Projecto Colibri 5.0 Beta

37 Comentários

O mundo está a mudar e com ele também os recursos e as tecnologias mudam… há casos de sucesso, um dos mais emblemáticos chama-se Projecto Colibri!


O mercado das tecnologias exige e dita regras fortemente penalizadoras para o utilizador empresarial mais distraído. As aplicações de gestão são hoje uma fatia importante no investimento das empresas, fardo pesado para a situação actual do mundo financeiro. Dessa realidade nasceu há uns anos o Projecto Colibri.

O Projecto Colibri caminha a passos largos para ser uma das melhores ferramentas de gestão que podemos encontrar actualmente no mercado.

Multiplataforma

A sua versatilidade começa logo pela permissividade de utilização em qualquer sistema operativo. Temos portanto a melhor suite de gestão que encontrará para Linux, Mac e Windows.

Apresenta-se numa versão gratuita, onde nada falta e onde toda a estrutura comercial está envolta num sistema de utilização fácil e intuitivo.

As empresas poderão contar com uma ferramenta totalmente padronizada, legalizada e optimizada para dos desafios fiscais exigidos por lei.

Uma das maiores particularidades é o facto do Projecto Colibri – um software de Gestão Comercial – ser escrito em linguagem JAVA.

Para o desenvolvimento do projecto, foram tidas em conta as lacunas existentes no mercado actual o que levou a equipa a desenvolver de raiz um produto muito completo.

Ficam algumas características:

  • Multi-plataforma (1)
  • Multi-Base de dados (2)
  • Multilingue (3)
  • Multi-empresa
  • Multi-utilizador
  • Multi-moeda

A equipa foi ainda mais longe e teve em especial atenção os seguintes aspectos:

  • Ambiente gráfico baseado em RCP – Rich Client Platform
  • Motor de reports baseado em BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools
  • Motor de persistência baseado em DN – Data Nucleus Access Platform
  • Interface auto-adaptável a qualquer alteração de idioma
  • Utilização de layouts dinâmicos em tabelas e documentos
  • Optimização de utilização pelo teclado
  • Motor de filtros e pesquisas avançado
  • Outputs directos para PDF

NOTAS:

(1) Versões disponíveis para as seguintes plataformas: Windows, Linux e Mac OS. Testes de desenvolvimento efectuados simultaneamente sobre TODOS os sistemas operativos suportados.

(2) Bases de dados suportadas: PostgreSQL, SQLServer e MySql. Possibilidade de suporte a outras bases de dados. Testes de desenvolvimento efectuados sobre PostgreSQL.

(3) Idiomas suportados: Português e Inglês. Possibilidade de extensão a qualquer idioma. Tradução para o Inglês disponível brevemente.

As descrições presentes nesta página referem-se ao Projecto Colibri release 5.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Manual de instalação
Download [win]: Projecto Colibri 5.0 Beta [59.73MB]
Download [linux]: Projecto Colibri 5.0 Beta [59.98MB]
Download [mac]: Projecto Colibri 5.0 Beta [59.80MB]
Homepage: Projecto Colibri

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rascunho

    Muito bom! “Freeware” – ainda melhor! o trabalho é apreciado!

    http://www.tagravado.com

  2. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Parabéns pelo lançamento da nova release!!
    Vou testar a aplicação hoje mesmo.

  3. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    vale apena experimentar, faça como eu, experimente e compre simplesmente Um Passo a Frente na evolucao dos softwares de gestao

  4. Avatar de vitormachado
    vitormachado

    ainda bem que não é mentira! Afinal há boas e verdadeiras noticias no dia 1.

    well done!

  5. Avatar de Vítor M.

    Felipe Rei desculpa o comment ter desaparecido (system error???), mas deixa-me apenas dizer que somente em sonhos. 😉

  6. Avatar de Nuno Amaral
  7. Avatar de Psyco
    Psyco

    São este tipo de iniciativas que as empresas necessitam. Ainda por cima Freeware.
    Algo que deve ser muito mais divulgado. Parabens pelo trabalho.

    b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt

  8. Avatar de Lopes
    Lopes

    offtopic
    É possível guardar um vídeos que esteja numa ligação “mms://”? Obrigado

  9. Avatar de Anita
    Anita

    E vão apostar nos módulos Financeiros e Recursos Humanos ?

