MyBB 1.6.5 – Queres montar um forum online?

21 Comentários

Quem navega na Internet apercebe-se facilmente que existem muitas plataformas para publicação de conteúdos e interacção de utilizadores. Apesar de nos dias de hoje as redes sociais ocuparem um lugar de destaque neste mundo “real/virtual”, a verdade é quando os utilizadores pretendem trocar ideias sobre assuntos mais técnicos/específicos os fóruns de discussão continuam a ser o lugar de eleição.

Para quem pretender implementar um forum de raíz, o MyBB é sem duvida uma das melhores soluções.

mybb_00

O MyBB é uma plataforma gratuita que permite implementar fóruns de discussão (exemplo, o fórum do Pplware está também implementado em MyBB – ver aqui). O MyBB é desenvolvido em PHP e pode usar como base de dados o MySQL, PostgreSQL ou SQLite e é uma das plataformas de discussão mais usadas em todo o mundo.

mybb_01

Características do MyBB

  • Simples de usar
  • Módulo de Administração
  • Ferramenta para desenvolvimento de templates e temas
  • Threads, posts e pools
  • Sistema de alertas
  • Suporte para moderação de comentários
  • Suporte para envio de mensagens privadas
  • Calendários com eventos
  • Sistema de newsletter e envio de e-mail em massa
  • Suporte para MySQL, PostgreSQL ou SQLite

A versão 1.6.5 do MyBB corrige 3 vulnerabilidades e foram também corrigidos mais de 70 problemas reportados. Saber mais aqui

Para quem pretender testar o MyBB basta aceder aqui à versão Demo disponibilizada no próprio site do projecto.

Licença: GNU
Download: MyBB 1.6.5 [1,83 MB]
Homepage: MyBB

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Queiroz

    Pessoalmente gosto mais do PHPBB3. Mas este gratuito é muito bom também.

  2. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Isto ainda me vai dar muito jeito…
    pplware sempre à frente!

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Este tipo de fórum por vós sugerido funciona da mesma forma que os sites de fóruns nos disponibilizam os seus produtos online (e toda a gestão é feita lá como o http://www.freeforums.org/) ou tem de se instalar este MyBB num PC e gerir tudo a partir daí?

    1. Avatar de Alex

      Tens que instalar num PC ou num serviço de alojamento de conteúdos web. O ideal será este último visto que é mais simples teres o forum sempre online se usares um destes serviços.

    2. Avatar de Mega

      sempre podes (deves) criar um ambiente de testes no teu computador e depois sim, avançar para uma plataforma online.

  4. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Não percebi muito bem a parte da instalação.
    Podem ajudar-me?
    Cumprimentos.

  5. Avatar de Ismael Abreu
    Ismael Abreu

    Felicito estas boas iniciativas por parte da equipa do Pplware.

    Só queria acrescentar que há alternativas que se devem considerar. Não sou perito nenhum mas já li em vários sitios à uns tempos atrás sobre software para fóruns e o que me apercebi é que as pessoas defendem mais a sua preferencia pelo SMF ou pelo vbulletin, a conclusão que tiro é que provavelmente poderão ser os melhores. Isto num contexto de partilha, não quero entrar em discuções sobre o assunto pois como já disse, não sou perito nenhum, nem conheço minimamente qualquer um dos dois.

    http://www.simplemachines.org/
    https://www.vbulletin.com/

  6. Avatar de dss
    dss

    bom artigo. eu tenho aqui uma dúvida. eu crio um fórum. depois vou a parte de criar a zona do fórum assim como novas categorias. eu crio uma categoria e depois vou ver como ficou o fórum. e essa tal categoria não aparece. será que dei mal as permissões? é que nunca me apareceu as categorias quando crio 🙁

  7. Avatar de clica aqui =D

    Gostei, mas não sei se vou usar… vamos lá ver…

  8. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Eu já experimentei vários sistemas de fóruns, e o MyBB foi o meu favorito, pela minha experiência é o mais leve. Tem a desvantagem de não ter tantos plugins como por exemplo o PHPBB (mesmo assim ainda tem muitos), mas depois de muito tempo a experimentar este passou a ser o de eleição para mim.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Olá,
    E onde posso arranjar um domínio grátis para colocar o fórum?

    Obrigado…

    1. Avatar de Mega

      não sei se os pt.vu ainda existem mas se queres alguma “credibilidade” mais vale um domínio pago. se precisares de algo fala comigo…

  10. Avatar de Alex

    Tens alguns sites de domínios gratuitos aqui:
    webmasterstools.co.cc/free-domains.php

  11. Avatar de Victor

    Subscrevo o que o amigo Mario Queiroz disse, prefiro sem duvida o PHPbb3 no entanto este é também uma grande opção.

    Parabéns pelo artigo

  12. Avatar de Fidel
    Fidel

    Qual e a melhor forma de integra-lo com o wordpress?

  13. Avatar de Samuel
    Samuel

    Deixo-vos com a comparação entre o MyBB + PHPBB + SMF

    http://www.forummatrix.org/compare/MyBB+phpBB+SMF

    PHPBB tem a vantagem de para users mais avançados poder interagir com Oracle e fazer output de SQL no entanto parece-me bastante interessante o MyBB e algo que merece ser testado numa próxima oportunidade em que necessite de um novo forum.

  14. Avatar de Fábio Maia
    Fábio Maia

    Como membro da equipa MyBB terei de recomendar vivamente e fico feliz por ver que o Pplware faz o mesmo.

    Só um pequeno pormenor Pedro. A imagem está bastante desatualizada, é do MyBB 1.2. Deixo aqui uma mais recente: http://i.imgur.com/unlXD.png

  15. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Para integrar com um site em Joomla, nada melhor que o PHPBB

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ha maneira de integrar os logins com os do wordpress?

  17. Avatar de androidfan
    androidfan

    Bom Post, continua 🙂

  18. Avatar de Cedriko
    Cedriko

    Olá,

    Existe alguma novidade em 2018 no MyBB? O web hosting é gratuito? Na verdade, é uma solução prática e gratuita para criar seu próprio fórum. Pessoalmente, eu uso o serviço do http://www.forumeiros.com no qual eu tenho vários fóruns: RPG, futebol, … Eu acredito que o serviço é baseado no phpBB. Podemos adquirir um nome de domínio e evitamos gerenciar a parte do servidor.

    Quais são as diferenças com MyBB?