Android – seja notificado com vibração e som

37 Comentários

… e em todos os smartphones Android que não tenham LED de notificação.

Uma das poucas lacunas que encontro no Huawei U8230 é a falta de LED de notificação, nomeadamente na trackball (como no HTC Hero por exemplo).

É extremamente útil ver essa notificação indicativa de SMS, MMS ou email não lidos, ou mesmo de chamadas não-atendidas, evitando dessa forma activar manualmente o ecrã e verificar o estado do telefone.

Infelizmente ainda ninguém conseguiu desenvolver uma aplicação exclusiva para este modelo que tomasse controlo da iluminação nos botões, de modo a reproduzir os mesmos efeito e função. No entanto já há aplicações que usam o ecrã… e muito mais, como alerta sonoro e vibratório e tudo configurado a gosto. Falo da aplicação Missed Reminder.

Existem outras aplicações do género e até algumas específicas para ecrãs OLED (caso do NoLED para o Galaxy S), no entanto elegi esta por ter uma configuração bastante vasta, tudo é configurável!

O Missed Reminder é uma aplicação que notifica o utilizador de mensagens não lidas (SMS/MMS/GMail) ou de chamadas não-atendidas através de activação de ecrã, sinal sonoro e sinal vibratório. Pode ser utilizado também em smartphones que tenham o LED de notificação uma vez que também o permite personalizar com opções adicionais e, além disso, adicionar ainda todos os outros alertas suplementares aqui usados.

À parte da notificação por activação do ecrã, sinal sonoro ou vibratório (que não é possível mostrar aqui já que não fiz vídeo), existem notificações visíveis no ecrã: na barra de notificações e numa mensagem popup. A notificação na barra de notificações não terá qualquer interessa já que, por definição, todos os eventos são lá mencionados. Portanto, o melhor será desactivá-la.

Ao correr a aplicação somos brindados com um enorme leque de opções. É possível inicializá-la ou pará-la manualmente e até permitir que inicie no arranque. A opção que permite activar/desactivar o ícone na barra de notificações encontra-se também aqui, em terceiro lugar. De resto, todas as outras configurações referem-se às preferências de notificação de SMS, MMS, chamadas e email, podendo ser definidas independentemente.

É possível então definir, para cada item, as notificações que se pretendem receber:

  • activação do ecrã e frequência de repetição
  • popup
  • vibração e script correspondente
  • toque
  • LED (rasurado, não aplicável no TMN A1)
  • frequência de repetição de todas as notificações e número máximo de repetições

O script de vibração é muito simples de configurar. Dessa forma permite distinguir o tipo de notificação que se encontra pendente. A letra “v” indica vibração e “w” de pausa. O número depois da letra refere-se ao tempo de activação da função correspondente à letra, em milissegundos.

Após tudo configurado a gosto, diminuí drasticamente a quantidade de vezes que acedo manualmente ao telemóvel para saber se tenho e a que se refere a notificação.

Aparentemente esta aplicação não funciona nas versões 1.6 e 2.0, portanto, será da 2.1 (Eclair) para cima.

Download Código-QR:

Download ligação Market: Missed Reminder – Android Market
Download ficheiro .apk: Missed_Reminder.apk [71.2 KB]

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Smoke
    Smoke

    Para o Galaxy S existe também um widget simples que se chama “Noled”, está disponível no market.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Escrevi isso. Não leste?

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Ainda é cedo pra muita gente, ainda não lavaram a cara! xD

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Parabéns pelo artigo Hugo.

    Abraço
    PPinto

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Podia dizer que outras aplicações usa para ter um ecrã assim?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Tenho uma ROM modificada, chamada FLB, e acesso à root que me permite instalá-la. Esta ROM é muito mais leve, fluida, sem lixo e está mais próxima da Froyo (2.2).
      Tal como significa FLB, esta ROM é Faster, Lighter & Better.

      O launcher que dá todo o outro aspecto é muito conhecido, Launcher Pro, e está disponível no market.

      Ontem em conversa com o Pedro Pinto decidi que seria bom criar aqui uns artigos que ensinam a “rootear” o A1, instalar estas ROMs, fazer backups, particionar o cartão SD, instalar aplicações no cartão, activar a SWAP….

      Brevemente 🙂

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Sem duvida seria um bom artigo, se quiseres uma mao eu posso te ajudar nisso (o meu email é o que esta no formulario) swap dá imenso jeito num terminal como o A1 e para não falar que a rom flb instala tudo no cartão de memoria…é de longe melhor que a oficial da tmn…nem tem comparação.

        Cumprimentos!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Dará é vários artigos, preciso é de tempo 🙂
          Ok, obrigado pela tua disponibilização, qualquer coisa já sei 😉

      2. Avatar de Foxe
        Foxe

        Usar a Rom FLB, não há qualquer problema com o aparelho, ou questões de garantia?

