Dica: Esconda uma partição no Windows em 4 passos

39 Comentários

As vezes sentimos necessidade de esconder algumas coisas do nosso computador. Ou porque é o irmão mais novo que gosta de vasculhar o nosso sistema, ou a namorada ou namorado, o pai ou a mãe, os colegas de trabalho, etc. Uma forma simples é esconder toda uma partição, com informação que não queremos que os outros vejam. Existem alguns softwares que fazem esta configuração mas hoje vamos ensinar como fazer apenas com as ferramentas nativas do Windows. Esta dica funciona para o Windows XP, Vista e Win7.

hdd

Esconder Partição

Passo 1Iniciar –> Executar e escrever diskpart

diskpart_1

Passo 2 – escrever o comando list volume (para listar as partições)

diskpart_2

Passo 3 – Escolhemos a partição que queremos através do comando: select volume X . Como exemplo: select volume 3

diskpart_3

Passo 4 – Escondemos a partição propriamente dita através do comando: remove letter X. No meu caso remove letter D

diskpart_4

Nesse instante, se formos ao Meu Computador verificamos que a partição já não está disponível

diskpart_5

Para repor partição

Fazermos os passos 1), 2) e 3) e depois assingn letter=X. Como exemplo: assign letter=D

diskpart_6

Para os utilizadores do Windows XP: assign letter f

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mcosta
    mcosta

    Boa dica… alguem sabe se é possível fazer com que as partições linux possam ser visualizadas no windows com este mesmo processo?

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Com este processo é pouco provável, o problema é que as partições de linux usam um sistema de ficheiros diferente, nem sei se existe alguma maneira de o fazer.

      1. Avatar de mcosta
        mcosta

        Sim usa o fortmato ext mas era porreiro que desta forma desse para visualizar.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Muito bem, Fico satisfeito por ver que no Instituto Superior Politécnico Gaya também usam dokuwiki 🙂

        2. Avatar de mcosta
          mcosta

          Sim obrigado pela informacao mas acerca do Samba ja sabia… Gostava mesmo era de saber se atraves do windows e sem instalar nenhuma ferramenta era possivel visualizar as particoes do linux

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Para o windows conseguir ler partições formatadas com ext 2/3/4 é sempre preciso instalar qualquer coisa. Uma das alternativas é:

            http://www.fs-driver.org/

            Permite ler e escrever em partições ext2, ext3 e parece que também permite ler ext4.

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      nada como uma pesquisa no pplware 😉

      https://pplware.sitedev.pt/2009/10/19/aceder-a-particoes-do-linux-a-partir-do-windows/

      aqui tens um excelente artigo

      1. Avatar de mcosta
        mcosta

        É isso mesmo… pena é ser preciso instalar… mesmo assim muito bom bgd

    3. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Se calhar o que queres é isto http://www.fs-driver.org/

    4. Avatar de cf
      cf

      O que eu faço, é usar partições para por dados comuns aos 2 SO em NTFS visto que o NTFS é permitido em Linux! Acho que é uma boa solução espero que ajude…

  2. Avatar de bigkax
    bigkax

    Interessante, não sabia que dava para fazer isso sem ferramentas de terceiros.

    Só um reparo onde está escrito “o pai ou a mão” julgo haver um erro, imagino o que estavam a pensar esconder na partição para escreverem mão…humm.
    Estou a brincar, bom post.

  3. Avatar de Shin
    Shin

    Obrigado, excelente tutorial.
    A muito tempo que queria remover a partição de recuperação (visto só ter 100 megas e ser-me inútil).

    1. Avatar de Bráulio
      Bráulio

      @Shin

      Isto não remove partição nenhuma!!! É apenas para ocultar a partição. O Pedro Pinto que diga de sua justiça.

      Tenho um problema semelhante num Toshiba. Tem 100G numa partição de recuperação. Dá para “reduzir” mas depois não dá para expandir a partição de sistema (Windows7). Acho que só formatando. Se alguém souber como resolver agradecia. Até poderia dar um post no pplware. Deve haver mais pessoal com a mesma dificuldade.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        pegas num live cd duma distro qlqr de linux, e atraves do gparted encolhes uma e aumentas a do win7.

        cumps;)

        1. Avatar de Bráulio
          Bráulio

          Não estou familiarizado com Linux… de qq forma agradecido.

  4. Avatar de eSkiSo

    É mais facil com o TweakUI (basta googlar =P) basta fazer download, abrir o programa e des-selecionar a drive pretendida
    http://i137.photobucket.com/albums/q229/eSkiSo/tweak-ui.png

    1. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Na realidade nenhuma dessas soluções funcionam se a pessoa de quem queremos esconder a partição, for um pouquinho esperta, já que o processo inverso pode ser feito sem necessidade de senha.

  5. Avatar de Phill Walker
    Phill Walker

    É possível fazer uma partição no disco, já com o Windows XP instalado? Qual o programa (grátis) para isso? O disco não tem nenhuma partição.

    1. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Deve ter pelo menos 1 partição…
      Experimenta o hiren’s boot, tens la varios programas que fazem isso facilmente…

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      o q tu deves querer fazer é pegar na unica partiçao q tens e tirar lhe algum espaço para criar uma partiçao aparte.
      pega num live cd de linux, e com o gparted encolhes a do windows. dps vai te ficar espaço nao alocado(espaço q n esta ligado a nenhuma partiçao digamos assim), e com esse espaço formatas uma nova partiçao com um filesystem a teu gosto(dado q usas windows deves ir para ntfs).

      cumps!

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boas

    Se forem ao gestor de discos do windows podem apagar a letra da unidade e desaparece a partição…
    Para ir ao gestor de discos , clicar com o botão direito do rato no meu computador e depois gerir, escolher gestão de discos.

    1. Avatar de Phill Walker
      Phill Walker

      Estive a pesquisar não será possível criar partições com Windows instalado sem necessidade de formatar computador, com Norton Partition Magic? Ou seja criar uma partição num disco ainda sem nenhuma partição.

    2. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      “…podem apagar a letra da unidade e desaparece a partição…”
      A partição deixa de ser visível em uso normal como o explorer do windows e não “desaparece”.
      Continua a ser acessível de muitas outras maneiras contudo.
      E já agora o uso em windows vista ou 7 permite formatar unidades em fat32 com o mesmo diskpart.
      Também é usado por diversos fabricantes para a gestão de restauro e imagem colocado no equipamento. Muitas vezes essas mesmas partições aparecem com um ID diferente ocultando a mesma partição. Para os aventureiros (cuidado para quem inicia estes passos sem ter feito uma segurança do que é importante) podem ainda “brincar com o set id (set id=xx [override]).
      Os mesmos comandos podem ser abreviados (sel – select; cre – create …)
      Para ajuda:
      help – ajuda
      help [comando] – ajuda detalhada sobre o comando
      ex:
      sel disk 1 – (seleciona a segunda unidade fisica)
      clean – apaga todas as partições
      create part – cria partição ocupando o espaço livre
      for fs=fat32 – format unidade em fat32
      set id=27 override – altera o id da unidade

      … e por aí fora

    3. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Nem mais Jorge! Gostam de complicar a coisa mais simples, através de linha de comandos do tempo dos dinossauros…
      Não tirando o merito ao Pedro Pinto pelo trabalho e pelo artigo mas estas dicas só são boas pra quem gosta de explorar comandos.
      Porque não um tutorial através da gestão de discos do proprio windows que muita gente desconhece e que tem muitas outras funcionalidades uteis sem ser essa?

  7. Avatar de fdnc
    fdnc

    boas

    a proposito deste post, hoje aconteceu-me uma situaçao estranha…
    (para perceberem, tenho dois discos: Disk 0 = IDE; Disk 1= SATA)
    Formatei e instalei o Windows 7 no disco 1, depois queria formatar o disco 0, ja no windows, e não consigo formatar. da um erro: windows cannot format this partition, algo deste genero.
    Alguem tem ideia de uma soluçao??
    Obrigado

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Provavelmente as definiões do boot estão no disco 0. E sendo assim, é evidente que não o formata. Mas tem solução.

  8. Avatar de Jean Santos

    Há um método mais simples na minha opinião.

    diskmgmt.msc

    remover a letra da aprtição 😉

  9. Avatar de kiver
    kiver

    É deste tipo de dicas que o pplware se deveria debruçar mais.

  10. Avatar de BM
    BM

    Mais vale criar um ficheiro .bat para fazer isso 😛

  11. Avatar de Miguel Ferreira

    Para editar partiçoes e muito mais…
    https://pplware.sitedev.pt/2009/11/21/hirens-bootcd-10-1-super-compendio-sos/ não digo que seja 100% legal, mas pronto fica ao criterio de cada um, mas há de borla:
    https://pplware.sitedev.pt/2009/11/08/easeus-partition-master-home-edition-4-1-1/
    https://pplware.sitedev.pt/2009/08/04/partition-wizard-4-0/
    https://pplware.sitedev.pt/2007/02/02/partition-logic-066/

    E já agora, é mais seguro usar uma partição fat32 para partilha de dados entre linux/windows que ntfs, algumas vezes o ntfs passa-se e o linux não gosta muito, mas trabalha.

    E para quem quer instalar linux, mas não quer ou não apetece particionar o disco:
    Ubuntu: http://wubi-installer.org/
    Sei que há para debian, pois já tive, mas de momento não encontro.

  12. Avatar de mjmft
    mjmft

    Obrigado pela dica

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Basta ir no menu iniciar em ferramentas administrativas e gerenciamento do computador …ai vai em gerenciamento de discos e usar o modo grafico para isso que será mais fácil retirar a letra da partição

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Outra alternativa para esconder uma partição em windows (e também linux ou mac) é usar o TrueCrypt. Cria uma drive virtual encriptada e permite também ocultá-la do sistema.

    http://www.truecrypt.org/

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa dica. Mas tem um erro no fim, que deveria ser corrigido.

    “Para repor partição
    Fazermos os passos 1), 2) e 3) e depois assing letter=X. Como exemplo: assign letter=D”

    Está escrito ASSING… e o certo é ASSIGN!
    Alguém pode se confundir com esse pequeno erro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem visto. Corrigido, obrigado pelo reparo.