Pidgin 2.6.6 – O “Messenger” multi-plataforma

24 Comentários

Pidgin um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras. Corre sobre o Microsoft Windows e plataformas Unixes. Esta ferramenta de conversação é escrita em C e recorre a bibliotecas GLib e GTK+.

Finch é a consola onde o IM se baseia, esta fusão  traz aos utilizadores uma ferramenta sob a licença GPL permitindo experiências lúdicas, ricas em pormenor e ricas em usabilidade. Foi lançada uma nova versão deste, anteriormente conhecido como Gaim.

pidgin


Alargando um pouco a informação sobre o IM, podemos dizer que o Pidgin é um programa de conversação multi-protocolo, que permite ao utilizador conversar com outros utilizadores mesmo que estes usem outras redes, mais de 15 no total!

São elas:

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr

Desde o seu renascer, como Pidgin, esta aplicação ganhou um novo fôlego, maior aceitação por parte da comunidade, mais plugins, mais funções, que o tornam numa séria alternativa aos mensageiros instantâneos mais utilizados.

Os pacotes .deb para o Ubuntu que aqui disponibilizamos, foram compilados pela equipa do GetDeb, equipa esta que também disponibiliza para download alguns plugins para o Pidgin, como é o exemplo do famoso Guifications.

Novidades: Esta versão de apresenta correcção de algumas falhas encontradas, e traz melhorias consideráveis em relação ao suporte oferecido aos serviços de mensagens com os quais ele consegue trabalhar. Ver toda a informação aqui

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Pidgin 2.6.6 [13.84MB] [WIN]
Download: Pidgin 2.6.6 Portable [14 MB]
Download: Pidgin 2.6.4 [Linux]
Homepage: Pidgin

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Para alem dos protocolos já nativos no programa, existem ainda Plugins para esta ferramenta, permitindo integrar outros protocolos. Destaco um, que permite ao Pidgin comunicar com Servidores de Office Comunicator (LCS/OCS) – Usado em redes corporativas:

    http://sourceforge.net/projects/sipe/

    Cumprimentos,
    VS

  2. Avatar de lol
    lol

    só tenho um problema nestes clientes de MSN que é fazerem download de todos os contactos cada vez que faço log-in…
    como a minha net no portatil é extremamente lenta demora uns longos minutos até fazer log-in…

    1. Avatar de lol

      lol isso é nome? lol

      1. Avatar de ROFL
        ROFL

        Luis Oliveira Lopes?

  3. Avatar de rsl
    rsl

    Já usei-o durante bastante tempo, mas acabei por trocá-lo pelo Digsby. O Digsby é bastante completo, fazendo a integração entre vários serviços on-line (E-mail, redes sociais).

    Continuação de bom fim de semana.
    Abraço.

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Muito boa alternativa. Vou experimentar o Digsby em windows. Pena ainda não haver para linux e mac.

      Obrigado.

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Há precisamente para Linux e Mac… 😀
        Quando carregas em Download na página do mesmo, aparece as alternativas… 😉

        1. Avatar de Tony Silva
          Tony Silva

          A mim aparece-me isto

          digsby is coming
          soon for
          Mac and Linux!

          http://www.digsby.com/signup/maclinux/?os=linux

          1. Avatar de Tony Silva
            Tony Silva

            Experimentei o digsby e já nem quero outra coisa o melhor IM do momento.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Digsby é simplesmente espectacular. Bate aos pontos qualquer IM actual. Super personalizável, completo, e intuitivo. Não consigo usar mais nenhum.

  4. Avatar de Setnom
    Setnom

    Alguém sabe como mudar a aparência do Pidgin? Assim, tipo temas ou parecido? Gosto muito do programa mas acho que o GUI é muito pobre e precisa de mais trabalho.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Eu já tentei… Acho que tem a ver com o GTK ou algo do género… Mas sempre sem sucesso…
      Porque até em Deviantart encontras alguns resultados, mas os ficheiro que vem é sempre .gtk ou coisas do género, penso que só é possível o fazer em Linux…
      Digo eu, sem certeza alguma…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      É bastante simples mudar os temas do pidgin.

      1) Faz download dum qualquer tema, http://art.gnome.org/themes/gtk2/ (os ficheiros estão em compactados em tar.gz, se estiveres em windows o 7-zip consegue-os abrir)

      2) Descompacta a pasta para C:\Program Files\Common Files\GTK\2.0\share\themes\ (estão lá já outros temas que podes também usar)

      3) Abre o programa GTK Theme Selector (Start > Programs > Gtk+ > Theme Selector) e escolhe o tema

      4) Restart ao pidgin

  5. Avatar de a Friend®

    Ando para testar um que parece ser muito bom e igualmente multi-plataforma.

    Deixo aqui a sugestão:
    http://www.trillian.im/

    Screenshot:
    http://messenger.is/wp-content/uploads/2007/10/trillian-astra-mac.jpg

  6. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Atenção no processo de instalação, ou instalam a Ask Toolbar… 😉

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Ups, retiro o que escrevi… Confundi com o Digsby… 😐

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Também não percebo porque ainda não fizeram um post sobre o Digsby. Este com as actualizações que tem vindo a sofrer, tenho cá para mim que se tem vindo a distanciar (e bastante) de MSN e Pidgin, bem como as restantes aplicações do mesmo género.

  8. Avatar de Melech
    Melech

    Quem tem Arch, que use o Pidgin-Mini… 😉

  9. Avatar de Pato
    Pato

    Eu uso o Pidgin e estou satisfeito bastante mais do que o próprio msn.
    Mas tenho 1 problema não sei como inserir o simbolo de € no pidgin alguém sabe?

  10. Avatar de ASilva78
    ASilva78

    Alguém usa ou sabe como configurar o pidgin com proxy?

  11. Avatar de Rui
  12. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    Alguém conhece algum plugin para usar webcan no Pidgin? Para mim, é o único se não desse mensageiro.

  13. Avatar de Pato
    Pato

    Para webcam e video conversação testa o Skype na minha opinião é muito bom deixa a concorrência a anos luz.