Projecto Pplware Open Source

40 Comentários

Parte I – Instalação do Postgresql

Estamos a iniciar uma série de artigos com o objectivo de ensinar a criar uma aplicação utilizando ferramentas livres. O artigo será voltado para o desenvolvimento de uma aplicação para catalogação dos membros de organizações de solidariedade não governamentais. No final teremos uma aplicação funcional que corre em qualquer sistema operativo, escrita e arquitectada totalmente em ferramentas livres. Esta aplicação será registada no SourceForge.net e disponibilizaremos a aplicação e seu código fonte para todos que desejem usar e colaborar com o projecto.

A aplicação final será escrita em Java e correrá em cima de Postgresql. Por agora não iremos entrar em profundos detalhes sobre Programação Orientada a Objectos, mas ao término dessa série de artigos podemos estudar uma possibilidade de entrar nesse tema com mais calma.

Serão ao todo 7 artigos:
1-Instalação do Postgresql;
2-Administração de Postgresql com pgAdmin, criar tabelas, campos e afins;
3-Ferramentas free de bases de dados para produção;
4-Instalar o JDK 6 e NetBeans 5.5;
5-Introdução ao Java;
6-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte I;
7-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte II.

Iniciaremos essa serie fazendo uma breve introdução e explicar como instalar e configurar o Postgresql No próximo artigo mostraremos como fazer administração do Postgresql, criação de tabelas, foreign key e iremos definir a estrutura inicial das tabelas da nossa aplicação.

 


O Postgresql é um software de base de dados Livre, OpenSource e orientado a objectos, que derivou de um o projecto desenvolvido na Universidade de Berkeley, e actualmente está na versão 8.2. Entre todos as bases de dados livres, o Postgresql é o mais poderoso. Possui todos os recursos de uma base de dados grande (como o Oracle) e é capaz de administrar uma grande quantidade de informações.

Originalmente o Postgresql foi criado para funcionar em sistemas Linux. A partir da versão 7.0 foi criado uma distribuição chamada dbExperts que utilizava Cygwin para correr o Postgresql no Windows. Devida algumas limitações do Cygwin, não é recomendável utilizar a versão 7.x no Windows. A versão actual já tem suporte nativo para Windows, mesmo assim não é recomendável a sua utilização para bases de dados grandes, por causa da gestão de memória do Windows.

Como a maioria utiliza Windows e vamos fazer uma aplicação simples, esse artigo irá demonstrar como instalar o Postgresql no Windows.

O Postgresql pode ser descarregado aqui. Esse artigo foi escrito na versão 8.1.4, mas a versão mais actual 8.2 não difere muito no processo de instalação. Depois do download descompacte o arquivo e execute o instalador postgresql-8.1.msi. Aparecerá a seguinte janela:

Na primeira janela você seleccionará o idioma apenas da instalação. Depois de seleccionar clique em NEXT.

Na segunda janela deixe seleccionada a opção Suporte para idiomas, navegue para baixo na janela e desmarque as opções Driver Npgsql e Provedor OLEDB. As duas opções que ficaram seleccionadas são os drivers para conexão à base de dados.

O Driver JDBC (Java Database Connectivity) permite a conexão de uma aplicação feita em Java com o banco de dados Postgresql e o Driver ODBC (Open Data Base Connectivity) permite a conexão de qualquer outra aplicação. É possível utilizar o Driver ODBC para uma aplicação Java, mas o JDBC é projectado de forma a ficar mais rápido com Java do que o ODBC, por isso quando formos desenvolver ou utilizar qualquer outra aplicação em Java iremos utilizar o Driver JDBC e não o Driver ODBC. Depois de seleccionar as opções indicadas clique em NEXT.

Nesta janela será configurado como o Postgresql irá ser executado. É recomendável iniciar a base de dados como um serviço do Windows, por isso deixe marcada a opção “Instalar como serviço”. O Nome do Serviço é a descrição que irá aparecer na janela Serviços do Windows, e pode ser deixado como está. A Conta é o nome do utilizador que irá iniciar o serviço. É recomendável que um serviço nunca seja iniciado pelo mesmo utilizador do sistema e sim por utilizador especifico para esse serviço. É por essa razão que o utilizador postgres é sugerido, e vamos manter a sugestão. A opção Domínio é o nome da máquina, e deve-se utilizar a configuração proposta. Os campos de senhas não precisam ser preenchidos, vamos deixar o usuário postgres sem password definida. Clique em NEXT.

Como o utilizador postgres não existe, clique em Sim para o instalador criá-lo automaticamente.

