RedshiftGUI – Mantenha os seus olhos protegidos

31 Comentários

Quando passamos muitas horas “pregados” ao monitor do computador, os nossos olhos começam a dar sinais de cansaço. Tal acontece, talvez porque não há uma adaptação das cores/brilho do monitor ao ambiente onde estamos a trabalhar.

Nesse sentido, uma aplicação que tivesse a capacidade de auto-ajustar as cores/brilho do monitor poderia ser uma excelente ajuda. Vamos conhecer o RedshiftGUI e ver como esta aplicação pode ajudar a que exista um menor esforço por parte dos nosso olhos quando passamos muitas horas a “olhar” para o monitor do nosso PC.

Computer-Vision-Syndrome

Este assunto/tipo de aplicação já não é um assunto novo aqui no pplware. Em tempos, a Ana Narciso trouxe-nos o F.lux, um excelente aplicação que permite adaptar a cor do ecrã do computador à hora do dia, mais quente à noite e mais fria (como a luz do sol) durante o dia.

Por exemplo, se à noite estiver a trabalhar no quarto, as cores do monitor devem-se coincidir com a temperatura da cor do quarto (das luzes), que ronda os 3000k-4000k. Durante o dia, a temperatura da cor em locais abertos, ronda os 5500K-6500K (normalmente 5500K). A luz tem uma maior temperatura em dias nublados.

O RedshiftGUI é uma aplicação inspirada no F.Lux, mas que possui um interface bastante mais completa e a partir da qual é possível personalizar quase tudo. Assim como o Flux, o RedshiftGUI além de permitir regular o brilho da imagem, regula também a temperatura de acordo com a posição do SOL. Como sabemos, a temperatura da cor difere entre a noite e o dia.

red_00

Para configurarmos a aplicação, apenas teremos de informar qual a nossa localização, com base no IP da nossa máquina ou então através do nome da localidade/Código Postal.

red_01

Depois de realizar esta configuração, a aplicação encarregar-se-à de proceder à adaptação automaticamente das cores do monitor.

Para quem quiser instalar no Ubuntu, pode fazer o download aqui do ficheiro de instalação .deb. Depois de instalado, o RedshiftGUI fica disponível via ícone na barra superior.

red_07 Uma vez que com a saúde dos nossos olhos não se brinca, esta aplicação é muito importante já que nos permite proteger os nossos olhos enquanto trabalhamos.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral - Ofertas Emprego

    Grande aplicação, sim senhor. Agora falta saber se existem realmente beneficios. Alguém já testou?

  2. Avatar de Tiago Sá
    Tiago Sá

    A maior parte dos casos, na minha ideia, é de as pessoas terem o brilho do monitor no máximo, tanto que eu nem preciso de passar mais que um segundo para estar completamente “cansado” daquilo, é ver…

  3. Avatar de JGomes

    grandes aplicações, uso o f.lux desde que foi apresentado por aqui.

    Será da versão Windows ou esta tem a mesma personalização que o f.lux, faltando a opção de desactivar por um intervalo de tempo?

    Espero que o projecto evolua.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esta versão já possibilita tal configuração.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Também continuo com o f.lux, mas vou experimentar este. 🙂
      Este tipo de programas é mesmo muito útil.

  4. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    eu encontrei isto na net há 5 dias testei e não gostei, acho que a única coisa que faz é por o ecrâ amarelo torrado 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se calhar é porque estás na praia 🙂 🙂

      1. Avatar de PedroWare
        PedroWare

        não, por acaso só vou na quinta.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Mas acredita que esse amarelado poupa e muito os olhos!

  5. Avatar de bismarques
    bismarques

    Eu utilizo o F.lux e quando foi para configurar a minha localização não falhou,agora este,colocando a localidade/cp,não aparece na base de dados,indo por ip,sou localizado em Lisboa e estou nas Caldas,continuo a preferir o F.lux,de dia não se nota a diferença mas à noite a redução do brilho é significativa e os nossos olhos agradecem!

    abraço

    bismarques

    1. Avatar de Antonio Jose
      Antonio Jose

      tá calor aí nas caldas?

  6. Avatar de zp
    zp

    O meu fujitsu faz isso automaticamente, tem um pequeno sensor no monitor 😉

    1. Avatar de z0r
      z0r

      Muitos laptops fazem o controle de luminosidade através de um sensor, mas o f.lux ( por exemplo ) controla a temperatura das cores.

  7. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Nunca acreditei que fosse relevante e indispensável, mas vou experimentar esse software e ver como é isso!

    Obrigado pela dica!!

  8. Avatar de joao fernandes
    joao fernandes

    Eu ia dizer que utilizo o f.lux. Mas se este é mais completo porque não testar? 😀
    Cumps…

  9. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Este programa deveria de inicializar-se com o sistema.
    Coloquem o atalho deste aplicativo na pasta startup.

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Estive a experimentar o F.lux e tem uma interface muito melhor e conseguiu localizar a minha real posição. Vou experimentar ambos depois digo qual deles o melhor.

  10. Avatar de AirCrack

    E para os daltónicos? 😉 Como eu?

    1. Avatar de Ricardo
  11. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Em ecrãs LED tem o mesmo efeito? Eu usei o flux durante uns tempos, mas aquilo faz um efeito estranho, não se explicar bem, mas há um estremecer das linhas pretas, qualquer coisa assim.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Em ecrãs LED eu não uso. Na minha opinião este tipo de programas é essencial para os vulgares ecrãs LCD.

  12. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Para que usa o Chrome, aconselho o ‘Change Colors’.
    Essa me parece a melhor opção para proteção dos olhos.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      E o Chrome é o único programa que se usa num computador? 🙂

  13. Avatar de bismarques
    bismarques

    @ Antonio Jose
    Anda nos 25 graus!

  14. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Tá bem, mas a mim parece que me troca ainda mais os olhos…
    Desculpem a muito provavelmente pergunta parva mas como se faz para desligar isto? Mesmo depois de desinstalar as cores “torradas” mantêm-se. A solução que arranjei foi instalar novamente e meter as luzes a 6500k (parece-me que era assim que estava, não tenho a certeza). Cumps

  15. Avatar de Santos
    Santos

    Parece uma boa aplicação, eu controlo sempre o brilho pelas teclas de atalho, mas nunca alterei a temperatura das cores. Faz assim tanta diferença?

    vou ver se dou uma vista de olhos.

    @ André

    exprimenta ir a “executar”, escreve “colorcpl”, no separador “advanced” vê se tens tudo em default, e exprimenta o “Calibrate display”, pode ser que ajude!

    1. Avatar de asterix
      asterix

      Sim faz, é uma diferença descomunal 😀

    2. Avatar de André Ferreira
      André Ferreira

      Fdx, acho que isto me lixou o pc todo… agora as fotos aparecem mais escuras, por mais que eu mexa na gestão de cores do windows, nada muda 🙁

      1. Avatar de André Ferreira
        André Ferreira

        Forget it. Nada que um pequeno restauro do sistema não resolva. 😉

  16. Avatar de OLA_OLA
    OLA_OLA

    so descobri hoje, graças ao post relacionado que fizem, mas estou a gostar, uso oculos, passo muitas horas a frente do pc.

    E mal instalei notei diferença naquilo que me exigiam os olhos.

    apesar de ser um pouco estranho estas cores |:

    testem , cumps.

  17. Avatar de targa
    targa

    como instalar num tablet ( android ) ?