Kinect 2 terá capacidade para ler os lábios dos utilizadores

19 Comentários

Agora que se aproxima a data de lançamento da nova versão da XBox e do Kinect, começam a surgir as primeiras novidades de monta e os primeiros rumores surgiram também.

Segundo os últimos rumores, apresentados pelo site Eurogamer, a nova Kinect terá uma definição tão grande que terá a capacidade de ler lábios e avaliar as expressões faciais. Naturalmente que nenhuma destas funções foi confirmada, mas os rumores tomam forma de certezas.




As novidades começaram a surgir na passada semana, com a apresentação da notícia de que a nova Kinect terá suporte para Windows e algumas alterações de hardware externo, a nível do cabo USB e internos, não especificados.

Estas noticias foram dadas no blog oficial do Kinect e pretendiam dar algum esclarecimento às muitas dúvidas que os visitantes tinham sobre a disponibilização deste para Windows.

Os rumores agora apresentados dão conta de uma evolução ainda maior na nova versão do Kinect. A sua evolução será centrada num sensor de movimento muito à frente do que a concorrência disponibiliza e numa unidade de reconhecimento de voz.

Será de tal forma avançada que permitirá a leitura dos lábios dos utilizadores, detectar expressões dos jogadores e verificar para que lado estes estão virados. O Kinect 2 será de tal forma evoluído que conseguirá detectar alterações de volume de voz e expressões faciais, para poder medir as emoções destes.

A actual versão do Kinect tem sofrido actualizações ao longo da sua vida, por forma a melhorar e optimizar a sua câmara e as suas capacidades. Actualmente o Kinect consegue ler movimento de sobrancelhas e da boca. Tem-se especulado bastante sobre possíveis desenvolvimentos que a Microsoft está a realizar para permitir que o Kinect detecte movimento dos dedos dos jogadores.

Segundo foi apresentado, as actuais limitações que o Kinect tem prendem-se com a utilização de uma ligação USB. Espera-se que as próximas versões tenham outro tipo de ligação, com maiores capacidades de transferência de dados entre o Kinect e o equipamento a que estiver ligado.

Confirmada está a informação de que a próxima versão do Kinect terá capacidade de ligação ao Windows e que o seu hardware será substancialmente diferente.

Quanto aos rumores, muito se pode especular, mas a certeza é que a próxima versão do Kinect terá capacidades acrescidas e fará de certeza as delicias dos seus muitos utilizadores.[via]

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de unknown
    unknown

    Fiquei surpreendido com o video heheheh 😉

  2. Avatar de GP
    GP

    Microsoft no seu melhor. Somos os maiores. 😉

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Este Kinect 2 é para ser exclusivo windows? é que não estou a ver outro tipo de ligação na XBOX a nao ser USB (ou wireless, mas para este efeito esta nem conta…)

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Bom, estamos a falar de rumores, e também há o rumor que a Microsoft vai apresentar uma XBox nova em janeiro.

      E o mais provável é ser USB na mesma, só que USB 3. É que assim continua a dar para ligar à XBox atual e aos PCs atuais.

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Que vai sair um novo Kinect, já não é rumor… e para sair é porque vai trazer algo novo…

        Mas sendo USB 3.0, estas supostas novas features nao vao funcionar na XBOX360 actual, ou vao? Esta já tem USB 3?

        Btw, duvido muito que a apresente em Janeiro… Acredito mais que seja na E3 2012…

        1. Avatar de Podz
          Podz

          Isso não interessa muito, os devices usb 3.0 funcionam em portas usb 2.0…

    2. Avatar de abilio almeida
      abilio almeida

      não é difíçil? a ligação e com cabo HDMI

  4. Avatar de jms
    jms

    O nome da noticia não está certo.
    Saiu apenas uma noticia em um site estrangeiro em que não vou revelar o nome que dizia que podíamos usar uma metáfora para realçar o desempenho do “talvez” novo kinect (não confirmado) que seria: até pode ler lábios.

    Este foi o unico portal que realmente faz essa afirmação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Obviamente que até tudo ser oficializado está no campo das probabilidades, até mesmo o nome que não se sabe ao certo se será Kinect 2.

      Sugiro que vejas o vídeo e leias o texto e verás que está implícito o recurso como um dado adquirido aquando da sua saída para o mercado. A afirmação está implícita nas imagens.

