Pinnacle VideoSpin 2.0

24 Comentários

Há uns anos atrás, utilizava bastante o Studio da Pinnacle, software que acompanhava a minha placa Firewire que na altura comprei. Tinha uma queda pelo vídeo, gostava de aproveitar as capacidades da câmara de vídeo e fazer as montagens, adicionar efeitos, som e uma série de outros truques de realizador 😉

O Studio começou a ficar pesado e as actualizações deixavam a desejar, perdi o entusiasmo quando migrei para o XP, a Pinnacle tardou em actualizar os drivers e encostei o Pinnacle Studio juntamente com a importação de vídeo.


Recentemente, vi a notícia que a Pinnacle tinha lançado um produto, derivado do seu software de edição de vídeo, sim, do tal Studio. Lá fui instalar o Video Spin. O Video Spin (baseado no Pinnacle Studio) é um programa de edição de vídeo, fácil e intuitivo, mesmo para quem nunca mexeu com este tipo de software

A simplicidade resume-se a importar para a área superior o vídeo, ou podemos importar directamente da nossa câmara de vídeo, depois em baixo temos a área de edição. Nesta área temos vários canais de inserção de “material”. O vídeo em cima, depois o som original (que podemos remover e ou alterar), de seguida os efeitos de transição, depois o áudio se entendermos adicionar e outros espaços para colocar mais efeitos sonoros.

É possível criar títulos deslizantes nos vídeos, usufruindo de um poderoso editor de títulos – um privilégio disponível apenas em programas de edição de vídeo caríssimos como o Adobe Premiere, por exemplo!

Quando terminada a edição do vídeo, podemos fazer o upload directamente para um site de partilha de vídeos como o Youtube. Um pormenor interessante o Video Spin pode criar filmes directamente em formato Flash Video (flv).

Para além da criação de vídeos é possível também:
1. Para editar vídeos em Screencast quando estes são gravados com software básico de screencast
2. Converter em vários formatos de vídeo (AVI, WMV, FLV, MP4).
3. Extrair músicas MP3 de um vídeo clip – é possível gravar qualquer vídeo como um ficheiro mp3.
4. Produção de vídeo podcasts (vlogs), e outros tipos de animação.

O software permite a importação directa de fotografia a partir de dispositivos externos, como por exemplo câmaras digital, iPod ou qualquer outro dispositivo acoplado à porta USB. Esta aplicação, ao contrário do seu irmão mais velho, não permite a gravação do vídeo para DVD, este serviço terá de ser feito por outra aplicação, aquela que normalmente usamos para gravar.

Esta ferramenta é gratuita, no entanto se quiser mais um pouco de funcionalidades ou codecs mais exóticos e se quiser retirar a publicidade que a Pinnacle colocou no centro da aplicação, terá que despender alguns euros.

Estes são os codecs disponíveis para importar e editar:

Importação:

  • Video: (.avi, mpg, .mpeg, .mod, .mp2, .mp4, .wmv)
    AVI (DV AVI)
    MJPEG
    MPEG-1
    MPEG-2 (opcional) MPEG-4 (opcional)
    DivX (opcional)
    WMV
  • Audio: (.Wav, .mp3, .mpa, .m4a, .wma, .AVI)
    Dolby 2ch (optional)
    MPEG-1 Layer 2
    MP3 Audio

Exportação:

  • Video:
    AVI (DV AVI)
    MJPEG
    MPEG-1
    MPEG-2 (opcional)
    MPEG-4 (opcional)
    DivX (opcional)
    WMVReal Media
    Flash Video
  • Audio:
    Dolby 2ch (opcional)
    MPEG-1 Layer 2
    MP3 Audio
    AAC (opcional)

Se quer um pouco mais do que o Windows Movie Maker lhe oferece, se quer ter contacto com este tipo de aplicações, então esta “oferta” da Pinnacle será um óptimo trampolim para o tornar realizador dos seus filmes caseiros. Divirta-se!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP SP2/Vista
Download:VideoSpin 2.0 [162.31MB]
Homepage: Video Spin

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não consegui fazer o download, “file not found”

  2. Avatar de SkyDream
    SkyDream

    Eu tentei fazer o download disso mas não conseguia.
    Quem estiver com o mesmo problema, veja aqui: http://www.download.com/Pinnacle-Video-Spin/3000-13631_4-10747819.html

  3. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Para quem utiliza este software, qual o seu feedback? Recomenda?

    Desde já o meu muito obrigado,

    ————–

    http://www.best-cine.com

  4. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    Melhor que o Premiere é claro que não é (:
    Mas tinha um amigo que usou este software , e tempos depois o programa pedi-a pra comprar os codecs , logo houve uma polémica qualquer em que os utilizadores reclamavam que o programa não era totalmente free :/

  5. Avatar de David Branco

    Já usei em tempos e agora voltei a tentar mas estou muito agarrado ao premiere e pronto é outra coisa mas é caro lá está.
    Para ter mais que o simples movie maker e de forma gratuita vejo nele uma óptima escolha.

    Vou manter instalado 🙂

  6. Avatar de Ice
    Ice

    Olá!

    Procuro um programa freeware que dê para captar apenas uma secção do vídeo, tipo um que faça crop.

    Não é efeito pan e zoom que pretendo, atenção!

    Encontrei o VidCrop ( http://www.geovid.com/VidCrop/ ), mas é pago, se alguém conhecer um que faça o mesmo com a mesma facilidade do VidCrop mas que seja freeware, agradeço.