        Cumps.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Quanto á garantia, bem a tmn não gosta muito disso…mas ainda não ouvi nenhum testemunho a dizer que a garantia foi recusada por ter uma nova rom. Quanto a rom flb, problemas? Nem por sombras…imagina a rom 2.1 oficial da tmn com 50x mais rapidez e sem a tralha da sapo …é a flb!

          1. Avatar de Foxe
            Foxe

            Muito bem, assim sendo penso que fez também a alteração para a FLB, pode-me dar o link com o tutorial? Ou onde o Hugo Cura se baseou, caso não seja o mesmo.

            Cumps.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Tens nestes 2 links tudo o que precisas para instalares uma nova rom (não te esqueças de fazer backup de informação que tenhas no telefone antes).

            Basicamente começas por instalar o Amon Ra depois atravez deste aplicativo instalas a nova rom.

          3. Avatar de Hugo Cura

            Existem métodos que permitem remover qualquer resto e sinal de uma ROM diferente da original, remover o root e tudo mais. Quanto a isso não há problemas, mesmo sabendo que a TMN não está a actuar nesse sentido.

          4. Avatar de Hugo Cura

            @ Alex,
            Usar o Amon Ra não é o melhor método, principalmente para o utilizador menos experiente.

      3. Avatar de johnito
        johnito

        Gostei da aplicação.
        Conheces alguma ROM, nova, para o HTC Tattoo?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não estou a par das novidades para esse modelo.

      4. Avatar de d@Costa
        d@Costa

        E um ecran assim também dà pro Huawei U8230?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Como assim? Estou a usar o Huawei U8230, o TMN a1.
          Brevemente é provável que publique aqui uns tutorials que explicam a fazer umas coisitas 🙂

  4. Avatar de wyldkat

    O Handcent também tem uma opção para fazer isso 🙂

  5. Avatar de Renato Campos
    Renato Campos

    Já o uso no meu Desire e já usava no Magic mesmo com LED, porque se está no bolso o led não serve para nada….
    Isto porque já vinha habituado de Motoralas que sempre tiveram aviso, e mesmo os samsungs…

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    O granel da User Experience Android é no mínimo desconcertante. De resto e como sempre, bom artigo.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como? Granel dos menus? Especifica :p

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Ui… tínhamos de discutir todos os aspectos de usabilidade de um terminal móvel Android, antes da implementação técnica propriamente dita (UI components). Conversa para outra altura e fora do âmbito deste post.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Bem, cada um tem os seus gostos e adapta-se melhor a determinado UI.
          Não tenho razão de queixa em nenhum aspecto, é tudo muito intuitivo e prático. Não encontro também nada que se torne inútil.

          Como não especificaste, fica mesmo para outra altura.

  7. Avatar de JC
    JC

    Desculpem-me a insistência, mas para quando um artigo sobre BlackBerry’s?
    Não acredito que seja assim tão difícil arranjar notícias sobre os mesmos ou mesmo fazer um teste a algum modelo!

  8. Avatar de Bruno Ricardo

    Boa noite, mais um exelente post, eu queria actualizar o meu a1 para a versão 2.1 e depois talvez colocar o LauncherPro ou o ADW Launcher, mas a realidade é que não percebo nada disto, e ando à horas a tentar descobrir como faço o backup, já li no nandroid e sinceramente não percebi nada daquilo e não estou a conseguir, se alguem me puder dar umas luzes, agradecia.

    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Realmente é uma falha da TMN não explicar como fazer um backup… mas como essa operação necessita de ROOT, será provavelmente essa a explicação.

      Vou tentar também publicar algo nesse sentido 🙂

  9. Avatar de Zilch
    Zilch

    Para quando uma app do pplware para android? 😡

  10. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Continuo a preferir o NoLED, apesar de ter sido criado por causa do SGS, julgava que funcionava em todos os telemóveis…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como podes preferir se não funciona neste smartphone?

      EDIT: desculpa, não tinha percebido o sentido. Tens com certeza um smartphone com ecrã LED…

  11. Avatar de Machadix
    Machadix

    eu apenas fico com as notificações na barra superior mas sem referências na barra inferior (onde tem o ícone de menu, chamadas, contactos mensagens e os “spaces”)

    1. Avatar de Hugo Cura

      Mas a minha “barra inferior” (ou dock) nada tem a ver com esta extensão. Faz parte do LauncherPro.

      1. Avatar de Machadix
        Machadix

        Ok… bem estava a ver que não “batia bem”

  12. Avatar de SP

    Na Froyo 2.2.1 as notificações de sms e email por vibração não funcionam.

    Alguém sabe como contornar isto?

    1. Avatar de Lavadinho
      Lavadinho

      eu utilizo o smart vibrator para corrigir isso. esta aplicação também define a forma como vibra.

  13. Avatar de SP

    Parece que é uma característica da própria ROM, mas o audiomanager corrige isso…