Real Temp 3.56 Beta – Temperaturas febris?

21 Comentários

Há uns meses, o meu computador de trabalho encomendou a alma ao criador. Era uma das minhas máquinas de trabalho, tinha já 5 anos de idade com muitas horas de esforço físico, por isso não me pareceu “anormal” e inesperado o percalço.

Um dos males que andava assolar a máquina era o calor. Andei durante alguns dias a verificar a limpeza dos dispositivos de refrigeração, retirei a massa térmica antiga e coloquei nova, mas mesmo assim e depois de penar 3 dias, a board e ou processador deram de si.

Uma das ferramentas que me sugeriram foi o Real Temp. Esta aplicação portátil é uma óptima ferramenta de monitorização, além de estar atenta e dar informações em tempo real, permite ajustar alguns valores que o utilizador entenda como normais e optimizar a ferramenta a emitir alertas sonoros sempre que esses valores sejam ultrapassados.

Real Temp é um programa desenhado para monitorizar a temperatura dos chips Intel Core, Dual Core, Quad Core e Core i7 . Cada núcleo sobre estes processadores digitais tem um sensor térmico (DTS) que informa os dados relativos à temperatura TJMax que é a segurança máxima de funcionamento para a temperatura do CPU.

Conforme o seu CPU aquece, a distância TJMax diminuirá. Se esta chegar a zero, o processador irá iniciar uma técnica de compensação podendo abrandar o processamento optimizando a distância TJMax que ajudará o computador a funcionar à velocidade máxima com toda a segurança.

Mas há mais informações que poderá retirar desta ferramenta, veja na página da empresa, responsável também pelo nosso conhecido CPU-Z.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Sete [32 e 64bits]
Download: Real Temp 3.56 Beta [273.07KB]
Homepage: TechPowerUp

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa noite,

    Já que falaste num componente do computador, aproveito para dar uma ideia para um eventual post: Tenho andado a pesquisar sobre hardware para construção de um computador de qualidade e barato, mas como os meus conhecimentos de hardware são quase nulos sugeria que se falasse aqui no Pplware sobre isto mesmo.

    Espero que a minha dica tivesse sido útil.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Uhm……. boa ideia.
      Já estive para escrever algo do género aqui para o pplware.

      Vou pensar nisso, tipo rubrica mensal ou talvez mais trimestral….

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      E já agora se quiseres algo nada barato e mesmo potente -> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=4505
      😛

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Isso é escusado… É bastante caro!

    3. Avatar de Vítor M.
      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Vítor,

        Muito obrigado! Espero que me possa ajudar!

        Cumprimentos.

  2. Avatar de João
    João

    Podes sempre visitar um dos melhores fórums sobre o assunto

    http://forum.zwame.pt/

    Se for contra as políticas do pplware, eliminem o post sff.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Não meu caro, a zwame é o que nós iremos fazer do nosso fórum 😀 😉

      1. Avatar de Shadow
        Shadow

        Em aspecto o fórum já é melhor. 🙂

  3. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Outra vez?!

    Bem este dito “computador” farta-se de avariar lolol

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 de facto, coitado. Já alterei o texto não vá o actual sentir ciumes 😉

      Abraço e obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Sempre as ordens =)

  4. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Não era má ideia todos os meses fazerem uma config com determinados price tags. Fica a sugestão.
    Conhecem algum sensor para verificar a temps no ubuntu dos determinados componentes?
    Obrigado.

    1. Avatar de wolfytuga

      Olá!

      Tens o lm-sensors disponível para instalação no Gestor de Pacotes Synaptic.

      Desc.:
      “Lm-sensors is a hardware health monitoring package for Linux. It allows you
      to access information from temperature, voltage, and fan speed sensors. It
      works with most newer systems.”

      Cumps

  5. Avatar de Chackan

    Viva,

    Este programa é bastante interessante, mas não existe alguma versão para AMD?

  6. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas pessoal, epá tenho uma duvida e talvez haja pessoas que me possam dar uma ajudinha. Acham normal um computaddor, um portatil sem estar a jogar a temperatura ser de 64, 66 graus!?!?!?
    Claro jogo 5 mim e desliga-se….exprimentei o soft acima e quando estava a ir para o jogo madou-se para os 75 GRAUS…..nao é normal pois nao!?!?!

    Obrigadão

    1. Avatar de Ikari-Pt

      Isso é prefeitamente normal, claro vai depender do portatil se mais ou menos, doute um exemplo, o meu asus G1Sn em idle cpu62º GPU70º e a jogar cpu82º gpu95º

      Dou uma dica tens um software “RightMark CPU Clock Utility” que permite fazer undervoltage/underclock que permite reduzir a temperatura com a performance <=100% e aumentar a bateria, claro que podes sempre aumentar:P

      Já agora dou a dica para um post sobre esse assunto, undervoltage em portateis, se quiserem fasso eu o post, se algum Moderador mo pedir.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        esse portátil deve dar para fazer tostas mistas com essa temperatura.
        o processador a 82º e a gráfica a 95º é um exagero joga numa arca congeladora que isso resolve lol
        e reduzir a voltagem/clock perdes performance nos jogos não percebo a utilidade???
        Jogares com a qualidade máxima deve dar uns 15 fps o melhor é continuares a jogar só solitário 😛
        Agora para usar o word e ir a net já é útil para alem de baixar a temp também baixa o consumo da bateria.

        1. Avatar de Ikari-Pt

          1.se procurares o G1Sn foi e para mim ainda e dos melhores portateis de jogos (gaming series da asus)

          2.reduzir a voltagem de um processador nao reduz a funcionalidade, no maximo reduz a estabilidade, exemplo o meu cpu intel7600 tem um range de voltagem entre os 0.998 e 1.345 isto dito pela intel, o stock dele na minha MB e de 1.320v, cheguei a baixar para 1.010v e mantive os meus 80fps no HL2.
          e baixei 17C

          1. Avatar de Edgar
            Edgar

            Eu por exemplo nao consigo jogar mais de 5 mim, parece-me que devo ter uma ventoinha mal!!!!Como esta na garantia vou la dizer-lhes o que passa, ainda para mais é tambem um portatil gaming 😉 por isso nao devia passar isto…..digo eu!!!!

  7. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    A grande vantagem deste programa em relação “à concorrência” é que permite ver o “delta to tjunction max” que é a diferença entre a temperatura máxima segura para o funcionamento do CPU que é na realidade o unico valor enviado pelo cpu e “captável” pelo software.
    Todos os outros valores são calculados por estimativa pela diferença ao tjunction max, valor este que é “adivinhado” pelos autores dos programas.
    Por isso é que as temperaturas relatadas variam de programa para programa.