Notepad++ 5.8.7 – Provavelmente o melhor editor de texto

31 Comentários

Além de ser um poderoso editor de ficheiros txt e outras extensões, o Notepad tem agora também como missão ajudar o planeta.

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

notepad_00

Baseado no Scintilla, poderoso componente de edição, o Notepad++ foi escrito em C++ e usa API Win32 puramente, isso garante execução em alta velocidade e um pequeno  tamanho de programa. Optimiza rotinas tanto quanto possível for, sem perder a facilidade de utilização.

notepad_01

“O Notepad++ tem tentado reduzir a emissão de dióxido de carbono no mundo, uma vez que requer menos (poucos) recursos a nível de CPU o que significa uma menor  potência de consumo por parte do PC, resultando assim num ambiente mais verde”. (Informações do próprio site).

Outras funcionalidades:

  • WYSIWYG (What you see is what you get)
  • Permite ter mais do que um ficheiro aberto
  • Suporte para tabs – suporte para plugins
  • Zoom in/Zoom out – Bookmark
  • Suporte para expressões regulares
  • Suporte para drag n’drop de ficheiros
  • … entre outros.

notepad_02

alt

Desde a primeira utilização que fiquei “viciado” e aconselho-o a todos aqueles que nunca o usaram pois é a alternativa perfeita para o vulgar notepad que vem com o Windows.

Alterações na versão Notepad++ v5.8.7:

  • Adicionadas as funções de trim (header/trailing/compact).
  • Corrigido o bug de contagem de linhas vazias nas expressões regulares.
  • Corrigido um bug na detecção de linguagens na opção de auto-complete.

Podem ler aqui todas as novidades desta nova versão.
altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/7
altDownload: Notepad++ 5.8.7 [5.29MB]
altDownload: Notepad++ 5.8.7 Portable [7.97MB]
altHomepage: Notepad++

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de brunobola
    brunobola

    Sem dúvida Excelente para trab…

    1. Avatar de sousa
      sousa

      Não podia estar mais de acordo. Pena não existir versão unix… 🙁

  2. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Experimentem o Sublime Text, fiquei convertido: http://www.sublimetext.com/

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Eu agora só uso o gedit, mas o Notepad++ será sempre o meu editor de texto de eleição no Windows.

    1. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

      Ele funciona praticamente sem problemas no Wine. O único problema grave é que congela com o aviso de que o texto foi modificado por outro processo enquanto estava sendo editado. Deve-se desligar este aviso.

  4. Avatar de dezignerdrugs

    eu uso no mac o text wrangler, existem alternativas melhores (para mac) ?
    cumps

    1. Avatar de angkor
      angkor

      eu uso o smultron/fraise

  5. Avatar de JCampos
    JCampos

    Nada como editpad pro, tem suporte para regex…

  6. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Para Windows sem dúvida. Do melhor que já usei.
    Ainda agora fiz um trabalho em Assembly e usei-o para a edição do código.

  7. Avatar de Ricardo

    Eu uso há muito tempo o Notepad2. Fiquei habituado a ele.

    http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html

  8. Avatar de F.
    F.

    @ Pedro Simões

    Aqui fica uma sugestão para um novo artigo: http://www.digsby.com/

    Cumprimentos

  9. Avatar de Hugo

    Soluçoes destas para MAC OS existe!? Se sim, quais!?

    1. Avatar de dezignerdrugs

      responderam-me em cima 😉

  10. Avatar de Lopes
    Lopes

    notepad++ já não falta pelos pcs por onde ando, é uma ferramenta que tenho que ter sempre por perto, muito bom para programar

  11. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Alem do Notepad++ também uso p pspad

  12. Avatar de Matias
    Matias

    Qual a alternativa para ubuntu ?

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Já somos dois a perguntar.

      1. Avatar de wolfytuga

        está a aguardar aprovação pelo pplware…

    2. Avatar de wolfytuga

      Olá Matias,

      Para Ubuntu existe o Gedit (que já vem instalado no Ubuntu de origem), o Geany, entre outros.
      Contudo, poderá também instalar o Notepad++ no Ubuntu via Wine, tal como apresento neste artigo:
      http://wolfytuga.wordpress.com/2010/05/26/notepad-no-ubuntu/

      Funciona muito bem e quando se tem de trabalhar em múltiplos SO como já o tive de fazer, é uma óptima solução, não havendo problemas de desformatação de conteúdos 🙂

      Cumps!

    3. Avatar de diogo oliveira
      diogo oliveira

      não precisas de procurar muito, o “gedit” é muito bom e vem instalado por defeito 🙂

      mesmo assim, aconselho vivamente o projecto “gmate”, uma compilação de plugins para o “gedit”, que acrescentam as funções do “textmate” (este último é um excelente programa para mac)

      no windows uso o “sublime text”, é mesmo sublime 🙂

      http://projects.gnome.org/gedit/
      https://github.com/gmate/gmate
      http://macromates.com/
      http://www.sublimetext.com/

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        grandes dicas! obrigadão!
        andei à procura e nunca tinha encontrado!

        usava o texmate ou o textWrangler, mas nenhum me satisfaz, estou muito habituado ao notepad++ no windows!

  13. Avatar de Mr. Quim

    Para mim é o melhor editor de texto sem dúvida alguma. Uso-o para practicamente tudo.

  14. Avatar de a Friend®

    Para os que perguntaram se “existe algo deste genero para Mac”
    aconselho o “KOD” .. simples e excelente.

    http://kodapp.com/

  15. Avatar de Mark
    Mark

    Boa noite pessoal,
    o meu AVG reportou a existência de uma Backdoor no notepad++, não foi nesta versão mas fiquei desconfiado e desinstalei com muito pena minha porque gostava deste editor.
    Alguém sabe alguma coisa do que estou a falar?

  16. Avatar de kamy
    kamy

    Uso o Edit Plus…alguém me sabe dizer se este é melhor ou quais as principais diferenças, se é que existem?
    Obg.

  17. Avatar de H. Ramos
    H. Ramos

    Trabalho com asp.net e sou fã confesso desta framework e do Visual Studio da MS. Especialmente do poderosíssimo debugging que permite.
    Mas as licenças são caríssimas, de maneira que para “freelance work” recorro ao popular php/mySQL sempre com o notepadd++ como editor.
    O problema é que estando habituado a um IDE como o VS uma pessoa sente muita falta de poder fazer o debug do código.
    Para quem trabalha com php e sente também esta necessidade (e não quer trocar o notepad++ por um IDE) existe um plugin para o notepadd++, o DBGp, que juntamente com o Xdebug permitem o debug do php no notepadd++. Instalei recentemente mas já não passo sem esta pérola.

    Fica aqui a dica e também o tutorial de como instalar, onde podem também ver o plugin em accão:
    http://amiworks.co.in/talk/debugging-php-using-xdebug-and-notepad-part-i/
    http://amiworks.co.in/talk/debugging-php-using-xdebug-and-notepad-part-2/

  18. Avatar de P.Ferreira
    P.Ferreira

    muito bom recomenda-se

  19. Avatar de Luís
    Luís

    É muito bom, sem dúvida, mas prefiro o UltraEdit, se bem que não é gratuito…

  20. Avatar de Luís
    Luís

    Fará edição em coluna?