Minitunes – Jukebox para Mac e Linux

16 Comentários

Será este player uma alternativa de futuro ao iTunes?

Muita das vezes criticamos os players por serem pesados e consumirem muitos recursos das máquina. Nesse sentido, apareceu o Minitunes!

Quando ouvi pela primeira vez o nome da aplicação Minitunes, pensei de imediato que seria uma alternativa ao famoso iTunes. No entanto, e depois de instalar, verifiquei que o Minitunes é um mini (fazendo referencia ao nome) player mas bastante completo e com um interface totalmente inovador mas poderoso.

Captura de ecra¦â - 2010-07-12, 00.31.42

Para quem gosta de um player simples mas potente, o Minitunes é certamente uma escolha acertada.

O minitunes é um projecto do programador italiano Flavio Tordini e está actualmente disponível  para Mac (versão completa por 9€) e Linux (totalmente gratuito). A versão para Linux baseia-se no Gstreamer ou Xine e necessita do QT 4.6, SQLite e Taglib. Já no sistema operativo Mac, a aplicação tira proveito do Quicktime.

minitunes_00

Principais características:

  • Integração com o serviço Last.fm
  • Procura de pastas e ficheiros. Excelentes recursos para organizar as musicas
  • Motor multimédia
  • Pesquisa das músicas, através da navegação das capas dos álbuns
  • Playlists simples

Captura de ecra¦â - 2010-07-12, 00.28.16

A aplicação disponibiliza ainda uma ferramenta que permite reunir na aplicação as informações biográficas do artista ou banda da música em execução.

minitunes_02

Aqui fica um pequeno vídeo com o Minitunes a funcionar em Ubuntu Linux

Segundo o autor, está actualmente em desenvolvimento uma versão para Windows e que estará disponível brevemente.

O que acharam deste player?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac/Linux
Download: [Linux] Minitunes [425 KB]
Download: [MacOS] Minitunes [19,85 MB]
Homepage: Minitunes

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao fernandes
    joao fernandes

    Parece um foobar bonitinho XD

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Já o utilizo no Ubuntu há cerca de duas semanas, quando foi lançado (vi a notícia pelo OMG Ubuntu). Acho que só peca por uma coisa: Colocar capas nos álbuns é complicado, senão impossível.

    (sou daqueles que tem que ter obrigatoriamente todas as capas nos álbuns, todas as músicas catalogadas e tudo organizado)

    1. Avatar de vinicius
      vinicius

      também gosto de organizar
      estou na letra n da minha biblioteca kkkkk
      mas enfim, gosto do itunes
      qualquer dia posso experimentar esse..

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      O rythmbox tira as capas automaticamente da net e se n gostares da que ele tira é sol arrastar a imagem para lá e já está.

  3. Avatar de o_unico
    o_unico

    Não sei se entendi direito, mas posso ter a versão completa para Linux totalmente de graça e um usuário do MAC terá que pagar por essa mesma versão?

    1. Avatar de priestnot
      priestnot

      Hum isto em ubuntu deu-me Segmentation fault… Mais alguém com o mesmo problema?

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Costumo usar o Rhythmbox que vem por omissão com o Mint e até agora tem servido bem, exceptuando o plugin de equalizador que não funciona.
    Este minitunes tem um bom equalizador? Devo experimentar de qualquer forma..

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Instala o equalizador do Pulseaudio, é pro sistema todo

  5. Avatar de João Dias
    João Dias

    Ubuntu:

    Antes de instalarem o programa, têm primeiro que ir buscar as dependências que o programa precisa. Portanto, abram a consola (Menu > Acessórios > Consola) e escrevam:

    “sudo apt-get install libqt4-network libqt4-dbus libqt4-sql-sqlite libtag1c2a phonon-backend-gstreamer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad”

    Para quem usa Linux x64 (64 bits), ainda não há versão binária pronta, apenas compilável.
    Para os que usam KDE, escrevam isto na consola:

    “sudo apt-get install libqt4-network libqt4-dbus libqt4-sql-sqlite libtag1c2a phonon-backend-xine xine-ffmpeg”

    1. Avatar de A. Ferreira
      A. Ferreira

      Peço desculpa pela minha ignorância (no universo linux). Alguém me poderia ajudar a instalar isto em ubuntu 10.04.
      Já instalei as dependencias e não sei que fazer agora.

      Obrigado.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        É fácil. Depois de instalar as dependências necessárias…

        a) descomprima o arquivo *.tar.gz (clique direito em cima do ficheiro e “Extrair aqui”).

        b) Abra a pasta extraída

        c) execute um ficheiro chamado “minitunes”.

        d) E o programa inicia.

        Sugestão:
        Por uma questão de organização, poderá fazer os seguintes passos.

        O Minitunes não é um programa instalável, é apenas um executável standalone. Portanto, para o colocar num local livre de alterações…

        1. Copie a pasta “Minitunes” para a sua directoria local (também chamada de home, ou o seu nome de utilizador). Cole aí.

        2. Em seguida, clique com o botão direito em cima do ícone do menu do Ubuntu e clique em “Editar menus”.

        3. Na Lista dos Menus, vá até “Som & Vídeo”

        4. Clique em “Novo Item”

        5. No campo “nome”, escreva, por exemplo, MiniTunes Player (é o nome da sua aplicação)

        6. No campo “comando”, navegue até à pasta onde tem a pasta do programa e seleccione o ficheiro executável que falei ali em cima.

        7. Adicione uma pequena discrição do programa, se quiser.

        8. Ao lado, tem um símbolo de uma aplicação em Linux. Vamos clicar nela.

        9. Navegue até à pasta “Data” (minitunes > data) e seleccione o ficheiro “Minitunes.svg”.

        10. Clique em Ok.

        11. Agora, quando for à lista de programas na categoria imagem e som, já lá está o programa Minitunes.

        Dica: Se quiser que esta pasta esteja oculta , acrescente um ponto antes do nome da pasta, ou seja de “minitunes”, para “.minitunes”. Para ver as pastas ocultas, faça Ctrl+H

        P.S: Para ajudar os utilizadores, será que o auto do artigo não poderá meter esta informação e das dependências que escrevi em cima no próprio post? Assim era mais fácil.

        1. Avatar de A. Ferreira
          A. Ferreira

          Obrigado pela ajuda. Já está a funcionar.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Em Mac… boa interface, a cena das capas dos álbuns e dos artistas é brutal… mas uso o Vox e este consome 11.1 MB em utilização e o Minitunes está quase nos 150 MB!!!

    Mesmo assim, sou capaz de manter o Mini… porque gosto muita da interface. Talvez este consumo de memória seja por causa de o programa ainda estar a nascer agora, mas logo se verá…

  7. Avatar de PM
    PM

    O iTunes só é lento em Windows. Em Mac é brutal! Get a Mac!

  8. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Para gravar as capas e letra da música no Mac OS X… Utilizem o TunesArt
    http://www.apple.com/downloads/macosx/ipod_itunes/tunesart.html

    E para visualizar a letra no desktop utilizem o Desktop Lyrics
    http://www.apple.com/downloads/macosx/ipod_itunes/desktoplyrics.html

    (ambos funcionam em conjunto com o itunes)

  9. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    Fiquei Oo. Adorei a aplicação. Espero por novas versões 🙂

    Só não gosto de na parte onde tem os Artists não estar por ordem alfabética. A sorte é que os meus favoritos estão na 1ª fila LOL.