Opera 10.0 Build 1229 Alpha

26 Comentários

O Opera 10 é o novo standard para os browsers. Há algum tempo que o Opera nos vem habituando a tecnologias inovadoras na navegação web. Não encontramos em nenhum outro navegador qualidades e avanços tecnológicos que encontramos há muito no Opera. Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.
Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Opera 10 - Acid3

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Opera 10.0 Build 1229 Alpha inter. [6.82MB]
Download [win]: Opera 10.0 Build 1229 Alpha class. [5.29MB]
Download [mac]: Opera 10.0 Build 6195 [15.17MB]
Download [mac intel]: Opera 10.0 Build 6195 [9.80MB]
Download [linux]: Opera 10.0 Build 4126
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PT

    Se desse pa ver as famosas rounded corners por CSS3 e tivesse suporte para os addons do firefox mudava (de volta) logo para o Opera

  2. Avatar de golfinho27
    golfinho27

    Quando sai esta versao?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    @# golfinho27

    já saiu. ta em cima.

  4. Avatar de zp
    zp

    @PT

    Firefox + add ons it´s all we need!!!

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Só não uso o Opera este momento por causa do plugin do flash que leva o processador quase ao max sempre que um site tem um flash pq é voltou a ser o melhor browser sem dúvida.

  6. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    @Nuno José,
    agora tenho um pc com 2 meses (:D) mas antes tinha 1 antigo (Pentium4 3.0, 512RAM) e nunca tive problemas com o Opera. A única queixa era o tempo que a aplicação demorava a terminar depois de eu fechar a janela.

    Há uma diferença abismal para qualquer outro browser que conheço (IE, FF e Safari). Muito melhor (+ bonito, + rápido, +’costumizável’…)

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @António Coutinho

    O problema é exclusivo da versão linux

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Qual a diferença entre class e inter?..:S

  9. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Já roda aqui 5 estrelas!

  10. Avatar de João Paulo Aragão Rochel
    João Paulo Aragão Rochel

    o Opera e o Firefox melhora xD

    pouca gente sabe que a Xerox inventou mouse,e a apple compro esse “acessorio” e aprimorou ele

  11. Avatar de Sílvio Horta

    @Tiago
    Class=clássico Inter=internacional .Tem a ver com as versões e os idiomas.

  12. Avatar de AJ

    Eu sempre gostei muito do Opera mas o meu problema é a falta de uma extensão que existe no firefox: o NoScript – eu sei que essa função existe no Opera mas está muito escondida e relativamente mal aplicada.

    De resto Opera rules

  13. Avatar de jorjão
    jorjão

    Já agora há algum addon tipo o foxmarks para o ópera??
    Cumps, jorjão.

  14. Avatar de Rod
    Rod

    @AJ esse opção existe sim e há muito tempo é só pressionar F12 na aba que deseja desabilitar alguma coisa (Java / Plugin / JavaScript…etc).

    O que sinto falta no Opera (e apenas isso) é o AdBlock que uso no Firefox, o opera tem o seu mas não é tão eficiente como o do Firefox que bloqueia todos os tipo de AD.

  15. Avatar de Cesar Oliveira

    Eu sempre fui um defensor do Firefox e continuo a ser.
    Contudo, vejo que o Opera pode-se tornar sem duvida o melhor browser do mercado.
    De facto a grande jogada do Opera seria o superte completo as extenções do Firefox.
    Se eles fizerem isso, desinstalarei o firefox do meu PC.

    É de facto um browser fantástico

    Se o Opera fosse do Google ui, já toda a gente corria atrás dele.

  16. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    @AJ – se esse NoScript serve para desabilitar o javascript da página, então tente apertar a tecla F12. É bem rápido.

    Opera é o melhor browser que ninguem usa.
    Mas para trabalhar com CSS e HTML, o Firefox tem addons que são insubstituíveis.

    Opera para navegar.
    Firefox para Trabalhar (desenvolvimento sites).

  17. Avatar de Nixon
    Nixon

    Ouvi dizer que o Opera, cada vez mais, está lá.

  18. Avatar de paulf
    paulf

    Mas o Opera não tem ferramentas para trabalhar em sites também..?

  19. Avatar de CáVai
    CáVai

    @ paulf :

    Não se trata de ter ferramentas ou não, mas sim da qualidade daquelas que existem.

    Não é segredo nenhum que certas extensões do Firefox são poderosíssimas, a ponto de não existir nada no mercado que as substitua.

