ownCloud 3 – Cria a tua própria Cloud

44 Comentários

Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

E se nós podemos criar a nossa própria cloud?  Sim, é simples e rápido. Depois de apresentarmos aqui o ownCloud 2, vamos conhecer as novidades disponibilizadas pelo ownCloud 3.

cloud_00

O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor.

É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui) Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aquia um demo. Eis um conjunto de imagens do que é possível ter numa cloud implementada com base no ownCloud.

anterior próxima
 

Novidades do ownCloud 3

A versão 3 do ownCloud traz algumas novidades destacando-se:

  • Incorporação de um Editor de texto com suporte para reconhecimento de sintaxe de 35 linguagens de programação. Suporta também teclas de atalho, indent e outdent e muitas outras funcionalidades que estão presentes na maioria dos editores de texto.

own_00

  • Integração de um leitor de PDF. Desta forma é possível ver directamente no ownCloud ficheiros PDF

own_01

  •  Gestor de fotografias – Esta versão inclui também uma uma aplicação que permite gerir facilmente fotografias.

own_02

Além das novidades referidas, o ownCloud 3 traz ainda:
  • Possibilidade de instalação de aplicações através de uma loja online~
  • Interface renovado na secção do calendário
  • Várias melhorias na secção do calendário e contactos
  • Possibilidade de integrar com aplicações externas (ex. interface de e-mail externa, tipo webmail).
Como instalar o ownCloud 3 no Ubuntu?

Para instalar um servidor de clouds no Ubuntu baseado no ownCloud devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Instalar dependências

sudo apt-get install apache2 php5 php-pear php-xml-parser php5-sqlite php5-json sqlite php5-mysql mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip

Passo 2 –  Download do ownCloud 3 e copiar o mesmo descompactado para o directório /var/www/

cd
wget http://owncloud.org/releases/owncloud-3.0.0.tar.bz2
tar -xvf owncloud-3.0.0.tar.bz2
sudo mv owncloud /var/www/owncloud

Passo 3 – Definição de permissões

sudo chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud

Passo 4 – Restart ao Apache

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, basta abrir um terminal e introduzir o endereço http://localhost/owncloud para acederem à vossa própria cloud

Nota: Quem pretender instalar em outras distribuições, pode dar uma vista de olhos aqui.

Homepage: owncloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tinman
    Tinman

    Bom dia,

    O produto está óptimo, e acima de tudo simples.
    Só tenho uma dúvida, onde diz “Passo 2 – Download do ownCloud 2 e copiar o mesmo descompactado para o directório /var/www/” não deveria ser “Passo 2 – Download do ownCloud 3 e copiar o mesmo descompactado para o directório /var/www/”?
    Quando li fiquei baralhado a pensar que tinha saltado algum passo e que seria necessário instalar primeiro o ownCloud2.

    Um abraço,

    1. Avatar de José Freire
      José Freire

      É uma “gralha”. É mesmo a versão 3 (repare no url no código).

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, isso foi de imediato alterado. Thanks

  2. Avatar de Rui Costa

    Isto tenho de testar, pois preto vários serviços on-line e isto pode ser muito interessante.

    Obrigado malta. Bom trabalho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu gostei bastante desta solução. E então se for implementada numa rede (de trabalho) pode até funcionar como repositório.

      1. Avatar de DCA
        DCA

        Pensei precisamente a mesma coisa, no entanto sou um bocado céptico em projectos recentes, gosto de maturidade e uma boa comunidade de suporte para aí sim implementar.

      2. Avatar de Rui Costa

        Pedro,

        A intenção era mesmo essa. Somos três profissionais de informática e criamos uma vpn (por motivos de segurança) para as nossas comunicações, voip, storage e messaging. Provavelmente iremos testar esta aplicação dentro do que nos for útil.

