Quick Access Bar – Ganhe espaço no Desktop

24 Comentários

Uma das grandes invenções nos sistemas operativos foi sem dúvida o Desktop. A possibilidade de termos a nossa “mesa de trabalho virtual” veio permitir que tenhamos os nossos documentos e/ou pastas de maior utilização à distância de um clique, tal como o podemos ter na nossa secretária.

No entanto, e tal como na nossa mesa física, basta um pouco de desleixo ou de falta de tempo para que tudo fique numa desarrumação infernal. E ou vamos ter de perder tempo a arrumá-la de tempos a tempos ou começamos a ter uma bagunça tal que não nos conseguimos entender quando pretendemos procurar o que quer que seja.

Todo e qualquer software que nos permita ajudar a manter limpa a nossa mesa de trabalho virtual é de certeza bem-vindo. E aqui temos o Quick Access Bar.


Este software não é na verdade um arrumador, mas permite-nos ter menos alguns ícones a encher espaço, ao permitir termos atalhos para as principais pastas de sistemas e para aquelas que entendamos ser necessário ter acesso rápido.

E a sua forma de apresentação, em barra no topo superior do nosso ecrã, ajuda e muito a manter a ordem. Ainda para mais ela esconde-se e apenas é visível quando o rato passa por cima da sua zona de acção.

Por omissão as pastas apresentadas são as que correspondem aos dispositivos encontrados em O meu computador, tipicamente discos e drives externas (CD’s, DVD’s, etc).  Mas podemos, tal como mostrado na imagem, escolher outras pastas a serem apresentadas. Tudo isso é tratado na zona de configuração.

As restantes opções de configurações são para a definição de tempos de abertura e tempo de espera antes da abertura. Em resumo, quão depressa devem abrir e ao fim de quanto tempo é apresentada, para evitar que ao passarmos com o rato por cima da zona da barra, sem intenção de a abrir ele não a mostre.

Existe já um conjunto pré-definido de pastas de sistemas que podem ser escolhidas para apresentação sem que tenhamos de o estar a escolher:

  • Os meus documentos
  • As minhas imagens
  • A minha música
  • Os meus vídeos
  • Os meus downloads
  • Painel de controlo
  • Caixote do lixo

Caso pretendam adicionar pastas que não sejam uma das acima mencionadas só têm mesmo de adicionar na zona específica para o efeito.

O único senão que vejo é o facto de apenas poder ser usada no Windows 7, em parte devido ao facto de usar, e muito, as transparências que esta versão do Windows disponibiliza.

De resto, apesar de não ser uma ferramenta para “limpar e arrumar” o nosso desktop, ajuda e muito a mantermos a nossa mesa arrumada.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Quick Access Bar 1.3 [785.5 KB]
Homepage: Quick Access Bar

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Bom para ti rapaz. Enfim. -_-‘

    2. Avatar de rss
      rss

      Comentário removido por incumprimento das regras de comentários.

      1. Avatar de rss
        rss

        não posso escrever cu, é isso.

        desde quando pau no do primeiro é :
        (sic) Os autores deste site reservam-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

      2. Avatar de Pedro Simões

        Meu caro, foste avisado.

        Não queiras esticar a corda sff.

        Obrigado,

        Pedro Simões

        1. Avatar de rss
          rss

          Ok aviso recebido!

          O blog é vosso e eu sou apenas um convidado.

          1. Avatar de Vítor M.

            Exactamente, convidado sim senhor… por isso sabes como é, temos muita gente a ler e as regras, são as regras! 😉

        2. Avatar de rss
          rss

          Ok aviso recebido.

          O Blog é vosso e eu sou apenas um convidado.

  1. Avatar de Torrent Premium

    Andava à procura de algo deste género, simples e eficaz, e mais uma vez o pplware apresenta a solução como que por magia…

    Parabéns!!

  2. Avatar de Marinho
    Marinho

    nao da pra incluir atalhos de aplicações??

  3. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    Gosto, mas considero esta melhor, se me permitem divulga-la:

    http://freesoftland.sytes.net/launcher.html

    Deixa o desktop mais limpo, tem mais opções, as configurações são melhores.
    Também é freeware.

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante… muito interessante Bruno. Obrigado por partilhares.

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Acho a do artigo mais “bonita” =)

  4. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    E quanto ao consumo de memória? É quase negligente?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Esperemos que nao 😀 😀

      “Negligenciavel”

  5. Avatar de Alegria
    Alegria

    E que tal o Fences?

    Também não arruma o ambiente de trabalho por nós, mas ajuda-nos a ser mais organizados (principalmente para aqueles que têm “centenas” de icons no desktop).

    Aqui fica o link:

    http://www.stardock.com/products/fences/

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Obrigado pela dica, já instalei o fences e, de facto, para quem tem centenas de ícones no desktop. como é o meu caso, isto dá muito jeito.
      Abraço

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      O Fences infelizmente ainda tem uns erros estranhos no Windows 7.. por exemplo, quando se tira o sistema da suspensão o ecra fica a piscar.. não é piscar repetidamente.. mas de tempo a tempo (15-20s) parece desligar e volta a ligar.. tudo muito rápido.

      Não sei se é comum a todos ou se sou só eu que tenho este problema… anyway.. é 1ma excelente aplicação.

  6. Avatar de João Melo
    João Melo

    Para que serve isto?!
    Se querem organizar pastas deste modo, basta arrastar a pasta para o topo do ecrã e “voila” fica fixo e a mostrar as pastas e ficheiros todos…

    1. Avatar de softclean

      E já funciona no 7? Pelo menos nas betas não consegui fazer isso… É um truque que também uso; se já está no sistema operativo e oferece um serviço razoável, acho que vale a pena tirar partido disso.

    2. Avatar de kcir
      kcir

      És capaz de explicar melhor isso, não entendi como se faz isso.

      Obrigado,

      kcir

      1. Avatar de softclean

        Copias todos os atalhos do desktop para uma pasta, e arrastas esta pasta para o topo, lado esquerdo, ou lado direito do ecrã, e é criada uma barra com esses atalhos.

        Já agora volto a perguntar, se alguém tiver o Windows 7, este pequeno truque funciona?

        1. Avatar de Bruno F
  7. Avatar de 2xtreme
    2xtreme

    Não dá para escolher quais as drives que queremos ter na barra?

    Nem sempre é interessante ter todas as drives virtuais de cd na barra.