OpenOffice.org 3.0.0 – Final

33 Comentários

O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.


O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.


Aspecto do Writer

O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).


Aspecto do Calc

Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.

Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.

Licença: LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final [127.98MB]
Download [linux]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final [148.63MB]
Download [mac]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final [12.6MB]
Homepage: OpenOffice.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de OZIE
    OZIE

    viva

    link para o portugues?

    grato

  2. Avatar de Márcio Coragem

    No website oficial ainda só falam da rc4, de certeza que esta é a versão final???

  3. Avatar de l1m0n3s
    l1m0n3s

    boas,

    no site ainda não está confirmada a versão final.
    apenas está disponível a versão RC4.

    até sair no site oficial, não confio nessas versões.

    a versão portuguesa sairá no site http://pt.openoffice.org/

    cumps

  4. Avatar de Ricardo Afonso

    Sem dúvida a melhor alternativa que existe ao Office da Microsoft.
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  5. Avatar de _M
    _M

    Oh meus amigozzz… Isto é a Release Candidate 4, não é o OO3 Final!

  6. Avatar de Nastase

    Espero que tenham conseguido limar os problemas de compatibilidade com ficheiros do office. É que esse é que é o grande entrave para a massificação do OO. Para além de algumas funcionalidades mais avançadas mas isso o utilizador lambda não dá conta: quer é poder abrir os anexos que recebe nos mails de forma decente e não tudo desformatado!

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  7. Avatar de Nixon
    Nixon

    @Nastase
    Concordo plenamente.

  8. Avatar de Vítor M.

    Meus caros esta é a release final… excepto para MAC que ainda só existe a RC4.

    No site de facto ainda não está, mas isso é porque “publicitariamente” existem já sites com essa “vantagem” 😉

  9. Avatar de Rui

    Eu estou seriamente a pensar mudar para o OO, mas tenho uma pergunta, até q ponto é q o Calc é compatível com o Excel se importar uma folha com formulas ele converte a 100%?

    Rui
    http://www.engenhu.com

  10. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Para quem estiver interessado na versão inglesa, e tiver limites de downloads internacionais, aqui fica o link para o mirror oficial português
    http://neacm.fe.up.pt/pub/openoffice/stable/3.0.0/

    (E o Victor tem razão, já saiu a versão final. Só que o OpenOffice prefere colocar os ficheiros disponíveis e só depois anunciar… Ao contrário de outros que preferem fazer a propaganda primeiro e depois não tem nada para entregar…)

  11. Avatar de puling
    puling

    tem graça que ainda ontem à noite fui ao site oficial descarregar o open office e o que veio foi a versão 2.4

  12. Avatar de R3volution
    R3volution

    já tou aqui com um problema… não me deixa gravar os documentos 😐 dá erro sobre uns previlégios quaisquer….

  13. Avatar de Vitor
    Vitor

    Muito bom! Espero que as distribuições mais famosas de Linux atualizem logo seus repositórios com essa mais nova versão, cheia de recursos! 😀

  14. Avatar de Cerbeira
    Cerbeira

    Uma pergunta, deskulpem a nobbice mas este pakote permite abrir os novos ficheiros do office 2007 por exemplo os .docx??????
    Parabens pelo Post

  15. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Cerbeira
    Não tenho bem a certeza. Já me aconteceu, um amigo meu enviar-me um ficheiro em Excel e eu abri em Linux com o Open Office (ainda numa versão anterior à 3.0.0). Perguntei o que ele pretendia, e ele disse-me que onde ele está com o Office 2003 não conseguia abrir porque o ficheiro tinha sido feito em Office 2007. Nunca reparei na extensão do ficheiro, mas resultou. Gravei-o em Office 2003 e reenviei-o de volta para ele o poder abrir.

    Cumpz

  16. Avatar de OZIE
    OZIE

    vitor

    o mandriva 2009 que saiu ontem já vem com a versao final do openoffice 3

    cerbeira abre sim senhora

    abraços

  17. Avatar de Rui

    Eu sei que o OO pode importar do Office 2003 mas nao pode exportar para este formato, e também sei q existem extensões de formato para ler ficheiros em formato Office 2007 mas até q ponto é que a conversão é fidedigna?

