O Projecto Colibri lançou a versão 10

40 Comentários

Cada um de nós, principalmente neste mundo da tecnologia, procura munir-se das melhores ferramentas. Hoje procuramos uma app para gerir o orçamento familiar, mas amanhã podemos estar a procurar uma solução para gerir a nossa pequena empresa ou o nosso grande negócio.

Desde há muitos anos que o Projecto Colibri acompanha as pessoas nestes estágios da vida. Sempre com software de gestão de qualidade e na vanguarda das funcionalidades tecnológicas.

Assim evoluiu o Projecto Colibri que chega finalmente à versão 10.

imagem_colibri10_00


O que é o Projecto Colibri

Este software de gestão foi desenvolvido por profissionais qualificados ligados às áreas da gestão financeira e programação. Para o desenvolvimento do programa foram tidas em conta as lacunas existentes no mercado actual, surgindo assim um software capaz de responder às actuais necessidades de gestão das empresas.

imagem_colibri10_01

As principais funcionalidades baseiam-se no seu suporte Multi-plataforma, Multi-Base de dados, Multi-língua, Multi-empresa, Multi-utilizador e, porque o mercado global é hoje uma aldeia de proximidade, a aplicação é também Multi-moeda.

Além do mais, foram ainda tidos em especial atenção os seguintes aspectos:

  • Ambiente gráfico baseado em RCP – Rich Client Platform
  • Motor de reports baseado em BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools
  • Motor de persistência baseado em DN – Data Nucleus Access Platform
  • Interface auto-adaptável a qualquer alteração de língua
  • Utilização de layouts dinâmicos em tabelas e documentos
  • Optimização de utilização pelo teclado
  • Motor de filtros e pesquisas avançado
  • Outputs directos para PDF

Tudo isto está em constate evolução e hoje deram a conhecer uma passo maior na oferta. Vamos conhecer mais em detalhe tudo o que pode usufruiu, quer de forma gratuita quer num plano pago, nesta solução.

Novidades na versão 10

A evolução deste software de gestão comercial está à vista. Dividido como habitualmente em dois tipos de licença, gratuita e paga, vamos conhecer as principais melhorias face à versão anterior.

 

API

imagem_colibri10_02

Esta é uma grande aposta da equipa do Projecto Colibri. Com esta potente ferramenta as empresas podem fazer integrações com outros softwares, assim como ligações a osCommerce (ex: Magento, Prestashop, OpenCart, etc) e ainda desenvolver novas funcionalidades adaptadas ao modelo de negócio da empresa.

 

WEBPOS

imagem_colibri10_03

Este novo módulo acompanha a mais recente tecnologia do mercado, permitindo assim executar um sistema POS em plataformas moveis, tenham eles sistema operativo Android, Windows ou iOS. Todo o seu core foi desenvolvido sobre a API do Projecto Colibri, que por aqui poderá ter uma ideia das potencialidades que a API disponibiliza. O WEBPOS é útil para negócios como restaurantes, lojas, cafés quiosques, etc, que permite uma rápida utilização do software.

Um bom exemplo da utilização do WEBPOS poderá ser a de uma funcionária com um telemóvel/tablet (ex: perfumaria) que acompanha o cliente na sua escolha e no momento poder emitir uma factura ou mesmo adicionar o artigo ao carrinho de compras.

 

Regras Fiscais

imagem_colibri10_04

Até 31 de Janeiro de 2015, todas as empresas que facturem acima de 100.000 euros, são obrigadas a comunicar à Autoridade Tributária (AT) o seu Inventário de Existências. O Projecto Colibri RCP 10 encontra-se já preparado para poder catalogar os seus artigos de acordo com as Categorias definidas pela AT.

 

Novas Funcionalidades

Esta versão assenta numa completa revisão interna (foram analisados centenas de pontos), que resulta uma melhoria significativa de performance em muitas operações e uma API muito mais eficiente e simplificada.

Foram introduzidas novas funcionalidades assim como melhorias às já existentes, das quais se destacam:

  • Módulo WEB (Fase 1: POS)
  • Regime de IVA de CAIXA (RIC)
  • Suporte para CÓDIGOS de BARRAS no BIRT.
  • Exportação de tabelas em formato CSV
  • Preços de ARTIGO por UNIDADE de MEDIDA
  • Emissão de relatórios nas vistas de REGISTO
  • Inventário de Existências (para comunicação à AT)
  • Backups MANUAIS e AUTOMÁTICOS

Realçamos o facto do Projecto Colibri continuar a apostar na evolução e se encontrar na vanguarda a nível tecnológico em comparação com muitas outras empresas do mercado actual.