  7. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    @Ice, se só queres fazer crops, basta o Virtualdub, que é Open Source!

  8. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Eu já experimentei este e digo sinceramente que até prefiro o Movie Maker. Se não fosse o facto de se ir abaixo e de bloquear quando o arquivo é pesado até era grande fã do programa. Em relação a este.
    Acho que é mais complicado de trabalhar do que o WMM e tens menos opções de efeitos e transições de vídeo. Já para não dizer que é mais difícil a inserção de títulos. Mas também posso ter sido eu que não me consegui adaptar ao programa.
    Em relação ao Premiere.
    Tenho o Premiere Elements 7.0 que me deu um amigo, mas ou o instalei mal, ou qualquer coisa, porque não tem muitos efeitos e muitos dos que tem não funcionam. Mesmo no preview não funcionam. Será que o problema é a RAM pois só tenho 512Mb?! 512, mas só 448 é que estão a ser usadas, não sei porquê.
    Alguém que me dê uma luz em todos estes problemas, vim tentar dar uma opinião e acabo por expor uma dúvida 🙂
    ____________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      448MB de RAM porque a placa de vídeo está a utilizar 64MB, deve ser onboard

  9. Avatar de Jaime
    Jaime

    A publicidade colocada na aplicação aparece no resultado final ou seja no
    DVD que vou querer ver na televisão ?
    Esta é a dúvida que gostaria de ver esclarecida. É um tipo marca de água ?
    Se assim for acabo por não desinstalar o meu Studio 8 que ainda dá para
    fazer umas brincadeiras e depois finalizá-las com o ShowBiz2 por exemplo.
    Obrigado por alguma colaboração e Saudações para todos !

  10. Avatar de pmfnunes

    o q era mesmo fenomenal era colocarem também links de add-ons q se pudessem usar com este programa (transições, efeitos, etc etc) 😉

  11. Avatar de Boost

    Para mim parece-me bastante pesado , ediçao mais amadora aconselho o Moivie Maker …
    http://boostyourlife.blogs.sapo.pt

  12. Avatar de Lynx (WV64Bit user)
    Lynx (WV64Bit user)

    @pmfnunes
    mesmo que pusessem ía te dar ao memso… é a “pagantes”!
    A Pinnacle, sempre teve esse defeito!
    Eu utilizo o Pinnacle Studio 12 Ultimate e se quiser add-ons, extras, etc. tenho que comprar á parte! (não conheço nenhum programa que faça isto de maneira diferente).

    @Alexandre Kulcinskaia
    Não te quero mudar de opinião, mas se me permites, a minha experiência obriga-me a dizer que o WMM serve para emergências que não possamos perder umas horas a editar um video, e aí concordo contigo.

    @Ice
    O programa que o Pedro Lino referiu é´muuuito bom mesmo! Atrevo-me a dizer que faz milagres! Só tem um defeito… tive que googlar para entender este pequenino programinha…

    @Miguel Ferreira
    Como deves ter reparado, este software trata-se de um “ligeiro” apanhado da famosa saga da Pinnacle Studio, mas para FREEWARE! Coisa que a Premiere não faz (que eu tenha conhecimento). Se queres uma resposta á tua pergunta, posso-te dizer que o Adobe premier VS Pinnacle Studio Ultimate, tem as mesmas funções, mas são apresentadas de maneira desigual!

    Abraço

  13. Avatar de Joana
    Joana

    oi voces sabem como se tira o som do video e gravar apenas com som de musica?
    é mesmo pena o movie maker brekar!

    1. Avatar de Roger
      Roger

      oi no movie maker. tem uma opção na parte inferior esquerda. ao lado do story board. tem
      controle deslisante um microfone e sinal de + e -.
      o pimeiro clika nele que vc tem a opção de tirar o son do video importado.

  14. Avatar de Edson
    Edson

    Não consigo importar video no videospin; baixei um video do youtube, converto ele em qualquer outro formato, e não consigo coloco-lo no spin, a mensagem que aparece é: “formato… não suportado”. Outro detalhe, na tela que “importa” só tem a opcão da unidade “E:”! Então só importa do CD? Não sei onde estou errando… se alguém puder me ajudar (rapidamente – pois tenho que terminar um trabalho) fico agradecido.

  15. Avatar de Roger
    Roger

    estou chateado. com a pinnacle pois eles dizem que é gratis mais depois que eu baixei fican pedindo para incerir chave de ativação .
    mesmo incerindo a chave eles obrigam a comprar os codegs.
    após tudo isso eu não consigo visualisar o video importado,
    só as fotos como pode ser gratis e acontece tudo isso.
    estouu falando do pinnacle videospin.

  16. Avatar de Lays
    Lays

    quero saber como eu faço para registrar o programa.
    é gratis?!
    me respondam com urgencia!

  17. Avatar de Bruno Valença

    O progama é todo restrito ,pede chave de ativação …

    nao tem como upar pro youtube e outros… nem sei se realmente presta e ainda nao encontrei a chave de ativação

  18. Avatar de Fabiane
    Fabiane

    Como faço para tirar o som do video? Coloco a música de fundo, mas o som original do video atrapalha… Alguém pode me ajudar? ):

  19. Avatar de Douglas
    Douglas

    Meu programa parou de sair som do video, alguem sabe porque?
    estava funcionando normal.