que dava para agrupar os ficheiros mais frequentemente acedidos, de forma a ficarem mais perto uns dos outros. Assim o tempo de acesso aos ficheiros acedidos mais frequentemente encurtava-se.., mas esqueceu-se-me o nome.. Gostei muito na altura.

    Agora tenho-me ficado pelo de origem.

  10. Avatar de Vítor M.

    É mais uma opção para poderem escolher. cada um, com o seu cenário, pode achar e com razão que esta ferramenta o satisfaz mais do que outra qualquer.

    cada um tem um cenário completamente diferente de um outro utilizadores, cada máquina é uma única e singular máquina que configura determinado cenário de desfragmentação. Nunca é demais saber o que nos serve na realidade.

  11. Avatar de mythic
    mythic

    utilizo o auslogic disk defrag e tem tido exelentes resultado com ele e mais amigos meus usamos os mesmo , a par com o Advanced windows Care v2 e sao dos melhores programas que tenho no pc ,realmente a iobit efantastica vou testar este ,pois sei que pela empresa que e nao ira desiludir

  12. Avatar de Vitor L
    Vitor L

    Diskeeper ou Perfect disc 2008.

  13. Avatar de jorge novo
    jorge novo

    estou mto indeciso… tenho utilizado o advancede care v2 e acho-o mto bom, mas pensei em comprar o pro, pois tenho o freeware. será q será a melhor opção, ou usar o freeware juntamente com osmart defrag?