  10. Avatar de Almeno Rocha

    “O Projecto Colibri caminha a passos largos para ser uma das melhores ferramentas de gestão que podemos encontrar actualmente no mercado.”
    Só falta acrescentar nesta linha Software Livre ou OpenSource.
    Porque dentro do software pago é e será dificil.
    De qualquer maneira ja testei a versao anterior e gostei, os meus parabens a quem se dedica a estes projectos.
    Pena é que com as pretensões do Governo em ainda este ano obrigar a todo o software comercial ser “certificado”, limitar a existencia do Software Livre. Vamos ver como corre e quais os métodos de certificação.
    A certificação será bom para acabar com os pequenos softwares que permitem tudo e mais alguma coisa em termos de fuga ao fisco, mas como sabemos (eu sei) os grandes softwares tambem o fazem.
    🙂

  11. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Caro Almeno,

    Apenas uma nota: o Colibri NÃO é Open Source. É um projecto COMERCIAL com uma vertente Freeware.

    Quanto ás linhas publicadas no ppware, pessoalmente, e estando ligado ao projecto, acho-as “arrojadas” em certos aspectos, MAS, saliento, não estão longe da realidade e dos objectivos que atingimos e pretendemos atingir.

    Lembro que a versão 5 foi escrita praticamente do ZERO para ter em conta inúmeros aspectos. Existem algumas arestas a limar, existem muitas funcionalidades a desenvolver, mas SUBSCREVO que pretendemos que o colibri seja um dos melhores softwares de gestão.

    Quanto á certificação, evidentemente que estaremos atentos ás pretensões do governo e o colibri estará ao nível da certificação.

    Cumprimentos.

  12. Avatar de Almeno Rocha

    @ Marco Lopes
    As minhas desculpas, mas pensei mesmo que era um projecto open source, de qualquer maneira parabens.
    E sendo um projecto comercial espero que agora os preços não sejam iguais a concorrencia, mas de qualquer maneira tens uma grande vantagem, a aplicação é multiplataforma e multiBD, para mim isso é muito importante.

  13. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Assim esperamos, Vítor!!

  14. Avatar de Mrodrigues
    Mrodrigues

    O que devia mudar também era o pplware. Acho que a concorrência está fazendo se notar, a estrutura do ppl deveria sofrer profundas alterações tanto no visual como nas funcionalidades oferecidas.. Vá vitor essas mudanças ja oiço falar a tanto tempo e n veJO nada eehhehhee

    Força

  15. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    offtopic:

    Vitor M. , li agr que o kerodicas vai comprar o pplware… confirma? :S

    espero que seja uma brincadeira do dia 1 de abril da parte do kerodicas.. consulto este blog e o kero varias vezes ao dia.. mas a qualidade do segundo n se compara com este…

    é plagios de rubricas.. as noticias saiem sempre cm algum atraso.. tutorials interessantes sao quase nenhuns.. enfim

    fico triste caso realmente o pplware venha a ser comprado pelo kerodicas.. ja que o normal é os maiores absorverem os mais pequenos, ou os melhores os nao tao bons..

    cumps!

  16. Avatar de Gerardo

    Deviam ter acrescentado quais as características da versão Free e da versão paga., no artigo pplware, pois pode induzir os leitores em erro…

    http://twitter.com/oinformatico

  17. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    gostava de saber se fui banido do pplware?

  18. Avatar de Vítor M.

    Guilherme de Sousa e outros atentos visitantes, normalmente nas brincadeiras de 1 de Abril brinca-se com ideias e hipóteses sobre grandes empresas e ou projectos que temos como sendo o ideal, o que ambicionamos.

    Ora foi o que aconteceu com os jovens desse blog e ainda bem que somos um referência e…. sim é pena que sigam uma linha muito igual à nossa mas para pior em termos de qualidade.

    Mas Guilherme há duas coisas que podes ter a certeza:
    Não vendo porque o Pplware não tem preço
    Não vendo porque este é o meu escape de uma vida de trabalho e responsabilidade, é o meu orgulho, é o orgulho de uma equipa unida e muito, mas muito dedicada.

    Geraldo, banido?

    Nem pensar, provavelmente terias o nick novo para o sistema ou links no teu comment e ficou a aguardar moderação.

    😛 forte abraço.

  19. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Caro Gerardo,

    As limitações da versão Free ainda não estão devidamente estabelecidas. Serão anunciadas logo que a versão final esteja disponível.

    Cumprimentos.

  20. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    dsclpa tratar por tu, mas so ha uma forma de responder:

    És grande Vitor M. !

    ate me assustei qd vi aquilo pq realmente a qualidade de informaçao nao tem de todo qlqr comparaçao…

    e como disseste e bem, se escolheram o Pplware para a brincadeira, por alguma razao foi…

    continuaçao do excelente trabalho que a equipe do pplware tem desempenhado ate agr!

    cumps!

  21. Avatar de Tiago Reis
    Tiago Reis

    Boa Noite,

    antes de mais queria dar os meus sinceros parabens a toda a equipa do Colibri por mais esta excelente versão.

