Parted Magic 29.01.2013 – Controlo total das partições

12 Comentários

O Parted Magic é uma pequena distribuição linux que permite as mais diversas operações sobre partições como por exemplo, criar, mover ou redimensionar. Actualmente esta distribuição suporta os mais diversos sistemas de ficheiros, como por exemplo ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs+, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, ou xfs.

O Parted Magic possui uma interface bastante agradável e bom organiza, além de outras características das quais destacamos:

  • Formatação de discos internos ou externos
  • Mover, copiar, criar, apagar expandir ou diminuir partições de discos rígidos
  • Full backup (clone) do disco
  • Permite verificar se o disco possui bad sectores
  • Benchmark
  • Não necessita de qualquer instalação, uma vez que pode ser criado um live CD/PenUSB

Principais novidades do Parted Magic

  • Linux 3.7.3
  • GParted 0.14.1
  • OpenSSH 6.1p1
  • Firefox-14.0.1

O Parted Magic ocupa simplesmente 293 MB sendo possível criar um live CD ou USB usando uma das seguintes aplicações:

Artigos relacionados

Download: Partition Magic ISO [293.01 MB]
Homepage: Parted Magic

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Nabais

    É o meu Rescue/Repair CD/USB de eleição.

  2. Avatar de Gil Nóbrega

    Eu falo um bocado com o Patrick Verner (developer do Parted Magic) e eu sei que o kernel não é o 3.7.3 mas sim o 3.7.5.
    Posso estar enganado, mas para além de ele me ter dito isso, está na distrowatch. Confirmem pplware 😉

    1. Avatar de Gil Nóbrega

      Esqueci-me de dizer mas o firefox também não é o 14.0 mas sim 18.0.1

  3. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    A versão não seria a 29.01.2012? e não 2013.

  4. Avatar de NelsonZed
    NelsonZed

    Sem dúvida espetacular….com este software consegui recuperar todos os dados de um portátil….totalmente contaminado com virus (H1N1 entre outras!!!) e com windows vista sem qualquer capacidade de recuperação. Fiquei rendido !!!!

    1. Avatar de Luís Nabais

      O portátil tinha Gripe A? 😀 hahahah muito bom 😉

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Virus que se chama windows.

  5. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Divulguem o máximo estas ferramentas pois começo a ficar farto de ouvir pessoas a comentarem que ao apanharem um vírus, ao ficarem com o SO danificado, ao ficarem sem espaço na partição do SO, ao esquecerem-se da password do Windows e outras coisas mais, dirigiram-se à casa de informática “xx” ou “yy” e que as únicas soluções apresentadas foram formatar o disco e reinstalar o SO.
    Parece que se formata o disco por tudo e por nada e muitas vezes com grande prejuízo para o cliente porque não sendo da área vê-se obrigado a perder tudo o que foi juntando no PC ou, no caso dos mais atentos, a ter de recorrer às cópias de segurança e rezar para que lá esteja tudo.

  6. Avatar de Redin

    É sempre a minha primeira escolha recorrendo ao uso do Hirens Boot CD.

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Em principio quando cd/live de linux que se possa usar o gparted deve fazer o mesmo efeito, mas esta distro, tem a vantagem de ser bem mais pequena sendo mais rápida e bem mais atualizada.

  8. Avatar de Hawk
    Hawk

    Deveria ter uma forma de atualizar a imagem sem precisar baixar toda ela novamente. Seria mais prático. Para CD/DVD não teria como atualizar, mas em um flashdrive seria mais fácil apenas atualizar o necessário – as modificações – e não baixar toda a imagem novamente.

  9. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Bom..eu fiz o download do parted magic,montei a image com o DemonTools. A versão parted é 2013-06_15.315MB ISO.314 com imagem montada.Pastas Disk,boot,EFI,pmagic,mkgriso(ficheiro não identificado com 3K). Agora,e p.f.,alguém me explique como é que eu executo a “coisa”.Já tenho cabelos brancos só de tentar… Obrigado