Photosynth – Tire toneladas de fotografias!

24 Comentários

Por Paulo Izidoro para o Pplware
É um programa da Microsoft que lhe permite colocar fotografias na web e visualizá-las em ambiente 3D. Tire muitas fotografias ao mesmo assunto ou a uma área, depois é só montar tudo e terá uma forma diferente de visualização. Não é um sistema de fotografias panorâmicas, já que pode tirar fotos de cada detalhe de modo a permitir zoom de grande qualidade.


Com uma conta a partir do seu Windows Live ID, terá espaço para 20 Gb de fotos. Para a visualização é necessário instalar um pacote composto por um plugin e uma aplicação (o “Photosynth) que lhe permitirá carregar as imagens, criar o Synth bem como constitui o visualizador permitindo rápidos efeitos de zoom e de rotação.

  • Sistemas operativos: Windows XP (SP2 or SP3) e Windows Vista
    Corre ainda em Mac em algumas configurações de VM
  • Browser: Internet Explorer 7, Firefox 2 e 3
  • Memória: 256MB como mínimo; 1GB recomendado.

Vídeo:

<a href=”http://video.msn.com/?mkt=en-US&playlist=videoByUuids:uuids:a718adca-21f9-4b1e-99da-04694aa18dac&showPlaylist=true&from=msnvideo” target=”_new” title=”Photosynth: How to Make Your Own Synth”>Video: Photosynth: How to Make Your Own Synth</a>
.

 

Nota: Depois de instalar pode ainda utilizar o zoom fabuloso do projecto Seadragon.Artigos relacionados (na altura ainda não existia o software):

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Photosynth 2.0.1519.16 [8.81MB]
Homepage: Microsoft Live Labs Photosynth

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kendimen

    Parece muito interessante! Vou experimentar 🙂

  2. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    Bom artigo!

    Este programa vai-me dar um jeitaço para a faculdade! Fazer levantamentos de arquitectura e ruas, rápido e com pormenor. Excelente!

  3. Avatar de Spulva
    Spulva

    UAU muito bom esse software, tenho que o testar, alias vou ja testar

  4. Avatar de Jhonny
    Jhonny

    Testado! parece interesante, mas penso que há serviços melhores!

  5. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Até parece interessante, mas não tenho paciência para tirar tantas fotos a uma coisa só 😐
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  6. Avatar de vitor hugo
    vitor hugo

    Apenas não gosto que seja um produto obrigatoriamente para a internet e que só se possa aceder ao produto final através dela… se alguém conhecer algum software parecido mas que produza um ficheiro que possa ser aberto mesmo sem estar ligado…
    Obrigado

  7. Avatar de Malamen
    Malamen

    Jhonny,

    Diz-me onde posso encontrar esses serviços melhores.

  8. Avatar de J.P. Fernandes
    J.P. Fernandes

    Este prog não funciona offline, quero dizer, sem ser necessário conecção à nnet, só para projectos a apresentar no meu pc?

  9. Avatar de BigLord

    Wait, um programa da Microsoft que não corre só em windows?

    QUEM É QUE DIVIDIU POR ZERO!?

  10. Avatar de Kayn
    Kayn

    porreiro.
    esta é daquelas aplicações que nao introduz nada de realmente novo (pelo que me parece, so vi o video), afinal so visualiza imagens, com um flow e permite trabalhar a imagem com ferramentas base.
    Mas o facto de ser online é realmente qualquer coisa de muito pratico.
    Já agora, como andam as politicas de privacidade disto? quando era do google, vi um uprising sobre direitos… aqui como funciona? todas as fotos la colocadas também são propriedade M$?

    é pena nao usar praticamente fotos nenhumas no meu dia a dia para poder tirar melhor partido disto.

