Firefox disponível para dispositivos com Maemo OS

23 Comentários

Considerado por muito como o melhor browser da actualidade, o Firefox está disponível para os equipamentos que possuem Maemo OS como por exemplo o Nokia N900. A Mozilla finalmente disponibilizou uma versão oficial do Firefox para dispositivos móveis. Para quem não sabe, o Maemo OS é um sistema de código-fonte aberto, desenvolvido pela própria Nokia com base em Linux.

memo_os

Até aqui, os telemóveis deste segmento eram equipados com o sistema Symbian – que, por força da popularidade dos telemóveis finlandeses, é o líder de mercado. Uma das vantagens do sistema Maemo é permitir o uso de várias aplicações ao mesmo tempo, podendo o utilizador passar de uma para a outra, sem ter de as fechar, tal como faria num computador.

Esta versão para dispositivos móveis incluir muitas características da versão para desktop tais como  separadores, Awesome bar, Weave syncing etc. Inclui ainda a principal “feature” que é a possibilidade de incluir “addons”. Actualmente há aproximadamente 40 addons disponíveis para esta versão.

Algumas características incluídas:

  • Weave Sync
  • Add-ons
  • Location-Aware Browsing
  • Tabbed browsing
  • Safe Browsing

Artigos relacionados

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Maemo OS (Nokia N900 e Nokia N810)
Download: Firefox Mobile
Homepage: Firefox Mobile

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joca
    Joca

    mt bom mt bom! FIRST FIRST

    1. Avatar de The Duke
    2. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Mas será possivel esta “praga” nao desaparecer daqui?!
      É a coisa mais deficiente que já me deparei…

    3. Avatar de rss
      rss

      Pau no cu do primeiro

      1. Avatar de Nandozs
        Nandozs

        O teu comentario já foi removido do outro lado…andas mesmo a tentar a tua sorte…

        1. Avatar de rss
          rss

          Quando respondi aqui ainda não tinha visto a remoção do outro lado, no entanto se quiserem bloquear o meu ip, estão no vosso direito.

        2. Avatar de rss
          rss

          peço desculpas a todos quantos têm de ler as minhas mensagens, mas ando farto de ler 1º First primeiros, sou o primeiro, ou comentários do tipo Bom, muito bom, gosto, etc….

          1. Avatar de Antonio
            Antonio

            Prefiro ver comentários tipo “Fixe, Bom, Gosto, etc” do que os teus que não têm fundamentos para nada, o que foi comentado basicamente inútil! É impressionante como deixam aparecer uma comentário desses…

          2. Avatar de rss
            rss

            António nem sabes o quanto me deixa feliz saber que tu gostas de ver comentários do tipo Fixe, Bom, Gosto, etc”.

          3. Avatar de WiseMax
            WiseMax

            rss, GOSTO muito e acho FIXE …. oh porra, esqueci-me do que era!

            Mas gostas também, não?… 😛

          4. Avatar de Antonio
            Antonio

            Não disse que gosto de comentários tipo “Bom, muito bom, gosto,etc”! Fiz apenas uma comparação com o teu! Não é por ser “1º ou mto bom” mas sim pelo teu comentário, que afinal no pplware é válido e não há critérios no uso de palavras! A mim não afecta nada! Enfim… não vale a pena continuar mais!

  2. Avatar de zéé
    zéé

    Quando sai uma versão deste browser para Symbiam, hein? 😀

      1. Avatar de zéé
        zéé

        sonho sim!
        podes explicar-me em que fundamentas o teu comentário?

  3. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Já agora, tenho um vodafone 360 e aquilo tem como base o sistema operativo LIMO (linux) alguem sabe se é possivel fazer alterações ao mesmo?
    Obrigada

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    11 comentários, em que 8 é por causa de um first…
    Se o pessoal ignorasse isso, ele passava mais despercebido. Acaba por ser mais complicado quem dá atenção a isso, do que propriamente a pessoa que diz “first”.

    Quanto ao Firefox, cá o espera para testar no iPod Touch, se bem que duvido que consiga bater o Safari, mas não deixa de ser interessante para variar um pouco.

    Ps. Vi à uns dias um video do “MacOsX Panther (10.3)” no Maemo… grandes malucos.. eheh… ficou lento mas interessante de ver. Pelo que percebi recorreram a uma emulação que existia, para PowerPC (Antigo binário do MacOS)

  5. Avatar de ozie
    ozie

    essa do pau no cu pode ferir susceptibilidades

    é um facto o mundo é cada vez mais na nuvem, internet e afins

  6. Avatar de RicardoXC
    RicardoXC

    Esta Versao do Firefox SÓ esta disponivel para o N900??

    1. Avatar de zé pita

      Firefox disponível para dispositivos com Maemo OS , é o título.

      Firefox está disponível para os equipamentos que possuem Maemo OS como por exemplo o Nokia N900, é o primeiro parágrafo.

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    O que eu queria mesmo era ter esse telefone ou um Android… O melhor mesmo é ir continuando a sonhar porque ao preço que estão estas coisas…. a carteira abana

  8. Avatar de Miguel Pipe

    pplware, que tal um postezinho a falar no Mac OS a correr no N900? Era engraçado 🙂

  9. Avatar de André D3S
    André D3S

    Incrível, é destes telemóveis que o people gosta! Separadores num Mobile Browser é grande Noticia 😀

    PS – Os miúdos do infantário é que correm para ver quem chega primeiro à cantina em vez de comer, mas pronto, enfim…

  10. Avatar de freeedommm
    freeedommm

    Pessoal estive a ler estes comentários e vejo só infantilidades que a quem culpe os a drenagem de conteúdos do ppw.
    Mas não vi nem um comentário dirigido ao assunto .
    Conforme atitude assim a resposta.

    Sobre o que realmente nos traz por cá : Eu ainda não tive oportunidade em experimentar este browser mas li algo como muito prático em navegação na net com velocidade excelente e aproveitamento total dos já diminutos ecrãs dos smarphones , na minha opinião , mas com pena não estar disponível para os windows mobile .

    Comprimentos a todos .