    Um dos casos mais óbvios é o firebug que já mereceu destaque aqui no pplware.
    Mas existem muitas mais, e cada uma mais eficiente que a anterior.

    Neste momento tenho montada uma base de trabalho utilizando apenas o Firefox e as suas extensões que me permite pôr em prática projectos web desde a sua projecção até à sua colocação online.

    Já para não falar da integração profunda que existe entre o browser e as extensões, nada que o Opera, nem de longe nem de perto, consiga igualar.

    Talvez se a equipa que desenvolve o Opera tentasse melhorar o suporte a extensões o caso mudasse de figura, mas enquanto isso não acontece nada me afastará do Firefox.

    E depois temos que ter em conta outros aspectos, por exemplo o suporte a javascript dos browsers.
    O javascript é, actualmente, uma das linguagens mais utililizadas em ambientes web e o Opera desilude-me profundamente nesta área pois não respeita certos standards. De facto, em certas circunstâncias, até o IE tem melhor suporte!

    Ora o Firefox neste momento é o browser com melhor suporte de javascript do mercado sendo que, além de respeitar a maior parte dos standards, consegue fazê-lo com relativa rapidez.

    É por estas e por outras que o Firefox deveria ser considerado uma ferramenta de trabalho e não um software qualquer para ver videos no youtube ou consultar o email.

  20. Avatar de paulf
    paulf

    @CáVai

    Ok, fiquei perfeitamente elucidado, obrigado! 🙂
    Sendo que cada pessoa deve escolher o software que melhor a serve, o Opera é, para mim, mais adequado. Mas em termos gerais o FF deve então ser considerado o melhor browser existente no mercado, já que tem componentes mais e melhor desenvolvidas…
    Um dos factores que me levou a mudar para o Opera foi o consumo de recursos do pc, o FF consome bastantes…

  21. Avatar de CáVai
    CáVai

    @ paulf :

    Sim, acredito que o Opera seja o mais adequado para a maior parte dos cibernautas. De facto é o browser que aconselho ao pessoal que está a pensar deixar o IE.

    Quanto aos recursos do sistema, uma instalação do firefox sem extensões consome menos memória que o Opera mas sou o primeiro a admitir que o Firefox sem extensões é um browser inferior em vários aspectos e , tal como já disse, o poder do Firefox está mesmo nas extensões.

    Torna-se portanto necessário pesar os prós e os contras e tentar fazer a escolha certa.

    No meu caso o Firefox é o browser por excelência apesar de em certas situações, e devido à quantidade de extensões que utilizo, consumir uma quantidade de memória obscena mas lá está, sempre o ví como uma ferramenta de trabalho e, neste momento, sou incapaz de passar sem ele.

  22. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    Boas pplwarianos!!
    Vejo muito fundamentalismo relativamente ao Firefox e Opera (“Desinstalo um e uso o outro…” etc)!!
    Uso os dois porque um tem coisas melhores que o outro e vice-versa!!
    Sem fundamentalismos!! Sao os dois melhores browsers PONTO!!

    Abraço e exelentes naveganços aqui no”pplware”

  23. Avatar de Tijó
    Tijó

    @ João Santos

    É o que já estou farto de dizer que ás vezes até me abstenho de comentar,cada um tem os seus pontos fortes.
    Também tenho os dois instalados.Experimentem.
    Boas navegadelas(aproveitando a sintonia).
    Quanto ao Opera 10,é alpha,portanto espero pela versão final,como de costume.
    cumps,
    Tijó

  24. Avatar de Marinho
    Marinho

    Eu sou um pouco novato nisto da net…mas instalei esta versao do opera e esta em ingles.sera que nao da para por em portugues?e apesar de ainda perceber pouco aprecio o vosso trabalho,obrigado.

  25. Avatar de clinis
    clinis

    Eu uso os dois (Opera e FireFox), mas o Opera é o meu escolhido. So uso o FireFox porque de vez enquanto preciso de uma extensão do FF…

    @Marinho
    Fizeste download de qual versão? Da versão inter (internacional) ou da versão class (classica)?
    Se fizeste de versão internacional, vai a Tools > Preferences > Language e depois selecciona portugues (não sei se tem, porque é uma versão alpha, mas deve ter)

    Fizeste bem escolher o Opera 😉

  26. Avatar de Marinho
    Marinho

    Fiz da versao internacional…e obrigado clinis.