    Utilizo o Colibri desde a versão 4 e considero este software muito bom! Rápido, intuitivo, funcional e com muito bom suporte (Forum e e-mail)

    Fico aguardar pela versão final para poder utilizar a 100%, mas do que explorei nesta versão Beta gostei 🙂

    Para quando esta previsto o lancamento da versão final?

    Continuação de bom trabalho!

  22. Avatar de Rui Oliveira

    Muitos parabéns aos criadores da ferramenta. Não é todos os dias que vemos esforços destes sobretudo em portugal, resultando numa ferramenta de gestão de qualidade, capaz suportar multiplas plataformas. Que seja um exemplo a seguir por muitas empresas de software em Portugal.

    Fico de resto satsfeito, em ver nas imagens que o Colibri, corre sem problemas na minha plataforma de eleição (Ubuntu).

  23. Avatar de Antonio Fagundes
    Antonio Fagundes

    Ai pessoal, aqui do Brasil eu uso o Colibri para administrar meu gado, afinal eu sou o rei.

  24. Avatar de aospapéis

    Hoje em dia, parece-me, que um sistema deste tipo, para ser verdadeiramente competitivo à escala global, tem de ser “open source” e permitir um interface web.

    Ando presentemente às voltas com uma coisa chamada OpenERP e, garanto-vos: é poderoso, gratuito e aberto. Infelizmente, como acontece cada vez mais com o “open source”, é uma guerra para se começar a fazer alguma coisa programando…

    http://aospapeis.blogspot.com

  25. Avatar de alice
    alice

    O mercado precisa de projectos como este!! Não podemos para no tempo tudo evoluí. e aqui fica mais uma prova de progressão, tecnologia, etc …Parabéns e continuem.

  26. Avatar de Ana Pereira
    Ana Pereira

    Hoje em dia a tecnologia está bem presente nos nossos quotidianos, nas empresas, em casa, ou mesmo entre amigos.
    Este projecto, o colobri, é muito interessante, pois contém tudo o que uma empresa necessita para fazer a sua gestão… para além de que se pode contar com o aconselhamento dos técnicos especializados!.
    O colibri é mais uma prova que a tecnologia é o futuro…..
    Parabéns…

  27. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vitor, esses dias almoçando em um restaurante perto de casa, aqui em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, notei que o mesmo estava usando o colibri.
    Ultrapassaste o Oceano!

  28. Avatar de David

    Boas,

    Finalmente uma versão digna de ser utilizada, sinceramente, só agora consegui utilizar o “Projecto Colibri” a versao RCP 4, pelo menos em Linux não consegui, enquanto que esta versão está digna de aplausos.

    Mesmo assim ainda deveriam apostar em manual de utilização e instalação.

    Obrigado

  29. Avatar de Duarte

    «(2) Bases de dados suportadas: PostgreSQL, SQLServer e MySql. Possibilidade de suporte a outras bases de dados. Testes de desenvolvimento efectuados sobre PostgreSQL.»

    Alguém sabe como configurar MySQl por Ex? não encontrei informação sobre isso, por exemplo, pelo menos para a versão 4

  30. Avatar de David

    vais ter de procurar pela funcao de restore do Mysql, ou usar uma ferramenta que te ajude, como o webmin.

    No Postgresql há uma ferramenta que é o PGAdmin3 que fez o restauro da base de dados.

    De resto é configurar na aplicação

  31. Avatar de Nuno Monge

    Caro Marco Lopes,

    Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho realizado.

    Ando há algum tempo a procurar uma boa aplicação de gestão que funcione em osx e windows. Após alguns dias de procura em vão encontrei o colibri, ainda por cima prata da casa. Mais uma prova da nossa capacidade de inovação.

    Se me permitir algumas sugestões, já pensou incluir ferramentas CRM, gestão de projectos e payroll?

    Cumprimentos,

    Nuno Monge

  32. Avatar de Luis Andrade - Projecto Colibri
    Luis Andrade – Projecto Colibri

    Olá Nuno Monge,
    Todas as sugestões são bem vindas. Envie por favor as sugestões para: suporte@projectocolibri.com

    cumprimentos

  33. Avatar de David

    Para quando é que sai a versão final?
    É que estou à espera para implementar o software num posto de trabalho.

    Obrigado

  34. Avatar de ic
    ic

    olá, alguém tem o manual do soft. preciso de por o soft. em rede e o manual não está no site.

    algum me pode explicar com é que se configura isto em rede sff.
    Obg.

  35. Avatar de josé
    josé

    Tens lá manuais, vai à secção de downloads.