Cabeça do criador do Conficker vale 250 mil dólares

44 Comentários

Por Thiago Augusto para o Pplware
A Microsoft vai pagar 250 mil dólares para quem der pistas sobre o paradeiro do criador do vírus Conficker ou Downadup. “Esperamos que estes esforços ajudem a controlar a ameaça do Conficker” afirmou o responsável pela segurança da Microsoft, George Stathakopoulos.

A recompensa faz parte de um projecto da empresa chamado Anti-virus Reward Program, que existe desde 2003 e estava inactivo. Desde esse ano, a Microsoft já fez varias ofertas desse tipo. Até agora o pagamento só foi feito uma vez. Os vencedores desta recompensa foram os colegas do alemão Sven Jaschan, que foi condenado por ter criado o verme “Sasser”.

Agora a Microsoft quer identificar o pai do Conficker, já falado aqui no Pplware, que a Microsoft sugeriu a formatação do sistema.

Estima-se que este vírus tenha infectado mais de 10 milhões de computadores em todo o mundo. Houve boatos também que foi a própria Microsoft (os algum colaborador de Gates) que tenha criado a praga, para neutralizar sistemas Windows que correm em modo “pirata”. Boato veemente desmentido. Outro rumor dava conta que até a marinha francesa esteja com o seu parque totalmente infectado!!!

O Conficker (Downadup) invade computadores e cria redes zumbis, que podem ser controlados remotamente pelos criminosos. A correção está disponível no boletim MS08-067.

Com isso tudo, a praga tirou o sono aos responsáveis da segurança Microsoft. Formaram uma equipa de peso para blindar o seu sistema. A equipa conta com: ICANN, NeuStar, VeriSign, CNNIC, Afilias, Public Internet Registry, Global Domains International Inc., M1D Global, AOL, Symantec, F-Secure, ISC, pesquisadores da Georgia Tech, a Shadowserver Foundation, Arbor Networks e Support Intelligence.

Segundo Greg Rattray, do ICANN, “a melhor maneira de deter botnets como o Conficker/Downadup é com o trabalho conjunto das comunidades de segurança e DNS”.

Augém quer ganhar a recompensa?

Fonte: Microsoft Technet

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Debiasi
    Debiasi

    Ahhh se eu soubesse!!

    1. Avatar de Samia
      Samia

      Quem sabe foi o Robert Morris , seu virus mais conhecido como Morris Worm.

  2. Avatar de t@ndre

    podemos combinar todos dizer que foi o Vitor, todos ganhamos!

    – O pplware.com quadruplica os visitantes
    – o vitor ganha notabilidade
    – e nós ficamos ricos 🙂

    que dizem? mas não lhe digam nada.. fica surpresa 🙂

  3. Avatar de xguest@xgues.pt

    LOL … boa ideia. Afinal o Vitor é o gajo mais geek aqui da zona. Alem disso o perfil dele enquadra-se perfeitamente no perfil de um hacker/cracker… só faltam mesmo os óculos “fundo de garrafa”

    Aliás, lembrei-me agora…não será o Buzzybee?? Para quem não conheçe esta personagem: Buzzybee: http://www.youtube.com/watch?v=56L9RcMDkVI

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/

  4. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Só uma pergunta: neste caso é possível o computador ser controlado remotamente? É que esta semana que passou deixei o meu ligado durante a noite por duas vezes e em ambas, no dia posterior, o monitor estava preto e com a tela de quando de inicia o windows (requirindo assim o username e pass). Ora, pelo que sei, isto é típico quando se faz uma ligação remota, embora eu tenha isso desactivo nas propriedades. Poderá isto ter relação ou estou a alucinar? 🙂

    E gostei da ideia do nosso amigo t@ndre. 😀

  5. Avatar de keops

    “Até agora o pagamento só foi feito uma vez. Os vencedores desta recompensa foram os colegas do alemão Sven Jaschan, que foi condenado por ter criado o verme “Sasser”.”

    hm, ricos colegas lol

  6. Avatar de Vítor M.

    Sim Tiago, podem dizer que fui eu… mas primeiro quero saber como vamos repartir o bolo 😉

    keops de facto ricos são… agora colegas!!!