  • Licença: Freeware
  • Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X

 

Homepage: Projecto Colibri

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruben
    Ruben

    Este vídeo tem muita qualidade, fiquei a perceber tudo 😉

    Obrigado

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Para perceberes alguma coisa tens de ver em HD…

  2. Avatar de Filipe Gomes
    Filipe Gomes

    Muito bom o Projecto Colibri. É dos únicos free, sem limites de faturação.

    A Primavera por estes dias disponibilizou o ELEVATION Express…na cloud.

    Conhecem mais alternativas free, de qualidade?

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      elevation expressão ?¿? podes explicar melhor ?

  3. Avatar de Manuel Freitas
    Manuel Freitas

    Parabéns por este excelente software, prático, intuitivo e simples!
    Continuem a desenvolver o v/ excelente trabalho.

  4. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Nunca percebi, este software serve como solução ao SAGE (por exemplo) é homologado e tem as licenças todas necessárias para ser autorizado pelas finanças? É que o preço do SAGE é avultado e uma opção mais barata é sempre mais apetecivel

    1. Avatar de Cgomes
      Cgomes

      Sim é certificado pela AT, e está em conformidade com a legislação actual. Para quem quiser facturar e pouco mais é o ideal.

      Claro que comparando com soluções pagas, como Phc, primavera, sage, etc… Não terá tantas funcionalidades…não podemos comparar algo gratuito com algo pago.

    2. Avatar de Steve
      Steve

      Sim, sim e sim 🙂 Tenho alguns clientes a usar o projecto colibri versão free e até agora estão todos satisfeitos 🙂

    3. Avatar de Rui Costa

      É avultado? Pode dar um exemplo?

  5. Avatar de KV
    KV

    Os preços apresentados na pagina, pelo que sei são valores anuais.

    Freeware e sem custo é apenas a versão basica.

  6. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Links down…

  7. Avatar de irlm
    irlm

    Solução para ipad TAPINVOICE – Faturação para iPad com certificação AT e SAFT-PT, impressão direta para impressora via AirPrint, muito boa.
    Experiementem em:

    https://itunes.apple.com/pt/app/tapinvoice-faturacao-para/id384349738?mt=8

    Pago €25 bem empregues.

  8. Avatar de Inácio Moreira
    Inácio Moreira

    Para uma versão 10 este software ainda tem muito que evoluir comparado com outras soluções da Sage, Wintouch, Primavera, XD Software. O backoffice precisa de um refresh gráfico melhor disposição da informação.
    Separação do backoffice e frontoffice(POS) deveria ter sido implementada para melhor desempenho e segurança.
    Mas vale sempre a pena dar uma vista de olhos.

    1. Avatar de Anabela Couto
      Anabela Couto

      SAGE? Olhe que não.

      ERA utilizadora LINHA50 e graficamente/funcionalmente é um autêntico desastre! Só de me lembrar de como era quando tinha de apagar LINHA a LINHA do meu documento de venda…um CAOS!
      Sou utilizadora deste software (ainda que de uma versão gratuita) e estou muito satisfeita, muito simples, muito prático e acima de tudo fiável. Nunca tive um problema no meu ficheiro SAF-T PT.

      Penso que as vezes é um pouco a mania de se olhar para o nome e não para o conteúdo.

      1. Avatar de Inácio Moreira
        Inácio Moreira

        Desde que a Sage adquiriu a Escripovoa o seu software melhorou talvez a linha50 tinha sido uma má escolha, devia ter escolhido o Sage Retail.
        E não é mania, instalei vários softwares de gestão comercial desde a configuração mais básica até à mais complexa. Portanto é preciso conhecer as potencialidades da aplicação e as necessidades do cliente.
        Contudo já testei esta aplicação, e ao fazer um upgrade a aplicação crashou.
        desinstalou-se tudo e instala-se outra vez, repõe-se a bd e funcionou. É mais o susto e o trabalho. Problemas no ficheiro SAF-T PT geralmente ocorre por dados mal preenchidos.

        1. Avatar de Anabela Couto
          Anabela Couto

          Sinceramente, fiquei com péssima impressão da SAGE, além disso, a linha de apoio demorava IMENSO tempo, vender muito nem sempre é sinal de sucesso, pois deixarem clientes insatisfeitos acho muito mau (o que foi o meu caso).
          Na minha opinião quando se utiliza um software deve-se considerar vários factores, o suporte é um deles, neste software Projecto Colibri tem um fórum muito activo, com pronta resposta, além disso e mesmo sendo eu utilizadora da versão gratuita ao ligar para a linha de suporte atenderam de imediato e mesmo sem eu ter suporte técnico foram atenciosos e prestaram-me assistência, acho que isto diz tudo.

