OpenShot 1.2.2 – O editor de vídeo para o Linux

12 Comentários

Para quem está habituado ao simples mas eficiente Windows Movie Maker, quando chega ao Linux e precisa de trabalhar com vídeo, a tarefa não é fácil. Para isso apresento-vos o OpenShot, um simples editor de vídeo, open-source.

Esta última versão traz muitas novidades, das quais se destacam os títulos 3D animados, os novos efeitos áudio e vídeo, melhorias a nível do timeline entre outras.

open_00 alt

Algumas características:

  • Suporte para muitos formatos de video e audio
  • Integração com o GNome (drag e drop)
  • Múltiplas pistas
  • Transição de vídeo com previews
  • Composição, sobreposição de imagens, marcas d’agua
  • Zoom Digital
  • Efeitos de vídeo digital: brilho, gama, escala de cinza entre outros 20 efeitos
  • Ver mais aqui

Veja o OpenShot 1.2 em acção

Principais novidades desta versão

  • Muitas melhorias a nível de estabilidade
  • Títulos 3D animados (Com recurso ao Blender 2.5)
  • Transições personalizadas
  • Novos efeitos de vídeo e áudio
  • Alguns bugs corrigidos

Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?

Usem o seguinte conjunto de comandos para instalarem a última versão do OpenShot 1.2

sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge
sudo apt-get update 
sudo apt-get install openshot openshot-doc

Considerações finais

Muitos utilizadores sempre criticaram o Linux pela falta de aplicações na área multimédia. Parece que o cenário está a mudar, e OpenShot 1.2 é um desses exemplos. Experimentem, é fantástico.

altHomepage: OpenShot

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de C.Oliveira
    C.Oliveira

    Gostei do suporte de AVCHD 🙂

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    o pitivi tem servido muito bem.Alias comparando com o windows movie maker, da 10 a zero.
    Este parece mesmo muito parecido…
    Será melhor, será rapido Hummm, vou experimentar ;).

    cmps

  3. Avatar de Flavio

    eu nao usei este ainda mas o movie maker é tudo menos simples e eficiente..
    é lento, complcado e pesado.. opinioes!!
    este parece me ser fixe..
    cumps

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O WIndows Movie Maker do Windows XP era rápido e intuitivo… era excelente de usar e fiz muitos bons filmes com ele. Para um utilizador doméstico (não profissional) era uma maravilha.

  4. Avatar de Shiryu

    Excelente, finalmente uma alternativa viável ao bom e velho VirtualDub para Ubunto. ^_^

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      “Ubuntu”.

  5. Avatar de Merlin
    Merlin

    huuummmmmm

    kdenlive é bem melhor!!! E ouvi dizer que o Cinelerra também é muito bom, senão melhor ainda do que o kdenlive :).

    Mas bom bom vai ser o lightworks, quando se tornar opensource.

    1. Avatar de Merlin
      Merlin

      claro que estou a falar unicamente de software profissional para edição de video…

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O kdenlive tem a “grande” desvantagem de ser uma aplicação KDE. Para quem, como eu, “fica indisposto” ao ver KDE à frente, não é grande alternativa…

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    se tiverem algum problema de codecs mp3 ou hx264 vejam este link instalar estes codecks https://answers.launchpad.net/openshot/+faq/1040