  7. Avatar de Tolinho
    Tolinho

    A sorte é que a amizade é mais cara do que 250 mil dólares …
    E além do mais, o Conficker foi apenas um projecto de escola de testes ás vulnerabilidades de um sistema conciderado, pelo developer do codigo Conficker “O melhor sistema operativo.” …

    Desta vez vem a prova, de que o amizade, não tem preço.
    Da proxima, logo se verá … Vem ai o segundo semestre 😉

  8. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Com que então os vírus de hoje são “silenciosos” como muitos dizem…

  9. Avatar de Shogun
    Shogun

    O buzzybee é o maior,eu falava com ele no irc na altura,arranjoume uma conta deviantart 😀

  10. Avatar de Thiago Augusto
    Thiago Augusto

    Olha só, mandei o noticia para o próprio criador da praga, hein Vitor! \o/ \o/ \o/ \o/

    Ok, quando receber o prêmio, vou usar para pagar sua fiança para sair da cadeia. E volta a ativa novamente. “Para dar mais emoção aos usuarios de Windows” hehehehehe

    PS: O prêmio é para quem levar até o criador e não PARA o criador…….\o/ \o/

  11. Avatar de HDM
    HDM

    So falta criarem um virus k melhore as capacidades do pc lol

  12. Avatar de A friend
    A friend

    E que tal juntarmo-nos todos e dizer-mos que foi o
    Socrates com o seu Magalhães?

    Ai até renunciava à minha parte do bolo dos 250mil… 😉

    “Estima-se que este vírus tenha infectado mais de 10 milhões” …

  13. Avatar de Rui Oliveira

    Pessoal, o Vitor o maior hacker?
    Desde quando os hackers usam Windows? 😀

    Mais depressa sou eu que o Victor 😀

  14. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @A friend

    QUE GRANDE IDEIA!!!!!

  15. Avatar de BigLord

    Aquela imagem da aranha ao pé do “Ctrl” e depois a menção de redes zombies…

    :medo:

  16. Avatar de Scorpion27
    Scorpion27

    Estou a ver que ha aqui muitos “hacker’s” uns a dizerem mal dos outros…quem será o melhor?… como se o termo “hacker” demonstrasse um grande conhecimento informático….bom bom é saber proteger de tudo isto e dar a volta a tudo o que de mal se faz ou pelo menos se pode fazer a um PC…isto sim implica saber tudo o que um “hacker” sabe e ainda mais….e quanto a isso de “windows”…”Linux”…….e mais uns directamente vocacionados para tal que como é obvio nao referenciarei….tudo é muito subjectivo…uns estao mais a vontade em um SO e outros em outros…porque depois de se saber trabalhar bem com o OS em questao podemos fazer “o que quisermos”……..mas claro…cada um com a sua ideia…. quantos mais “hacker’s”destes melhor….mais vulnerabilidades se descobrem e cada vez mais se evolui na maneira de programar as aplicações (de segurança neste caso). Agora fico por aqui que já aqui esta um texto muito grande….. Parabens ao pplware que gosto de passar por aqui varias vezes ao dia..

  17. Avatar de A friend
    A friend

    @Scorpion27

    Verdadeiros Hackers nunca se auto-intitulam 😉

    Hoje em dia um puto que meta um crack num jogo ou use uns cheats já se chama “Hacker…”

    Hacker já teve uma conotação boa, e passou a ter má… são muito confundidos com Crackers… Um Hacker não usa ferramentas, usa o conhecimento para quebrar “barreiras” e explorar falhas nos sistemas, daí vem o termo Hack .. (Penetrar)…

    Um dos mais famosos e pioneiros é o Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple….

    Por falar em Historia, Hackers… etc… para quem não conhece deveria ver o filme: Pirates of Silicon Valley de 1999 😉

  18. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    LOLOLOL….

    Muito bom!!!

    Abraço,

    ————

    http://www.best-cine.com/

  19. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    LOL

    A analogia ao Socrates e a infecção aos 10 mihoes de portugueses ta mt boa.loool

  20. Avatar de Nuno A.
  21. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Sempre ouvi dizer que se se repetir muitas vezes uma mentira ela torna-se verdade na cabeça das pessoas.

    Sendo assim: Foi o Victor.

