BitTorrent quer criar um browser P2P com o Project Maelstrom

19 Comentários

A BitTorrent tem estado a reinventar-se e a criar ferramentas que pretendem tornar a Internet mais livre e mais independente de serviços centralizados e controlados por algumas, poucas, entidades.

O seu próximo passo é criar um browser que dará aos utilizadores a possibilidade de navegarem na Internet de forma descentralizada. O Project Maelstrom arrancou agora e quer revolucionar a Internet.

Maelstrom_2


Este novo projecto da BitTorrent quer trazer para os computadores uma visão completamente nova do que é navegar na Internet. Vão deixar de haver acessos centralizados aos sites e aos serviços que são fornecidos, passando os utilizadores a partilhar esses mesmos conteúdos.

Na sua forma mais básica, o Project Maelstrom é um browser com todas as suas capacidades normais, que vai permitir a navegação na Internet e a visualização dos conteúdos que ela disponibiliza.

A mais valia e o campo onde o Project Maelstrom inova é na forma como acedemos a esses conteúdos. E para conseguir reinventar a Internet, o Project Maelstrom recorre ao conhecido protocolo P2P.

Em vez do normal processo de aceder ao servidor onde os conteúdos estão alojados passamos a aceder a outras versões deste browser, onde cada utilizador partilha os sites onde já esteve, garantindo assim que deixam de haver barreiras ou problemas de acesso.

Será uma excelente ferramenta para aceder a conteúdos em locais onde os acessos estão controlados ou até barrados de forma definitiva, ou simplesmente para aceder a conteúdos que estão momentaneamente fora do ar.

Maelstrom_1

Funcionando de forma directa entre os vários clientes, o Project Maelstrom faz uso do P2P para transmitir conteúdos de forma distribuída e sempre com a garantia de que haverá alguém com a possibilidade de os servir.

Para já o Project Maelstrom está ainda numa fase inicial e apenas para utilizadores convidados. A BitTorrent tem os convites abertos, bastando os utilizadores inscreverem-se para participar.

O anúncio feito pela BitTorrent refere que pretende criar uma Internet mais livre e sem as restrições e os constrangimentos que actualmente existem, muitos deles impostos para simplesmente controlar o acesso dos utilizadores à informação.

Depois de ferramentas com o Bleep ou o Sync, a BitTorrent pretende agora revolucionar a forma como navegamos na Internet, procurando torná-la mais resiliente e com caminhos alternativos para os sites e conteúdos.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marcotabuas
    marcotabuas

    Toda a gente anda a preparar-se para o “fecho da Internet” como a conhecemos. MEDO!

    1. Avatar de Bruno Jesus

      Concordo, mas ainda bem que existem pessoas que defendem uma Internet livre e que lutam por isso. No meu ponto de vista as comunicações P2P são o futuro, a partir do momento em que a informação deixa de estar centralizada é muito difícil “matar” a rede.

  2. Avatar de JJ

    “Em vez do normal processo de aceder ao servidor onde os conteúdos estão alojados passamos a aceder a outras versões deste browser, onde cada utilizador partilha os sites onde já esteve, garantindo assim que deixam de haver barreiras ou problemas de acesso.”

    Com este método, não se corre o risco ocorrer “problemas” com as actualizações/novos conteúdos do site?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “Com este método, não se corre o risco ocorrer “problemas” com as actualizações/novos conteúdos do site?”

      Vou explicar-te o seguinte …

      O que na prática acontece certamente(porque é lógico que assim seja) é que cada browser guarda/partilha o endereço que visitou … um outro utilizador num outro browser poderá aceder através do browser especificado onde existe um apontador para um determinado url/endereço…

      A cache é facilmente controlada, é controlada ao nivel dos apontadores … um browser pode no limite recuperar a ultima versão do website(segundo -1) e disponibilizar essa mesma informação …

      É este o sistema …

      (…)

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Para terminar esta lógica…

        Se partilhar uma página em cache(html) é relativamente fácil … isto só me coloca duvidas na privacidade, porque se aceders a zonas dum website seguras e não me refiro propriamente ao https em que te pdem uma login e password … na realidade estás a partilhar esta informação para acederes ao conteudo que é disponibilizado por outro browser …

        Sem pensar muito nisto (…)

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    no dia em que tivermos de pagar os jogos, musicas, filmes deixo de pagar a internet.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ahh boa, roubar os outros é fixe. Já agora pq é que não dizes o mesmo qd vais comer a um restaurante, “qd tiver de pagar a comida deixo de pagar a gasolina do carro ou o metro,”

      1. Avatar de Jijij
        Jijij

        Es mm um idiota marco

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          Hoje em dia tens um serviço de streaming a uns 5,00€ por mês e ouves o que queres. xD O Pplware tem um post a falar disto.

      2. Avatar de Jijij
        Jijij

        Chama se liberdade, o Paulo tem razão. Pagas a internet porque se não podes sacar nada? Para navegar nos sites e ler notícias?

  4. Avatar de Mr.Antunes
    Mr.Antunes

    “Eu ainda sou do tempo que…”

    Boa ideia mas se bloquearem o protocolo…

    1. Avatar de JJ

      Bloquear o protocolo não bloqueiam, isto porque o protocolo é utilizado para muita coisa legal!
      Se bloquearem o protocolo muitos serviços ficam com problemas, serviços legais gratuitos e/ou pagos.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    antes de ter internet cheguei a pagar 30euros por 1 ou 2 cds de musica, filmes a 60euros, jogos a 70, office a 120…agr saco tudo da net como protesto pelos precos ridiculos.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    antes de ter internet cheguei a pagar 30euros por 1 ou 2 cds de musica, filmes a 60euros, jogos a 70, office a 120…agr saco tudo da net como protesto pelos precos ridiculos.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Isto não são valores ridículos, mas sim chorudos.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    se querem internet livre facam boicote ao google, mudem se para o safari ou firefox, usem os servicos sapo, apaguem o facebook..android e uma violacao de direitos, o tlm ate offline sabe onde estamos

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois,

      Muito pouca gente se viu privada da liberdade, ou nunca teve de ‘lutar’ por ela, pelo que é coisa sem valor… É melhor ter email gratuito mesmo que cada mensagem enviada seja analisada e catalogada…
      O mais engraçado é que se alguém (exemplo a policia, ou um estranho qualquer) pedisse ao pessoal para mostar as fotos, contactos, mensagens, programas instalados, histórico da net etc do telemóvel o pessoal diria que era um abuso/absurdo… porém dão essa informação a serviços como a google. 🙁

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Podes correr Android sem google services, instala F-Droid em vez da google play & services.

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    aquele sentimento quando eu ja tinha pensado nisto algum tempo atrás mesmo sem saber se era possivel…