Agora iremos definir algumas configurações do Postgresql. A opção “Aceitar conexões em todos os endereços, e não apenas localhost” deve estar marcada para que o servidor de base de dados seja acedido de qualquer máquina na rede. Na opção “Locale” será necessário definir a sua localização, essa configuração é responsável por informações como o símbolo monetário, separador decimal, casas decimais, formato de data e hora, mensagens de erro, etc. O utilizador deve ser o mesmo definido anteriormente, no nosso caso “postgres”. O campo “Codificação” deve ficar Latin1 para suportar o nosso dicionário. Nesta janela a senha é obrigatória, então coloquem uma senha de fácil memorização, pois vamos utilizá-la futuramente. Clique em NEXT. Na mensagem a seguinte clique em OK. Se necessário entrarei em detalhes nos próximos artigos.

Nesta janela será definida a linguagem que a base de dados irá trabalhar. O Postgresql suporta várias linguagens, mas é necessário descarregar módulos extras para funcionar. No nosso caso vamos manter o PL/pgsql (Procedure Languagem Postgresql) que é a linguagem processual do Postgresql baseado no plsql. NEXT.

Na próxima janela, apenas clique em NEXT.

 

Iniciando a instalação.

 

This is the END! O fim da instalação. Basta clicar em concluir. Após a instalação vá a Iniciar / Programas / PostgreSQL 8.1 / Iniciar serviço. Isso faz com que o Postgresql seja iniciado.

Espero que tenham gostado. A instalação do Postgresql é fácil e rápida! No próximo artigo falaremos sobre o pgAdmin III, uma excelente ferramenta para administração do Postgresql.

Autor: Evandro

Mais informações sobre o Postgresql

Documentação: Postgresql docs
Site oficial: Postgresql
Wikipedia: PostgreSQL

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de E. Martins
    E. Martins

    Parabéns pela ideia, valiosa.
    Este tutorial vai ter uma versão em pdf?

  2. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Evandro
    Muito Bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Lanço-te o desafio de fazeres um HowTo para instalação e configuração em sistemas Linux.

    Pedro Pinto

  3. Avatar de CHAGAS

    @Evandro
    Parabéns! Bom trabalho!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    5*****
    Temos que divulgar e educar todos para a utilização destes programas gratuítos e eficientes…
    Parabéns pela ideia…
    Cumps
    Pedro

  5. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Muito bom este artigo.

    Também era bom fazerem um tutorial de MySql.

  6. Avatar de Chioli
    Chioli

    Parabens ^^ !!!!!!!!!

    Abraço

  7. Avatar de canochinha

    Muito bom blog, mesmo para uma quase leiga nestes assuntos:)
    Parabéns pelo bom trabalho.

  8. Avatar de Evandro

    @Pedro Pinto, aceito o desafio! mais depois que terminar essa serie de artigos, antes vai ser complicado

    @Nuno Amaral, pensei em fazer em MySql, o problema que MySQL é pago para uso comercial e a intenção é o Projecto Pplware OpenSource ser feito em tecnologia OpenSource! Depois que terminar o projeto posso fazer algo com MySql 😉

  9. Avatar de Nuno Reimor

    Bom serviço público Evandro.
    Cumprimentos

  10. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Viva,
    parabéns pelo trabalho apresentado.
    Só não sei se será a mais poderosa de todas as bases de dados livres, já experimentaram Firebird?
    Abraço Evandro, e parabens ao pplware mais uma vez pelo serviço prestado

  11. Avatar de Evandro

    @Carlos V, já usei Firebird sim. O Postgresql segue a risca o padrão SQL 92, ao contrario do Firebird, ele tem uma estrutura de Foreign Key mais eficiente também. Hoje toco um banco de dados de 3.5GB em Postgresql sem problema algum!

  12. Avatar de vdias

    Não seria mais engraçado ter pegado no Mysql?

  13. Avatar de sLUGo

    @ vdias

    MySQL é para “brincar” com bases de dados caseiras/pequenas …
    PostgreSQL é muito melhor para bases de dados grandes… O seu tempo de acesso é menor que o SQL… 🙂

    Cumpz

  14. Avatar de sLUGo

    Ups, rectificar os erros:

    “O seu tempo de acesso é menor que no MySQL” 😉

    Cumpz

  15. Avatar de Evandro

    @sLUGo, isso ai e tem a questão de o MySQL não ser OpenSource e não é gratuito. Na aplicação que vamos utilizar não pagaríamos nada, pois ela não tem fins lucrativos, caso contrario teríamos que adquirir a licença. Mesmo assim é melhor não arriscar!