  9. Avatar de Filipe Mendes
    Filipe Mendes

    Já gostava da versão 9 mas estou ansioso para actualizar para a versão 10, gostei das novas funcionalidades / design que apresentam. PARABÉNS!

  10. Avatar de João Fontinha
    João Fontinha

    Gostaria de vos deixar aqui uma dica, a empresa XD Software está a lançar este natal uma versão gratuita do seu programa certificado de facturação chamado Gestão Comercial Startup. Neste momento está em fase de testes e até já tem alguns vídeos no youtube. Será uma versão light do programa GC no entanto permite para um empresario iniciar o seu negocio sem grandes investimentos, se quiserem saber mais informações basta seguirem a pagina de facebook XD Portugal ou procurar a pagina deles na internet que muito em breve fica disponível para download o programa.

  11. Avatar de João Fontinha
    João Fontinha

    Aos moderadores/Administradores deste site. Deixo aqui o desafio de fazerem um artigo sobre este programa gratuito da empresa XD e os restantes programas que a empresa comercializa visto que grande parte deles funciona em Windows / Linux e MAC, alem de poderem ser utilizados na Cloud e com motores alternativos de Bases de dados como MAriaDB / Mysql / PosgreSql / etc…

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas temos todas as evoluções desta suite 🙂 é o melhor dentro do seu segmento, é multiplataforma, funciona na cloud… podes trazer tudo numa PenUSB e agora… até no tablet ou smartphone 😉 Não há melhor e a este preço? Nada.

      1. Avatar de Inácio Moreira
        Inácio Moreira

        Deviam fazer um comparativo entre as aplicações Primavera Express, Projeto Colibri, Gestão Comercial Startup e outras aplicações gratuítas que possam existir.
        Para que os frequentadores deste site percebam as vantagens e desvantagens de cada software de gestão.

        E uma entrevista ao Fábio Resende é que era, foi um impulsionador do software de gestão e um visionário.

        1. Avatar de Vítor M.

          Há uma grande diferença que dá logo vantagem ao Colibri: funciona quer em Windows, Mac ou Linux. Suporta várias estruturas de bases de dados e, ao contrario dos outros, tem uma versão gratuita perfeitamente funcional, que serve segundo informações, milhares de pequenos empresários.

          Logo, por aí, embora as restantes tenham também grandes trunfos… perdem no essencial.

    2. Avatar de Ricardo Borges
      Ricardo Borges

      E a XD tem muito que se diga…

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Obrigado Colibri. Funciona 100% para facturação e saft. Ideal para micro-empresas. É mesmo grátis

  13. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Não faltam adeptos (devem ser funcionários ) da XD por estes lados.
    Quanto ao XD tenho a dizer que foram montes de base de dados corrompidas em clientes meus, o suporte é um caos, para não falar que andaram a copiar “à descarada” funcionalidades e design do Projecto Colibri. Para quem tem dúvidas do “copianço”, basta fazer download dos dois e comparar “espaços de tempo”.
    Atenção, vendi quase uma centena de XD e estou a mudar tudo.

    1. Avatar de João Fontinha
      João Fontinha

      José, compreendo que digas isso no entanto falo de experiência própria..é verdade que a XD teve alguns problemas no inicio, proprios até de se tratar de uma startup… alem do mais a plataforma que usam o “mono” se permite funcionar em diversos sistemas operativos ao mesmo tempo teve ao inicio alguns problemas de estabilidade, no entanto um testemunho posso dar, evoluiu bastante o programa, tenho em diversos clientes a funcionar perfeitamente. existem regras de ouro que não podem ser ultrapassadas…talvez por ignorares algumas delas veio as bases de dados corrompidas, no entanto como desconheço o que se passou não vou comentar sobre esse fato. Penso que deviam era dar um pouco mais de valor pois trata-se de uma empresa portuguesa, gerida e comandada por portugueses, que está apostar na inovação, entrou no mercado de exportação com bastante receptividade e não tirando o valor ao Colibri… Bem explorada permite adaptar se a todo tipo de negocio a baixo custo ou de forma gratuita…e fácil de usar…

  14. Avatar de Henrique Tavares
    Henrique Tavares

    Já uso o Colibri desde a versão 5 (ou mais antigo, já não me lembro) e gosto imenso.