  5. Avatar de SCC
    SCC

    “Segundo foi apresentado, as actuais limitações que o Kinect tem prendem-se com a utilização de uma ligação USB.”

    no minimo estranho uma porta USB2.0 que faz cerca de 480Mbps(+- 60Mbytes/seg) nao ter capacidade (leia-se “largura de banda”) suficiente para tantos dados.
    Acredito mais que as limitações sejam ao nivel da resolução detectada (640×480 pixeis no ultimo firmware/driver) e nao na quantidade de informaçao transmitida (sendo segundo parece, o bottleneck o USB). Talvez até poderá haver limitações nos CPUs das consolas, mas isso nao se coloca num PC mais comum. Limitações de software? talvez…

    Ha equipamentos USB2 que sao usados em telefonia IP que transmitem 32 PRIs (1 PRI = 2Mbps, cada PRI faz 30 chamadas) para processamento de voz, e isso corresponde apenas a +-60Mbps, e sei de servidores que têm 5 equipamentos semelhantes ligados (5x30x2Mbps = 300Mbps) e sem qualquer problema…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      480Mbps (60MBps) é o limite teórico do USB, o real anda mais pelos 30, 40 MBps. Isso pode não ser suficiente para a matriz de microfones de alta resolução (que o Kinect atual já tem) e para as 2 câmaras de alta resolução (que o Kinect 2 vai ter).

      Além disso, há a questão da energia, o USB 2 normal não tem potência suficiente para alimentar o Kinect atual, o USB 3 já tem.

  6. Avatar de Xavier
    Xavier

    Eu tenho portas USB 3.0 e sata 3, chegara?

    lool

    Quando sair compro… jejeje

  7. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Não gosto muito de fazer off-topic com pedidos, mas já andei a pesquisar e não vi nada.

    Alguém sabe de alguma aplicação para gerir de forma mais eficaz os nossos contactos do nosso android? A de origem até tem bastantes opções, mas eu pretendia algo que me clarificasse melhor esses contactos. Não pretendo sincroniza-los, aliás, todos eles permanecem no telemóvel apenas (logo que quando aparecem outras opções de sincronização com o google, não me cativa). E gostaria, se possível, poder ter cada contacto com uma cor para melhor ver os grupos, pois tenho imensos contactos e ainda virei a ter mais devido à minha profissão, portanto, dar-me-ia jeito algo com que pudesse trabalhar melhor a nível de contactos-grupos (e lá está: não uso fotos das pessoas nos contactos, o que faz com que pareçam todos iguais às vezes).

    Se alguém souber de algo melhorzinho, fico agradecido. Mas sei que com o original dá bem para ter tudo organizado, mas não me adapto à forma como aquilo é.

  8. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Para além da leitura labial, também poderá trazer reconhecimento de dedos, para além do reconhecimento de movimentos que se podiam fazer para jogar na Xbox 360.
    Lembram-se do outro artigo a falar de umas das funcionalidades que programadores tinham dado ao Kinect para navegar pelo explorer?

    Essa feature pode vir incluída neste novo Kinect pelo reconhecimento dos dedos.

    Ainda não saíram muitos pormenores sobre a coisa.

  9. Avatar de João Ramiro

    Só acredito quando ele sair. Vi muita publicidade e vídeos da Microsoft em que o Kinect era tão preciso e tão capaz, reconhecimento de movimentos 1:1, Etc etc etc e quando testei um pela primeira vez… Por isso só quando o ver em acção.

    1. Avatar de Bruno Silva

      Não é testar, ele vai-se calibrando ao User, e daí um aumento significativo com a utilização. Tenho 2 Kinect um para PC outro para a Xbox 360, e posso dizer que este Kinect tem um potencial por explorar imenso!

  10. Avatar de aver
    aver

    Off Topic

    Achei bastante piada a isto: http://m.microsoft.com/windowsphone/en-us/demo/index.html

    Acede-se com o Safari do iPhone (certamente no Android também dá) e parece que se está a usar o interface do Windows Phone.
    Bastante interessante. Fica-se com uma ideia.

  11. Avatar de jpng81
    jpng81

    Para variar um bocadinho lá têm ideias felizes e que merecem ser desenvolvidas.
    Provavelmente deve ser a única coisa que até hoje que a microsoft vai á frente da concorrência e que está a conseguir ser inovadora.

  12. Avatar de Rui Santos

    Relembrar que a MS anunciou que o actual Kinect será compativel com a nova XBOX.