    O MySQL ainda é limitado!

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    excelente iniciativa.
    Muito educativo.
    Também vou aceitar o desafio.

  17. Avatar de Krold
    Krold

    Desculpem a ignorância …
    O cenário é outro diferente deste projecto.
    Se quisermos que a nossa base de dados em Postgresql
    tenha um interface web – querer usá-la como usualmente se utiliza o MySQL associado a PHP num portal … pode-se? é pacífico?

  18. Avatar de Evandro

    @Krold,
    Pode sim. O Postgresql trabalha bem com PHP. Basta mudar a string de conexão do banco, essa está com uma string para MySql, basta mudar para uma String do Postresql!

  19. Avatar de Jader

    Otima idéia.
    E a analise os diagramas, e a documentação?

    jader.21publish.com

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tenho que confessar que é uma boa iniciativa, só espero é que não se perca outro tipo de artigos também de estema utilidade a que estávamos habituados, mas de qualquer maneira Força.
    Bem Haja
    Carlos

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    já está a instalação feita!
    Á espera do próximo tutorial
    Abraço

  22. Avatar de ElBelo
    ElBelo

    Excelente ideia.
    Talvez para mais tarde um tutorial de como trabalhar com PHP/Postgresql, também com um exemplo prático?!!!
    É a primeira vez que participo, mas sou ‘assistente’ de longa data.
    Parabéns pelo magnífico trabalho ao Pplware e todos os contribuintes activos..como é este o caso.

  23. Avatar de Preto
    Preto

    Eu sou um leigo a vossa beira mas disposto a aprender,por isso se bem entendi querem fazer uma nova aplicaçao em oppen source e ensina-la a quem quiser.
    Se é assim vou instalar para aprender fikem bem e agradeço a ideia amigos Vitor e Evandro

  24. Avatar de Evandro

    @Preto, isso, a intenção é realmente criar uma nova aplicação OpenSource e ir mostrando passo a passo como ela foi criada. Ao mesmo tempo que vamos escrevendo vamos ensinando como fazer uma!
    Como disse não vamos entrar em detalhes sobre programação orientada a objetos nesse momento, senão os 7 artigos virariam 70 😀

  25. Avatar de nuno

    @evandro
    não entres em detalhes de OO. o vitor ainda começa a perder visitas…

    (e as que continuarem a vir adormecem)

  26. Avatar de johnito
    johnito

    alguem sabe de outro link para fazer o download do software. o link que vem no post dá “time out”

  27. Avatar de Evandro

    @johnito, veja esse link e escolha o pais.

  28. Avatar de slider
    slider

    Esse link também me dá timeout. Eu tenho feito algumas aplicações em java e até utilizo o Netbeans. Mas nunca usei bases de dados. Estou ansioso por começar. Muito bom projecto. De louvar.

  29. Avatar de johnito
    johnito

    Ainda não consegui fazer o download desta aplicão, já fis uma busca na net mas todos os links apresentados vai dar ao mesmo sitio:

  30. Avatar de Evandro

    @johnito, estranho não conseguir baixa. Quem navegador está usando?

  31. Avatar de Slider
    Slider

    Usem o IE que funciona com esses links! Esquisitamente o Firefox nao funciona com esses links!

  32. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Slider, não vejo diferença entre o FF e o IE, todas as vezes que baixei usei o FF. Creio q o johnito esta usando o IE7

  33. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Quem é que usa o firefox?
    É um browser tão bom para os hackers. Não se cuidem não …

  34. Avatar de nuno

    @nuno amaral
    eu uso. é, porquê?

  35. Avatar de Slider
    Slider

    Isso não é bem assim Nuno Amaral, está mais que provado que mais seguro que o FF só o Opera. Mas o problema dos browser’s foi o que me aconteceu. Experimentei com o FF e não deu, experimentei com o IE e já deu!

  36. Avatar de johnito
    johnito

    Eu uso o FF mas tambem ja tentei com o FileZila e tambem não consegui…

  37. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Meus amigos, o FF é o browser que tem mais erros criticos.
    A vantagem é que a Mozilla actualiza essas falhas.
    Aconselho vivamente a usarem IE7.

  38. Avatar de Evandro

    @Nuno Amaral, não vou entrar nessa discussão entre FF e IE7. Apenas faça uma visita em http://www.secunia.com 😉

  39. Avatar de johnito
    johnito

    Decididamente não consigo fazer o download, já tentei com o IE e com o Opera e nada, dá-me sempre erro de “time out”, será que alguem poderia me enviar o software para o meu mail?