  22. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    @HDM
    Isso eles não fazem!!! lol

  23. Avatar de A friend
    A friend

    @Nuno A. & @HDM

    Esse virus, que melhora a capacidade do PC chama-se Linux! 😀

  24. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    @A friend
    Tá certo, mas não me melhora a performance nos jogos, lol!

  25. Avatar de A friend
    A friend

    @Nuno A.

    É verdade… eheh… mas ha-de lá chegar… 😉

    Mas também não é tipo Microsoft que prometeu ganhos muito significativos com o Directx10, na altura corri a comprar uma Geforce8800GTs que não foi barata, e até agora foram poucos os jogos que corri no DX10 e já falam no DX11..

    Deviam era obriga-los a fazer indemenizações, por publicidade enganosa! 🙂

  26. Avatar de Thiago Augusto
    Thiago Augusto

    Buzzybee…HAHAHAHAHA…….só rindo mesmo. Lamer! (Usa windows também) Ele tem alguns conhecimentos sim. Até eu tenho, ja criei muitas contas em nomes alheios, até mesmo na iTunes Store. Facílimo!

    Os verdadeiros hackers não se identificam como Hackers. Uma das armas mais usadas é a Persuasão.
    Quem não se lembra de Kevin Mitnick (Condor) DVD Jon (esse tem uma história fora das grades) e do lendário, Vladimir Levin, que desviou 1 cents de mais de um milhão de contas destintas……somando Milhões de dollares??
    Invasão de sites e computadores…Muito fácil…..criação de vermes…..moleza….

    Agora, desviar satélites, interceptações de ligações de telefone, aceder a governos no underground, não é para qualquer um.

  27. Avatar de UKN
    UKN

    Se fosse eu … às tantas denúnciava-me … com 250 mil dólares com um bocado de sorte pagava a fiança e ainda dava troco e atraía a atenção das empresas de anti-virus que me contratariam de seguida para lhes dar mais trabalho 😛

  28. Avatar de LoboSILVA
    LoboSILVA

    Rapaz te digo uma para usuarios BURROS não adianta nada que melhore o PC … esses malditos so sabe acessar orkut, site de games gratis, sexo e msn e empregnar o pc de virus de resto nem a calculadora sabem usar

  29. Avatar de Tomaz
    Tomaz

    Eu, pecador me confesso… Fui eu.

  30. Avatar de Francisco Aragão
    Francisco Aragão

    Para saberem o que são “Hackers” e o que eles fazem, aconselho vivamente a verem um documentário chamado “Hackers are People Too” feito por 2 meninas.

    aqui fica o link: http://www.hackersarepeopletoo.com/

    Abraço

  31. Avatar de A friend
    A friend

    @Francisco Aragão

    Mais outro bom documentario 😉 … é que infelizmente todos os dias me deparo com situações de grande ignorância nessa area, por não saberem o verdadeiro significado de Hacker…

    Os Hackers começaram quando certo grupo de pessoas exploravam sistemas á procura de falhas, para as resolver. Muitos faziam isso como um desafio, como um jogar de palavras cruzadas, e ao descobrirem a falha deixavam apenas uma marca, como se de uma assinatura se tratasse no servidor, e isso dava a indicação ao dono desse servidor que havia falha de segurança, muitos até divulgavam essa falha, de forma a ensinar como a tornar segura. O termo Hacker começou a ter má conotação quando certas pessoas viam isso como uma introsão, e como havia pessoas que faziam o mesmo mas para o lado mal, foi ai que tudo começou a dar mau nome aos Hackers. Mas quando falamos de Hackers, actualmente as pessoas veem como o lado negro da Internet, e esqueceram o lado bom, que eram aqueles que descobriam as falhas e tornavam os sistemas mais seguros. Um verdadeiro Hacker não assume, é um desafio proprio. Não criam virus nem tencionam propagar a internet com porcaria ( seria como fazer uma lixeira na propria casa ). Um Hacker não recorre a programas feitos como o velhinho “Cult of the Death Cow” the tinha um programa chamado BackOrifice, que através de trojan explorava computadores Windows, e mais tarde veio outro igual com o nome SubSe7en… e foi a partir dessas programas que muitos leigos começaram a se auto intitular de Hackers so porque usavam isso, ou até mesmo pelo simples facto de Crackar um jogo ou fazer Cheats online, se achavam com o Ego lá em cima, pelo simples uso de um programa. E foi isso que veio ao longo do tempo banalizar o termo Hacker, e ligar-lhe a uma má conotação.