  11. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    A vantagem deste programa é permitir a montagem de panoramas e fotos de detalhes.
    Existem outros que montam panoramas (até melhor já que nem se notam as zonas de contacto) mas precisam de montar a máquina num tripé para sair bem.
    Aqui só têm que tirar imensas fotos em diferentes enquadramentos e zooms, depois encaixar tudo de modo que no panorama possam fazer zoom a um detalhe (é um nova conjunto de fotos e por isso o zoom é perfeito) e rodar esse objecto.
    No site têm lá um cubo em que até dá para ver por baixo ou o Synth das pirâmides que está muito bom.
    Para monumentos é muito interessante.

    Cologne Cathedral – Kölner Dom, Germany
    http://photosynth.net/view.aspx?cid=368eeded-d574-4430-867b-94e003a354a7
    (são só 350 fotos!)

    As pirâmides
    http://photosynth.net/view.aspx?cid=93a9f00a-8586-4d30-8e92-38752133a696

    Rubik Cube 100% 3D (by Ferentz) –
    http://photosynth.net/view.aspx?cid=4d529f42-6730-46aa-b347-82672f8efd25

    E não sei se repararam no artigo mas o vídeo vem do MSN Vídeo http://video.msn.com (existe mais mundo para além do Youtube!)

  12. Avatar de António
    António

    @Malamen

    o Jhonny disse “penso”, eu “acho ;-)” que ele assume que, como o photosync é da M$, deve haver melhor

    inté

  13. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Parece muito bom se as fotos são montadas automaticamente! Ou seja, tiramos fotos á “toa” e o programa que trate de colocar tudo direito…
    Ou estou enganado e nós é que temos de encaixar as imagens?

  14. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Esta aplicação é muito à frente!!! Excelente serviço…

    Abraço,

    ————

    http://www.best-cine.com/

  15. Avatar de Jhonny

    @Malamen

    Como disse @António. Já vi aplicações a fazerem o mesmo, más era preciso tripé. Agora não me perguntes quais que não sei.

  16. Avatar de Blizard

    Esta é uma aplicação fabulosa…
    A não é do Google 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  17. Avatar de B80
    B80

    Alguém conhece uma aplicação que faça o mesmo mas offline?

  18. Avatar de escriba666
    escriba666

    legal, começei a usar
    melhor que orkut

  19. Avatar de Redin

    @Alexandre Kulcinskaia
    @ allppw

    Estou aqui a pensar numa possibilidade que poderá ajudar a cumprir com estas formalidades. O de tirar fotos a “granel”.
    Parece fastidiante… mas se fizermos o seguinte?….
    Fazer um filme com o nr minimo de frames por segundo que o equipamento possa criar. Depois com um editor de video que seja capaz de transformar cada frame em imagens assim ja temos todo o conjunto de imagens para criar este efeito “quiçá” mais apelativo e mais próximo do efeito 3D.

    Opiniões precisam-se.

  20. Avatar de António
    António

    @Redin

    Mas onde é que fica a piada de tirar fotos?

  21. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Redin: com vídeo não resulta bem: a resolução é muito baixa (mesmo com bom vídeo) Nada chega à resolução de uma máquina acima dos 5MP… especialmente em termos de DPI.
    Aqui o grande interesse é podermos trabalhar com o zoom, não é apenas fazer imagens.
    Verifica o synth que deixei acima para a catedral.

  22. Avatar de Redin

    @António
    Tirar fotos a granel tem de ter piada? Eu simplesmente tentei simplificar a situação mas já recebi feedback que me permitiu voltar atrás com a ideia que estava a ter.

    @Paulo Pereira
    O teu feedback foi o suficiente para eu ver que afinal não seria uma boa ideia. Mas olhando atentamente aos exemplos que me deste a verificar, não achei assim tão grande utilidade neste serviço. Também não achei nada bonito e funcional. É mais uma inovação que acho que dever ser bem mais elaborada. Já há quem ache que existem outras alternativas mais bem concebidas.

  23. Avatar de António
    António

    @Redin

    Mas a piada está em descobrir novos angulos, enquadramentos e prespectivas e ter em mente o resultado que queremos, sim tem piada…

    se não tiver, desculpem, mas continuem a tirar fotos p&s de ocasião

    inté