    Rui
    http://www.engenhu.com

  18. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    @Rui, ao nível das fórmulas julgo que o OpenOffice é compatível a 100%. Já com as Pivot Tables não é o mesmo

    @Cerbeira: O OpenOffice abre todos os ficheiros do Office 2007.

    Provavelmente isto não é um problema que vá afectar muita gente, mas aqui fica o aviso: o OpenOffice só suporta 65.536 linhas enquanto o Office 2007 suporta 1.048.576 linhas. Se por acaso abrirem um ficheiro com mais de 65.536 linhas, o OpenOffice corta tudo o que estiver acima disso e nem avisa!

  19. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    @Rui

    O OpenOffice 3 abre e grava os ficheiros do Office 2007 sem extensões.

    Os ficheiros (pelo menos todos os que utilizei provenientes do Office 2007: docx, xlsx e xlsb) mantiveram o formato do Office 2007…
    Não posso afirmar que não exista nenhum problema, apenas posso falar da minha experiência.

  20. Avatar de António
    António

    @Pedro Lino

    Esse limite pode ser alterado no ficheiro sc/inc/address.hxx

    No entanto, para documentos como esse tamanho, o OpenOffice tornar-se-á bastante lento. Para documentos com essa quantidade de informação o melhor será optar por bases de dados.

  21. Avatar de mushi
    mushi

    Pedro Lino,

    axo estranho

  22. Avatar de R3volution
    R3volution

    ninguém teve problemas a gravar os ficheiros?!

  23. Avatar de ozie
    ozie

    R3volution

    não, mas vai aos tools save/load e pesquisa por lá

    aliás permites mudar os temas existem 5

    gravar no modo que quiseres

    enfim uma panoplia

  24. Avatar de irlm

    por mim, gosto mais da aparencia, funcionalidade do IBM Symphony, é mais uma alternativa aos “Offices que andam por ai”. http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home

  25. Avatar de aver
    aver

    O Betanews/Fileforum também diz que já tem a versão final, para todos os sistemas operativos.

    Mas que se espera que o lançamento oficial com festa e fanfarra seja na próxima 2.ª F.ª

  26. Avatar de racoq
    racoq

    O pessoal da caixa mágica já tem no servidor deles a versão 3.0 stable (Windows Linux e Mac) quem quiser tirar, esteja à vontade.

    ftp://openoffice.caixamagica.pt/stable/3.0.0/

  27. Avatar de aver
    aver

    Hoje 2.ª F.ª já está na página oficial do OpenOffice – que por sinal tem uma aviso de que estão a lidar com um número de downloads sem precedentes. Não sei se será por isso que a versão em português ainda não está disponível.

    http://download.openoffice.org/

  28. Avatar de racoq
    racoq

    já está disponivel a versao portuguesa no link que dei da caixa magica

  29. Avatar de Marcelo Mendes

    @Nastase e @Nixon

    Os tais problemas de compatibilidade que vocês citam não são de forma alguma culpa dos desenvolvedores do OpenOffice que não tem obrigação nenhuma de torrar miolo fazendo engenharia reversa para dar suporte aos formatos *BINÁRIOS* e proprietários que a Microsoft fez o “favor” de disseminar por aí, então antes de reclamares de falta de compatibilidade pensem que estão recebendo “de lambuja” essa funcionalidade para auxiliar na sua utilização ou migração. Entretanto, com o formato semi-aberto da Microsoft, o tal OpenXML que tem 6k de páginas de documentação(confusa) pode ser que estas “incompatibilidades” diminuam, sumir completamente, acho difícil.

    Inté.

  30. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ainda à pouco tempo tive que usar o writer para fazer um trabalho e tirando só um pequeno pormenor de um “>=”, correu tudo bem, serviu perfeitamente. É que usando as fórmulas, o símbolo mantinha-me os números de cada lado muito afastados e ao imprimir saía com uma cor muito clara, mal se via. Eu andei lá a mexer nas opções mas não consegui nada, se alguém souber, que diga sff. 😉

  31. Avatar de Raquelll
    Raquelll

    Tenho problemas com o openoffice 3.0 ele não abre…..e qdo abre não salva o arquivo….aparece um erro …e tenho q acabar usando o word pad das cavernas…
    alguem pode me ajudar…eu tinha o microsoft 2003 antes e acabei deletando ele….e agora estou sem nenhum program de textoo…e preciso escreverrrrrrrr!