    Só o facto de se poder editar o layout dos relatórios no BIRT é fantástico, depois poder escolher o tipo de base de dados, e poder correr num Mac ou PC (ou Linux). Claro que não falo também de eu poder fazer tudo o que preciso com a versão grátis!

    Noto e dou os parabéns à equipa do Colibri para o facto de transparecer que estão sempre a par da lei e actualizam o Colibri para nunca faltar nada.

    P.S. não tenho nada a ver com a empresa do Colibri e não ganho nada com este comentário, estou apenas a contribuir com a minha opinião para quem está a decidir começar a usar.

  15. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Parabens á Equipa do Projecto Colibri.
    Actualmente uso PHC na minha empresa, no entanto, procuro sempre alternativas.
    Ainda não testei o Colibri, quando tiver tempo, irei testar com simulaçoes.

    No entanto, e relativamente ao WEBPOS, ando numa procura de alternativa para o WinRest/PingWin, sobretudo para que consiga ter mais controlo sobre desenvolvimentos e ajustamentos, sobretudo BackOffice

    O grupo da minha empresa, tem representação de grandes marcas, e existe uma necessidade de Uniformizar toda a comunicação entre Vários tipos de Lojas, (roupa, alimentação, etc) numa unica plataforma.
    Eu neste momento, tenho 5 softwares diferentes e gerir tudo isto, é complicadissimo.

    1. Avatar de João Fontinha
      João Fontinha

      Nelson, penso que posso ajudar te nessa situação do Winrest, pois podes usar um outro software que pode ser gratis ou não dependendo do valor de facturação que atinges.. no entanto acho que a maior vantagem de todas e que podes integrar com o PHC e assim gerires tudo numa só plataforma. Se tiveres interessado posso te ajudar nessa situação basta mandares me o teu contacto. joaofontinha@gmail.com

  16. Avatar de Luís Andrade
    Luís Andrade

    Parabéns Colibri, por essa nova versão. Muito têm trabalhado neste magnifico projeto. Gostaria de utiliza-lo, mas é demasiado castrador na sua versão free (podiam disponibilizar mais algumas funcionalidades), e demasiado caro (para mim, não digo no geral) na versão a pagar.

  17. Avatar de Marco Lopes

    WEB

    https://app.toconline.pt/ – gratuito através do TOC
    https://express.primaveraspace.com/ – gratuito (limites?)
    https://www.weoinvoice.com/index.php – 100% gratuito
    https://www.moloni.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://www.keyinvoice.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://pt.invoicexpress.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://www.powerfac.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://cloud-fact.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://www.netfacturacao.pt/netfacturacao/ – gratuito durante 30 dias
    http://www.igest.pt/igest/ – gratuito durante 30 dias
    https://www.faturavirtual.com/ – gratuito durante 30 dias
    http://www.tapinvoice.com – apenas para iPad
    http://www.facturadigital.pt
    http://pt.phcfx.com/

    DESKTOP

    http://www.xdsoftware.com/xdgcdemo – 100% gratuito versão UNLIMITED (para facturação até de 30 mil € / ano)
    http://www.primaverabss.com/pt/Solu%C3%A7%C3%B5es-ERP-PRIMAVERA%20Express-PRIMAVERA%20EXPRESS.aspx – 100% gratuito (para facturação até de 30 mil € / ano)
    http://www.inforlider.com/infoproducts.aspx?xmlname=gescomenterpriseexpress – 100% gratuito (um dos mais completos do mercado)
    http://www.wisedat.pt/Default.aspx – gratuito versão FREE
    http://www.quickfactura.com/ – gratuito versão LITE
    http://www.easyforyou.be/PT/stock.htm – gratuito versão LITE
    http://www.aclogik.com/software/time_factura.html – gratuito versão Access
    http://www.softmanagement.pt/ – gratuito durante 60 dias
    http://www.magnisoft.pt/ – gratuito versão EXPRESS (descontinuado)