        Para quando o café no Peso da Régua?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Que saudades tenho eu do Peso da Régua! A vista para o Douro…pode ser que este fim de semana ainda vá dar uma volta por aí. Envia-me um e-mail ppinto [at]pplware.com

      3. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        Como repositório… Se é para isso a partilha da rede chega, pelo que vi nas fotos. Sim, tem a pesquisa, partilha pública que dá jeito para o site e tal…

        Mas se o que pretendem é um arquivo profissional com a cada vez mais importante indexação dos ficheiros, então recomendo-vos que comessem por aqui:

        http://www.google.pt/#pq=open+source+edm&hl=pt-PT&cp=13&gs_id=b&xhr=t&q=open+source+document+management&pf=p&sclient=psy-ab&source=hp&pbx=1&oq=open+source+d&aq=0&aqi=g4&aql=&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.,cf.osb&fp=f0ff0d26365789f6&biw=1024&bih=636

        E não é preciso ser-se arquivista para se usar estes softwares, a menos que queiram fazer indexação complexa de certo tipo de ficheiros. Hoje em dia estes softwares são fáceis para qualquer um, desde que haja alguém capaz de os instalar… O que não falta por aqui!!!…

        Boa noite!…

    2. Avatar de Rui Costa

      – preto – entenda-se presto.

  3. Avatar de Vítor M.

    Excelente serviço. Tenho que criar uma cloud com uns serviços só para mim 😉

    Boa dica Pinto….

  4. Avatar de DCA
    DCA

    Atenção que o link para as outras distros não aponta correctamente, deverá ser: http://owncloud.org/support/setup-and-installation/linux-server/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece-me ok. Ele fazia o reencaminhamento para esse link que indicaste

  5. Avatar de Rick
    Rick

    Excelente dica…
    Assim que der, vou tentar colocar no meu servidor pessoal.
    Thanks!!

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Olá.

    Há algo similar para Windows?

    Abraço e obrigado pelas dicas!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu ainda não experimentei, mas penso que funcionária também no windows desde que tenhas o apache + php + mysql (podemos recorrer ao Xampp).
      Se alguém já experimentou no Windows que avise.

      Cumps,
      PPinto

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Podes tentar o tonido, ainda não testei este mas o owncloud parece mais interessante que o tonido

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Experimentei agora a demo do owncloud, se não fizer muito mais do que o que está na demo penso que o Tonido é superior, embora o owncloud tenha uma ou outra coisa que o Tonido não tenha

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          O tonido até é bom, mas cada update que fazem sai tudo para o torto, praticamente deixas de conseguir fazer o login, aconteceu-me isto por duas vezes que actualizei o tonido.

        2. Avatar de Egas
          Egas

          O tonido também é limitado na versão gratuita na pasta dos ficheiros para sincronizar (256Mb), devia ser pelo menos uns 5Gb…

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Está óptimo e instala-se num instante. Na instalação deve-se escolher uma base de dados. Como estou a utilizar o mySQL tive de criar a base de dados para o owncloud e respectivo utilizador no phpmyadmin.

  8. Avatar de jpng81
    jpng81

    Ainda não experimentei a versão 3 mas vou testar daqui a bocado numa máquina virtual.
    Sou utilizador desde a primeira versão do owncloud e posso dizer que esta cada vez melhor e intuitivo.
    Até a versão 2 está excelente para partilha de ficheiros pois ele cria um link publico para que qualquer pessoa possa aceder apartir da internet sem ser necessário logins ou algo do tipo.
    Fiquei fã deste software, embora não seja um dropbox mas serve perfeitamente para partilha de ficheiros on-line.

  9. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Também existe o eyeOS!

  10. Avatar de IR
    IR

    se houvesse um manual para colocar em Windows era engraçado…

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      X 2

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    fixe e se tivesse um mail client e player de video

  12. Avatar de Renato
    Renato

    Olá,

    Existe algum programa que agrege vários serviços/contas da Cloud? Por exemplo ter vários contas no DropBox, Box e integrá-las todas num único gestor, ou seja permitir que tenhamos uma espécie de Drive à custa de várias contas dos serviços de clouding.

    Obrigado.
    Renato

  13. Avatar de Glink

    Boas isto tem alguma aplicação tipo o dropbox/Ubuntu one em que eu digo uma pasta do meu PC e ele sincroniza?

    é que dava-me imenso jeito que assim fosse 😛

  14. Avatar de jpng81
    jpng81

    Para já ainda não existe, mas futuramente irá existir um client para tal.

