NetBeans IDE 6.9 Milestone 1

20 Comentários

A SUN lançou o NetBeans IDE 6.9 Milestone, poderosa ferramenta de desenvolvimento Java. Entre muitas melhorias, esta versão dará suporte às plataformas PHP, JavaScript e Ajax, Ruby e Ruby em Rails, Groovy e C/C++.


A alteração mais significativa, no meu ponto de vista, foi a melhoria no Projecto Matisse. Este projecto incorpora um excelente construtor de interface gráfica com Swing. Uma das coisas que sempre deixou o desenvolvimento em Java para desktops em segundo plano foi a falta de uma ferramenta como essa. O Projecto Matisse já existia na versão 5.5, mas foi aprimorado e ganhou novos recursos na versão 6.9. Mais informação: aqui.

O NetBeans também vem com suporte a diagramas UML, facilitando a vida ao programador.

O NetBeans trava uma batalha com o Eclipse, este frente a frente abre uma grande discussão entre programadores quando o problema é escolher a melhor ferramenta.

Podem ver mais algumas novidades aqui

Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: NetBeans IDE 6.9 Milestone 1
Homepage: NetBeans

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marinho
    Marinho

    ja tou a fazer download..

  2. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    ATENÇÃO PESSOAL! O baixaki não está a funcionar!!!!!!!!!!!! Quando se insere o link a página fica em branco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :-(.
    Alguém me arranja o CesarFTP 0.99g???????????????????

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Já agora o post está muito bom, parabéns Vítor!!! 🙂
      Já agora posso ser postador aqui do Pplware? Please!!!

  3. Avatar de jgonca

    Apenas uma pequena observação.

    Agora não é Sun mas sim Oracle, dado que esta última comprou a primeira à relativamente pouco tempo. 😉

    Nesta versão n sei como está, mas nas outras eu acho que um dos grandes problemas do editor gráfico era que o programador não podia alterar o código produzido automaticamente dentro do netbeans.

    Em parte compreendo, pois se fosse permitido tornar-se-ia difícil fazer o “tracking” do código para o netbeans…
    Por isso é que preferi fazer sempre tudo à mão…

    Mas agora também temos o JavaFX para criar interfaces. 😀

  4. Avatar de Vitor Oliveira

    No semestre passado usei e abusei do Netbeans e gostei bastante deste IDE. O que me leva a ficar pelo Eclipse é simplesmente uma questão de desempenho: num pc mais fraco o netbeans arrasta-se enquanto o eclipse se porta lindamente.

  5. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Será que o NetBeans será a ferramenta ideal pra programar usando um MacBook?

    Alguém tem alguma experiencia neste ambiente?

    1. Avatar de CRodrigues

      É pois 🙂

      Porta-se lindamente. É uma das minhas ferramentas diárias.

      1. Avatar de Rui Campos
        Rui Campos

        Ainda não consegui pôr a compilar :/ alguém me pode ajudar?

    2. Avatar de João Santanna

      Uso o netbeans 6.8 no meu MacBook e o desempenho é muito bom , usava o eclipse anteriormente mas o editor visual me levou a passar a usar o Netbeans , a partir da versão 6.8 o desempenho melhorou muito , uso com meu alunos na Universidade e todos adoram .

  6. Avatar de Arpinacio
    Arpinacio

    Por gosto pessoal mas acima de tudo por experiência própria… Eclipse com Visual Editor, bate o NetBeans aos pontos… Mas de resto não deixa de ser um bom IDE, pena ser pesado e muitas vezes ter comportamentos que não se percebem.

    Como foi dito anteriormente, o facto de se precisar de um editor externo para editar o código automaticamente gerado é muito mau. Para programitas simples não faz muita diferença… para programas que tenham mais palha pelo meio torna-se bem chato.

    1. Avatar de Rui Campos
      Rui Campos

      Sendo assim vou instalar, até porque este semestre irei precisar de programar e como adquiri o MacBook não queria ter que deixar de tirar partido do MAC OS para ter de correr Windows pra programar.

      Mais uma vez obrigado 😉

    2. Avatar de Rui Campos
      Rui Campos

      Era pedir muito se pusessem aqui os links com tudo o que é preciso instalar pra programar C/C++ em MAC OS? De certeza que ajudavam mais malta que talvez esteja na mesma situação

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        O OS X já trás compilador de C/C++ podes usar o Xcode, o NetBeans ou o Eclipse. Todos eles detectam o compilador de C/C++ sem necessidade de configuração…

        Eu usava o Eclipse para programar em java mas como tive de fazer um trabalho com Ruby on Rails o NetBeans é melhor do que o Eclipse com o plugin Aptana, desde então tenho usado sempre o NetBeans para todas essas linguagens.

  7. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Eu usei a versão anterior e não gostei nada do desempenho. De resto é muito bom.

    Apesar de ter um portatil recente e com boas caracteristicas o ide era bastante lento. O eclipse parece-me um pouco melhor nesse sentido, mas sem tantas funcionalidades que eu precisava.

  8. Avatar de Diogo Sousa
    Diogo Sousa

    Comentário removido por desrespeitar as regras.

  9. Avatar de pouic
    pouic

    Alguém me sabe explicar como configuro o php debugger?

  10. Avatar de Jose
    Jose

    Hoje a noite já me vou divertir com isto :b

  11. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Uso este IDE para programar em Java e gosto bastante embora seja um pouco pesado.

  12. Avatar de Guilherme Silva
    Guilherme Silva

    Por acaso tenho o netbeans 6.8 instalado, mas vou experimentar este, pode ser que a adição do uml faça com que seja desta que eu paro de usar o defunto starUML.