    POSTO DE VENDA

    Gescom POS 2012 – http://www.inforlider.com/infoproducts.aspx?xmlname=pos – Versão EXPRESS 100% gratuita
    Primavera Express – http://www.primaverabss.com/pt/Solu%C3%A7%C3%B5es-ERP-PRIMAVERA%20Express-PRIMAVERA%20EXPRESS.aspx – 100% Gratuito
    Primavera Pssst – http://www.primaverabss.com/pt/OverviewPssst.aspx
    Primavera Tlim – http://www.primaverabss.com/pt/overviewTlim.aspx
    WinREST – http://www.winrest.pt/categorias.ud121?oid=-141&type=1
    Wintouch – http://cms.wintouch.pt/index.php/products-solutions/retail
    Gestwin – http://www.softpack.pt/index.php/produtos/gestwin-pos-universal/
    CentralGest – http://www.softwarepos.com.pt/?p=inicio
    Sage Retail (GesPOS) – http://www.sage.pt/Default.aspx?action=ArticleViewer&target=422
    PHC POS – http://www.phc.pt/portal/p/POS.aspx#.UM6dIawmaSo
    ZSPOS – http://www.zonesoft.pt/site/category/zspos
    PRI-REST – http://prisoftware.pt/PriRest.aspx
    SoftManagement – http://www.softmanagement.pt/Home/POS

    SOLUÇÕES PT NEGÓCIOS

    Retalho – http://www.ptnegocios.pt/portal/site/negocios/menuitem.a1b189095685383939de769b851056a0/?vgnextoid=e52bfd1589bd0310VgnVCM1000005401650aRCRD
    Restaurantes e Cafés – http://www.ptnegocios.pt/portal/site/negocios/menuitem.a1b189095685383939de769b851056a0/?vgnextoid=886afd1589bd0310VgnVCM1000005401650aRCRD
    Hotelaria e Turismo – http://www.ptnegocios.pt/portal/site/negocios/menuitem.a1b189095685383939de769b851056a0/?vgnextoid=8e418c384ed94310VgnVCM1000005401650aRCRD

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente relação. Depois de analisar cada uma delas, das gratuitas principalmente, nenhuma oferece o mesmo que o Projecto Colibri, todas ficam aquém, quer em funcionalidades, quer em preço de upgrade, quer mesmo em plataformas de suporte.

      Mas há nessa relação algumas muito interessantes.

      Bom comentário Marco.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Vitor:

        Nesse caso uma ajuda por favor:
        tenho rede windows. Preciso de vários POS e vários backoffice.
        Vou usar balanças checkout, balanças etiquetadoras.
        Quero usar câmaras de vídeo-vigilância Geovision para controlar os movimentos de caixa com descrição dos produtos que estão a passar no scanner.
        A empresa não se importa de gastar o que for preciso.
        A necessidade centra-se essencialmente em Venda a Retalho e não em gestão, contabilidade, Rec. Humanos.
        Estava a pensar em adquirir o SAGE Retail…
        O Colibri faz isso tudo?

        Obrigado.

    2. Avatar de João Fontinha
      João Fontinha

      Boa relação marco, no entanto alguns reparos..

      no capitulo postos de venda tens tambem o XD POS / XD REST / XD DISCO

      No capitulo de desktop o XD GC startup é o gratuito com o limite de 30 mil/ano no entanto depois existe outras versões entre elas o Unlimited que são pagas.

    3. Avatar de dajosova
      dajosova

      O SAGE GesPOS já não existe há muito tempo.
      Passou a ser SAGE Retail !!!

    4. Avatar de Miguel Rodrigues
      Miguel Rodrigues

      Para Dektop há também o SYDFACT – http://www.sydfact.com

  18. Avatar de Adonia
    Adonia

    Já algum tempo que procuro solucionar as questões informáticas da nossa associação juvenil de utilidade pública?

    O que temos neste momento é:
    – uma folha excel com todos os nossos contactos e dados dos mesmos (2000);
    – uma folha excel com todos os nossos sócios;
    – a contabilidade em associar.net
    – os contactos que recebem a newsletter no mailchimp.

    Quando tenho que inserir ou atualizar contactos tenho que o fazer sempre nos 4 locais, o que não só é muito aborrecido e moroso como também gera confusão quando nos esquecemos de algum dos locais. Além disto ainda temos a gestão do stock.

    O ideal seria algo que permitisse a gestão de todos os contactos, dos sócios, do stock, dos pagamentos e recebimentos, a modelo 25 para AT e também assinalar as presenças dos sócios nas atividades da associação. Tudo isto free ou ao menor custo.

    Sei que seria demasiado bom para ser verdade, mas alguém conhece um programa que se adeque a estas necessidades?

  19. Avatar de Rui
    Rui

    https://uebon.com – Software de Faturação Online

  20. Avatar de Fooo
    Fooo

    Só não sei como um tópico começa a falar no projeto colibri e acaba em a falar em XD e Afins.