    1. Avatar de Glink

      Obrigado, assim vou ter de optar por sugerir a um cliente o ubuntu one, e ainda poupo um guito 😉

      mas quero apostar nisto 🙂

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Tens o sparkleshare, é a mesma coisa que o ubuntu one, já existe client para mac, linux, android menos para windows.
        Mas ainda nem experimentei, mas básicamente é a mesma coisa que o ubuntu one, mas sem limites de espaço.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acabei de traduzir o ownCloud inteiro para portugues. 🙂

    https://www.transifex.net/projects/p/owncloud/team/pt_PT/

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      ainda não da para fazer download

  16. Avatar de sgalmeida

    boas

    ou me está a escapar algo ou então: 2Mb de tamanho máximo de ficheiro por upload? hmmm… não dá, é mt pouco…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      php.ini

      upload_max_filesize = 2M

      altera para o valor que quiseres

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Colocar uploads grandes até fixe essa possibilidade, mas é claro que é um bocado ridículo fazer uploads de 1Gb ou 2Gb num só ficheiro, é claro que é bem provável a ligação cair a meio, portanto o mais correcto a fazer é colocar configurar uploads por exemplo a 50Mb e se o ficheiro que queremos fazer é de 500mb basta apenas agarrar no “rar” ou “zip” e subdividir o ficheiro em parcelas de 50mb para que se possa enviar para o owncloud de 2 ou 3 ficheiros de cada vez… É claro que isto também facilita a vida a quem vai fazer download do ficheiro.

  17. Avatar de inforcar.net (NAs storages)
    inforcar.net (NAs storages)

    Muito interessante, contundo porque não um NAs storage onde temos tuto isto à mão !!!

  18. Avatar de jpng81
    jpng81

    Alguém que tenha instalado o owncloud 3 reparou se aparecem os users na lista de users registados no ownlcoud?

  19. Avatar de David Martins
    David Martins

    Parabéns pelo artigo! Simples e prático, foi só fazer copy & paste e ficou tudo a funcionar à primeira.

    Faltou foi a instalação de dois pacotes que o OwnCloud 3 precisa para funcionar a 100%.

    – php5-gd
    – libt1-5

    Cumprimentos,

  20. Avatar de Nuno de Sousa
    Nuno de Sousa

    Faz tempo que procurava uma coisa destas!
    Infelizmente não consigo usa-lo porque quando introduzo o endereço no browser começa-me a descarregar um ficheiro. Alguém pode-me dar uma mão?

    1. Avatar de Nuno de Sousa
      Nuno de Sousa

      Quando faço restart do apache aparece-me a mensagem:
      waiting .apache2: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for ServerName

  21. Avatar de Nuno de Sousa
    Nuno de Sousa

    Resolvido.

    Afinal isto não é o que eu estava à espera. Em primeiro lugar, os uploads tem limites de 2mb por ficheiro. Isto pode ser corrigido?
    A outra parte é a não existência de uma pasta sincronizada, tal como na dropbox. Alguém sabe como fazer isso?

    Abraço

  22. Avatar de jpng81
    jpng81

    E quem é que te disse que isto era um dropbox?? E já leste os comentários anteriores?
    Se queres algo tipo dropbox, usa o sparkleshare.
    Isto só ira ter algo parecido ao dropbox futuramente.
    E isto da para meteres o limite de upload que quiseres, eu por exemplo no meu server meti 50mb de upload, mas pode-se meter o que se quiser, mas não convem exagerar muito, pois fazer uploads/downloads de 500mb ou 1Gb pode o download ficar a meio, por isso uma boa solução é fazer compressão subdividida por varios ficheiros.
    E olha que este tipo de partilha não é assim tão má como parece, lá por não ser um dropbox, existe sempre a possibilidade de se sakar uns programas que se usavam muito á uns anitos atrás para fazer downloads de ftp e http, mas mesmo que a ligação caí-se o download fazia um resume de onde tinha parado…. ja me lembrei, chamava-se “Getright”, creio que actualmente já existem programas gratuitos para isto, se alguem conhecer algum que avise.

  23. Avatar de Catarino
    Catarino

    Quando comecei a usar a owncloud estava maravilhado com o software, finalmente podia aceder aos ficheiros do meu server a partir da internet através de um softlink na pasta data/user/files
    Na nova versão os links já não funcionam, só aparecem as pastas e ficheiros que são carregados pela web :(((((