    Já agora, quem está dentro do assunto, lembram-se do “Cult of the Death Cow” com o Backorifice… quando começou a historia de abrir o CD ROM dos amigos, fazer printscreens… etc…? 😉

  32. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Olá a todos
    desculpem nã ler os comentários de todos..

    é muito bem feito para esses cromos da Microsoft não terem a mania que são os maiores… espero que nunca se descubra quem foi o fulano por traz disto.

    Para a microsoft fica um concelho prático… desenvolvam software decente a um preço razoavél e utilizem o dinheiro que têm com um mínimo de inteligência … coisa que até hoje nunca fizeram … daí já passarem dos 5 000 os virus para software da Microsoft, nem vou falar dos trojans e por ai fora.

    Peço desculpa se ofendo algum utilizador mas não é essa a intenção.

  33. Avatar de Pedro Molinar
    Pedro Molinar

    o que a microsoft quer é alguem para ajudar na fase final do windows 7. precisam de alguem que o transforme numa bosta como todas as versões anteriores

  34. Avatar de A friend
    A friend

    Bem, muito do que já falei encontrei em videos no youtube,
    como neste por ex:

    History of Hacking:
    http://www.youtube.com/watch?v=jnI0ndIF6BI

  35. Avatar de spulva
    spulva

    LOL querem e empregar o homem como fizeram a uns tempos que um qualquer foi condenado e tive que trabalhar na microsoft a pala XD, esse era o maior… A ver vamos…

  36. Avatar de J.C
    J.C

    Alguem que se acuse, alguem que acuse e dividem o dinheiro entre vss 🙂

  37. Avatar de Thiago Augusto
    Thiago Augusto

    @ A friend
    Exatamente isso! Sem mais palavras a acrescentar. Mas Meu lembro bem do “Cult of the Death Cow” com sua ferramentinha de bosta: Backorifice, SubSe7en, depois veio o WinFire…………enfim, todos fazem a mesma merda. Abre e fecha CD-ROM, desabilita teclado, printscreen, etc. Tudo lixo. Como disse, criar virus and vermes, é moleza, esconde-los, mais facil ainda, hoje tem os joiner’s.
    Mas para definir geral:
    Hackers = do bem
    Crackers = do mau
    Lamers = idiotas que dependem de crackers para ser um verme em pessoa, que tentar fazer algum barulho só para dizer que foi ele quem fez…..e deixa la seu pseudo ridículo.

  38. Avatar de A friend
    A friend

    @Thiago Augusto

    Não esquecer também da “guerra” entre GEEKs vs NERDs

    Antigamente uma pessoa que percebesse muito de computadores, era vista como um NERD, aquele mito do tipo de oculos fundo garrafão, cheio de acne, gordo, agarrado ao computador, sem amigos, teclar horas e horas e comer hamburgers ao mesmo tempo…

    Com a evolução e revolução da informatica… apareceram os GEEKs… são da mesma especie, mas um Geek é aquele tipo que gosta de informatica e de moda, segue tencendias, o seu computador de preferencia tem que ter o logo da maçã, e os telemoveis têm que ser o ultimo grito.. é como se fosse o seu “BlingBling” para ser mostrado e apreciado 🙂

    Na epoca de 80, essa comparação já era feita com o Bill Gates vs Steve Jobs

  39. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    “Até agora o pagamento só foi feito uma vez. Os vencedores desta recompensa foram os colegas do alemão Sven Jaschan, que foi condenado por ter criado o verme “Sasser”.”

    Tinham mais de oportunistas do que colegas 😀
    Muita fixe meu ahahah

  40. Avatar de quem será?
    quem será?

    Isto é a crise mundial, tem que se criar para ter emprego.lol… um hacker nunca diz o k sabe e sabe o que ninguem pensa..

  41. Avatar de alguem

    Até eu gostaria de achar esse cara dono do conficker pra ganhar 250mil dolares da microsoft………kkkkkkk

  42. Avatar de kkkbkkkk

    A não se todos nos falarmos do vitor , ai vamos ter que dividir a recompensa!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk