ownCloud – Aprende a instalar a tua própria cloud no Windows

46 Comentários

Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

E se nós podemos criar a nossa própria cloud?  Sim, é simples e rápido. Depois de termos apresentarmos aqui o ownCloud 3 e processo de instalação no Ubuntu, hoje vamos deixar um pequeno tutorial de instalação no Windows 7.

owncloud_00

Uma das formas mais simples para instalar o ownCloud no Windows era certamente recorrendo ao XAMPP. No entanto, existem vários sites que reportam que o tutorial publicado no site do projecto não funciona bem com o XAMPP ou até mesmo o WAMPP. Nesse sentido, vamos usar o IIS da Microsft que pode ser facilmente instalado.

Como instalar o IIS no Windows?

Para instalar o IIS no Windows, basta ir ao Painel de Controle > Programas > Activar funcionalidades do Windows e depois seleccionar “Internet Information Services

own_00

Além desta opção, é igualmente necessário activar o modo CGI que se encontra dentro de Internet Information Service > Word Wide Web Services > Application Development Features > CGI

own_01

Nota: Caso pretenda realizar os passos anteriores mais rapidamente, poderá abrir a consola de DOS e colocar o seguinte comando:

start /w pkgmgr /l:log.etw /iu:IIS-WebServerRole;IIS-WebServer;IIS-CommonHttpFeatures;IIS-StaticContent;IIS-DefaultDocument;IIS-DirectoryBrowsing;IIS-HttpErrors;IIS-HttpRedirect;IIS-ApplicationDevelopment;IIS-ASPNET;IIS-NetFxExtensibility;IIS-ASP;IIS-CGI;IIS-ISAPIExtensions;IIS-ISAPIFilter;IIS-ServerSideIncludes;IIS-HealthAndDiagnostics;IIS-HttpLogging;IIS-LoggingLibraries;IIS-RequestMonitor;IIS-HttpTracing;IIS-CustomLogging;IIS-Security;IIS-BasicAuthentication;IIS-URLAuthorization;IIS-RequestFiltering;IIS-IPSecurity;IIS-Performance;IIS-HttpCompressionStatic;IIS-HttpCompressionDynamic;IIS-WebServerManagementTools;IIS-ManagementConsole;IIS-ManagementScriptingTools;IIS-ManagementService;IIS-IIS6ManagementCompatibility;IIS-Metabase;IIS-WMICompatibility;IIS-LegacyScripts;IIS-LegacySnapIn;WAS-WindowsActivationService;WAS-ProcessModel;WAS-NetFxEnvironment;WAS-ConfigurationAPI

Instalar o PHP e MySQL

Feita a instalação do IIS, é hora de instalar o PHP e MySQL. Para isso, basta aceder aos sites dos projectos, efectuar o download da ultima versão (para sistema 32 ou 64 bits) e proceder à instalação.

  • PHP (Download aqui)
  • MySQL (Download aqui)
OwnCloud no Windows

Depois da plataforma já montada (IIS + PHP + MySQL) é hora de passarmos ao OwnCloud. Para tal, basta fazer download do OwnCloud aqui, descompactar e colocar no diretório: “C:\inetpub\wwwroot” e está feito. Agora só têm de abrir um browser, aceder ao endereço http://localhost e proceder à configuração da sua própria cloud.

Alguma duvida, questão ou problema na instalação, deixem em comentário que nos damos uma ajuda.

Homepage: owncloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas eu já tenho visto os tutoriais do owncloud aqui no pplware e sempre fiquei com uma duvida, isto só dá para aceder dentro da própria rede?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Miguel, podes aceder de qualquer lugar mas isso já não é uma configuração do owncloud. Qual o teu cenário de rede?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Digo rede como a rede que se tem em casa, porque eu estava a pensar se era possivel instalar o owncloud no pc lá de casa, por-lhe um “ip fixo” (por exemplo com o no-ip.org) e assim aceder em qualquer parte, na faculdade, em casa de um amigo ou seja fora da rede lá de casa! Espero ter me feito explicar!

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Não precisa ter forçosamente uma cloud na sua rede. Para poder aceder basta ter 1 IP fixo para encontrar a suam maquina. Definir no firewall a DMZ para poder aceder de fora da sua rede privada. Deve ter definido uma VPN. Pode fazer ssh e ftp à sua maquina lá de casa a partir de qualquer parte do mundo.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            era essa a minha duvida, acho que já percebi, é uma questão de experimentar, muito obrigado 😉

    2. Avatar de Fabio Andrade

      Boa noite!

      Estou com esse erro estou usando o windows 7 com iis7 qual o usuário que devo dar a permissão?
      Está tudo pronto php banco de dados mysql so falta isso pode me ajudar por favor?

      Não é possível gravar no diretório “apps”

      Isto pode ser corrigido dando ao webserver permissão de escrita giving para o diretório apps directory ou desabilitando o appstore no arquivo de configuração.

  2. Avatar de Fernando Batista
    Fernando Batista

    Como faço para sincronizar os contactos e o calendar com um tlm android?

    1. Avatar de Pedro Levi
      Pedro Levi

      Definiçoes => Contas e sincronização => Botao de Menu => adicionar conta => é isso

      1. Avatar de Fernando Batista
        Fernando Batista

        Eu estou a referir-me ao “um site com ownCloud” “Android”.
        Penso que já encontrei:
        http://www.webupd8.org/2012/05/owncloud-android-app-available-for.html

  3. Avatar de Valter

    Também gostaria de saber como acessar externamente, estou através de um router.
    Obrigado!

    1. Avatar de Eulalia Vieira
      Eulalia Vieira

      Olá, se voce usa IP dinamico, ou seja, nao tem IP fixo, precisa instalar um serviço como o NO-IP ou DYN-DNS.

      Veja como no site deles:
      http://www.no-ip.com/comecar_com_pt.php

      Este artigo ensina como instalar o no-ip no linux: http://sejalivre.org/acessando-servidores-com-ip-dinamico-e-no-ip/
      No Windows é mais fácil ainda…

      Depois de configurar o No-IP, vc conseguirá entrar na sua “nuvem” do owncloud de qualquer lugar pela internet digitando no seu navegador o endereço que vc criou no No-IP, exemplo:

      http://nome_do_No-IP.no-ip.org/owncloud

      Espero ter ajudado…

      PS. Ainda nao instalei o OwnCloud, mas acredito que deve ser muito bom 🙂 vou testar aqui… No Linux e no Windows 🙂

      1. Avatar de Eulalia Vieira
        Eulalia Vieira

        Só lembrando… O No-IP tem um serviço grátis:
        http://www.no-ip.com/services/managed_dns/free_dynamic_dns.html

  4. Avatar de Um
    Um

    Há clientes dedicados para instalar em pc, mac, andoid…?

  5. Avatar de 0nandinho0
    0nandinho0

    link de download do clowd nao funciona

  6. Avatar de Mário Lobeiro
    Mário Lobeiro

    Artigo interessante, já há muito tempo que queria por o PHP e MySql a funcionar com o IIS. Obrigado.
    Quanto ao aceder do exterior da rede domestica também tenho alguma curiosidade, como posso fazer isso?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Qual o teu cenário de rede?

      1. Avatar de Mário Lobeiro
        Mário Lobeiro

        Tenho serviço da MEO fibra com um unico router o computador onde quero instalar o serviço é um fixo mas com ligação à rede por wirless

  7. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Colocar o Windows nas nuvens? Que mais vão vocês inventar?

    :mrgreen:

  8. Avatar de Gustavo

    Olá, muito bom o Post, consegui instalar o PHP, e instalar o MYSQL, mas nao sei configurar o MYSQL e fui avançando no Cloud e apareceu esse erro.

    Can’t create data directory (E:/Ag�ncia Mude/owncloud/data)

    You can usually fix this by giving the webserver write access to the ownCloud directory ‘E:/Ag�ncia Mude/owncloud’ (in a terminal, use the command ‘chown -R www-data:www-data /path/to/your/owncloud/install/data’

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estranho, isso é uma permissão para um sistema Linux. Podes verificar quais as permissões da pasta onde colocaste o OwnCloud?

      1. Avatar de Gustavo

        Como vejo isso, pois coloquei nessa pasta onde ja uso o IIS com asp já,apenas instalei o PHP e coloquei o Cloud na pasta

        1. Avatar de Gustavo

          Coloquei Controle Total em todos

          1. Avatar de Gustavo

            Aeeeee deu certo, o meu caso era o Acento na pasta, ai ai tava na cara vai.

            otimo post, mas como divulgo agora isso??

  9. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Como configurar para passar pelas portas do router da meo? é que não consigo aceder de outros computadores

  10. Avatar de Sérgio Fangueiro
    Sérgio Fangueiro

    Boas a todos. Já instalei quer o meu MySQL quer o Php seguindo as indicações do site owncloud. Dei permissões dos “users” na pasta owncloud como indicado no site. No entanto quando faço http://localhost/owncloud/, surge a informação de http://i1125.photobucket.com/albums/l583/Fangas/SemTtulo.png

    1. Avatar de Diogo Canais
      Diogo Canais

      acontece-me o mesmo :s

  11. Avatar de jpng81
    jpng81

    Isto acaba por ser uma solução cara e de desperdício de recursos da máquina.
    É cara porque obriga a uma licença do windows, lenta porque necessita de um ambiente gráfico para correr.

    1. Avatar de Redin

      Estou de pleno acordo contigo, só que nem toda a gente tem coragem ou percebe de linha de comandos para usar um linux. Por exemplo eu sou um banana com o pinguim mas com o msdos já nao tenho problemas.
      Por acaso tens alguma sugestão para usar owncloud num ambiente “nao grafico” do windows?
      Eu ate que gostaria de testar.

  12. Avatar de JM
    JM

    Boas, qual a melhor solução para armazenar dados em um computador e ter acesso aos mesmos em qualquer lugar?
    Eu não tenho muitos conhecimentos de redes. Já tentei configurar uma rede FTP mas nao consegui…

    Com este serviço é possível acede-los fora da rede? Pelos comentários anteriores não parece ser uma boa solução…

    Quem puder ajudar, agradeço!

  13. Avatar de André Roque
    André Roque

    Qual a diferença entre este serviço e o freeNAS? vai dar ao mesmo?

  14. Avatar de Cléverson
    Cléverson

    Rodando no Xamp 1.7.7 e o ownCloud 4.0.4 (lançado hoje), ta rodando perfeitamente, inclusive com varios apps ja configurados 😀

  15. Avatar de Waldinei
    Waldinei

    Bom dia, estou tentado entrar pelo o localhost, porem entra em uma tela do IIS so. o que devo fazer?

  16. Avatar de Angelo Campos
    Angelo Campos

    Instalei o cliente do owncloud no meu PC para trabalhar com a versão 5.
    A diretoria que ele atribui é no disco C:\Documents ans Settings\Angelo\oewnCloud.
    Eu tenho os ficheiros a transferir para o site na Internet no disco D que até para ser mais simples está na raiz deste disso.
    Como é que faço para alterar o endereço por defeito pelo que tenho no disco D?
    Fiz com o Dropbox e ele tratou de tudo automaticamente sem problemas.

  17. Avatar de Angelo Campos
    Angelo Campos

    Já resolvi o assunto.

  18. Avatar de Matheus
    Matheus

    Pessoal, não consigo instalar o php5 na minha máquina. Eu baixo o zip e depois eu não sei o que fazer. Ja tentei abrir o arquivos executáveis dentro do zip mas nada acontece.
    Acho que só falta ele para executar a owncloud pois o mysql eu tenho e o IIS ja está rodando

  19. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Boa Tarde.

    Antes demais queria agradecer a toda a comunidade do Pplware pelo fornecimento de conhecimento, grato por isso.

    Após realizar todo o procedimento de instalação descrto acima. Estou com um problema quando faço upload de um ficheiro para o Owncloud. Simplesmente, quando procuro um ficehiro no meu computador para realizar upload para o Owncloud, o ficheiro carrega (upload) mas quando chega ao fim surge uma mensagem “Pasta Temporária não encontrada”, e não deixa fazer upload de nenhum ficheiro.

    Obrigado.

  20. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Tal como evidencia a imagem a baixo:
    “Pasta Temporária não encontrada”

    http://imageshack.com/a/img197/886/r401.png

  21. Avatar de Daniel

    Tenho um servidor Cloud com windows e iis7, consigo instalar e usar normalmente via navegador de minha maquina local, porem quando tento instalar o cliente e coloco o endereço da instalação do onwcloud (http://cloud.bomvendedor.com o cliente não consegue achar, fica pensando e trava. O que pode ser será?

  22. Avatar de to silva
    to silva

    Ola Boa tarde

    Instalei num servidor web o owncloud tudo funcionou. andei a reconfigurar à minha maneira etc. esyava tudo bem.
    Mas…
    Mas decidi testar a encriptação…
    funcionou tudo bem pelo que pareceu, embora eu não tenha percebido que afinal a encriptação estava lá.
    Uns dias depois estava a criar mais um utilizador e não consegui. Isto várias vezes.
    Decidi (por burrice) fazer tudo de novo mantendo a pasta de dados da nuvem. Tudo bem….
    os ficheiros aparecem mas ficaram encriptados!!!

    o problema é que apaguei a intalação anterior….

    alguem me dá uma ideia para eu recuperar aqueles dados?
    Agradeço!!!

    Obrigado

  23. Avatar de Luis
    Luis

    Boa Noite,

    Não estou a conseguir instalar o PHP.
    Depois do download do ficheiro, o que devo fazer? Não consigo encontrar tutorial para me orientar.

    Se me puderem ajudar, agradeço imenso, pois estou a tentar criar a minha owncloud.

    Obrigado,

    Luis

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto funciona com o disco do PC?

  25. Avatar de Euler
    Euler

    olá. como instalo o PHP no Windows 7? aparece muito dll

  26. Avatar de Paulo Achilles Morato
    Paulo Achilles Morato

    boa noite!
    apos toda instalacao, ao entrar na url: http://localhost/owncloud, a resposta foi:

    ownCloud Server does not support Microsoft Windows.

    A versao do wuindows que usei eh a windows server 2012 R2 Standard

    eh por esse motivo?

    obrigado

  27. Avatar de Micael G
    Micael G

    Boa tarde,

    Gostaria de colocar a seguinte questão, é possível instalar este programa e todo esse procedimento para conectar diferentes computadores que tenham acesso à mesma nuvem? obrigado!